Luís Roberto Barroso disse que assumirá a presidência do Supremo Tribunal Federal se não houver golpe. Ele não disse isso numa mesa de bar, com dez doses de pinga na cabeça. Disse isso publicamente, na condição de ministro da mais alta corte judiciária. Numa democracia mais ou menos saudável, Barroso teria de explicar à sociedade a que golpe se refere.
Mas o Brasil vive hoje um ensaio de democracia particular, em que uma amizade colorida entre togados criativos, mídias à la carte, milionários desinibidos e mandatários de cabresto experimenta transformar suas vontades pessoais em lei, para ver o que acontece. Até aqui a experiência tem tido um êxito surpreendente. Vale até humilhar empreendedores graduados, transformando-os na marra em caso de polícia.
A sociedade está assistindo a esse ensaio bizarro em silêncio, entre um murmúrio encabulado aqui e um lamento inaudível ali. A humilhação imposta aos empreendedores não precisou de processo, investigação, instrução ou denúncia. Bastou a química entre um senador histriônico e um ministro voluntarioso. Assim se procedeu à devassa na vida e nas empresas dos alvos escolhidos. A química não estaria completa sem a boa vontade do consórcio — que antigamente se chamava imprensa — com a tabelinha envolvente da dupla Randolfe & Alexandre.
Um papo de WhatsApp virou arquitetura de golpe num passe de mágica. Como já dissemos, no novo modelo de democracia particular o direito pode emanar da vontade de três pessoas — a que produziu a manchete voadora, a que transformou isso em fato jurídico e a que usou essa doce salada para sujeitar cidadãos em dia com a lei à coerção do Estado. E transformar a suprema corte em central de fofoca — distribuindo aos quatro ventos a historinha do golpe.
Vale até ser ministro da suprema corte e participar de um comício disfarçado de seminário para conspirar contra o presidente da República
Seria a esse golpe imaginário que Barroso estava se referindo? Ele não precisa explicar. Afinal, um ministro que brinca de caraoquê com jornalista influente do consórcio não deve satisfações a ninguém. Qualquer coisa que ele diga aparecerá como um brado democrata na televisão. Mesmo assim perguntaram a ele, com jeitinho, sem querer ofender, o que significava aquela referência súbita a um “golpe”, e o eminente togado respondeu que estava brincando.
Para a missão de ministro brincalhão, não seria melhor passar a toga ao Tiririca? Pior do que tá não fica — como dizia o slogan do palhaço.
E Barroso é reincidente no picadeiro. Foi visto no Congresso Nacional comentando com seus áulicos, num passeio alegre pelos corredores da Câmara dos Deputados, que “eleição não se ganha, se toma”. Pura descontração. Ao saber que tinha sido gravado, o ministro do Supremo sacou o seu habeas corpus circense: estava brincando.
É exatamente isso que está ocorrendo. Ministros do STF estão brincando com a Constituição, com o decoro e com a cara da população. O golpe de brincadeirinha mencionado por Barroso tem sido o pretexto para medidas que não são de brincadeira, como o atropelo do Ministério Público pelo ministro Alexandre de Moraes, conforme assinalado pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Mas, como o inquérito em questão era contra o presidente da República, Moraes estava amparado pela Lei Maior: a caça ao fascismo imaginário.
Contra o “golpe bolsonarista”, essa entidade transcendental, vale tudo.
Vale até ser ministro da suprema corte e participar de um comício disfarçado de seminário para conspirar contra o presidente da República. Mas não era conspiração, era só brincadeira. O patrocinador do evento, o empresário Jorge Paulo Lemann, declarou em sua palestra que em 2023 o Brasil terá um novo presidente. E Luís Roberto Barroso (o do golpe de brincadeirinha) disse que “nós somos mais fortes que eles” — respondendo a uma pergunta da deputada e afilhada política de Lemann sobre como fazer para Bolsonaro não se reeleger.
Tudo isso aconteceu nos Estados Unidos da América (Boston), porque o exterior é naturalmente mais aconchegante para o propósito de achincalhar a democracia brasileira. De brincadeira, claro.
Aguce o seu olfato e responda: de onde vem o cheiro de golpe? Se você não responder logo, em alto e bom som, os brincalhões de toga responderão por você.
Leia também “Sabatinados e sabotinudos”
Eles mostraram dia 2/10/22, como não dá pra conferir essas urnas. ” De fato “eleição não se ganha, se toma” será que pro dia 30, acontecerá o mesmo?
Mosca!
O Fiuza é impagável. Quem mais poderia escrever uma frase como ” Para a missão de ministro brincalhão, não seria melhor passar a toga ao Tiririca? Pior do que tá não fica — como dizia o slogan do palhaço” ? Simplesmente genial. E traduz aquilo que muitos pensam dos senhores ministros. Só lembrando: Esses ministros “brincalhões” são os mesmos que reclamam da falta de mesuras do Presidente.
