O perfil oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Instagram sugeriu que a urna eletrônica foi uma invenção tão importante para a humanidade quanto o fogo e a roda. Em publicação neste domingo 23, o órgão afirma que a criação do equipamento “foi um marco global em relação à tecnologia eleitoral”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A postagem é uma comemoração aos 29 anos de criação da urna eletrônica, usada no Brasil desde a década de 1990. “Nasce uma querida”, diz o TSE no título da legenda. Segundo o tribunal, o aparelho “fortalece a democracia” e é seguro, confiável e acessível.
Além do TSE, outras instituições federais tentam engajar nas redes
Ao colocar a criação da urna eletrônica como um dos “eventos mais importantes da história”, o TSE entra para a lista das instituições federais que aderiram a gírias, piadas e memes para tentar se comunicar com o público mais jovem.
Em janeiro, durante a repercussão da proposta de monitoramento do Pix pelo governo federal, o Banco Central usou a mesma abordagem. “BC Sincero na área para aliviar o coraçãozinho de quem desceu pro BC com a cabecinha cheia de fake news sobre cobrança de taxa no Pix e fim do sigilo bancário das suas finanças”, diz a publicação.
Mais recentemente, no Dia Internacional da Mulher, os perfis oficiais do Supremo Tribunal Federal publicaram um vídeo produzido em parceria com os comediantes do grupo Porta dos Fundos.
Pra eles claro que é, afinal ela não é auditável, ninguém pode duvidar dela e como eles não aceitam o voto com comprovante impresso nós deduzimos que o nosso voto serve somente pra autentificar a vontade deles.
Concordo com o TSE que a urna eletrônica foi uma invenção importante, desde que ela seja auditável, segura e inviolável. Não sou especialista nesta área, por isto não estou seguro a respeito da auditabilidade das urnas ou da inviolabilidade da mesma. Se não o forem, seria somente um instrumento passível de trapaças, que serviria somente para “eleger” picaretas.
Mais um produto de exportação, além dos agro.
É a verdadeira seita de adoradores da urna , o que prova o grau de instrumentalização desses tribunais superiores.
Não sobra um com integridade.
O certo seria rever suas funções e importância para o país.
Pra mim não deveriam mais existir.