O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), divulgou, nesta quinta-feira, 4, um manifesto público assinado por 30 senadores em resposta ao evento “Ato Democracia Inabalada”, que será realizado na segunda-feira 8, no Salão Negro, do Congresso Nacional.
O evento, organizado pelos chefes dos Três Poderes e idealizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcará um ano dos atos de 8 de janeiro. Segundo o governo, o intuito é mostrar a democracia brasileira permanece forte.
+ Leia as últimas notícias sobre Política no site de Oeste
Manifesto dos senadores
O documento assinado pelos senadores cobra investigação independente, acusa o presidente Lula de omissão, chama o evento de “abuso de poder” e diz que “a prática de atos excepcionais por um Poder com a justificativa de proteger a democracia precisa ser urgentemente estancada”.
No manifesto, os parlamentares expressaram preocupação com as falhas do governo federal em conter esses atos e levantam sérias questões sobre a eficácia das medidas tomadas.
Segundo o documento, essas falhas podem ser interpretadas como uma lacuna na capacidade do governo em antecipar e lidar com situações de desestabilização, comprometendo a segurança pública e a credibilidade das instituições responsáveis por garantir a ordem e a paz social.
Os senadores ressaltaram que a defesa da democracia é uma responsabilidade compartilhada por todas as instituições do país.
De acordo com o manifesto, não se trata apenas de um Poder específico, mas, sim, de um compromisso que deve ser abraçado pelo Executivo, pelo Legislativo, peloJudiciário e por demais órgãos e entidades que compõem a estrutura estatal.
Críticas
Em relação à declaração de Lula de que a democracia é relativa, os senadores discordam veementemente.
Eles fazem uma série de críticas aos abusos de poder e citam inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam ameaças e fake news contra a Corte e seus ministros, assim como as milícias digitais.
Assunto importante para o Brasil, leiam por favor! pic.twitter.com/weml44uJzu
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) January 5, 2024
Os senadores também criticam a atuação parcial das instituições republicanas, colocando em risco a democracia. Eles mencionam as pessoas presas por suposto envolvimento nos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes em Brasília foram depredadas.
O manifesto enfatiza a importância da lealdade à democracia brasileira e apela aos chefes dos Poderes da República para agirem dentro dos ditames constitucionais e restaurarem a normalidade democrática.
Os senadores encerram o manifesto com um apelo pela tolerância e contra a perseguição daqueles que têm opiniões diferentes, ressaltando que é fundamental todos viverem em um ambiente de respeito e diálogo.
Uauuuu, muito bom! Até me emocionei. Até que enfim os Senadores tomaram uma atitude supimpa. São coisas que realmente não podem passar em branco. Que diabo é isso de usar a palavra ” democracia” feito propagandinha de um dado grupinho -” a casta dos democratas”escolhidos pelo Reino de Nárnia deste desgoverno? Isso tem que ser visto por todos.
Entrará para a história como “O Manifesto da Grande Mentira.”
Infiltrado, a grande mentira foi a “Cartinha da Democracia”….
Vai fazer passeata em defesa do Hamas, vai….
Os maiores atentados contra a Democracia vêm exatamente do consórcio Governo Federal-STF com a supressão de liberdades, a censura, os inquéritos onde alguém é vitima, denunciante, investigador e juiz ao mesmo tempo e as decisões monocráticas como as que perdoam dívidas bilionárias de corruptos confessos.
E que estes senadores de hoje que vão concorrer em 2026 e deputados que estão bravejando contra este desgoverno e os desmandos do STF, fiquem atentos, pois sem voto impresso, voces podem (eu acho que vão) ficar de fora na próxima eleição. Vão perder também manés, mas não perder no voto e sim na apuração que temos hoje.
Estou plenamente de acordo com tal atitude, mas nobres senadores, o freio disto tudo, destas barbaridades que estão acontecendo em nosso país, está nas mãos dos senhores e o pior os nobres senadores nada fizeram ou ainda nada fazem para frear tudo isto. Só temos esta arma constitucional, o senado e nada fazem.
Este acontecimento que o governo Lula vai fazer nada mais é do que um TAPA NA CARA dos brasileiros que querem e defendem nossa democracia. Nenhum governador ou político que tem vergonha na cara não deveriam aparecer num ato deste, totalmente descabido e fora de propósito. Mas vindo de quem vem, esperar o que de bom para nosso país?
É puro deboche. Os que mandam no país agindo de forma tirânica, com claro abuso de poder, desdenhando da Constituição, não estão contentes com o domínio que exercem sobre a população com o apoio das “forças armadas” e de outras forças igualmente armadas, não satisfeitos com tudo isso, querem debochar de todos.
É o que tem feito o barroso desde há muito tempo. “Perdeu, mané”, “eleição não se ganha, se toma”, “querem voltar com o voto em cédulas de papel”, “nós derrotamos o bolsonarismo”… Vão fazer lá uma outra festinha entre eles. É bem provável que o exército vá lá para servir cachorro-quente para os convidados. É para isso que serve.
Manifestos, abrações, denuncias, etc., NÃO VALEM ABSOLUTAMENTE NADA! Ações, bando de frouxos, ações é o que interessa.
Querem transformar uma manifestação genuína do povo em golpismo! A história contará a verdade! A verdade sempre vencerá e os que hoje acusam e prendem os inocente pagarão pelos seus atos covardes, se não aqui, na eternidade. A justiça divina nunca falha!
