Jornalista cumpre prisão domiciliar por determinação do STF
O jornalista Oswaldo Eustáquio se manifestou após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar sua prisão domiciliar. Em entrevista à rádio Jovem Pan na noite desta terça-feira, 17, ele criticou a decisão e destacou não ter sido condenado em nenhum processo judicial.
Leia mais: “Militante do Psol torce para câncer de Covas ‘trabalhar mais rápido’”
Eustáquio não poupou palavras para definir a decisão de Moraes. Para ele, a ordem de prisão domiciliar, obrigando-o a permanecer de tornozeleira eletrônica, é “imoral, inconstitucional e ilegal”. “Sou preso político”, afirmou o comunicador ao participar da edição de hoje de Os Pingos nos Is, programa que conta com comentários de dois colunistas da Revista Oeste: Augusto Nunes e Guilherme Fiuza.
Além de preso político, o jornalista destacou ser alvo de censura prévia. Isso porque depois de divulgar vídeos com conteúdos negativos ao deputado federal Luciano Bivar (presidente nacional do PSL) e ao socialista Guilherme Boulos (candidato do Psol à prefeitura de São Paulo), a Justiça Eleitoral mandou o YouTube bloquear o canal do jornalista. Ordem rapidamente cumprida — diferentemente da postura do Twitter, que se nega a revelar os dados dos administradores do perfil Sleeping Giants.
→ Análise, por J. R. Guzzo: “O alinhamento ideológico do Twitter no Brasil”
Por outro lado, Eustáquio admitiu ter descumprido medida cautelar então definida pelo STF de que deveria permanecer no Distrito Federal. Alegou ter ido a São Paulo para apurar informações a respeito da dupla Boulos & Bivar. “Sou jornalista profissional, diplomado e premiado”, disse ao falar sobre seu trabalho.
Ações da PF
Oswaldo Eustáquio lembrou ter sido alvo de ações da Polícia Federal em quatro oportunidades. De acordo com ele, nada foi encontrado em seu desabono. “Só descobriram que sou um homem honesto”, afirmou durante a entrevista ao programa da Jovem Pan. Ele chegou a ter os sigilos bancário e telemático quebrados com autorização da Justiça.
Sem apoio jornalístico
Por fim, Eustáquio voltou a lamentar o fato de não receber apoio de entidades que dizem posicionar-se em defesa de profissionais da imprensa. Ele chegou a observar o silêncio por parte da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj). Para mudar essa situação, revelou estar à frente da criação do Conselho Latino-Americano de Jornalismo. “Para jornalistas censurados”, enfatizou o jornalista, que se vê como preso político.
A Casa das Sombras (STF) faz de conta que não está sabendo da denúncia feita pelo jornalista Osvaldo Eustáquio sobre as revelações do Deputado Federal Nereu Crispim de que eram falsas as informações que ele (Nereu) deu ao STF, e que resultaram na abertura do absurdamente ilegal Inquérito (INQ 4781/DF) das Fake News e ataques contra ministros da Corte.
O Deputado pediu ao STF (Osvaldo Eustáquio publicou o pedido protocolado) a retirada de todos os seus requerimentos que deram origem ao referido inquérito, mas o Ministro Alexandre de Moraes ignorou o pedido e, mesmo sabendo que são falsas as informações com que lida, manteve as investigações em andamento.
Então o STF sabe que está cometendo ilegalidades.
Tempos lamentáveis esses em que estamos vendo ministros do STF agindo abertamente com desonestidade.
Então, e com muito justa razão, o ex-Ministro da Educação Abraham Weintraub disse aquilo (“Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”) e depois teve que se entregar a um “exílio branco” para não ser preso caso permanecesse no Brasil.
Alguém ainda acredita que no Brasil as instituições estão funcionando plenamente e que em nosso país estamos vivendo em uma Democracia?
Ruy Barbosa (1849 – 1923): “A pior ditadura que existe é a ditadura do Poder Judiciário, pois contra ela não há a quem recorrer”.
E aí seus bohstas, não vão fazer nada não? Aí vai uma frase pra vocês levantarem as bundas das suas cadeiras :
Impossível é só uma palavra que as pessoas usam para se sentirem melhor quando elas desistem!
Vyse, Skies of Arcadia.
#Fim do voto obrigatório!
#Voto impresso já!
#lulu boca de veludo no paredão!
#cabeça de ovo no paredão!
#fachin no paredão!
#não ao loquidaum!
Seja o primeiro a tomar essa iniciativa. O elegemos nosso comandante-em-chefe.
Estou extremamente decepcionado com a Imprensa brasileira, a bastante tempo não tenho assistido jornais na TV, hoje num lapso de tempo ente 3 a 5 minutos peguei dois jornais por volta das 7:40 hs, nos dois jornais os âncoras chamaram o Osvaldo Eustaquio de Blogueiro, no segundo jornal ainda o “jornalista”teve a petulância de chama o Eustaquio de Blogueiro Bolsonarista.Acredito que a Imprensa está indo para bancarrota. Por quê o STF em vez de prender o Jornalista não solicitou à Polícia Federal investigar o que o Jornalista denunciou?Lamentável mais esse episódio.
E ainda vê esses jornais de quinta? Qual o motivo da insistência? Eles não vão mudar, a maioria vái virar pó atirando!
Quem deve solicitar essas investigações, se não estou errado, é o Ministério Público Federal (MPF).