A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) criticou as presenças de Guilherme Boulos (Psol), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, e Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos, no desfile da Escola de Samba Vai-Vai. A apresentação, no Sambódromo do Anhembi, ocorreu no último sábado, 10.
“Um membro do Poder Executivo da União não poderia compactuar e participar de um desfile como este, que defendeu o vandalismo ao patrimônio público e atacou a polícia”, disse a deputada, em nota. “É espantoso ver Boulos e o ministro dos Direitos Humanos do Lula desfilando e sorrindo, enquanto a escola exibia fantasias de policiais, como se fossem demônios.”
Rosana ainda disse que a apresentação foi uma “afronta aos profissionais da segurança pública do Estado de São Paulo”. Ela afirmou que os policiais “arriscam a vida para proteger a sociedade”.
Vai-Vai não brincou no Carnaval 2024! Fantasias de policiais com asas de demônio marcaram desfile crítico e impactante. A mensagem é clara: hip-hop é manifestação cultural e resistência nas ruas! ????????✨ #VaiVai #SambaEnredo #CarnavalSP pic.twitter.com/U4TRRSHbaa
— André Limart (@andrelimart) February 12, 2024
As críticas também foram motivadas pelo fato de a Vai-Vai ter levado ao Sambódromo do Anhembi a réplica da estátua de Borba Gato, famoso bandeirante paulista, pichada. Em 2021, a obra foi incendiada, em São Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No carro alegórico também estava Paulo Roberto da Silva Lima, o Galo, condenado por vandalizar a estátua de 13 metros. Na época, Galo confessou à polícia que organizou o ataque à obra. O objetivo era “abrir debate público a respeito da existência” da estátua, segundo o vândalo.
Polícia Civil aponta Vai-Vai como reduto do PCC
Em dezembro de 2023, veio a público que uma investigação da Polícia Civil revelou que a Vai-Vai se tornou reduto do PCC, a maior organização criminosa do Brasil.
Leia também: “Carnaval: deputado denuncia Vai-Vai por apologia de crime”
A Vai-Vai é uma das escolas de samba mais tradicionais de São Paulo, vencedora de 15 títulos do Carnaval do Estado. Ela também é alvo de um processo de lavagem de dinheiro, que corre em segredo na Justiça.
Leia mais: “Suspeito de chefiar PCC emprestou R$ 300 mil à Vai-Vai”
Boulos e Min Silvio Almeida, se eles saíram em uma escola de samba que demoniza os policiais, eles compactuam, fazem parte da mensagem desta escola de samba. Entendo que, se Boulos, de alguma forma, ganhar as eleições de São Paulo, ele vai continuar demonizando as polícias ?
Surpresa nenhuma essa gente desfilar nessa escola. Eles apoiam bandido.
BOULOS e o Min. Silvio Almeida ambos ESCÓRIA DA HUMANIDADE mizeras…. lixo
É o fim da picada A ESCOLA DE SAMBA VAI VAI comete um ato abominável como esse é prá ser DESIMADA DO CARNAVAL nunca mais colocar os pés na avenida rebanho de mizera aí quando o BICHO PEGA ai faz o 190 eu se fosse policia não atenderia o pedido mesmo…..
Dois lixos juntos,um é ministro dos manos e o outro é a favor de invadir propriedade dos outros.
Dois lixos juntos,um é ministro dos manos e o outro é a favor de invadir propriedade dos outros.