O senador Rogério Marinho (PL-RN) solicitou ao presidente Lula e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSB-MG), a decretação de intervenção federal de segurança no Rio Grande do Norte, que está no quarto dia de ataques de grupos armados, que ateiam fogo a prédios públicos, lojas e veículos. Eles teriam relação com presidiários, que exigem melhores condições nos presídios do Estado.
Os ofícios foram enviados a Lula e Pacheco na noite de quinta-feira 16. Governado por Fátima Bezerra, o Estado já pediu o auxílio da Força Nacional, mas, segundo Marinho, a medida não é suficiente, uma vez que os ataques, iniciados na segunda-feira 13, continuam. Os ataques atingem pelo menos 38 cidades potiguares.
“O pedido ora apresentado, notoriamente excepcional, busca restaurar a normalidade institucional e a própria credibilidade das instituições do Estado do Rio Grande do Norte e dos administradores públicos”, afirmou o senador.
Nos ofícios, Marinho lembra que a intervenção federal de segurança pública foi utilizada já por esta gestão no Distrito Federal, depois das manifestações de 8 de janeiro. “É fato que a situação vivenciada por meu Estado merece a mesma atenção da União”, disse.
Ele afirmou, ainda, que apoia o requerimento do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que solicitou o emprego das Forças Armadas em missão de garantia da lei e da ordem no Estado, “tendo em vista o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública nessa grave situação de perturbação da ordem”.
Eventual decretação de intervenção na segurança pública do RN teria de ser aprovada na Câmara e no Senado.
A força nacional junto com a polícia local foi enviada a Natal para conter os ataques, mas mostrou-se ineficiente. Isso é uma indicação aos bandidos de outros estados que o governo sabe gritar muito alto, com a intenção de intimidar, mas qdo os bandidos decidem colocar à prova esse poder inexistente do governo, na hora do vamos ver, os bandidos estão ganhando.
Esse conteste entre governop e bandidos, infelizmente vai contagiar outros estados, a anarquia será generalizada.
A culpa desta revolta recai sobre a péssima administração e exemplos de corrupção do regime petralha.
Pra que intervenção? As vítimas da “sociedade burguesa” estão apenas se “manifestando” no paraíso petista (nordeste do Brasil). Estão em seu pleno direito… quem sabe se a FAB ainda tiver algum avião voando, além dos que transportam ministros para exposições e convescotes, não faz uma “chuva de picanha” para os cumpanhero assar uma carninha nos prédios sendo incendiados? Nada mais natural em Pindorama…
Fazueli, governador!
O STF ir referendar o afastamento do governador do DF, fazer uma algazarra para prender todos no evento de 8 de Janeiro. Ai aparecem um monte de bandido causando o terror no Rio Grande do Norte inclusive destruindo bens publicos e cade o STF com a mesma impetuosidade de antes indo atras dos culpados no governo estadual e chamando a policia para cercar e prender os arruaceiros. CADE?
Senador sua solicitação é para proteger os brasileiros do Rio Grande do Norte, mas esta intervenção não vai acontecer porque o ex presidiário apoiado pelos Generais das FFAA traidores da Pátria são os legítimos protetores e aliados da bandidagem e não vão combater seus amigos.
Enquanto o ditador Alexandre o Glande prende humorista por fazer piadas o STF faz entendimentos de leis que beneficiam criminosos e o governo federal diz que os criminosos são vítimas da sociedade! Ah não nos esqueçamos – no RN o Lula venceu ! Potiguares – façam o L agora !
O molusco já disse q o pessoal preso é inocente, pela lógica dele não são criminosos, mas manifestantes, ou segundo o Dinossauro são pobres se manifestando.
Vai se espalhar pelo Brasil inteiro,o ,” comando,” é dos bandidos,nem dá pra chamar a polícia,o exército,,? Estão nos quartéis,jogando peteca tal disse Olavo de Carvalho.