As cobranças do governador Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, ao governo Lula (PT) geraram desconforto ao Palácio do Planalto. A tensão entre ambos aumentou quando Leite publicou na noite da última quinta-feira, 2, um vídeo nas redes sociais no qual apelou às Forças Armadas para que estendessem para o período noturno as operações de resgate da população afetada pelas enchentes.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Leite destacou a incapacidade de voo noturno dos helicópteros estaduais e a necessidade dos helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) para continuar o resgate.
“São 20h30. Ao longo do dia todo, os nossos helicópteros do governo do estado, o apoio que a gente recebeu também de outros estados, com helicópteros de São Paulo, Paraná, estiveram em campo para resgatar muitas vidas, mas eles não têm capacidade de voos noturnos”, escreveu o governador. “Os helicópteros que têm capacidade de voo noturno são os das Forças Armadas. O que eu estou aqui apelando, rogando, estou em contato com o general que comanda essa operação e confiamos nas nossas Forças armadas é que, havendo condições climáticas, no limite do possível, estejam sendo empregados esses helicópteros nessa noite e nessa madrugada crítica”, completou
O que disse o governo Lula
Em resposta, membros do governo petista disseram que os militares atuaram dentro do limite de segurança até as 22 horas. Na última sexta-feira, 3, em uma declaração que parecia direcionada a Eduardo Leite, Lula afirmou que o governo federal não iria medir esforços para auxiliar o Rio Grande do Sul. O petista avisou que seus 37 ministros estão à disposição do governador para dar apoio ao Estado.
“Queremos mostrar nossa solidariedade ao povo gaúcho e reafirmar ao governador que todo o governo federal está pronto para ajudar o Rio Grande do Sul”, declarou o presidente.
O chefe do Executivo visitou o Estado nesta semana e conduziu uma reunião extensa com o governador. Em seguida, ele anunciou a criação de uma sala de emergência no Palácio do Planalto para centralizar as ações de resgate e recuperação.
+ “Rio Grande do Sul: água inunda UTI em Canoas e 9 pacientes morrem”
O presidente prometeu ainda recursos financeiros para auxiliar o RS e propôs uma reunião com prefeitos para avaliar os prejuízos. Está prevista a liberação de uma medida provisória com créditos extraordinários, cujo valor ainda será definido.
Espere sentado, alguma coisa do molusco.
FEZ O L, movido pelo ressentimento; agora, pague o preço.
Será removido da política pelos gaúchos.
Em setembro do ano passado, em plena tragédia, foi a SP, para um show de axé.
Desbunde total.
Lula senil = exército brasileiro, vergonha nacional, e é a mesma cambada, depois aquele general Paiva, vai pedir verba para planos mirabolantes, marinha e aeronáutica idem, as aeronaves do exército só decolam até as 22 horas com margem de segurança, falar o que, onde estão lanchas da marinha, no RS estão os maiores contingentes do exército brasileiro, as civis solidários estão tendo dificuldade de socorrer seus irmãos gauchos porque estão querendo saber se o barco está legalizado se o condutor está com arrais em dia, se a comida foi feita por empresas que tem contrato de fornecimento de comida com o governo, canalhas burocráticos, quanto ao governo Lula esqueçam já encaminhou bilhões e mais bilhões para seus apadrinhados para usar na eleição e se locupletar. Mas tenho certeza que o povo brasileiro não vai deixar de dar a mão aos irmãos do Rio Grande do Sul, que sempre deu ao Brasil exemplos de superação, mesmo com tanto sofrimento.
As forcas armafas já garantiram que vao pintar todos os meios fios depois da tragefdia
Só mentiras e incompetência
Essas são as FFAA! Só prestam ajuda ao povo que está MORRENDO dentro dos limites de segurança, não existem limites para exercer a única finalidade para que existam essas forças da vergonha, então só entrariam em um conflito se o inimigo não estivesse armado? Essas FFAA são a maior VERGONHA que o Brasil poderia ter, comandadas por canalhas, que questionam o auxílio a uma população em desespero mas não questionam quando recebem ordens de prendê-la covarde e atraiçoadamente . Pelo menos esse governadorzinho mequetrefe, metido a Maju dos pampas, está conhecendo, tardiamente, como realmente são os aliados que escolheu apoiar.
Queremos? Prometemos? O que mais? Porque “de menos” o Garanhuns e seu bando já dão provas.
