(Publicado no Estadão, em 26 de fevereiro de 2023)
A prisão de mais de 900 cidadãos numa penitenciária de Brasília, sob acusação de terem participado da invasão e depredação dos edifícios dos três Poderes, é uma vergonha nacional. Nunca houve na história da República prisões políticas em massa como as do dia 8 de janeiro, nem o massacre da legalidade que está sendo cometido contra os acusados pela máquina oficial de repressão; só as ditaduras mais abjetas do mundo fazem coisas parecidas às que o Brasil faz hoje.
As pessoas estão na cadeia, em condições que os grupos de defesa dos “direitos humanos” achariam intoleráveis para criminosos comuns, há quase dois meses. Até agora o aparelho judiciário do Estado, com polícia, Ministério Público, juízes, STF, etc., etc., não foi capaz de dizer, entre os 900, quem cometeu qual crime – ou mesmo quem não cometeu crime nenhum. Como não sabe, mantém todos presos. Por quanto mais tempo? Como nos campos de concentração, não há prazos, nem informação, nem nada.
É um insulto espetacular à lei. O passo mais elementar da ação penal, sem o qual não se pode ter processo nenhum, é acusar um indivíduo determinado, com identidade estabelecida além de qualquer dúvida, por ter cometido este ou aquele crime previsto no Código Penal. É a tão falada “individualização” da “conduta criminosa”. Sem isso não se vai a lugar nenhum; a obrigação mínima da autoridade pública, ao prender alguém, é dizer o que ele fez, ou do que é acusado. Não existe no Brasil o crime coletivo, algo a ser praticado por uma massa de gente. A acusação tem, obrigatoriamente, de se dirigir a um indivíduo específico, e por um ato específico. E se o crime foi praticado por 20 pessoas? Cada uma das 20 tem de ser denunciada, individualmente. Também não é crime estar perto do crime, ou de criminosos – da mesma forma como não é crime estar dentro de um estádio de futebol quando bandos de marginais brigam entre si nas torcidas organizadas. Nada disso está valendo para os presos de Brasília. Eles são de direita – por isso não têm direitos.
É chocante o ex-governador Sérgio Cabral, condenado a 400 anos por corrupção, estar solto enquanto centenas de brasileiros estão presos sem o devido processo legal. O mesmo espanto ocorre quando assassinos, assaltantes ou estupradores presos em flagrante saem da cadeia assim que chega o advogado – ou quando o MST, em mais um ato de terrorismo no campo nas proximidades de Brasília, agride selvagemente um cidadão, e os criminosos são soltos cinco minutos depois de assinar um pedaço de papel numa delegacia. É simplesmente incompreensível, para o brasileiro comum. Isso é justiça? Isso é democracia?
Impossível reverter a situação que o Brasil se encontra jogando dentro das quatro linhas.
Esse careca é um criminoso, pena que nunca vai pagar pelo mal que fez, faz e fará.
Agora com todas as assinaturas da câmera e do senado a CPMI vai mostrar quem realmente provocou todo aquele vandalismos.
OAB????? CNBB??? Verdadeiros ANTROS de bandidos. As diretorias das OABs “estaduais” e da OAB Nacional falaram alguma coisa? Nadinha. Bando de can ……
Isso é uma VERGONHA!!!
E a OAB ada? Sr. Alberto ( Beto) Simonetti quietinho, não sabe de nada, já jogou fora a Constituição e esqueceu o seu juramento na sua formatura? Agora não tem mais processos, é só intermediação $$$ e nada mais. Muito bonito em !!!!!
CONFESSO QUE AINDA NÃO CONSEGUI ENTENDER POR QUE MICHEL TEMER INDICOU ALEXANDRE DE MORAES PARA MINISTRO DO STF!
vergonha nacional!!
Crime da ditadura do Alexandre de Moraes. o LULA puro fantoche.
o Estado atualmente parece não querer apenas punir atos ilícitos de radicais, mas impedir que outros crimes sejam cogitados, nos enfiando goela abaixo um regime de vigilância permanente e um Judiciário policialesco, completamente incompatíveis com os valores da democracia que, paradoxalmente, se pretende preservar.
