Os senadores do Rio Grande do Sul Hamilton Mourão (Republicanos), Ireneu Orth (PP-RS) e Paulo Paim (PT) foram criticados por internautas por não estarem no Estado diante das fortes enchentes que atingem o local. As informações são do jornal O Globo.
Somente Orth, que é suplente do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), publicou nas redes sociais que foi ao RS na semana passada para tratar de ações para os produtores rurais e empresários.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
À Rádio Gaúcha, na sexta-feira 24, Paim disse que, em virtude de ter uma casa na cidade de Canoas que não foi alagada, estar no RS seria mais confortável do que trabalhar na Capital Federal. Sem dizer data, o senador petista ainda falou que foi de Porto Alegre a Brasília para trabalhar na comissão de apoio ao Estado, criada pelo Senado.
“O objetivo desta comissão são ações legislativas em prol do Rio Grande do Sul, sugerir projetos, avançar nos projetos, que já estão tramitando na casa, todos na linha de atender o Rio Grande, acompanhar efetivamente o efeito desse projeto e o resultado que ele tem que dar, aprovar propostas que venham do executivo, aprimorar, se for necessário, naturalmente, como eu fiz na questão da dívida”, explicou Paim.
+ Nunes Marques anula provas contra desembargador acusado de receber R$ 6 mi em propina
Mourão alega idade; Orth fala sobre Projeto de Lei
À mesma rádio, Mourão disse que ir de “ponto A para ponto B” para atuar diretamente no socorro das vítimas no RS seria “desvio de função” de como um senador deveria atuar diante de uma calamidade. O parlamentar usou, entre as justificativas, o fato de ter 70 anos.
“O que um senador da República pode fazer? Encaminhar recursos, que é o que estou fazendo”, declarou Mourão. “Vamos lembrar sempre que eu sou um homem de 70 anos. Quantos homens de 70 anos estão no meio da água? Tem alguém da minha idade salvando gente? Mas eu não vejo isso como minha função. Eu vejo isso como um desvio de função.”
+ Privatização de escolas públicas avança em três Estados; confira
Nas redes sociais, internautas compararam a fala de Mourão a imagens de políticos locais que são idosos e estão atuando na linha de frente. Entre eles, está o ex-prefeito de Porto Alegre Olívio Dutra, 82 anos, que apareceu ajudando a distribuir marmitas.
No entanto, para Mourão, a principal forma que um senador pode ajudar é de Brasília, enquanto o governador ou vereador precisam atuar diretamente. O parlamentar disse ainda que não gosta de “fazer exploração política”, como “carregar um saco de doação”.
“O contato direto com a comunidade é do vereador, ele que é o homem da comunidade”, continuou. “Logo depois, tem o deputado estadual, deputado federal e o senador. Tenho uma responsabilidade perante o Estado como completo, e não apenas com a comunidade.”
Na sexta-feira 24, Orth publicou nas redes que foi ao município de Passo Fundo para tratar sobre as ações desenvolvidas no Estado. Ele falou sobre um Projeto de Lei de autoria própria que repassa os recursos do fundo eleitoral às vítimas das enchentes do RS. A proposta pode transferir até R$ 2,2 bilhões para a reconstrução do Estado.
Se Mourão enviasse alguns de seus muitos assessores pra fiscalizar e denunciar desvios de doações já ajudaria muito, mas isso deve ser muito pra ele.
Os políticos são todos iguais. Só cuidam do próprio interesse. O eleitor, que lhe confiou o mandato, que se phoda. Por isso não voto mais. Tenho um ódio visceral a esta classe desgraçada.
Bip bip bip…AVISO!
Dialética PTralha de NÃO irem votar…Pois assim eles…esses 25 % de gentalha, mas muito aguerrida, conseguem vencer/fraudar eleições. Pois comem até bosta se mandarem…e irão votar mesmo que chova canivete…É um VELHO TRUQUES esquerdalhas…. Atualmente ..então aplicando esse truque com as Forças Armadas…se aproveitando do ATO criminoso de PERFÍDIA praticado por Tomás Mine PAIVA e mais 7 “comandantes” covardes. A GLOBO LIXO…caiu nesse truque e VAI FALIR!!
