O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou na noite desta terça-feira, 27, o julgamento da ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. Em caso de condenação, ele ficará de fora de disputas eleitorais pelo período de oito anos.
O julgamento foi retomado por volta das 19h15 da noite de hoje. No TSE, o caso começou a ser avaliado na manhã da última quinta-feira, 22. Na ocasião, a sessão serviu para o ministro relator do processo, Benedito Gonçalves, ler — por horas — o relatório. Na sequência, tiveram voz o advogado de acusação (do PDT, partido responsável pela ação, o advogado de defesa de Bolsonaro e o representante do Ministério Público Eleitoral.
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, foi o responsável por abrir a sessão da noite desta terça. Na sequência, ele deu a palavra ao relator. Dessa forma, Gonçalves começou a fazer a leitura do seu voto.
Depois do voto do relator, o julgamento seguirá com votos dos outros seis ministros do TSE: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques, Raul Araújo Filho, André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques Neto.
No processo em julgamento, Bolsonaro é acusado de espalhar fake news durante encontro com embaixadores, em julho do ano passado. Na ocasião, o então presidente da República teceu críticas ao sistema eleitoral brasileiro.
O julgamento no TSE que pode tornar Bolsonaro inelegível
Confira, abaixo, a transmissão do julgamento do TSE que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível:
Não se esqueçam nunca da cara desse energúmeno, desqualificado.