Jair Bolsonaro divulgou um vídeo neste domingo, 3, em apoio a Donald Trump, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos. O ex-presidente afirmou que Trump é o “maior líder conservador da atualidade” e que seu retorno garantiria “um mundo melhor”.
O ex-presidente norte-americano e a candidata democrata Kamala Harris chegam tecnicamente empatados às vésperas da eleição presidencial, tanto no cenário nacional quanto nos Estados-pêndulo, que vão decidir o pleito.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Líder da direita no Brasil, Bolsonaro afirmou no vídeo: “Em seu governo [de Trump], os Estados Unidos projetavam poder, não tivemos guerras, e a paz se fez presente em todo o globo”.
Ele continuou: “Hoje, vemos guerras, a volta do terrorismo e a censura aprisionando a todos. A volta de Trump é a certeza de um mundo melhor, sem guerras, terrorismo e o retorno da liberdade em toda a sua plenitude”.
‘Torne a América grande novamente’, diz Bolsonaro a Trump
No vídeo, legendado em inglês, Bolsonaro reforça que é um ex-presidente da República que se tornou inelegível “sem cometer um crime sequer”. Ele vestiu um boné com o slogan de Trump: “Make America great again”, ou “Torne a América grande novamente”, em tradução livre.
+ Jornalista do Washington Post abandona programa ao vivo por discordar de cobertura contra Trump
“Em nome dos brasileiros que amam a Deus, amam o Estado de Israel, respeitam a família, a propriedade privada, o livre-comércio e liberdade de expressão, os nossos votos de sucesso; estamos juntos”, finalizou Bolsonaro.
Assista ao vídeo de Jair Bolsonaro no Twitter/X:
EXCLUSIVE: A message from former Brazilian President @jairbolsonaro ahead of the 2024 Presidential Election
— Eric Spracklen🦆🐈 (@EricSpracklen) November 3, 2024
“Elections in the United States, the most democratic country in the world.
In scene the largest conservative leader in modern time: Donald Trump.
How was the world under… pic.twitter.com/O9vfqknFFB
Lula declara apoio a Kamala Harris
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou apoio a Kamala Harris, em entrevista à TV francesa TF1, na sexta-feira 1º. “Acho que Kamala ganhando as eleições é muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos”, disse Lula.
Leia também: “Trump processa emissora de televisão por edição em entrevista com Kamala Harris”