É o cúmulo da desfaçatez! Quer dizer então que em caso de guerra os helicópteros das meninas não podem voar à noite?
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Esse desgoverno é incapaz de tudo, somente entendem de desviar dinheiro, são craques nesse assunto ….um lixo
Ô Eduardo, não espere o “Leite” desta vaca velha que é o desgoverno Federal….
O ano passado já foi uma lição ou não ?
O que esperar desse desgoverno? Nada proveitoso.
Esse desgoverno do PT não está preocupado com o Sul ou Oeste do Brasil, essa região não dá votos a eles. Essa região, junto com o Sudeste, gera 90% dos impostos que vão para o nordeste e é pilhado pelos governantes promíscuos e seus “cumpanheiros”, isso só vai mudar quando o povo parar de votar em lixo, mas pelo que se viu ontem no Rio de janeiro, não vai mudar tão cedo!
Na sala de emergência tem cachaça e orgia?
Como é que é?
Resgate até as 22 horas ?
As FA só trabalham no horário comercial ?
Acho que deve ser por causa da lei do silencio , né?
E se for em caso de guerra ( que Deus nos livre disso) a guerra para as dez da noite e continua no outro dia depois das seis da manhã , seria isso?
Governo Lula?
De onde menos se espera é que não sai nada mesmo.
Os militares das forças (?) armadas só fazem resgate até as 22:00. Chagou nesse horário, para-se a guerra para os militares descansarem. É mesmo total falta de pudor. Esses que vivem se auto elogiando e se vangloriando de seu passado, que não é deles, é da FEB na segunda guerra, não podem trabalhar depois das 22:00h. Será que os pracinhas da FEB também só atuavam dentro do horário de serviço? É claro que não. Esses de hoje não passam de covardes inúteis.
É o braço forte e a mão amiga mais os corruptos juntos para prender manifestantes inocentes do oito de janeiro, o restante é pura retórica dos incompetentes de sempre.
A melhor maneira de enganar alguém é fazê-lo acreditar que você realmente disse algo. Luladrão é especialista em falar aquilo que não tem intenção de cumprir, como por exemplo: “Não mediremos esforços para ajudar o Rio Grande do Sul”. O que ele realmente fez, foi seguir a cartilha que dita as “regras para radicais”. La esta escrito que existe muita oportunidade no caos, nunca deixe uma oportunidade se perder, mesmo em catastrofes,, tire o maxímo de proveito da situação, apareça faça de conta que esta bem intencionado, depois deixe-os na expectativa, isso também aconteceu no ano passado quando o ladrão visitou as áreas afetadas pelas chuvas no litoral paulista, mas nada aconteceu em termos de ajuda aqueles mais necessitados.
Os órgãos federais têm culpa nas mortes desta vez. Desde setembro poderiam ter planejado ações de prevenção juntamente com o pessoal do Estado e dos Municípios. É urgente a colocação de censores e alarmes nas bacias do rio das Antas, Caí e Jacuí. As partes altas, com alfluentes de carga volumosa de água nas chuvas necessitam monitoramento. A Marina Silva deveria vir aqui fazer salvamentos na águas turvas dos rios ou nas avalanches das encostas e peraus. O governo passado gastou parte do PIB na pandemia e muitos projetos foram adiados. Agora ela vem culpar o Bolsonaro… algumas barragens conseguiram alvarás do ministério do meio ambiente po rmeio muito duvidoso, inclusive com ações no MPF que as pessoas não sabiam que estava aparelhado. Aliás, nem a imprensa se deu conta deste detalhe, que é apenas mais um, entre tantos. Meu avô disse em 1941 que aqui em cima da serra chovia tanto que não dava para sair de casa para camperear (buscar as vacas de leite e de cria) e duas serrarias que estavam a beira do Rio Santa Cruz (que deságua no Caí) foram levadas pelas águas ou destruídas. Aí, o ditato popular: a água não sobre, ea água desce… até agora os cientistas não contestaram este linguajar. Em 1941 Porto Alegre ficou alegada porque choveu muito nas regiões entre 750 e 1000m de altitude aqui no Rio Grande do Sul. A maioria dos rios citados e afluentes carregaram volumes extraordinários de água até descer no Guaíba. E não se falava em gás carbônica, camada de ozônio, etc.