O ex-presidente da República Michel Temer avalia que o Supremo Tribunal Federal (STF) deveria revisitar as condenações dos presos do 8 de janeiro que pegaram penas longas, mas que não atuaram diretamente nas manifestações. A informação foi antecipada por Oeste em outubro do ano passado e publicada pelo site da revista Veja nesta segunda-feira, 17.
“A Corte poderia modular as penas alongadas”, afirmou Temer ao portal. Na avaliação do ex-presidente, a evolução do debate do assunto na Corte poderia contribuir para uma eventual pacificação do país.
Durante entrevista a Oeste em 2024, publicada na Edição 238, o ex-presidente já havia se declarado favorável à redução das punições.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“[A anistia] É um tema complicado, que exige bastante diálogo”, disse Temer, na ocasião. “Não sei dizer se o adequado seria a anistia geral ou uma anistia redutora de penas, portanto, um meio-termo. Resolver essa questão ajuda a pacificar o país, que não pode continuar vivendo na radicalização.”
“Quando um novo presidente toma posse, virou moda destruir o que foi feito no governo anterior, na esteira daquela expressão que ficou popular: ‘herança maldita'”, acrescentou o ex-presidente. “Se continuarmos nesse estado, vamos desmoralizar o Brasil não só aqui, mas também no exterior.”
Temer afirmou ainda não considerar improvável que o STF reduza as penas dos manifestantes. “A dosimetria [das penas] é uma questão a que cada um pode fazer críticas”, afirmou. “Vejo que a atual postura do Supremo tem sinalizado no sentido de que, num futuro próximo, não é improvável que haja diminuição do tempo que essas pessoas ficarão presas.”
Temer fala sobre inquérito das fake news
Ainda em entrevista a Oeste, o ex-presidente se posicionou a favor do fim do Inquérito das fake news.
Leia também: “Tentativa de golpe: ‘só é para valer’ quando as Forças Armadas estão dispostas fazer’, diz Temer”
“Quanto antes acabar, melhor”, destacou. “Soube, recentemente, que o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, falou que a investigação deve se encerrar em breve. Certamente, os demais ministros estão dispostos a liquidar o caso muito proximamente.”
“O tribunal tem feito outros movimentos também, como conceder a progressão do regime ao ex-deputado federal Daniel Silveira”, acrescentou o ex-presidente. “A Corte tem liberado muita gente, já. Ou seja, pouco a pouco, o STF, que impôs penalidades a algumas pessoas, está, agora, libertando-as.”
Não se reduz pena de quem nada fez e de quem foi acusado por um Juiz que tomou o lugar do MP para acusar, julgar e punir ao mesmo tempo.
INCONSTITUCIONAL, e´a atitude certa.
Os presos e perseguidos do 8 de janeiro SERVEM apenas PARA Palanque Politico, estão presos ainda porque a MAQUINA PUBLICA / SISTEMA precisa transformar Politicos em SALVADORES. E estes MALDITOS POLITICOS SÓ vão lutar muito pela liberdade deles assim que se aproximar as eleições em out de 2026. LOGO LOGO POR CAUSA DA ELEIÇÃO VAI SURGIR FLAVIO BOLSONARO AQUELE MALDITO DA MANSÃO DE 6 BI A VISTA, QUE FOI CONTRA LAVA TOGA VAI COMEÇAR A FALAR EM LIBERDADE DOS PRESOS Enquanto isso aproveitam Cafezinhos, vinhos importados e muita lagosta. INSURJAM-SE CONSERVADORES, E EXPONHAM A DIREITA CANHOTA QUE DOMINA A MENTE DAS MASSAS, IDOLATRIA POLITICA, RELIGIOSA DE OUTROS FAMOSOS TRAS O INFERNO A TODOS TODOS OS DIAS!
Se Temer não tivesse indicado o skinhead nazista para o stf, eu teria considerado o Temer um bom presidente (ele eliminou a excrescência que é o ministério do esporte, eliminou a “contribuição” sindical obrigatória e restabeleceu o teto de gastos).
Sempre achei esse sujeito um vigarista, coisa que agora fica comprovada.
O ex presidente Temer parecia mais lúcido quando nos governou, mas agora tem umas declarações estranhas. Recentemente disse em uma entrevista na JP que Alexandre de Moraes foi quem garantiu as nossas eleições de 2022. Agora fala em Anistia para redução de penas, ou seja, as penas são devidas mas em menor grau. Não entendo como pensam e interpretam a CF esses constitucionalistas.
Conforme Marco Aurelio Mello, Nelson Jobim, Ives Gandra Martins, des. Sebastião Coelho, os ministros Andre Mendonça e Nunes Marques, Andre Marsiglia e muitos outros juristas, não houve GOLPE e portanto os patriotas deveriam ser julgados na devida instância por danos causados ao patrimônio público, como nunca antes foram julgados os arruaceiros da esquerda como os do MST e MTST que promoveram quebradeiras e invasões de prédios públicos inclusive com feridos graves.
Se não houve golpe, se a competência não é do STF, se fica claro o desrespeito constitucional que ferem o art. 53 com relação aos parlamentares, essas decisões não deveriam ser ANULADOS pelo CONGRESSO NACIONAL em regime de urgência urgentíssima com o instrumento legislativo adequado?.
Lembro que recentemente, o STF anulou decisão do TST que condenava a Petrobras a pagar aos seus funcionários a bagatela de R$40 bi.
Senhores juristas não se atormentem com o STF e se manifestem publicamente sobre os crimes de abusos de autoridade, com as devidas penalizações aos servidores públicos do STF e do MPF.
Temer além de corno é um ensaboado cretino.
Falou o responsável por termos no STF uma excrescência chamada vulgarmente de Xandao
Alguém ainda ouve esse FROUXO?