O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou uma notícia-crime que pedia a investigação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por suposta prevaricação ao não aceitar pedidos de impeachment de juízes do STF. Pacheco tem 18 solicitações na mesa.
Protocolada por um advogado de São Paulo, a notícia-crime sustentava que Pacheco é sócio licenciado de um escritório de advocacia que atua para uma empresa envolvida com o desastre ambiental na barragem de Mariana (MG). O advogado argumentou que Pacheco estaria agindo com parcialidade.
Ao não aceitar pautar pedidos de impeachment de ministros, Pacheco estaria violando o artigo 319 do Código Penal. Ao analisar o caso, contudo, Toffoli informou que a denúncia tem de ser apresentada perante a autoridade a quem compete pedir a abertura do inquérito: Procuradoria-Geral da República.
A decisão de Toffoli foi publicada na terça-feira 24.
Pedido de impeachment de Moraes
Em março do ano passado, Pacheco recebeu 3 milhões de assinaturas para pautar um pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. Contudo, o presidente do Senado decidiu recusar a iniciativa que surgiu na internet.
Leia também: “A negação da democracia”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 112 da Revista Oeste
∞
Hipocrisia não é se recusar a abrir processo de impedimento contra o presidente sem motivo legal. Cita um motivo legal por favor. Agora ,contra ministros do supremo, parece que existem motivos legais. Ou não. Alexandre de Moraes não extrapola sua competência? Fachim descondenar o molusco depois de condenação em 3 instâncias. É normal ou legal oque ele fez?
Red Trash detected
Os poderes não são autônomos, são cúmplices. Um ajuda de cá outro ajuda de lá.
Não sei como funciona isso daí, quais são os trâmites. Pela reportagem, ao que parece é que essa notícia-crime deveria ser encaminhada ao PGR que cabe a ele investigar e encaminhar a denúncia , se for o caso e não ao STF. Estariam faltando com uma certa competência esses funcionários do senado, ao fazer esse encaminhamento de forma errada? O mesmo que aconteceu com o encaminhamento feito pelo Bolsonosso e que foi engavetado?
imagina se cúmplices vão se entregar. No mínimo vão dividir os Honorários da Mineradora. Esses calhordas do STF, o Pacheco usam do cargo para enriquecerem. Mas com todo o dinheiro que tem, são prisioneiros dele, não podem mais fazer nada com normalidade, não tem nenhuma moral.
Esse pachequinho covarde, vergonha de Minas Gerais, prevarica com o apoio da corte
e seus militantes políticos, que não irão aceitar qualquer pedido de ação contra esse
meliante, sabedores que estariam dando um tiro no próprio dedão.
Pacheco – o palhaço no senado!!!!!!!!!!!!!!!! esgoto e demônio !
Cada um faz a sua parte.
Ridículo… Éo cão correndo atrás do próprio rabo…
Todos de braços dados, 5TF e Senado, juntos até o fim, afundando na lama 🤨