Muitos brasileiros ficaram indignados com Donald Trump por causa da resposta que ele deu à pergunta sobre como seriam as relações, a partir de agora, dos Estados Unidos com a América Latina e com o Brasil.
“A relação é ótima. Eles precisam de nós muito mais do que precisamos deles. Não precisamos deles. Eles precisam de nós. Todo mundo precisa de nós”, disse o presidente americano à jornalista Raquel Krähenbühl.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No mundo animal, Donald Trump seria um carnívoro solto entre herbívoros — ou seja, todos nós, que obedecemos aos códigos tradicionais da diplomacia e acreditamos piamente que as nações podem colocar a solidariedade e o idealismo à frente de interesses econômicos e militares.
A metáfora é de Emmanuel Macron, ao comentar a vitória do republicano. “O mundo é feito de herbívoros e de carnívoros. Se decidirmos continuar a ser herbívoros, os carnívoros vencerão e nós seremos um mercado para eles”, disse o presidente francês.
É uma imagem feliz. Donald Trump nos confronta com nós mesmos. A sua franqueza carnívora expõe as nossas fraquezas herbívoras. Expõe as nossas escolhas.
Somos nós, brasileiros, que escolhemos ser desimportantes para os Estados Unidos. O que é o Brasil, no contexto das nações? Um gigante bobão, comandado por uma fauna política sem projeto que não o de dilapidar a sociedade.
Os números estão aí. Como os brasileiros podem querer ser relevantes, se a sua participação no comércio mundial é de menos de 1%, a mesma que era em 1980? Se nos comprazemos em ser exportadores de commodities?
Qual pode ser relevância de um país cuja bolsa de valores teve, em 2024, um dos piores desempenhos entre todas as outras dignas deste nome? Um país que representa ridículos 0,5% da carteira de investimentos do mundo e entre diminutos 6% e 7% nas carteiras de mercados emergentes?
Qual é a produção tecnológica do Brasil? Insignificante. No Índice Global de Inovação do ano passado, ficamos em 50º no ranking de 133 países. Para se ter ideia, em 2022, a China fez 70.015 pedidos de patentes, os Estados Unidos fizeram 59.056 e o Brasil, somente 548. Não mudou nada de dois anos para cá.
Guardadas as devidas e enormes diferenças, provocada por Donald Trump, a Europa também se vê confrontada consigo própria: com o seu excesso de regulação, com as suas escolhas enérgicas caras, com o seu modelo social impagável, com o envelhecimento da sua população, com o empobrecimento da sua classe média, com a sua dependência militar dos americanos.
Os europeus, no entanto, partem de um patamar de riqueza material e intelectual muito mais elevado do que o dos brasileiros para fazer frente aos Estados Unidos de Donald Trump.
O que o Brasil deveria fazer neste mundo de competição carnívora? O primeiro passo seria enxergar-se do tamanho que é. Isso não significa ser vira-lata, mas ter princípio de realidade e, a partir daí, seguir no caminho certo. Somos desimportantes por culpa nossa. Por causa das nossas opções erradas desde sempre. Ninguém no mundo precisa do Brasil. A julgar pela maneira com a qual se comportam, nem os brasileiros precisam do Brasil.
agora o molusco saberá, de fato, como é um ser insignificante.
nanico nas relações internacionais.
somos um grande país, mas administrados por anões obcecados por roubar.
essa “era” já com os dias contados.
FORA A ANARQUIA INSTALADA.
E por que o Brasil teria que ser ‘importante’ na geopolítica mundial? Pra ter que arcar com guerra, terrorismo? Naaaa… Deixa a gente quieto aqui. Se o Brasil fosse ‘importante’, já teríamos que ter juntado os exércitos de Argentina e Paraguai, invadirmos a Venezuela, capturar o Podrão (era Maduro, mas apodreceu), garantir a lisura das eleições e depois ser xingado mundo afora de ‘imperialista’. Ser importante dá trabalho. Terceiro-mundismo não se improvisa, é obra de séculos.
O maior problema do Brasil somos nós brasileiros. Infelizmente alguns de nós chega ao poder, e infelizmente legislam, executam e julgam.
Nós, brasileiros, não temos vocação para a eficiência, produtividade, e muito menos para honestidade!
O problema do Brasil é a esquerda. Se ela não existisse esse país seria outro, seria rico e seu povo viveria igual aos americanos, sem precisar pensar em deixar o pais. Que consertar o Brasil é só parar de votar na esquerda e no centrão.
OS AMERICANOS LUTARAM E DERROTARAM O MAIOR EXÉRCITO E POTÊNCIA NAVAL DA ÉPOCA NA SUA GUERRA PELA INDEPENDENCIA. AQUI O IMPERADOR ENTROU NUM NAVIO E FOI PARA PORTUGAL SEM TOMAR UM TIRO.
AQUI ACEITAMOS SER GOVERNADOS POR UM ANALFABETO E POR UNS JUIZES DE MERDA. ESSA É A DIFERENÇA…..
Diga aos que têm complexo de vira lata como os bolsonaristas que estão aqui a apoiar essa fala ridícula e mentirosa de Trump, o seguinte: Brasil com sua agricultura alimenta um bilhão e meio de pessoas no mundo todo, fora as exportações de bens manufaturados como a Embraer. Brasil tem um povo gentil e trabalhador.
Agora esses “, patriotas” bolsonaristas não vão defender sua pátria? Seus cafajestes
Prezado se você chama Bolsonsrista de cafajeste, está no local errado, sumam daqui
👹 Extrema esquerda.
Lula é ladrão ? ( ) Sim ou não .
Mensalão existiu ? ( ) sim ou não .
