Pedido de prisão preventiva de Weintraub foi impetrado pelo líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP)
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ingressou, nesta segunda-feira, 15, com o pedido de prisão temporária ou preventiva do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Além disso, o parlamentar também solicita o imediato afastamento de Weitraunb do cargo e a expedição de mandado de busca e apreensão de celulares e computadores, tanto os pessoais quanto os profissionais.
Neste domingo, 14, o ministro da Educação se reuniu com aproximadamente 15 apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O auxiliar presidencial manifestou apoio às mobilizações em favor do governo federal. O senador da Rede, entretanto, interpretou o ato do ministro da Educação às manifestações políticas do final de semana como algo não democrático. “Vê-se que, indubitavelmente, a conduta do Sr. Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub é claramente incompatível com o regime democrático, com violações diretas à Lei de Segurança Nacional e à Lei de Crime de Responsabilidade. Afinal, o que ele pretende nem mesmo é permitido ao poder constituinte de reforma, pois a Constituição estabelece como cláusula pétrea a separação dos Poderes e garante o direito das minorias”, aponta a petição de Randolfe Rodrigues.
Prisão preventiva de Weintraub x atos democráticos
Durante a conversa com os apoiadores do presidente da República, o titular da Educação aproveitou o momento, sobretudo, para se defender das acusações feitas contra ele no chamado inquérito das fake news. A investigação foi instaurada pelo próprio STF. Aos apoiadores, o ministro sustentou não ter cometido uma “única ação fora da lei até o momento”. “Se eu tivesse feito alguma coisa, um contrato errado, se eu tivesse qualquer coisa já teriam me pendurado de ponta-cabeça naquela árvore. Não falta mídia querendo me pegar, fora pessoas com muito poder em Brasília”, acrescentou. A petição de Randolfe Rodrigues foi indexada no chamado inquérito das fake news.
Tecnicamente o senador pode ingressar com esse pedido, mas caberá ao relator do caso no STF, o ministro Alexandre de Moraes, deferir ou negar a solicitação de Randolfe Rodrigues.
Confira na íntegra a petição do senador
E aí Senador? O sr está vendo as barbáries do STF? Está vendo os atos inconstitucionais, que agridem a democracia e inteligência dos Brasileiros? Então, quando o Sr irá solicitar o impeachment de alguns destes ministros, pseudo-juízes, uma vez que esta é uma atribuição do Senado?
Quando, Senador, o Sr deixará de ficar tentando agredir o governo, por nós eleito, e realmente fazer o que é bom para o país??? QUANDO, Senador??? Faça seu papel, Senador. Veja onque os ministros do STF estão fazendo e tome uma atitude digna, ou recolha-se à sua insignificância, pois o Sr não terá mais cotos.
O senadorzinho DEPVAT é uma piada pronta. Bravinho e barulhento demais. Resultado mesmo, nada.
Essa figura deve ter vergonha em ser senador do Brasil, cargo q é pouco considerado pela população, como alguma coisa q 1 dia vai nos prestar. Representa 1 estado q José Sarney usou apenas p se eleger com o mesmo título precário, sobre o qual se escudou p fazer ao Brasil o mal q fez ao Maranhão, 1 dos Estados + pobres do Brasil e com índices de desenv humano IDHs baixíssimos, companheiro das Alagoas de Renan Calheiros e Collor. Até 2.015 qdo conseguimos afastar o executivo do CONLUIO entre os PODERES, o único presidente com algum valor foi Itamar Franco. O resto é BANDIDO. O sistema é BANDIDO. Ñ podem homens do STF, indicados por esses crápulas, terem tanto poder. O judiciário é o nosso cancro.
Acho eu que deve estar levando uma vida ociosa demais, vá procurar o que fazer Randolf tampinha frouxa.
Ministros do STF para mim,valem menos do que o coco do cavalo do bandido.
Mas o Ministro Abraham Weintraub tem que entender,que ele não e um civil,e um funcionário do alto escalão do Governo Federal,ele não pode ir em manifestações contra as instituições de estado.
Quer ser manifestante,pede demissão.
Pode sim! Ele é um cidadão como outro qualquer amparado na CF e tem sua convicções políticas! Então ele não pode, mas, o sr. celso de melo(minúsculo mesmo) pode tecer comentários desairosos ao Presidente da República como disse alguns dias atras e ficou por isso mesmo?
Esse Senador DPVAT, defensor e admirador de DITADURAS e DITADORES é quem já deveria ter sido cassado e preso.
Esse Senador esta fazendo o que em Brasilia? Quando ira acabar essa palhacada entre a oposição e o Judiciario do Brasil?? O pais precisa continuar avançando e esses caras brincando com a democracia no pais.
Este senador é uma piada. Dessas que somente o Amapá é capaz de produzir.
E o triste que este ser não consegue perceber a insignificância na qual se transformou.
Que palhaçada do senador Menudo!! É muita falta do que fazer!