Temos assistido a uma gradativa e muito preocupante relativização das liberdades de expressão, um número cada vez maior de decisões judiciais imprudentes
Isto é apenas do ensaio do real massacre que poderá vir na implantação da ditadura clepto-comunazista bolivariana … lembrem do argentino Che Guevara fuzilando sumariamente inocentes cubanos e assim 14mil foram trucidados de forma covarde e vergonhosa … o Brasil que hoje envergonha o mundo será o ânus da humanidade e seu povo chorará sangue.
Está ditadura maldita que eu classifico como INFERNO VERMELHO se instalou no País e, no meio de mais de 200 milhões de brasileiros, poucas vozes sensatas como a de J. R. Guzzo são proferidas.
OS ANALFABETOS IGUAIS À ELE, PREFERIRAM VOTAR EM UM DESCLASSIFICADO, UM MOLUSCO MENTIROSO, CORRUPTO E IMORAL. AMORAL, INEPTO E CACHACEIRO … PREFERIRAM FAZER O “L” DE: #LULARÁPIOLULADRÃO
Você pode pedir o que quiser, desde que pacificamente. Tem até partido político que pede a implantação da ditadura comunista. A individualização da pena para cada um que cometeu vandalismo é o mínimo.
Art 2 da Lei Antiterrorismo diz claramente que atos de cunho político não são terrorismo. A Dilma que fez essa lei, então ela não podia considerar a cumpanherada terrorista né?
Num futuro – não sei o quão próximo – esse Sr Moraes terá de pagar na lei por seus atos fora dela. Isso quando a Justiça voltar ao Brasil.
Não! Isto aqui virou uma ditadura e muitos fingem não enxergar.
Não há dúvida de que é uma agressão ao estado de direito, mas tem o lado, se é que se pode chamar assim, positivo, pois mostra a fragilidade das instituições brasileiras que sempre foi escondida sob uma retórica de civilidade.
Pior é ter cidadão defendendo a tirania de Moraes. Lamentável. Punir quem merece , respeitando os direitos previsto na Constituição.
A Oeste colhendo os resquicios de gramineas para alimenta4 a massa faminta.
A Revista Oeste, para a sua decepção, Sergio, está apenas começando; vá procurar a sua grei na Foice de SP.
Só pode ser um descerebrado para fazer esse comentário. Apoiar o que está acontecendo é algo inacreditável, daí eu imaginar que esse Sergio Vieira esteja com os neurônios desativados. Não importa posição política ou ideológica. Não importa se é petista, psolista ou outra coisa. O fato é que temos 900 inocentes presos. E só imbecís não entendem porque o Luladrão não quer a CPI. Tudo montadinho. Tudo preparado. Os bandidos estavam lá dentro dos prédios e destruindo tudo muito antes de chegarem os manifestantes. Os vídeos (que o Luladrão mandou censurar) mostram no relógio das câmeras o horário das destruições e as caras dos bandidos. Mas é preciso mostrar culpados. Basta acusar sem provas, prender e o Moraes – grande can…. – se sente satisfeito..
A matéria foi publicada pelo Estadão: preste atenção ao que lê antes de repetir narrativas agressivas!
Resposta enviada Sérgio Vieira.
A Oeste está reproduzindo o que o Estadão publicou! Preste atenção ao que você lê, antes de repetir narrativas agressivas.
É um absurdo tão grande que até parece mentira.Porém,o mais absurdo é o silêncio da imprensa velha,do Ministério Público,da OAB,da CNBB,das chamadas organizações de direitos humanos e de boa parte do congresso.
E então, quem poderia agir e resolver essa questão?
CONGRESSISTAS COVARDES
Jose Maria, como bem disse nosso ex melhor presidente, presidiarios nao tem q ter regalia. Direitos humanos???
Acho que ele estava se referindo a presidiarios devidamente julgados e condenados. Ou estou errado? Ou todos esses 900 e poucos ja foram devidamente julgados e condenados? Que se julguem e se condenem os VERDADEIRAMENTE CULPADOS. Nao estou aki defendendo os CULPADOS.