E se os Majores, Coronéis, Capitães, tenentes, sargentos, cabos e os soldados dos comandos e forças especiais NÃO DERAM um aviso cabal e claro a esses 7 generais perfídias….vão terminar igual a Globo lixo…serão vistos com desprezo pela população…igual ao Xandão e sua mãe passando vergonha no restaurante mais caro do Rio de Janeiro…gente ESCARRADA viu…bosta mesmo…mãe é filhotes. ESCARRADOS desde que nasceram.
Não vejo motivo para criticas ao senador Mourão nesse caso, porque todos sabemos que em sua vida militar teve árduas tarefas na Amazônia, portanto não o considero desonesto com relação ao seu Estado. Entretanto critico sua fraca atuação no SENADO FEDERAL nas criticas ao TSE e STF por atos desumanos contra PATRIOTAS trabalhadores, honestos, sem antecedentes criminais e democratas que estão sendo humilhados e condenados severamente por aquela FARSA do 8 de janeiro. Nunca imaginei que a mais respeitada INSTITUIÇÃO -FFAA do Pais fosse se acovardar diante de tamanha ARMAÇÃO para caracterizar tentativa de golpe. Creio que em 2026 teremos um SENADO FEDERAL que transformará a composição atual do STF punindo aqueles que desrespeitam a CONSTITUIÇÃO FEDERAL e se consideram deuses.
Desculpas fracas, esfarrapadas. O cara falar que a mansão dele em canoas é mais confortável do que em Brasília é um tapa na cara dos gaúchos que tiveram tudo perdido. Com certeza têm muitos voluntários com até mais de 70, e não foram criados e treinados pelo exército. Penso que poderiam e deveriam fazer muito pelo seu estado.
SEM 3 Represas robustas…que desalojaram 3 pequenas cidades, já destruídas, Não haverá solução duradoura….vocês sabem disso há tempos….mas insiste em não desalojar população e sacrificar alguns hectares de terras…fazer o quê…depois não adianta fazer beicinhos e chorarem….ESCOLHAM!
Kkkkkkkk TÔ falando que este Estado Não sabe votar em gente honesta!!
Votaram durante 35 ano na tríade da corrupção PDT/PT e PP…..e vem com essa de Olívio Dutra!?!?
Aaaahhhhh gaúchada vão pastar no que sobrou do pasto que se alimentaram durante esses 35 anos…
Minas Gerais foi outro estado administrando por canalhas …Triste trinca MDB/PT/PSDB… FALiU e cheio de desastres de rompimentos de barragens…É a MARCA do Teatro das Tesouras….SÃO PAULO…graças ao interior…NUNCA PT ganhou…
Já a Capital…….veja o que deu….Cracolândia, lixo, roubos e PCC….APRENDEU a votar Gaúchos e Paranaense?!
Minas parece que aprendeu…..kkkkkkk…DUVIDO!!
Gostam das pompas e vassalagem, qualquer ideologia que seja, porém nada que seja produtivo.
Se vangloriam como senador da República, porém são empregados públicos, ou melhor empregadinhos e como tal inservíveis.
Realmente existe muita fofoca e espalhada por pestistas. Injustiças também. Sempre querem achar um culpado num momento de tristeza. O papel do Senador é ficar em Brasília para acompanhar e votar projetos importantes. O PT realmente quer afastar Mourão, pois será um voto a menos nas pautas que interessa o Lula e a esqueda. O Pacheco também torce para que mais seandroes se afastaem de Brasília nos dias de pautas que ele está sendo financiado. Quando um político não vai até o parlamento surgem as críticas dizendo que ele não trabalha. Portanto, além de ser um soldado de luta na selva e experiência o Mourão está fazendo o possível pelo RS. S ele tivesse viajado para o Sul nestes trinta dias não poderia artciular, inclusive com o Paim, projetos e verbas necessárias. A Globo e a RBS estão gostando do pessoal da esquerda que joga na internet as críticas. Assim, o pessoal esquece dos fracassos do governo federral que está assocido ao demônio.