Aa unicas coisas que Legislativo e Judiciario abraçam sao as verbas utilizadas pelo Executivo nos balcoes de negocios. Instituiçoes podres e ditatoriais. Pais transformado em uma imensa latrina.
Segundo um determinado delegado de polícia, que a fonte dessas mensagens de enforcamento desse sujeito, é troca de “mensagens alucinadas” nas redes sociais. Ora, se essas mensagens são alucinadas, mais alucinado ainda é quem vem a público e depois de um ano ou pouco menos do ocorrido dizer esse monte de bobagens como ele próprio (não o tal delegado de polícia) disse no final de sua alucinada entrevista combinada por um jornalista da mídia, também alucinada. Eu acho que deveriam, aí me dirijo a esse delegado de polícia desocupado, é combater o tráfico de alucinógenos neste território.
“Unsavory”, é o nome do circo sendo armado pelos petralhas para os festejos do dia 8 de Janeiro. Para a audiência fugaz, ou em outras palavras para os Manés, serão distribuidos pão com mortadela e tubaina. Para a classe superior ou de alto escalão petralha, teremos caviar e pate de pavão com champanhe perrier-jouet.
Haverá competição e aqueles que inventarem as teorias de conspiração mais desastrosas, aqueles com a capacidade de criar inuendos e conjecturas se passando por vítimas a ponto de quase terem sido mortos, mas que por um milagre conseguiram safar-se, por estarem ausentes porque o dia 8 de Janeiro foi um Domingo, e nos Domingos os parasitas descansam e se preparam para continuar com o roubo do fruto do nosso trabalho na Segunda-Feira. E por ai vai…
Piadas tambem serão aceitas. Como você reconhece um petralha? Esse é o tema.
A mentira mais ousada receberá o troféu “Luladrão seu lugar é na prisão”. E aquele com a roupa e maquiagem mais bisonha receberá o premio esdrúxulo de “Drag-Dino-Comunista”.
Vamos deixar o Panfletário para o tagarela Barroso que nos agraciou com a verdade sobre o roubo das eleições. lembra: “Eleições não se ganha, se toma” , ou em outras palavras, – essencialmente se rouba.
Se alguém trouxer algum animal, será responsável por limpar a bosta. Afinal de contas isso é uma celebração e não uma invasão. Você esta em patrimônio tombado e não nas calçadas de Paris.
Aqueles mais alucinados que vierem com uma tatuagem com o nome do Ladrão na testa e mostrar que esta pagando pela tatuagem em suaves prestações, ganhará o premio petralha do Ano.
Aqueles que comparecerem ao circo com a intenção de encontrar mulheres da mesma ideologia, uma palavra de cautela: A Janjota já tem dono, é o Paulão carcereiro.
Para quem for ao bar comprar um rabo de galo, tambem receberá uma foto da janja pelada.
O petralha que conseguir fazer o Paulo Pimenta comer um jalapeño mexicano sem chorar depois da primeira mordida, ganha o trofeu pimenta do reino.
O petralha que fizer O Ladrão se pronunciar e colocar em pauta à dívida de 10 Bilhões dos irmãos Batista que foi perdoada pelo Toffoli, ganha o troféu Janja a vedete da papuda.
O petralha tem um ladrão como sua inspiração e o considera uma divindade. Definitivamente é um petralha.
O petralha esta sempre de olho em seu bolso e não descansa até que roube tudo aquilo que você conquistou com os frutos do seu trabalho. Definitivamente um Petralha.
O petralha usa camisa na cor vermelha com a estampa de uma estrela, da foice e do martelo. Sim, Definitivamente um petralha.
O petralha carrega uma lata de tinta e escala prédios, não para pixar, mas para resgatar a honra da irmã. Ele tem que apagar o pixação pintando sobre ela. Sim, definitivamente um petralha.
Nunca subestime o poder de persuação dos petralhas. Aquele que escreveu o livro sobre os petralhas, hoje em dia se tornou um petralha bisonho.
Aí temos duas opções: a) Democracia Inacabada, ou
b) Democraqcia Inabalada.
Se foi de propósito, eu escolheria a opção (a).
O joguete de retóricas das estórias, passeia reticente novamente contundente, e originariamente antiquado como já foi no passado e ainda perdurará???
Quanto ao manifesto desses senadores que se dizem ser “de direita”, eu não lí e nem lerei. É só conversa fiada e já estou de saco cheio desses vermes.
“Assunto importante para o Brasil, leiam por favor”
Importante é o c@r@lho, seus cretinos.
– “Quem fizer algum ato comemorativo ao dia 08/01, pode ser preso…etc…” Eu faço a seguinte pergunta a esse indivíduo responsável por essa declaração estapafúrdia, esse retardado mental:
– LUTO é um ato comemorativo?
– A resposta de uma pessoa com suas faculdades mentais em ordem é: NÃO.
Só quem pode fazer um ato comemorativo é quem estiver nessa reunião de delinquentes a ser feita num salão que não conheço qual é, pois não costumo frequentar determinados antros, dizem ser um tal de Salão Negro. O nome desse salão é muito adequado a esse tipo de reunião que será realizada no próximo 08/01.
A cor preta desse salão, está associada ao luto de pouco mais da metade da população deste território. Não vou dizer nação por razões óbvias.
Não existe normalidade nenhuma, o que existe é uma corja de ladrão comunista bandidos marginais destruindo o país e seu povo. E se o senado não eliminou essa situação é porque porque faz parte desse absurdo esdrúxulo de Ratos no Poder