A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados realizou nesta sexta-feira, 28, o 1° Seminário de Segurança Pública do Nordeste. Autoridades discutiram “O Crime Organizado no Brasil e suas Ramificações no Nordeste”.
O evento aconteceu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e reuniu parlamentares e agentes das polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária.
+ Leia mais matéria de Política em Oeste
O encontro debateu a violência nas pequenas cidades, decorrente da ação do chamado “novo cangaço” e as possíveis soluções que podem surgir por meio de ações conjuntas entre as polícias.
A partir do seminário, a comissão pretende elaborar políticas de segurança pública mais eficientes, fomentar a colaboração entre o governo e a sociedade civil, debater os desafios das entidades envolvidas no combate ao crime e promover uma atuação integrada e preventiva.
Foco na inteligência
Presidente da comissão, Alberto Fraga (PL-DF) destacou que para desenvolver as próximas estratégias de enfrentamento à criminalidade, o foco será na inteligência das polícias.
“A crescente violência urbana, o crime organizado e as questões socioeconômicas merecem um debate sério, por isso, vamos usar a troca de experiências e conhecimentos para buscar estratégias e soluções junto às autoridades, especialistas, membros das Forças de Segurança Pública e a comunidade em geral”, destacou Coronel Meira (PL-PE), vice-presidente da comissão.
Também participaram o seminário: Mário Luiz Sarrubo, Secretário Nacional de Segurança Pública; André Garcia, Secretário Nacional de Políticas Penais; Marcelo Granja, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás; Delegado Ramagem, Deputado Federal pelo Rio de Janeiro; Marcos Pollon, Deputado Federal pelo Mato Grosso do Sul e Rodrigo Pimentel, Capitão do Bope do Rio de Janeiro, além de governadores e secretários de segurança dos estados do Nordeste.