Depois de denunciar uma nova irregularidade no programa Pé-de-Meia, a líder da minoria na Câmara, deputada Carol De Toni (PL-SC), agora pressiona o governo Lula a prestar esclarecimentos sobre possíveis “manobras financeiras” no uso de dinheiro público.
Por meio de um requerimento de informação, Carol De Toni solicitou que o ministro Geraldo Alckmin (Desenvolvimento e Indústria) explique as “supostas irregularidades na gestão de recursos públicos” e o “uso de fundos privados para contornar as regras fiscais do novo arcabouço fiscal” de Lula.
+ Carol De Toni denuncia nova irregularidade no Pé-de-Meia
Alckmin tem o prazo de 30 dias para responder formalmente ao requerimento de informação. O documento foi protocolado pela equipe da parlamentar nesta quinta-feira, 27. O descumprimento do prazo pode resultar no enquadramento do ministro em crime de responsabilidade.

“Governo Lula usa fundos privados para burlar regras fiscais”
Segundo a líder Carol De Toni, a iniciativa surge depois de sua denúncia ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as possíveis irregularidades no Pé-de-Meia. Ela explica que a gestão petista teria “utilizado a Caixa Econômica Federal e fundos privados para realizar movimentações vedadas pela legislação”.
Com o requerimento de informações, a parlamentar visa a ampliar a investigação para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT). Conforme estudo citado por Carol De Toni, o fundo “pode estar sendo empregado de maneira semelhante, sem transparência adequada”.
+ Tribunal de Contas bloqueia R$ 6 bi do programa Pé-de-Meia por irregularidades
“Nós apuramos que o governo Lula tem utilizado fundos privados para criar manobras financeiras que burlam as regras fiscais do novo arcabouço fiscal”, afirmou. “Essa prática não apenas distorce os números de despesas e receitas, mas também compromete a credibilidade do governo perante os agentes econômicos, agravando a desconfiança do mercado e pressionando a inflação.”
Carol De Toni sinalizou que além do requerimento, vai formalizar uma nova denúncia no TCU “para expor todo o esquema financeiro identificado”. “Não vamos descansar até que todas as irregularidades sejam expostas e que todos saibam como Lula está levando o Brasil ao fundo do poço”, acrescentou.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Fiquei pensando: se todos os deputados tivessem a capacidade técnica e atuação desta deputada o Brasil seria outro; um país desenvolvido entre as 5 nações mais desenvolvidas. Mas, a maioria é medíocre. Daí o país ser o que é.