O Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou em sessão nesta terça-feira, 9, a condenação de procuradores da extinta Operação Lava-Jato a reembolsar a União em cerca de R$ 2,8 milhões, referentes a gastos com diárias e passagens.
Relator do caso e atual presidente do TCU, o ministro Bruno Dantas pediu a condenação e teve o voto seguido pelos colegas da 2ª Câmara.
Foram condenados Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, responsável por autorizar a criação da força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba e por autorizar os deslocamentos para investigação em outros Estados, o ex-coordenador Deltan Dallagnol, que requisitou membros de outras localidades para reforçar a equipe, além de João Vicente Beraldo Romão, então procurador-chefe da Procuradoria da República do Paraná.
A decisão pode fazer com que o trio de procuradores fique inelegível. Segundo a Lei da Ficha Limpa, essa punição acontece no caso de contas rejeitadas. No entanto, a Justiça Eleitoral precisa se manifestar sobre o assunto. Dallagnol é pré-candidato à Câmara dos Deputados pelo Podemos no Estado do Paraná.
Em seu voto, o ministro Bruno Dantas afirmou que os procuradores adotaram “modelo antieconômico que permitia pagamento irrestrito de diárias e passagens a procuradores escolhidos sem critérios objetivos”.
A argumentação é que, com esses gastos, os procuradores da Lava Jato “praticamente dobraram” sua remuneração com um modelo que deveria ser temporário, mas que acabou durando sete anos.
Resposta de Deltan
Por meio das redes sociais, Deltan Dallagnol comentou a condenação, afirmando que “a 2ª Câmara do TCU entra para a história como o órgão que perseguiu os investigadores do maior esquema de corrupção já descoberto na história do Brasil”.
O órgão se junta àqueles que, ao invés de condenar o desvio de bilhões de reais de recursos públicos, decidem condenar aqueles que se dedicaram arduamente ao combate à corrupção. Trata-se de uma absurda inversão de valores que não encontra eco na opinião pública. +
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) August 9, 2022
“Vou recorrer da decisão, que não me torna inelegível porque é recorrível, e reafirmo meu compromisso de lutar pelo Brasil e pelos brasileiros com coragem. A resposta aos ataques que vêm da velha política e seus aliados virá das urnas em outubro”, afirmou.
“Ah, note isto: Bruno Dantas correu com o processo alegando que havia risco de prescrição, mas no julgamento disse que os fatos são imprescritíveis. A verdade é que correr era o único modo de manchar o legado da Lava Jato antes das eleições e tentar me tornar inelegível.”
Sobre a Lava Jato
A Operação Lava Jato foi um conjunto de investigações realizadas pela Polícia Federal, que cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva, com intenção de apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões em propina, denominado “Petrolão”.
A operação teve início em março de 2014 e contou com 80 fases operacionais autorizadas, entre outros, pelo então juiz Sergio Moro. Durante esse período, foram presas e condenadas mais de cem pessoas, incluindo diversos políticos e executivos de estatais. O esforço de investigação terminou oficialmente em fevereiro de 2021.
O que estão fazendo com o direito e a constituição é lamentável.
O TCU, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, NÃO É UM ÓRGÃO DO PODER JUDICIÁRIO, PORTANTO, NÃO TEM JURISDIÇÃO OU SEJA, PODER DE DIZER O DIREITO, E SUAS DECISÕES NÃO FAZEM COISA JULGADA. O TCU É APENAS UM ÓRGÃO AUXILIAR DO PODER LEGISLATIVO E SEUS COMPONENTES NÃO SÃO JUÍZES. PORTANTO, OS PROCURADORES NÃO DEVEM PAGAR NADA E DEVEM RECORRER AO PODER JUDICIÁRIO! SIMPLES ASSIM!
Bruno Dantas, não esqueçam desse nome, militante supremo dos Petralhas, Dallanol virou bode espiatório, sendo da Lava Jato, e vem mais por ai…
Bruno Dantas condenou Janot e Dallagnol em troca de uma promessa frouxa de que Lula irá nomeá-lo como o próximo ministro do STF. Reza um ditado em Brasília que Lula vende a mãe, mas não entrega. A conferir.
Por que Dallagnol fica com a ficha suja e Lula fica com a ficha limpa? Tem maracutaia aí?
Sim.
Imaginem, Vital do Rêgo, aonde chegamos, “ministro” do TCU: maior truculência, só o Hulk. Parece que Gotham City liberou o Coringa para prender o Robin. Ledo engano, o Batman já está surfando no art. 142. Chega dia 7.
