O Palácio do Planalto confirmou, na terça-feira 4, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para Genebra, na Suíça, para participar da reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento ocorrerá em 13 de junho, durante a semana do Dia dos Namorados.
Em Genebra, o chefe do Executivo se reunirá com o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, Gilbert F. Houngbo, como parte da 112ª Conferência Internacional do Trabalho.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além disso, Lula estará na Itália nos dias 14 e 15 de junho para participar da Cúpula do G7. O encontro discutirá temas como os conflitos entre Rússia e Ucrânia e a guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas.
A viagem de Lula para Genebra faz da Suíça o 29º país visitado pelo presidente em seu terceiro mandato. Inicialmente, essa viagem não estava nos planos do petista.
Leia também:
Até terça-feira, a presença de Lula nos dois eventos era incerta por causa das chuvas no Rio Grande do Sul e problemas na articulação política do governo federal. No entanto, o Planalto avaliou que o presidente já pode retomar suas viagens internacionais.
Lula busca amenizar o desconforto causado pela viagem. Em postagem no Twitter/X, o petista afirmou que “orientou o governo federal a estar à disposição”.
Planalto não confirmou a ida de Janja com Lula
Até a terça-feira, não havia confirmação se a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, integrará a comitiva presidencial. Em outras viagens internacionais, ela esteve ao lado do marido.
Em setembro do ano passado, Janja foi criticada por acompanhar Lula. Na ocasião, ela estava na Índia e fez uma dancinha típica da rede social TikTok, enquanto o Rio Grande do Sul enfrentava sua primeira grande crise climática.
A viagem de Lula para Itália e Suíça foi criticada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele compartilhou uma publicação no Twitter/X sobre a visita e escreveu: “O amor segue inabalável”.
Janja-canja e seu fiel corno de estimação. Vai haver uma suruba patrocinada pelo povo brasileiro, através de seus impostos com amantes italianos do corno manso.. Vai beber tanto que a mulher e amiga do meu amigo e do meu amigo e do meu amigo….
Olha se a Janja-canja vai perder esta boquinha….
Não é na Suiça, onde os criminosos mantem contas bilionárias? Obviamente Janja estará indo verificar sua herança. Dizem que no final todo golpista acaba caindo em um golpe. Luladrão roubou o povo brasileiro, muitos vivem na miséria, enquanto o Ladrão e sua concumbina vive em palácios. Triste realidade de um povo que vive acomodado e letárgico, povo eternamente fraudado pelo vilão do momento.
É melhor estar dividido pela verdade do que estar unido no erro. ( erramos ao aceitar um impostor como presedente do Brasil). É melhor falar a verdade que machuca e depois cura, ( as eleições foram roubadas), do que a falsidade que conforta e depois mata. ( o amor venceu )
o amor voltou, pena que para os mesmos.