QUANDO A VERDADE VOLTAR (🙏) SERÁ A VERGONHA INTERNACIONAL
Nunca houve no Brasil tao afrontoso ataqur a democracia. Ao contrario dos propensos machoes, cheios de bravayas e rrtoricas Xandao enquafrou todos.
Bobo
Esperto cheio de mimimi. Como diziam os patriotas, aceite q doienis.
Bobinho
Profundamente chocada com todas as instituições que deveriam defender o cidadão que estava no lugar errado na hora errada.. Inaceitável Bolsonaro ir para o exterior e não dar um toque para os manifestantes irem pra casa.O deputado Ótoniel de Pádua em entrevista,disse que implorou que ele fizesse isto.E o Pl não demonstra postura de indignação que a gravidade da situação exige .Este clamor de justiça pelos indigitados cidadãos tem que ser diário.
Concordo com vc Ritinha
Campo de concentração a brasileira
E meu amigo! Então todos deveriam estar presos por crime de prevaricação vc não acha? Todos! Os poderes inclusive todas as forças armadas pois eles ficaram ali quanto tempo mesmo? 2 meses? E só resolveram agir depois?
O ato do dia 08 /01/23 foi e será inaceitável e tem que haver a punição, mais cadê a prudência dos que deveriam ser os representantes da lei?
Querem ou não descobrir o que aconteceu no dia 08? Deixa rolar a CPMI e aí vai puxar a pena e sair a galinha inteira. Aguarde e verás, mais depois tem o abafa e o deixa disso , já conhecemos a história infelizmente!
Há uma corja de covardes no Congresso, a grande maioria envolvida em investigações sobre corrupção e lavagem de dinheiro, que se cala e não têm coragem de enfrentar a ditadura de toga que se instalou nesta terra. ‘Direitos humanos’ só aparece e grita para defender grandes criminosos que roubam e matam pessoas inocentes. A ONG da Ob está infestada de oportunistas que tiram vantagem do fato de ade vogados fantasiados de capas pretas serem indicados para o supremo e garantir assim os privilégios de alguns da classe. A imprensa suja e comprometida dominada por jornalistas militantes alienados que manipulam informações e escondem a verdade dos fatos. Um ‘governo’ corrupto e ladrão a serviço de uma agenda política vermelha que busca há décadas implantar um regime supremacista, totalitário e autoritário. E uma massa de manobra analfabeta, sem formação, sem cultura e facilmente corrompida por ‘benefícios e auxílios financeiros’ distribuídos pelo sistema. Eis aí o brazil da injustiça.
Na verdade, faco de suas palavras passadas as palavras atuais. Chega de mimimi.
Só Deus nos salva, pq os homens de bens se calam e se acovardam, no máximo enviam mensagens em aplicativos pedindo pombas brancas pela paz, já era, quem puder sair nesye ano melhor, pois a partir do próximo só fugindo.
Marcos covarde!!!
O Brasil hoje vive uma ditadura do judiciário, diga-se stf, em conluio com o executivo, o congresso nacional, diga-se senado federal não funciona sob o comando do senhor Pacheco, as fa que deveriam agir quando estavam sob o comando do Presidente JMB, se acovardaram e desobedeceram uma ordem superior, durma-se com um barulho desses, lembram-se das lágrimas… que dor… lembrei-me das 30 moedas de prata, lá era o Filho de Deus, aqui condenaram um país e toda população/empreendedores/profissionais e trabalhadores em troca das moedas, cargos e as promessas feitas por um ex-presid…. E agora a quem recorrer? Eis a questão?
O que mais me incomoda é saber que essa injustiça vai ficar por isso mesmo!
Os sem terras estão invadindo e não acontece nada, aqueles que invadiram a praça três poderes são chamados de terroristas, presos sem mandatos, sem provas sem julgamento, e agora sem direito a visitas para ninguém ver as condições que estão, e ninguém consegue fazer nada que lei é esta que só uma pessoa julga e fã oque bem entender cadê o pessoal dos direitos humanos ou pessoas não tem direitos nem humanos por ser de direita
As vezes eu penso que vivo um pesadelo, que vou acordar, e ver que não é verdade que estas pessoas estão presas! Eu fico indignada, de não encontrarem uma solução! Penso, que estão esperando o Bolsonaro voltar, para fazer uma moeda de troca com ele, eu não sei o que é, mas a minha intuição me diz, que eles se utilizaram desta situação! Mas isso, o Brasil jamais poderá esquecer! Eu sinto vergonha de ver o comportamento desta suprema corte, se utilizando de uma caneta, sem justiça, sem caráter!
