O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), afirmou nesta terça-feira, 9, que as sabatinas dos indicados para a diretoria do Banco Central devem ocorrer antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para 20 e 21 de junho.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na segunda-feira 8 que o governo indicará Gabriel Galípolo para a Diretoria de Política Monetária e Ailton Aquino para a Diretoria de Fiscalização do Banco Central. As indicações precisam da aprovação do Senado para ter validade.
Tebet pode melar indicações para o Banco Central
O primeiro passo para a indicação seguir adiante é a aceitação pela CAE. Depois, é necessária a análise do plenário. Vanderlan afirmou que ainda não houve comunicação oficial das indicações. Por isso, não é possível fixar uma data para a sabatina.
“Provável que vote antes da reunião do Copom”, disse o senador, referindo-se tanto à análise no colegiado quanto à do plenário. De acordo com o parlamentar, seria ruim deixar os cargos vagos por muito tempo.
Não há resistência aos nomes apresentados por Haddad ao Senado. No entanto, a recente declaração da ministra do Planejamento, Simone Tebet, gerou desconforto entre os parlamentares. Ele disse que Galípolo seria “a voz do governo” dentro do Banco Central, pela proximidade dele com Haddad.
JÁ ESTA APROVADO SÃO TODOS COMPARSAS DE UMA MESMA CAUSA.
O Banco Central está em PERIGO.
Se a oposição entrar lá, vai ficar cada vez mais difícil segurar a Inflação.
Sabatinar para que?
Se a maioria dos Senadores estão com o Desgoverno do Condenado em 3 instâncias, Ex presidiário
Mas, como confiar em um Senado em que a maioria dos parlamentares estão com o RABO PRESO no STF, com processos, inquéritos, denúncias, sindicâncias, tudo engavetado, postergado, adiado pelo STF para ter os parlamentares sob seu julgo.
Os Senhores Senadores têm que tomar consciência que foram eleitos para LEGISLAR, FISCALIZAR O EXECUTIVO E O JUDICIÁRIO (STF) e não passar esta função ao Executivo e Judiciário. (AS LEIS CONSTITUCIONAIS VÁLIDAS SÃO AQUELAS CRIADAS E APROVADAS PELO LEGISLATIVO), as demais são INCONSTITUCIONAIS.
Que tal algum Senador apresentar um Projeto de Lei para inserir na Constituição, com artigos e parágrafos, etc… Criando: Conselho, Tribunal, Comissão, Colegiado, Etc… Para FISCALIZAR, MONITORAR, VERIFICAR, INVESTIGAR, ETC.. O judiciário (STF). As contas, os excessos, suas prerrogativas, abusos de poder, inserções em outros poderes, etc…
Já é hora do CONGRESSO NACIONAL não se vender por emendas, cargos em estatais, empregos para as esposas e parentes, etc…