Os senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 26, pedindo que Augusto Aras, procurador-geral da República, e Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral, sejam investigados por prevaricação.
“A atuação da gestão Aras, depois de quase três anos, deixa evidente o modus operandi da blindagem: abertura de procedimentos preliminares para não envolver a Polícia Federal, que participaria, se houvesse inquérito aberto, e, após o caso esfriar, pedir para arquivar”, informa o texto. “A conduta sorrateira, sempre ganhando tempo para, após, arquivar, sem jamais ter sequer aberto um inquérito, deve ser combatida.”
A petição foi protocolada depois que Lindôra pediu o arquivamento de sete apurações instauradas no STF contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e alguns aliados do Planalto, com base no relatório final da comissão.
O documento é assinado por uma advogada que representa os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Humberto Costa (PT-PE), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Fabiano Contarato (PT-ES) e Otto Alencar (PSD-BA).
O texto ainda informa que, desde que Aras assumiu a PGR, a Procuradoria blinda o governo federal e ignora suas atribuições constitucionais. “Parece que os atuais mandatários da PGR esperam algum retorno pela sua indevida omissão”, comunicou.
Além disso, os senadores afirmam que a vice-PGR é uma “testa de ferro” de Aras, pedindo que a atuação dela seja investigada. Por fim, os parlamentares pedem que o PGR se manifeste diretamente sobre a CPI. Caso ele se recuse, os autos devem ser enviados ao Conselho Superior do Ministério Público Federal.
PGR se manifesta
Em nota, a Procuradoria comunicou que as manifestações dos senadores enviadas ao STF estão “devidamente motivadas”. Além disso, que adota todas as providências legais, desde que recebeu o relatório final da CPI. “Embora importantíssimo, o papel da Comissão Parlamentar de Inquérito tem caráter político. Já o Ministério Público tem sua atuação limitada pelos princípios que regem a atividade jurídica.”
Arquivamento
A vice-PGR apresentou ao STF, na segunda-feira 25, pedidos de arquivamento de apurações da CPI da Covid. Lindôra defendeu o fim de acusações que atribuíram a Bolsonaro crimes de charlatanismo, prevaricação, crime de epidemia, infração de medida sanitária preventiva e uso irregular de verbas ou rendas públicas.
Ela também pediu o arquivamento de uma investigação sobre suposta prevaricação de Wagner Rosário, ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, quanto às apurações sobre supostas irregularidades na negociação da compra da vacina indiana Covaxin.
Além disso, Lindôra defendeu o fato de que uma apuração que atingiu inicialmente o deputado Ricardo Barros (PP-PR) seja encaminhada à primeira instância, para averiguação de indícios sobre a suposta prática de fraude à licitação por parte de empresários e servidores do Ministério da Saúde.
A petição apura suposta prática de organização criminosa de Ricardo Barros também no caso das tratativas de compra da Covaxin. O nome de Barros surgiu em meio ao depoimento do deputado Luis Miranda (União Brasil-DF), ex-aliado do Palácio do Planalto.
Leia também: “Conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 (CPI da Covid)”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 84 da Revista Oeste
Este é um país movido pela ignorância, fanatismo e insano ódio instigado pela anarco-clepto-quadrilha na sua suja guerra revolucionária em curso propagada publicamente pelo multicriminoso ladrão condenado e solto Zé Dirceu … QUE MORAL tem os srs. Aziz e Calnheiros com vários processos por corrupção e o ridículo nefelibata nossa Greta Thunberg da Selva com TPM crônica que se tornou o grande fornecedor da suprema côrte que o povo chama de suprema vergonha nacional para tanto? só mesmo num país de poderes desmoralizados o povo é obrigadio a tanta canalhice.
Será que os iluministros também agem com conduta sorrateira quando dormem sobre os processos de Renan e et caterva? É só uma pergunta!
Os inconformados senadores, ratos, gentalha da politica nacional estiveram à frente de uma CPI que não apurou nada de maior gravidade contra o presidente porque nada havia para ser apurado. Essa gente devia, sim, estar presa. O Consórcio Nordeste não foi preocupação do trio de senadores à frente de uma CPI que pretendia exclusivamente a cabeça do Presidente nem que para tanto, valesse toda sorte de mentiras. Não acho que dentro da aparelhagem do Judiciário essa trupe seja algum dia incomodada. Mas, um artigo 142 já seria o suficiente para afastar essa camarilha
Olhando para essa CPI vemos um
Bando , mais uma vez se ferraram, gastaram nosso dinheiro, deveriam ser processados por uso indevido de verba pública e fazer politicagem.
A turba da hipocrisia, corrupção,truculência, idiotice, mediocridade e outros qualificativos que preferimos nao mencionar quer montar um outro palanque. Não apreenderam, e vão em busca de outro tiro pela culatra.
Com essa elenco de políticos peticionários, 90% com processos no STF, o espanto e a risada estão garantidos.
O STF deveria, como um alarme, desengavetar os processos contra o Renan…..
A volta dos três patetas, que me desculpem Moe, Larry e Curly, que nos fazia rir !!!!!
Wehber neme, esse idiota está se achando, pensa que sabe tudo, no final é um Zé ninguém. Vem falar nós irmãos wentraub , dois traíras que não vão chegar a lugar nenhum.
Calma, Randolfe, bolsonaro será reeleito.
13 + 9 = 22
Parece que esses caras gostaram de fazer o povo rir. Mas no fim ele vão chorar!
Qualquer bom advogado ou procurador pode ou não pode pedir que se investigue
os atos desses canalhas que perderam tempo numa cpi sem noção e politiqueiramente descabida, queimando tempo e consumindo dinheiro público de gordos salários para trabalhar serenamente, defendendo novas leis para punir desmandos e roubos?
Inúteis RenanSaltitanteAziz e demais calhordas…que envergonham o SenadoPachecório.
Sobra dinheiro dos pagadores de impostos para estes inúteis e falta trabalho, só em banânia bandido tem diplomação de senador.
Acredito que você não seja médico e muito menos infectologista, falar de medicina com você é perder tempo, existe uma avalanche de estudos com drogas reposicionadas, observe que a África vacinou menos de 30% dos habitantes e o índice de morte foi baixíssimo, por que será?
A OMS é influenciada pela China através do seu vassalo T. Adanom, a Etiópia terra natal do mesmo, poucos cuidadões vacinados e índice morte baixíssimo, pressão das farmacêuticas em vender drogas experimentais com título de “vacina” com índice de imunização muito baixo, já se aplicaram 4 doses é mesmo assim continuam se contaminando. Uma CPI que funcionou com circo eleitoral, só ouvia o que os interessava, e você vem aqui querer defender aquela palhaçada. Como já afirmei em outros comentários, você foge do objetivo, responde de maneira aleatória sempre com acusações infundadas, e sai de peito estufado igual o pombo que joga xadrez afirmando que venceu, na minha observação você tem o pensamento delirante, qualquer psiquiatra pode lhe receitar Gardenal 100 mg. Passar bem, felicidades, viva sua vidinha segundo seu guia de nove dedos, provavelmente numa casinha do minha casa minha vida, uma só televisão em casa, um carrinho xing ling financiado em 96 meses e sonhando (delirando) com a pátria grande.
Você perde um tempo danado aqui, boa tarde, Randolfinho.