O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que vai discutir com os demais ministros a possibilidade de devolver às Turmas o julgamento das ações penais.
Dessa forma, os casos dos réus pelo 8 de janeiro iriam para a Primeira Turma, da qual pertence o relator, Alexandre de Moraes. André Mendonça e Nunes Marques não integram esse grupo. Portanto, ficariam excluídos de decidir sobre o tema.
Nessa hipótese, os processos seriam analisados, exclusivamente, por Moraes, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, todos com votos no sentido de condenar os presos. Nunes Marques e Mendonça têm sido os únicos a divergir da maioria, sentenciando manifestantes a penas menores, absolvendo-os de crimes e optando pelo regime aberto.
Barroso deu as declarações durante uma entrevista coletiva na sede do STF, na sexta-feira 29.
STF forma maioria para condenar réus pelo 8 de janeiro
Nesta segunda-feira, 2, o STF voltará a discutir o julgamento de mais cinco réus, pelo 8 de janeiro. A Corte já tem maioria para condenar João Lucas Vale Giffoni, Jupira Silvana Da Cruz Rodrigues, Nilma Lacerda Alves, Davis Baek e Moacir José dos Santos.
Leia também: “O triunfo da injustiça”, reportagem publicada na Edição 182 da Revista Oeste
Barroso o justceiro
Essa Suprema bosta está sentido a falta de um cabo e um soldado!
Que sanha para condenar sem o devido processo legal e ainda por cima, retirar todo aquele que discorde da condenação, isto não é julgamento é uma inquisição.
Começaram os disparates da presidencia do Barroso.
Como todo ditador, não consegue nem escutar um NÃO.
Puramente político. Não há nem sombra de julgamento honesto. Já não bastava a maioria deles para selar o destino dessas pessoas e arruinar a vida delas para agradar ao lula, eles querem unanimidade para que nenhum deles seja uma sombra na consciência dos demais inquisidores. Eles não terão limites.
Estão querendo descartar os dois mudinhis.
E a CPMI referente 08 de janeiro não acaba nunca ?
Inacreditavel o Senado deixar esses Lixos Comunistas , Fazerem essas Arbitrariedades
Na verdade, esses dois minustros deveriam em sinal de protesto ficar em silêncio e não participar dessa farsa.
O que está faltando para o Senado colocar esse sujeito atrás das grades?
Só a esquerda suja pode votar! Aliás a esquerda sempre pode tudo! Vamos esperar pela salvação de quem? Nem Deus está ajudando!
O sistema soviético a todo o vapor na suprema injustiça do Brasil
E chamam isso de “Estado Democrático de Direito” (hic). Ridículo e trágico.
O que falta apenas para que estejamos os todos sob.o domínio dos malditos comunistas. Só a morte (deles)nos livrará este país.que está se tornando um verdadeiro inferno
Onde está o nosso congresso para decretar impedimento desses togados? Não
vão fazer nada diante de tanta arbitrariedade? E a OAB, vai continuar com medinho??? Parece brincadeira o que estão fazendo com nossa justiça, que não serve para nada.
DEUS PAI TODO PODEROSO, Livrai nos desses 9 togados do STF PELO BEM BEM DA FAMÍLIA BRASILEIRA, ISSO ESCREVO DO CORAÇÃO SEM BLASFÊMIA E SIM APELO MESMO .
ISSO SERIA SÓ PRA SET 9X0?