O senador Márcio Bittar (União-AC) alcançou as assinaturas necessárias para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios. O parlamentar quer investigar o prejuízo histórico de R$ 3,2 bilhões da estatal no governo Lula.
Ao todo, é necessário o apoio de 27 senadores para a criação de uma CPI no Senado Federal. Até a noite desta quarta-feira, 12, Bittar conseguiu reunir 29 assinaturas para instalar a comissão dos Correios na Casa.
“Mais do que nunca é fundamental a CPI dos Correios, pelo óbvio”, afirmou Bittar. “Eu estou recebendo várias informações, e uma delas dá conta de que no governo de Jair Bolsonaro, nós tínhamos 5 bilhões de crédito, e o governo atual queimou esse montante. Até o final de janeiro deste ano, chegou a quase 4 bilhões de prejuízo.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Para o senador, o rombo da estatal passa a impressão de que “ninguém está nem aí para nada”. “Em meio a esse prejuízo, os Correios acabaram de ajudar a financiar o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, organizado pelo governo Lula”, sinalizou.
“Além da questão do Postalis, que gerou 15 bilhões de prejuízo na época da gestão de Dilma Rousseff, o atual governo fez um acordo para pagar metade disso”, prosseguiu. “Ou seja, parte do rombo lá de trás vai ser pago pelo contribuinte e a outra parte pelo servidor.”
Bittar destacou que todas essas informações demonstram a “importância de ter a CPI dos Correios”. “É um escárnio os Correios patrocinarem um evento como esse do Lula depois de todos esses prejuízos expostos pela mídia”, acrescentou.
Veja os senadores que apoiam a CPI dos Correios
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
- Carlos Portinho (PL-RJ)
- Chico Rodrigues (PSB-RR)
- Ciro Nogueira (PP-PI)
- Cleitinho (Republicanos-MG)
- Damares Alves (Republicanos-DF)
- Dr. Hiran (PP-RR)
- Eduardo Girão (Novo-CE)
- Eduardo Gomes (PL-TO)
- Esperidião Amin (PP-SC)
- Flavio Bolsonaro (PL-RJ)
- Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
- Izalci Lucas (PL-DF)
- Jaime Bagattoli (PL-RO)
- Jorge Seif (PL-SC)
- Luis Carlos Heinze (PP-RS)
- Lucas Barreto (PSD-AP)
- Magno Malta (PL-ES)
- Marcio Bittar (União-AC)
- Marcos do Val (Podemos-ES)
- Marcos Rogério (PL-RO)
- Plínio Valério (PSDB-AM)
- Rogerio Marinho (PL-RN)
- Soraya Thronicke (Podemos-MS)
- Styvenson Valentim (PSDB-RN)
- Tereza Cristina (PP-MS)
- Wellington Fagundes (PL-MT)
- Wilder Morais (PL-GO)
- Zequinha Marinho (Podemos-PA)