O ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral deve sair da cadeia na segunda-feira, 19, de acordo com seus advogados. Na sexta-feira 16, em decisão do ministro Gilmar Mendes, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu revogar a prisão do último preso da operação Lava Jato. Agora, Cabral vai usar uma tornozeleira eletrônica.
Daniel Bialski, que integra a defesa do ex-governador, disse, em entrevista à CNN, que deve ser seguido um “trâmite burocrático” até que a soltura de Cabral seja concretizada. O STF vai comunicar sua decisão para a Justiça Federal de Curitiba, responsável por conduzir a investigação sobre o caso.
“A Justiça Federal tem de determinar a expedição do alvará de soltura, e este alvará será remetido para que o Estado Rio de Janeiro dê cumprimento”, explicou. Segundo Bialski, a defesa entrará com um pedido no plantão judiciário neste sábado, 17, para que a liberação do preso aconteça o mais rápido possível.
Cabral está preso há seis anos no Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar em Niterói (RJ). Ele foi condenado em 23 ações penais que acumulam mais de 400 anos de prisão. A principal acusação é que o ex-governador chefiava uma quadrilha que fraudou centenas de licitações públicas no Rio de Janeiro — ele recebia propina em troca das empresas.
Em sua decisão, Mendes destacou que não estava julgando o mérito dos crimes de Cabral, mas a duração da prisão preventiva.
Em nota, os advogados do ex-governador informaram que o STF “reconheceu a ilegalidade de manter Cabral preso”. “Ele permanecerá em prisão domiciliar aguardando a conclusão das demais ações penais e confia em uma solução justa, voltada ao reconhecimento de sua inocência e de uma série de nulidades existentes nos demais processos a que responde”, comunicou a defesa.
Como mais uma atitude AMEAÇADORA, de quem está perdendo a batalha, já na 3ª feira Cabral será anunciado pelo bandido de 9 dedos qual o ministério ocupará.
Prá caracterizar bem a quadrilha, lembrando de alibabá e os 40 ladrões, ainda faltam 3 vagas.
Vix! Não vai passar nem 1 semana fora da cadeia.
Se o próprio confessou os próprios crimes, como assim, ele ser “inocente”??? Um dos crimes que confessou, disse que ia à Londres e de lá alugava um carro para ir à Suíça movimentar sua conta( óbvio que não é a única)…. Inocente??? Passava mais tempo viajando que trabalhando, quando confessou, tudo fez sentido…
Enquanto isso, Cacique Serere continua preso numa penitenciária….
Daniel esses envangelicos também são uma piadinha
Para ser coerente o STF deveria mandar uma guarda de honra recepcionar e homenagear o ladrão recordista deste galinheiro com mais de 400anos de cadeia no lombo mas prefere botar no nosso rabo … alô Sociedade Protetora dos Animais proteja-nos.
PS ….. vi hoje uma postagem de um internauta que dizia que o Brasil finalmente regrediu a 1.500 quando a côrte libera Cabral e prende e escraviza o índio e assim nosso imperador de Xandoland vira capitão do mato e nossa republicana e gloriosa PF a caminho de virar milícia contra o povo … e lá vou eu ainda podendo opinar .. enquanto isto Anchieta escreve poemas à virgem nas praias . é criança não nunca verás um país como este e Olavo Bilac estava certíssimo.
Corja de vagabundos, com o soltura de todos esses ladroes Da política André do rap nao justifica Marcola Fernandinho beira mar ficarem presos sao todos criminosos do mesmo nível
Esculhambação por esculhambação, vamos lutar pelo PRINC. da EQUIDADE. Marcola, Beira Mar, pedófilos, assassinos de ↑↑ periculosidade sejam soltos. Corruptos……….. , ops, estes últimos já possuem sua graça alcançada ( praticamente plena ! ). 2 leis, 2 medidas
STF pensa no Brasil ? No pobre ? Pq em seu ativismo judicial / político não age contra isso ? Não luta por leis e CPP mais eficientes ? Interesse ? rs
Eu acho que uma pena padrão para crimes não hediondos deveria se de 05 anos por crime, sem nenhuma compensação ou benefício. Cumprido esse prazo, o sujeito voltasse à cadeia por novo crime ou crimes, a pena passaria automaticamente para 10 anos por delito, sem nenhuma compensação ou benefício. Cumprido esse prazo ou prazos, o sujeito voltasse novamente à cadeia, as penas seguiriam essa mesma proporção, e assim sucessivamente. Pelo menos, não sobraria espaço para decisões que pervertem a compreensão do cidadão comum.
Para surpresa de ninguém, Gilmar Mendes ” encaçapou ” a Lei para livrar mais um ladrão amigo. Não por acaso, ao ser perguntado se o crime compensa no Brasil, o laxante ficou calado, talvez por fazer que a missão que lhe fora dada, seria cumprida.
A vigarisse venceu. É broxante!
Se ele foi condenado a mais de 400 anos de prisão e está sendo solto pelo STF ( o que não é novidade) significa que temos mais um descondenado pelo STF. Deve haver outra lei imperando no STF, talvez um código Alexandrino. Seria interessante levar esse novo ordenamento jurídico para apreciação do congresso, para validar o estado de exceção em estado de direito.
Enquanto o PRESIDENTE defende devotamente as quatro linhas,
as instituições estão todas funcionando para sabotá-las.
Para a nação nada, para as quatro linhas tudo.
Se esse povo tivesse educação,tivesse coragem, não deixava esse sujeito ser solto. Ia pra porta do presídio e não deixava ele sair. Condenado a mais de 400 anos de prisão. É um escárnio com quem tem o mínimo de decência.
O voto de André Mendonça, foi puramente de protesto, já sabedor que o voto de minerva de Gilmar era a favor da soltura. Ora bolas! Já que soltaram todos, solta o último.
Compensa ser bonddidu
Eu sou posso expressar-me, depois de ler uma r. decisão dessa, assim: “QUE COISA”!
Esta ai mais uma prova de que no Brasil o crime compensa.
Não vamos esquecer que está solto também por conta do voto do André Mendonça!
O Bolsonaro cagou na retranca em indicar esse André Mendonça!!! Terrivelmente Evangélico era o mote !!! Tanta gente boa pra ser indicado e foi escolher logo esse que já está aí fazendo cagadas !! Quando é necessário esmurrar a mesa e peitar o Xandão ele se omite e pra soltar um dos maiores corruptos do País ele age com toda celeridade!!!