O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), afirmou ao site Poder360 que considera um erro o apoio do partido ao deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP). O psolista se apresenta como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.
Leia mais: “Prefeitura de São Paulo: uma eleição sem candidatos”
“Eu sou vice-presidente nacional. Falo em meu nome, não falo pelo nome do partido”, começou Quaquá, ao sinalizar que diverge da decisão tomada por outras lideranças petistas. “Já está dado no partido que o partido vai apoiar o Boulos. Eu, pessoalmente, acho que é um erro, que o Boulos é o melhor candidato para perder.”
Para Quaquá, é necessário que o partido decida por um nome “mais amplo”, que acene ao “centro” para vencer as eleições municipais de 2024 na capital paulista. Ele sugeriu o ex-ministro de Portos e Aeroportos Márcio França (PSB) como uma possibilidade.
“Teria que ter um candidato mais amplo. Poderia ser até de outro partido”, prosseguiu o deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro. “Acho a candidatura do Boulos estreita para ganhar uma eleição em São Paulo. Mas é uma decisão que o PT tomou, nós vamos respeitar.”
Leia mais: “Ricardo Salles avalia deixar PL e concorrer à prefeitura de São Paulo”
O apoio a Boulos pelos petistas foi oficializado em agosto. O PT abriu mão de lançar um candidato próprio à prefeitura de São Paulo pela 1ª vez desde sua fundação, em 1980. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já comandou a capital paulista por três vezes.
Nenhum prefeito do PT foi reeleito em São Paulo
A última delas foi com Fernando Haddad (2013-2017), atual ministro da Fazenda. Antes dele, Marta Suplicy (2001-2005) e Luiza Erundina (1989-1993) foram prefeitas de São Paulo pelo PT. Nenhum deles foi reeleito.
Há no partido, porém, quem defenda a candidatura de Boulos à prefeitura. É o caso do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP). Conforme afirmou ao Poder 360, uma ala petista considera que a relação do partido com Boulos é “muito boa”.
“A candidatura do Boulos depende muito do PT”, disse Zarattini. “O PT tem uma influência nas periferias que é muito maior que a do Psol. E ganhando o governo, temos muita experiência em gestão. A relação (do PT com Boulos) é muito boa. Ele entende a importância do PT.”
Quaquá afirma que o objetivo principal do PT para a eleição do próximo ano é vencer em cidades com mais de 100 mil eleitores
Tem muita experiencia em “gestão”.
Esqueceram de completar a frase “”” gestão desastrosa “”””
Só Boulos e o PT não acreditam que a derrota do candidato do PSOL são favas contadas.
Assim que eugosto: Fogo cruzado no ninho Petista.