A TV Cultura emitiu nota oficial nesta segunda-feira, 16, em que lamenta o incidente que envolveu os candidatos à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB).
Neste domingo,15, durante debate na emissora paulista, o candidato tucano arremessou uma cadeira contra o concorrente. Em razão do confronto, a direção da TV Cultura interrompeu momentaneamente o programa. Depois, decidiu expulsar Datena do evento e retomar as discussões.
Acordo prévio manteve debate
No comunicado oficial, a Cultura reiterou ter tomado todas as providências necessárias. Acrescentou que, logo depois do incidente, assumiu decisões “de acordo com as regras estabelecidas previamente entre a Cultura e as campanhas de todos os candidatos presentes”.
Leia mais notícias de Política na Oeste
Conforme a nota, o debate continuou mediante consulta e concordância dos partidos. Durante o incidente, todas as precauções, incluindo relacionadas à cobertura da imprensa, foram tomadas visando à segurança do público presente ao local do encontro.
Cultura diz que Datena descumpriu regra
Em entrevista ao canal Globo News, o jornalista e mediador do debate da TV Cultura, Leão Serva, explicou que o candidato do PSDB descumpriu a regra ao abandonar o púlpito. “Esta era uma regra prevista que ele descumpriu ao se dirigir fisicamente ao Pablo Marçal”.
O jornalista admitiu que a comissão do debate falhou ao não compreender uma gíria usada por Marçal para criticar Datena. A gíria usada por Marçal foi “jack”, comum em presídios para se referir a detentos que teriam cometido crimes sexuais, particularmente estupros.
Baseado no que já ocorrera no debate da TV Gazeta, onde Datena ameaçou agredir Marçal, Serva disse que temia por esse risco em razão, principalmente, do temperamento de Datena. “Todo mundo sabe que ele tem pavio curto.”
Sobre a saída de Pablo Marçal do debate, o mediador explicou que a decisão foi do próprio candidato. “Ele nos disse que estava sentindo dores e preferia ir embora”. Depois da agressão, assessores levaram o influenciador para o Hospital Sírio-Libanês.
Só esqueceram de dizer que falaram para o marçal que ele ia ficar na marca de penalty. Para quem convocou a velhinha e o nacional kid que bebe cerveja para comentar o debate o que vai se esperar.
Procurem saber quem é o Mediador leão servas. Aquele q tomou o celular do deputado lá na Câmara. É ele mesmo q tá falando em debate democrático.