Interessante, há mais de quatro anos que as leis e a Constituição desse país veem sendo agredidas e violentadas pela mais alta corte. Nesse longo período, não me lembro de o Estadão ter reclamado. Assistiram de camarote o crescimento do monstro. Certamente estão percebendo, agora, que não há como domá-lo (o monstro).
Onde foi parar o Direito que aprendi? Como as universidades conseguem continuar a ensinar um direito que não existe mais?
Assistimos indignados e impotentes estas arbitrariedades do STF, comandadas pelo senhor Alexandre de Morares, “ditador da toga”, com a conivência e omissão covarde dos senadores e deputados, agravado pela omissão criminosa das Associações de Magistrados, OAB e Mistério Publico.
Avtoda ação corresponde reação contrária, algumas vezes igual. Mas tem cheiro de coisa ruím no ar.
Isso é im absurdo sem dúvida, porém o que mais me irrita e ver um congresso omisso e acovardado. Votei no astronauta como senador, não esperava muito dele, mas não tive outra opção, agora não esperava essa omissão ante tanta barbaridade jurídica, também votei no Ricardo Salles e, está tão omisso e acovardado como o astronauta
Que decepção, onde está aquele congresso eleito com pompa e circunstância? Todos uns bundões
E onde estão MP, OAB, AGU e todos deputados e senadores dessa bagaça de país. É inadmissível o que está ocorrendo neste caso específico. O restante da população de bem que também não aceita e n concorda o que está fazendo para acabar com essa farsa ? Estranho esse comportamento que estamos vendo correr pelo país, nao esquecendo que uma verdadeira ditadura foi implantada e aqueles que ignoram, se acham isentos vão pagar em breve um alto preço por essa postura.
Grande sensibilidade presente no artigo.
Atitudes de ódio como esta do STF, sem os devidos processos legais, trazem a tona mais ódio.
Como se comportarão os parentes destas pessoas presas? Será que seguirão em atitudes civilizadas?
Como reagir a ilegalidade enquanto não lhe dão ouvidos à razão?
Como dialogar com uma besta que avança contra seus irmãos, pais e parentes?
Tenho receio do Brasil que vivemos.
Guantânamo! Aqui da nossa cidade tem uma senhora que foi acompanhar o marido, um cunhado e três vizinhos para uma manifestação em Brasília. Nunca falaram nem pensaram e depredações. Era para ser uma manifestação pacífica contra a eleição de um grupo de criminosos. Só que ela ficou acampada bem distante da praça dos três poderes fazendo lanches para o marido e seus acompanhantes. A noite bateram no acampamento e levaram ela presa e até hoje está lá trancafiada como terrorista. Ganharam água mineral de um outro amigo que também não estava lá em Brasília e também nunca pensou em depredar prédios públicos, o que aliás ele contou que sempre foi contra a violência. Resultado: ele está com medo de ser preso por “ter financiado o grupo”. Ele está escondido num lugar inacessível. Em outros movimentos de esquera até dinheiro público foi arranjado para depredações e invasões e nada aconteceu. Ou seja, a semente da guerra e da ditadura está germinando. Quem é a favor do governo parece que deseja perseguição, prisão e até pena perpétua ou pena de morte. Os que são o contra o governo nunca pensaram nisto. O Bolsonaro, por mais que não se goste dele nunca mandou ou incentivou perseguição, censura ou prisão de adversário. Quem fez tudo isto foi o próprio STF que depois soltou os criminosos que gostam de perseguição e comunismo puro.
Eu achava que era coisa de comunista, mas tenho certeza que é nazista mesmo!
Imoralidade e psicopatia são os adjetivos para o Nosferatu.
Quanto mais atos inconstitucionais ele comete estampa na cara o prazer do psicopata.
Personagem macabro.
Triste! Desejo aos que fizeram isto com pessoas simples que Ardam no Infeno.
Impeachment já do Imoraes