O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta terça-feira, 20, que convidou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para esclarecer a crise com Israel. A reunião deve acontecer na primeira semana de março.
Convidei o chanceler Mauro Vieira para ir à CRE do Senado debater a crise com Israel, responder indagações e dúvidas. O ministro, como sempre, se prontificou a ir já na primeira semana de março, em virtude das agendas do G-20 e outros compromissos internacionais.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) February 20, 2024
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na segunda-feira 19, o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), protocolou um pedido de convocação de Vieira para esclarecer a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido de Portinho foi protocolado na CRE.
Lula compara ação de Israel ao Holocausto; ministro deve prestar esclarecimentos no Senado
Durante sua passagem pela Etiópia, no domingo 18, o presidente Lula comparou a contraofensiva de Israel para combater terroristas na Faixa de Gaza ao Holocausto.
“É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem de ser grande. O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus”, declarou Lula.
+ Mauro Vieira, chanceler brasileiro, repreende embaixador de Israel no Brasil
Depois da declaração, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, criticou as palavras de Lula, afirmando que ele “cruzou uma linha vermelha” e “banalizou” o Holocausto. Netanyahu convocou ainda o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, para uma reprimenda.
A resposta de Netanyahu levou o governo brasileiro a chamar Meyer de volta ao Brasil na segunda-feira para realizar “consultas”. Com o retorno do embaixador a Israel, a possibilidade de uma solução diplomática entre os dois países torna-se mais distante.
+ Deputados da oposição têm a intenção de protocolar um pedido de impeachment contra o presidente.
O conhecido Renan Calheiros? É podridão atrás de podridão.
Não posso digitar o que penso !
????????????????????????????
República do pastelão esquizofrênico !
Eleitos da primeira instância evacuam na dignidade da representatividade popular, eleitos da segunda instância sentam em cima, dão giros e rodopios, como bôbos da corte, para espantar o tédio, da falta do que fazer, na colônia narco globalista de banânia, tudo isso regiamente pago or seu povo ?
#SURREAL !
Quero sair do cinema, Hollywod perdeu !
TENHO CERTEZA DISSO !
Maís uma pataquada, deste senado inútil…
Triste fim da ação de Osvaldo aranha
LIXO travestido de chanceler!