Em entrevista ao programa Oeste Negócios na segunda-feira 10, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a educação como principal caminho para garantir uma mão de obra qualificada no futuro. Tarcísio mencionou projetos educacionais implantados durante a sua gestão.
+ Leia mais notícias de Oeste Negócios em Oeste
Segundo o governador, o mercado e o jovem brasileiro estão configurados de uma maneira totalmente diferente do que se conhecia. Ele afirmou que é preciso desenvolver competências em matérias básicas na grade curricular.
“Aumentamos a carga horária de português em 60% e a de matemática em 70%”, explicou Tarcísio. “Por quê? Português: capacidade de comunicar, porque o mercado quer uma pessoa que se comunique. Matemática: capacidade de resolver problema. Capacidade de quebrar um problema grande em problemas menores.”
Ao aderir às “profissões do futuro”, Tarcísio quer investir cada vez mais na programação e na solução de problemas, além do raciocínio lógico. Para o desenvolvimento dessas competências, o governo de São Paulo articula agendas que incentivam o estudo, como o Programa de Intercâmbio.
“O aluno no 9º ano faz a prova do Saresp”, explicou Tarcísio. “As melhores notas em idioma vão para o curso de idioma pago pelo Estado. A gente está oferecendo até 70 mil vagas por ano. Os melhores alunos vão para um intercâmbio no exterior.”
Tarcísio afirmou que se trata de uma oportunidade que, na maioria das vezes, apenas estudantes da classe média e alta têm. Mas que, com o programa de incentivo do governo estadual, alunos da rede pública também podem alcançar esses objetivos.
Além do Programa de Intercâmbio, Tarcísio fez menção ao Provão Paulista, que premia estudantes que tiram boas notas com uma vaga em universidades do Estado de São Paulo. Participam da agenda instituições como:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Universidade Estadual Paulista (Unesp);
- Universidade Virtual do Estado de São Paulo; e
- Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec).
Tarcísio incentiva educação preparatória para o mercado de trabalho
Os incentivos existem para motivar os alunos a cursarem uma faculdade e, assim, conseguirem um espaço no mercado de trabalho mais rápido. Mais do que isso, mostra para esses estudantes que é possível acessar uma universidade, desde que haja o empenho e a determinação necessários.
O preparo de uma mão de obra qualificada para o futuro se faz urgente, pois é um problema que o Brasil já enfrenta no presente, segundo o governador de São Paulo. Tarcísio relatou que muitos setores da economia sofrem com esse déficit justamente pela falta de profissionais capacitados.
“Falta mão de obra nos pomares de laranja”, exemplificou. “Falta mão de obra nos supermercados. Sabe quantas vagas os supermercados de São Paulo têm aberto hoje? Trinta mil. Vagas em açougue e padaria, que são as que pagam melhor.”
Leia mais: “Via decreto, Tarcísio vai exigir transparência de ONGs que recebem emenda”
É um gênio…….daí se faz o quê? Privatiza 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Entendo que a Instrução faz parte da Educação.
No entanto, como acompanhamos desde há muito, a Educação foi subvertida e distorcida no sentido de se tornar uma doutrinação nas pautas de esquerda; o que é, nada mais do que dar voz e valorizar a incompetência, a vagabundagem e os oportunistas.
O que falta, e muito, é uma instrução minimamente qualificada, principalmente para os menores carentes, para que possa dar ferramentas aos cidadãos e defesas aos ataques dos esquerdistas; já que, os de mais posse, possuem opções de escolas melhores!
A educação nesse país foi destruída propositalmente pelos Petralhas com a ajuda dos Professores doutrinados pela esquerda, hoje em dia a mão de obra é escassa, extremamente desinteressada, improdutiva, um povo à toa e desestimulado pro trabalho. Essa idéia do Governador é brilhante, porém vai demorar um pouco para adestrar esses professorzinhos, mas para agora, de imediato só tem uma solução, deixar essa gente desinteressada de lado e contratar os exilados Venezuelanos que estão com muito mais disposição.