O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, lançou o que chamou de “maior pacote de políticas públicas da história do agro paulista” no final de novembro. No evento de lançamento, Tarcísio prometeu continuar prendendo os invasores de terras.
“No tal do fevereiro vermelho, tentaram invadir algumas propriedades, foram 19 tentativas, todas imediatamente debeladas”, disse Tarcísio. “E aqueles criminosos que procuraram extorquir proprietários rurais, levar vantagem indevida, foram presos, foram para a cadeia. Esse é o tratamento que nós vamos dar a quem não respeita o direito de propriedade no nosso estado”.
A cobrança por segurança, principalmente contra invasões de terras, é uma das demandas do setor. O Rotas Rurais, programa do governo estadual, mapeia as propriedades rurais e deve facilitar a chegada da polícia mais rapidamente para atender às ocorrências.
Programa do governo de São Paulo que vai ajudar a combater invasões de terras já mapeou mais de 290 mil propriedades rurais
O programa também melhora o acesso a serviços e ao fluxo do comércio no campo. Dados atualizados até 17 de novembro mostram que o Rotas Rurais já mapeou 57 mil km de vias rurais. No percurso, 291 mil propriedades rurais estão geolocalizadas.
Em março, a polícia paulista prendeu José Rainha Júnior e Luciano de Lima, líderes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL). Eles foram acusados de extorquir fazendeiros na região do Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado. Em 12 de junho, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu liberdade provisória aos dois.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
O governador Tarcísio também está aumentando suas apostas em um programa que dá desconto de até 90% na entrega de terras a fazendeiros, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.
O programa beneficia quem está em terras de maneira irregular, como aquelas julgadas devolutas (áreas públicas que nunca receberam uma destinação específica por parte do poder público e nunca foram propriedade particular).
O governador enviou à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um projeto de lei que estende o prazo de janeiro de 2024 para o fim de 2026 para que os fazendeiros possam aderir aos acordos e comprar terras com descontos.
USE e ABUSE da caneta Bic para manter essas pessoas presas… a gente sabe como funciona os tribunais no Brasil… vendem sentenças !
ou vc acha mesmo que os mais de 2000 pessoas perseguidas, ou presas sem processo legal o Lula não pagou para o stf tse e stj ??!!
PAGOu muito com cargos e dindin aos familiares.
SIM!! Claro!! assim como prendeu os cracudos que são estão no regime de liberdade condicional ou liberdade assistida ou coisas do gênero ..
a consolação está CHEIA de nóias formando outra cracolândia na praça rosevelt embaixo e no cemitério da consolação …todo santo dia furam e remexem os sacos de lixos …TÁ com MEDO do Xandão !?!? tá com medinho do stf golpista !?!?
não te elegemos para isso.
PARABÉNS pela privatização da SABESP… só isso já valeu ter votado em vc.