O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli anulou decisões do ex-juiz federal Sergio Moro contra 23 alvos de processos relacionados à Operação Lava Jato. As decisões aconteceram entre a terça-feira 5 e esta quinta-feira, 7.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além da Lava Jato, os beneficiados pelas decisões de Toffoli foram atingidos pelas Operações Integração, Quadro Negro e Piloto, que apuravam suspeitas de corrupção que envolveram o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB). Atualmente, o político tucano é deputado federal.
Richa já havia sido beneficiado por uma decisão de Toffoli em dezembro de 2023, quando o ministro do STF anulou todos os processos contra o ex-governador. Ele também foi acusado pela Operação Rádio Patrulha, mas todas as condenações foram anuladas.
Leia mais: “Sérgio Cabral tem 3 condenações da Lava Jato anuladas pela Justiça Federal”
Para Toffoli, houve manipulações, atuação ilegal e conluio entre a Justiça e o Ministério Público Federal nos casos que envolveram Richa. O ministro anulou, inclusive, a fase pré-processual, ou seja, de investigações.
Alvos da Lava Jato recorrem a Toffoli
Desde a decisão favorável contra Richa, outros alvos das operações solicitaram a extensão da decisão. É o caso, por exemplo, de Fernanda Bernadi Vieira Richa e André Vieira Richa, mulher e filho do ex-governador. Eles também foram investigados pelas Operações Integração e Quadro Negro. As ações apuravam supostos esquemas de desvios de verba na Secretaria de Educação do Paraná.
No pedido, Fernanda e André afirmam que “só foram denunciados pelo Ministério Público por serem, respectivamente, esposa e filho” de Richa. Eles também alegam suposta perseguição. O advogado deles solicitou a anulação em janeiro.
Leia também: “Lava Jato recuperou R$ 2 bilhões, reconhece STF”
As petições foram despachadas, individualmente, na terça-feira e na quinta-feira. O ministro deu o mesmo entendimento proporcionado a Richa a todos os pedidos, ao declarar “nulidade absoluta” de todos os atos de Moro e da força-tarefa da Lava Jato contra os alvos.
De acordo com o site Metrópoles, além dos parentes do ex-governador, a decisão favoreceu:
- Dirceu Pupo, contador do ex-governador;
- Ricardo Rached, ex-assessor de Richa;
- Jorge Theodócio Atherino, suposto operador do tucano;
- Rodrigo Tacla Duran, advogado; e
- representantes de concessionárias rodoviárias, como Daniel Ramos Victorino, Luiz Fernando Wolff de Carvalho, Gustavo Müssnich, José Terbai Jr, Ruy Sérgio Giublin e Carlos Lobato.
Além disso, ainda há 11 pedidos para serem analisados por Toffoli. Caso sejam anulados, 16 pessoas ou empresas serão beneficiadas.
É o STF institucionalizando a corrupção.
Uma corte escolhida por um corrupto só pode agir nesta linha de atuação.
Interessante que personalidades do mundo jurídico não manifestam indignação.
O povo brasileiro vai pagar a conta salgada proveniente deste câncer.
Um abre o cofre e o outro destranca a cadeia. Haddad e Toffoli quebram até a China
Abriram as portas das cadeias e não nos avisaram ????
Sim, tem que absolver todos porque se houve alguma coisa errada isso reflete diretamente no PT e no lula. Eles tem que agir como se todos os juízes e promotores na primeira instância fossem marginais e os marginais verdadeiros apenas vítimas de uma tramóia. E as empresas envolvidas continuam a receber dinheiro público hoje em dia, ou seja, não poderiam se realmente tivesse ocorrido algo. Ninguém sério acredita numa suprema corte que a maioria de seus membros foi indicada, direta ou indiretamente, por um bandido ex-presidiário.
HISTORICAMENTE FICOU BEM CLARO QUE QDO A LAVA JATO COMEÇOU BATER NAS PORTAS DO STF, JUIZES E POLITICOS (estes na penumbra), UNIDOS, RESOLVERAM ACABAR COM O RISCO DE FICAREM QUASE TODOS ATRAS DAS GRADES, COMEÇANDO COM A SOLTURA DO EX-PRESIDIARIO LULA QUE SERIA LEVADO AO PODER PELOS MESMOS E CONSEQUENTEMENTE VOLTANDO TUDO COMO SEMPRE FOI, A IMPUNIDADE DE VOLTA !!!
As pessoas adoram dizer que ninguém está acima da lei, o que é um dos delírios mais perigosos da psique social. É uma mentira alimentada aos humildes cidadãos de uma nação para mantê-los obedientes ao Estado, mesmo face à corrupção. Todo ser humano está acima da lei, até que a lei que rege a sociedade se torne incorruptível. Enquanto tivermos uma única lei que possa ser explorada por indivíduos no poder, é imperativo que todos os seres humanos com a capacidade de pensar enfrentem essa lei, mesmo que isso signifique ir contra o Estado, porque tal como as leis de hoje, o nosso governo federal se tornou corrupto e corruptível. As leis escritas são como teias de aranha; elas capturarão, é verdade, os fracos e os pobres, mas serão despedaçadas pelos ricos e poderosos, como grupo J&B, Construtora Odebrecht, Andre do Rapp e outros. Eles sabem como fazer uso de Juizes vendedores de influência.
Sr Camargo, parabéns pela lucidez e coragem de seus comentários.
Até quando essa quadrilha vai destruir o que resta de moralidade judicial? São bandidos porque pisoteiam as leis em detrimento a interesses e conchavos pessoais. Não têm notório saber jurídico, ética, isenção nem vergonha. Só estão estuprando a justiça que é cega.
Não pode haver paz sem justiça, não pode haver justiça sem lei e não pode haver lei significativa sem um (STF) respeitável, honesto e ético para decidir o que é justo e lícito em qualquer circunstância. Neste contexto podemos concluir que, a verdadeira fonte do nosso sofrimento tem sido a nossa timidez, o nosso estoicismo. Temos tido medo de pensar… Ousemos ler, pensar, falar e escrever… Que fique claro que as liberdades do povo brasileiro não são concessões de um tirano que roubou nossas eleições ou parlamentares, ou juizes elitistas. A lei de hoje sob custódia do STF e seus juizes elitistas, criou uma sociedade de desordem e de caos generalizado.
O Toffoli nada mais é que um advogadozinho mequetrefe, defensor de bandidos e corruptos, como ele próprio.Essa “justiça” brasileira é uma merda!
EBA!! AGORA É FESTA! SE FOR DE ESQUERDA ESTÁ TUDO LIBERADO. PODE ROUBAR QUE A PUNIÇÃO É CANCELADA. MAS AI DAQUELE QUE FOR CONSERVADOR E DEFENDER A FAMÍLIA, LIBERDADE, TRADIÇÃO, PROPRIEDADE…. NESTE CASO, VIRA TERRORISTA E VAI PARA A CADEIA POR 17 ANOS!