Cesári batisti é terrorista ? ( ) Sim ou não .
Cuba é uma ditadura? ( ) Sim ou não .
Hamas é terrorista? ( ) Sim ou não .
Dilma é terrorista? ( ) Sim ou não .
José genuíno é ladrão e terrorista? ( ) Sim ou não .
José Dirceu é ladrão ,sequestrador e terrorista?( ) Sim ou não .
The Guevara matava gays ? ( ) Sim ou não .
Palestina recusou a ter um estado por 3 vezes ?
( ) Sim ou não .
Se você tiver dinidade,ombridade pra responder essas questões , você vai entender Antônio Nogueira, o que é patriotismo.
Cadê os nossos prêmios Nobel ?
Gentileza eu tenho com suas irmãs , deixe de ser idiota .
Lula : condena Israel ,EUA ,Ucrânia .
Lula : apoia Palestina ,Hamas , Venezuela, Nicarágua e Rússia .
Lula abriga o Cesári batisti no Brasil .
Não somos sérios,somos insignificantes pro mundo , anões diplomáticos .
👹 Extrema esquerda,ferrou o Brasil FHC 8 anos ,Lula 8 anos ,Dilma 8 anos , nós mudamos os parceiros comerciais ,saímos do ocidente e entramos de cabeça no oriente.
Se alinhamos a Cuba , Nicarágua, Venezuela,Irã ,Palestina ,Ditaduras muçulmanas na África .
Se somos isso 💩devemos a extrema esquerda .
🚨🌈💩Antônio Nogueira, você não trabalha,vive de auxílio governamental, velho diabético , obeso ,deixe de ser patético.
Um país que aceita a produção de drogas na sua vizinhança , não tem projeto limpo. O consumo e baldeação desse produto para o resto do mundo é por aqui . Como ser levado a serio ? A América do Sul tem o maior índice per capita de narcotraficantes . Todas agendas positivas desses governos , se existem, estão desfiguradas pelo crime super organizado. Nossa justiça já trabalha pressionada e infiltrada há décadas . Ninguém olha a América do Sul e Brasil como países compatíveis, somos os vira latas mesmo.
So
os um povo Bosta! Macunaímas raiz! Essa maldita herança Índia tudo contamina, tudo apodrece, a preguiça e a indolência é forte e acompanha a miscigenação sempre… não dilui e nem se extingue com imigrações europeia, asiáticas , africanas..ela SEMPRE AFLORA e destrói a produtividade e civilidade.
Nos nossos condomínios mesmo sempre nos deparamos com gente problematicas que não querem seguir as regras…ou arruma confusões e reclamações desarrazoadas… ou brigam por uma coisa justa, mas depois, lá na frente faz patifarias como deixar o cachorro cagar na calçada e não recolher… 80% de nossa população tem esses vícios asquerosos…. NUNCA SEREMOS CIVILIZADOS nesse regime democrático..bandido e fraudadores de eleições… a gente vota… e o STF impede os ganhadores de governar…. NUNCA!
Ilustre autor da matéria, a meu ver o problema NÃO É O BRASIL, ou seja, penso que o Presidente Trump não se referiu ao nosso país, como país, como terra gigantesca, repleta de riquezas naturais, mas ao POVO que não sabe nem mesmo VOTAR, mas aos POLÍTICOS inservíveis, viciados na corrupção, mas às INSTITUIÇÕES nossas apodrecidas e com odores insuportáveis.
A verdade dói mas é isso mesmo, enquanto o brasileiro só se importar com futebol carnaval cerveja e gandaia junto as bolsas misérias que sustentam isso as custas de outros brasileiros que trabalhavam 24hs pra manter isso não há nem terá porque ter orgulho desse país nanico principalmente cultural……………..
Parabéns, brilhante visão doque é o Brasil e sua população !
Parabéns, brilhante visão doque é o Brasil e sua população !
País comandado por bosta da nisso , total razão para trump
Isso é o cúmulo do vira lata.
Até pra bolsonarista isso foi demais
Não só o Brasil, junta aí toda a América latrina ladina e todas as demais ex-colônias de Portugal e Espanha. Nada foi pra frente. A não ser na produção de drogas e tragedias.
Até pouco tempo eu tinha certeza que o povo era, na sua imensa maioria , ignorantes e votavam muito errado por opção. Depois da última eleição presidencial , quem pode garantir que as eleições passadas foram limpas ???
Se adotaram esta tática fraudulenta para eleição presidencial não poderiam faze-la para todos os cargos???
Ninguém solta a mão de ninguém , se protegem mutuamente instintivamente.
Chego a pensar que o consórcio que hoje manda no país sempre mandou e nós éramos enganados pela globo.
Lembram quando mais da metade da população brasileira parava para assistir o jornal nacional ???
Desconfio que sempre fomos ENGANADOS .
Não duvido de que vc esteja certo
Concordo, somos nanicos, comandados por ladrões
A verdade dói, porém é verdade! Ponto de início para nossa jornada!
Antigamente quando se falava em terceiro mundo, o grande objetivo dos governantes era liderar o dito terceiro mundo. Não me lembro quem, mas tínhamos um ser mais consciente e inteligente que lançou uma grande verdade que era, prefiro ser o rabo do cachorro do que o focinho do rato. A quadrilha que aíesta quer ser o rabo do rato para que suas falcatruas permaneçam na escuridão.
Perfeito! Com o passar do tempo nos distanciaremos ainda mais. Seremos tão mais atrasados e primitivos q eles virão aqui fazer turismo exótico não só pela nossa natureza como também pelo exemplo de fracasso de nossa sociedade urbana.