A oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu votos suficientes para incluir na pauta desta quarta-feira, 11, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o Projeto de Lei (PL) 2858/22, que prevê a anistia aos presos e condenados pelos atos de vandalismo que ocorreram em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.
Inicialmente, o texto constava na pauta da terça-feira 10, mas, em virtude da obstrução do governo, o relatório não foi lido. A expectativa da presidente do colegiado, deputada Caroline de Toni (PL-SC), era incluir na extra-pauta da sessão de hoje da CCJ, mas, para isso, eram necessários 34 votos, que a oposição não conseguiu.
Isso ocorreu por causa das articulações na disputa pela presidência da Câmara. O União Brasil quer ganhar tempo. Por ser uma pauta prioritária para a oposição, a anistia está sendo usada como “moeda de troca”. Se fosse discutido nesta semana, já era previsto um pedido de vista — e o texto não seria apreciado.
Relator do projeto, o deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) disse que o “governo” usa a “vida de seres humanos como moeda de troca”. Contudo, ressaltou a anistia vai chegar ao plenário.
“Estamos vendo uma manobra do governo e da esquerda, de pessoas que tem interesses espúrios, utilizando a vida de seres humanos como moeda de troca”, disse o parlamentar durante a sessão. “Estamos sofrendo todo tipo de obstrução e retaliação. Ontem, íamos entrar na pauta e o governo fez mais uma manobra. Esquerda, vocês só estão adiando o inevitável. Ontem, mostramos que vamos vencer essa guerra e as pessoas vão sair da cadeia. Vamos ter anistia no Brasil.”
Na avaliação de Caroline de Toni, a votação do texto está “prejudicando politicamente” o andamento da comissão, por isso, ficará para outubro, quando o tema voltará “com tudo”. “Temos nosso compromisso com as famílias”, destacou a deputada. Desse modo, a comissão analisará hoje as propostas que pretende limitar as ações do STF.
É muita canalhice.
Não votem em nenhum partido do Centrão. Nunca
Façam a mesma coisa com as pautas do governo seus frouxos, ou vcs não sabem como jogar igual? Vão fazer igual a um certo presidente que jogou bonitinho dentro das quatro linhas enquanto o guardião da constituição corria lá na frente?
Boa, Bernardete, muito bem colocado.
PERFEITO comentário.. É isso ai mesmo… Porque a Anistia era para ser já !!!
Farinha pouca, meu pirão primeiro. Esse é o pensamento desses psicopatas que pensam primeiro em eleger seus cupinchas e as famílias e os presos políticos, que se lasquem. Que falta de humanidade.
A esquerda brincando com a vida das pessoas. Esse país acabou.
Pelo menos já sabemos quais candidatos são apoiados por quem nos quais .não devemos votar., não é isso?
A direita deve usar essa sacanagem para tirar o restinho de votos que ainda resta na esquerda maldita mesmo sendo eleições municipais. Vamos divulgar é a hora do troco
Cambada de esquerdistas vagabundos e criminosos!
O Brasil só terá futuro se conseguir livrar dessa corja.
Malditos parlamentares vebdudos e um Presidente da Republica cortupto apoiado pelo STF tão imoral quanto.
Inventam um golpe que não existiu para manter um governo sem credibilidade eleito pelas sacrossantas urnas do TSE.
Vamos aguardar os diálogos os que estão sendo publicados pela Folha e o Alexandre fiels.
É um absurdo usarem esses presos como moeda de troca por apoio a quem? Alcooimbre? Melhor deixar os pobres presos e eleger um presidente realmente de direita aí teremos pautas necessárias do 08/01 votadas.
É um absurdo usarem esses presos como moeda de troca por apoio a quem? Alcooimbre? Melhor deixar os pobres presos e eleger um presidente realmente de direita aí teremos pautas necessárias do 08/01 votadas.
Lidamos com pessoas doentiamente más!
União brasil ainda se diz de direita, jogando com as pessoas que estão sofrendo bando de hipócritas.
Lamentável, a direita tem que dar uma surra nesta eleição para deixar o governo do sapo barbudo mais preocupado do que já está
União Brasil. Anote esse nome aí, que de União só tem a bandalheira.
Lamentável