Líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PR) disse que a entrada do Republicanos e do PP no governo não será suficiente para a gestão petista pautar matérias relacionadas aos costumes.
“Nossas prioridades são combater a fome, gerar empregos e estar com a economia equilibrada”, disse Zeca Dirceu em entrevista ao jornal O Globo publicada neste domingo, 24. “Sinceramente, não vejo ambiente para o governo pautar algo polêmico relacionado a costumes. Não dá para termos ilusões. Tivemos aprovações importantes, como a reforma tributária e a ampliação do Bolsa Família.”
Em 6 de setembro, o presidente Lula oficializou uma reforma na Esplanada dos Ministérios para abrigar o centrão e garantir uma base de votos na Câmara.
Na negociação, os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa (Republicanos-PE) ganharam duas vagas no governo. Fufuca assumiu o Ministério do Esporte, no lugar da ex-jogadora de vôlei Ana Moser; e Costa foi empossado como ministro dos Portos e Aeroportos, no lugar de Márcio França.
Em geral, o centrão vota com o governo quando as pautas estão relacionadas a economia — como arcabouço fiscal e reforma tributária. Contudo, quando as matérias envolvem questões ligadas a moral, como aborto ou descriminalização das drogas, a ala costuma se posicionar contra.
E quem precisa de Congresso se possuem o puxadinho do STF impondo coisas que a Sociedade Brasileira não quer ?
Vão ser catapultados mais ministros esquerdistas…
Se um governo troca dois ministros de uma vez e ainda assim admite que isso não garante ‘ambiente’ (votos) para suas pautas, isso sugere que as estruturas estão ruindo. Há muitos cargos de alta rotatividade.