O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, neste domingo, 6, que 1.963 urnas eletrônicas foram substituídas, até às 13 horas.
De acordo com o TSE, o número de máquinas trocadas corresponde a cerca de 0,4% do total, de 478 mil equipamentos.
Em apenas uma seção o voto teve de ser manual.
Ainda conforme a Justiça Eleitoral, a polícia prendeu cinco candidatos. Já entre os eleitores, as detenções chegam a 68. Até o momento, os agentes levaram 12 armas.
Cármen Lúcia defende as urnas eletrônicas
Depois de acompanhar o teste de integridade das urnas eletrônicas no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a presidente do TSE, Cármen Lúcia, defendeu as urnas.
“A importância é exatamente para a reiteração do que vem sendo comprovado historicamente”, disse Cármen. “As urnas eletrônicas são seguras e auditáveis. Tudo que se faz é com transparência absoluta.”
O teste de integridade é mais uma das etapas de auditoria realizadas antes, durante e após as eleições. Nela, os sistemas são certificados por representantes da Justiça Eleitoral.
Leia também: “O aparato de vigilância do TSE”, reportagem publicada na Edição 215 da Revista Oeste
Site do TSE está com problemas. É bom lembrar da apuração que resultou na reeleição da Dilma e na Eleição presidencial de 2022. Não pode ser MERA coincidência.
O site do TSE está com problemas. Não é mera coincidência no Brazuela.
Essas não tinham vida própria …