O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse neste domingo, 15, que pretende concorrer à reeleição em 2026. Com isso, deixaria de lado, pelo menos por enquanto, quaisquer planos de disputar a Presidência da República.
“Qual é a minha opção, qual é o meu caminho em 26? É continuar em São Paulo”, afirmou Tarcísio, em entrevista ao programa Canal Livre, da Band. Muitos de seus aliados veem essa vitória como praticamente garantida.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Eu sou muito fiel àqueles que me elegeram”, acrescentou o governador. “Eu tive um grande apreço da população de São Paulo, que me acolheu, e nós temos projetos muito interessantes para entregar em 28, em 29, em 30. O que me motiva a ficar em São Paulo? A entrega desses projetos.”
Tarcísio ressaltou, no entanto, que o foco no Estado não vai impedir sua atuação em prol de seu grupo político no cenário federal. “Nós temos uma grande liderança da direita, que é o [Jair] Bolsonaro, e eu entendo que o candidato viável vai ser o próprio Bolsonaro ou aquele que ele ungir”, afirmou.
Tarcísio diz que Brasil já reverteu situações adversas
O governador também lembrou que situações adversas foram revertidas no Brasil em diversas ocasiões.
Leia também: “Tarcísio reafirma que Derrite seguirá à frente da Segurança Pública em SP”
No sábado, 14, o general da reserva e ex-ministro de Bolsonaro, Braga Netto, foi preso sob acusação de obstrução à Justiça, em uma ação relacionada ao inquérito sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.
“Para mim, o Bolsonaro continua sendo um grande ator da direita e vai ser na eleição de 26, independente de qualquer coisa”, disse Tarcísio. “E o que nós vamos fazer aqui? Eu vou buscar a reeleição e vou trabalhar para que o Estado de São Paulo possa entregar o máximo para esse candidato que representa o campo da centro-direita em 26.”
Para o governador, a direita não pode se isolar e correr o risco de perder. A melhor estratégia, segundo ele, é aproximar-se do centro e conquistar vitórias, como, em sua avaliação, ocorreu na disputa municipal deste ano e nos debates no Congresso Nacional.
Leia também: “Governo de Tarcísio de Freitas isenta IPVA de veículos menos poluentes”
Ao comentar erros do governo Bolsonaro, que levaram à derrota para Lula, Tarcísio destacou que algumas atitudes afastaram o centro, como a postura em relação às vacinas e os conflitos com as instituições.