Não quero espalhar o desânimo, mas estou muito decepcionado com a conduta de nossas FFAAs: muito desfile alegórico, medalhas de primeira comunhão, e pouco enredo.
Será que a caserna tem realmente competência para honrar a farda que veste ou é só curricluae vitae fantasiosos, ou/e melancias infiltrados, meros oportunistas de terceira classe? Sustentamos essa turma por décadas, para defender a CF, proteger o povo. E agora? Cadê a pólvora? O que fazem a não ser fofocarem como adolescentes, com frases de efeito, e frouxas, contra medíocres inimigos do povo como Fachin, Moraes e Barroso. Acham que esse trio do mal vai arremessar canetas pontiagudas e folhas de papel que possam machucar os gentis dedos de generais?
Do que temem? Perder promessas de regalias? O que os impede de estancarem os desaforos de marionetes do STF? Tem medo dos banqueiros? Do narco? Seriam sócios promitentes?
Vão deixar esse momento histórico para o POVO sangrar e resolver por si só?
Concordo plenamente .O meu medo é que o STF torne Bolsonaro inelegível, nossas leis são fluidas, nesse caleidoscópio de espelhos desordenados tudo pode acontecer….
É simplesmente revoltante. Tribunais todos aparelhados… Tá “tudo dominado”!…
“… ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da Nação. Que Pais é este?!…”.
Os vagabundos esquentam cadeiras, sem produzir nada decente, e “condenam” quem trabalha! Isso é ordem de cima! Quem manda nesta caterva é o pt. Implodiram a moral nestas cortes e baniram a justiça…
Inversão de valores…
O TCU só não fiscaliza os gastos do STF. Assim como a receita federal também não tem acesso ou seja os supremos podem tudo.
Vc não se mete na política se ñ for muito vagabundo ou muito correto, quiseram mesclar as duas coisas e rodaram. Agora terão q tirar do bolso pra pagar a conta.
Então vota no Lula, aquele monge barbudo que fez voto de pobreza, e veja o quanto ele vai roubar junto com Alckmin.
Os agentes do TCU estão prestando um desserviço ao BRASIL e desconstruindo o legado da LAVAJATO. E isso é criminoso e vergonhoso. Tais agentes deveriam ter demonstrado a mesma eficiência, demonstrada contra os procuradores, nos casos de corrupção e roubalheira contra os cofres publicos, todos apontados pela LAVAJATO. No mais, os procuradores não se autoconcederam pagamentos. Alguém pagou a eles. E tal pagamento teve amparo na lei. Não tem sentido algum o TCU agir como está agindo.
Boa, Julio! É a operação ‘Bolso Sujo’, ainda mais se lembrarmos onde certo senador escondia dinheiro, defendido até por muitos dos seus pares. Neste caso, Foro Privilegiado talvez seja apenas um furo na imaginação ao nomear tal regalia.
Quando o TCU cobrará os trilhões que a Gang do PT MDB…deram de prejuízo ao Brasil?
PUXA! MAS QUE TCU ATUANTE! NUNCA VIMOS ESSE ORGAO TÃO EFICIENTE!
Decisão VERGONHOSA do tcu…
Apaniguados aparelhados…
Vergonha… acabando de vez a nossa lava jato…
Perseguição política pura…
Brasil precisa de passar a limpo estes tribunais…vergonha
Ativismo judicial escandaloso.
Os “amigos” da corrupção agindo sem qualquer pudor ou vergonha na cara.
Pobre Brasil.
Aqui, o crime encontra defensores de peso
Vagabundos. Vão atrás do luladrão.
Absurdo
É o fim da picada, os bandidos prendendo os mocinhos. Só no país da distorção de valores.
Esse pessoal da lava jato confiou DEMAIS nos Tucanos, na tal terceira via, no Dória…e se f@deram.
AVISO ao BOZO….
quando for REELEITO….USE a maldita caneta BIC cara.
Compre o DIABO se preciso, mas persiga os PTralhas….
senão vai acontecer com VOCÊ BOZO & Familia… o que esta acontecendo com o pessoal da LAVA JATO….ABANDONADOS!
Então processem os # golpistas do stf;tse.
Processem os filhotes de lulaadrão.
Dirceu, Genoini, Guido Mantega, Graça Foster, a COXA, Benedita da SIlva, A gazela do Acre/Randolfe, RENAN, Dória….ACABE COM TODOS!
è o concelho que te dou,
…com esta sigla, nada que sai dali cheira bem…
Bruno Dantas condenou Janot e Dallagnol em troca de uma promessa frouxa de que Lula irá nomeá-lo como o próximo ministro do STF. Reza um ditado em Brasília que Lula venda a mãe, mas não a entrega. A conferir.