O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, solicitou nesta segunda-feira, 12, em diversos órgãos, providências sobre o caso de alunos que foram carimbados para impedir a repetição de merenda. O caso aconteceu no Distrito Federal.
Conforme o parlamentar, os atos praticados na unidade de ensino demonstram o “desrespeito à dignidade e à inviolabilidade da integridade de crianças e adolescentes”. “Leem-se ali fortes traços de violação psíquico-moral, com tratamento degradante e vexatório em oposição a estudantes menores de idade, submetendo-os a situações dolorosas de humilhação e ridicularização públicas”, explicou.
A solicitação do senador está sendo acompanhada pela equipe da CDH do Senado. O documento foi enviado para a Secretaria de Educação do Distrito Federal, à Defensoria Pública do DF, ao Ministério Público do DF e ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Alunos marcados
Segundo apurações da TV Globo divulgadas na sexta-feira 9, os alunos do Centro Educacional 3 da cidade de Planaltina, no DF, disseram que estavam sendo carimbados nas mãos para identificar quem já se alimentou ou não com a merenda escolar. De acordo com os estudantes, o intuito era impedir que eles repetissem a refeição.
O diretor da escola confirmou a situação. No entanto, disse que o fato só ocorreu por um dia, e que a ideia partiu de um professor. O docente teria pensado ser correto carimbar os estudantes, pois, quando muitos alunos repetem o alimento, outros não teriam tempo de lanchar. Ainda conforme o diretor, quando ele soube da medida adotada pelo professor, mandou suspendê-la.
Outros estudantes afirmaram que a prática já acontece há mais de duas semanas e que, às vezes, a escola impede que eles se alimentem novamente pela falta de lanche.
É fácil senador, é só a esquerda não roubar o dinheiro da merenda.
Himberto Costa nesse rolo significa que alguma m. tem.
O socialista Humberto Costa deveria verificar direitinho se uns tão comendo a merenda dos outros. Essa comissão de direitos desumanos pode ser presidida por um Drácula?
Eu nem sempre conseguia repetir, as tias não deixavam. Só se sobrasse.