Na proposta do senador, mandato de prefeito se estenderia até 2022
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu, por meio de ofício, ao senador Major Olimpio (PSL-SP) sobre o pedido do parlamentar para o adiamento das eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
Para o tribunal, o prazo é estabelecido por lei e qualquer alteração feita pela Corte extrapola os limites de atuação da Justiça Eleitoral. O TSE entende, portanto, ser possível ainda a realização do pleito no prazo estabelecido.
Na proposta do senador, o mandato dos prefeitos se estenderia até 2022 e o pleito seria realizado junto com as eleições para governador e presidente.
Segundo Major Olímpio, isso geraria uma economia de pelo menos R$ 1,7 bilhão, valor usado para aquisição das urnas eletrônicas, além de R$ 2 bilhões do fundo eleitoral.
“Lamentável essa decisão, uma vez que não sabemos quando este momento crítico da pandemia vai passar. Fui incisivo nessa mudança para que as eleições fossem para 2022, junto com as demais, pois iria gerar uma economia relevante, neste momento de emergência e extrema necessidade do melhor uso do dinheiro público”, afirmou o senador.
“O montante para realizar a votação poderia ser destinado para ajudar os brasileiros que tanto carecem neste momento, e não para comprar santinhos e pagar gastos de campanha”, acrescentou.
Leia o ofício na íntegra
Colaborou Cristyan Costa
#ELEIÇÃO2022
Corretíssimo, as eleições serem adiadas para 2022. Parabéns Major Olímpio pela iniciativa. A partir de 2022, teríamos eleições a cada 4 anos. Perfeito. Uma grande ideia que irá gerar uma grande economia. Por outro lado, evitaríamos o risco de contaminação pelo coronavírus, se as eleições forem agora ou no próximo ano. Será só uma questão de bom senso e segurança para a população.