Tenho avisado, e quem me avisa meu amigo é. Em permanecendo este ativismo judicial cada vez mais escancarado por parte da suprema corte, a tendência natural é a casa cair. Evidentemente que em caindo, os que promovem este ativismo judicial certamente sairão de cara quebrada, ou seja, colherão os frutos de suas semeaduras. São uns desqualificados à toda prova.
Parabéns Fiuza pela matéria. Ainda há pessoas ejornalistas sérios com coragem como você, Costantino, Ana Paula, Augusto Nunes e etc.
Esse é o verdadeiro “CANALHA”. desonra a toga que veste.
MORTE AOS MINISTROS DO STF
Os romanos diziam no velho e bom latim : ridendo castigat mores. Em tradução livre, pode-se afirmar : brincando se dizem as verdades. Alíás ,aprendi isto nos bancos da velha e sempre nova Academia de Direito do Largo de São Francisco, que a USP transformou num picadeiro juvenil.
Uma coisa se apura no ar : os brincalhões que pululam hoje na Alta Corte e desonram os brasileiros de bem, sentem-se inalcançáveis e inimputáveis.
Serve também para eles a lição de Ulpiano que, ao devido tempo, lhes será cobrada: Qui habet comoda,ferre debet onera. Ou seja : quem tem a vantagem da coisa, deve suportar-lhe o ônus. A conta chegará.
O sistema não esperava a eleição de alguém fora dele ,neste momento iniciou se a reação ,o golpe foi extremamente estudado ,só que não estamos nos EU ,o povo resiste ,o que querem é importunar o presidente até ele cometer um uma ação casual para uma eventual ação de impeachment .
Se esse golpe realmente fosse acontecer onde esses togados acham que iriam se esconder? Em Portugal? na casa de um deles? O que acham que aconteceriam com eles numa país dominados pela estrema direita?
Sem comentários, Fiúza é sem brilhante e fala por nós.
Já feriram a Constituição, a meu ver claramente, Lewandowski, Fachin, Barroso e Moraes. Os outros são apoiadores dos atos irregulares..
Espetacular. Sensacional. Show. Parabéns Fiuza. Como não enxergo uma saída para o que está acontecendo, que venha o Apocalipse.
E ai, neste pais tão cheio de desmandos, onde o cidadão tem que pagar seus impostos quer queira quer não, quem vai mudar estes desmandos? O senado, que depende de um cara que tem rabo preso? certamente não
O STF é que devia ser acusado de “gópi”, afinal, está se armando pelo que eu li aqui e ali. Está prendendo deputado. Está exilando jornalista. Está censurando quem está falando verdades inconvenientes. Está soltando presos condenados por muitos juízes. Está fazendo buscas em casas de empresários e ex-juiz de direito. Está cancelando decretos, portanto, se fazendo também de legislativo e executivo. Bom, eu não sei em que isso vai dar. Boa coisa não será!
O STF/TSE compra armas e munições. O STF/TSE cria um serviço particular de inteligência. O STF/TSE reúne os Comandantes das PMs e cria uma milícia armada! Passando por cima das Forças Armadas. Isso não é mais brincadeira! Nem golpe! Esse foi dado lá atrás! Trata-se da estruturação de uma força paramilitar para a consolidação do golpe. A garantia da a assunção do governo a força. O chefe da quadrilha após a “fraude” das eleições assumirá garantido pelas armas urbanas e Narcotráfico. Resultará em luta renhida e sangrenta se houver oposição. Devidamente explorada pela mídia comprada nacional e internacional – nada mais do que uma “Teoria da Conspiração” – HAH!
Parabéns Fiuza. Quanto ao Barroso, só mais um porco nesse chiqueiro chamado de stf.
Texto espetacular. Triste como a realidade tirou o efeito de qualquer sarcasmo e ironia. Ela, a realidade, cumpre esse papel nos tempos atuais. A toga vira capa de mágico, que transmuta ilegalidade em ato pró democracia. A Constituição, peça sagrada e maior de um estado que se diz de direito, agora deixou de ser a carta magna a nos conduzir pela vida em sociedade. A Constituição, pelo juizado supremo, agora é ser mimético, furta-cor, que varia ao sabor das vontades magnânimas, sempre preocupadas, claro, com a manutenção do país no melhor trilho (o deles, os iluminados, claro). Caro Fiuza, não há mais silêncio tímido que possa segurar a evolução das coisas. Eles, os iluminados, acabarão por sentir o efeito de se brincar de político na Casa Maior do Direito. Mais do que o nosso repúdio, há de vir a solução Constitucional, do texto da Carta Magna, mas nada colorido, apenas preto e branco e sem matizes de cinza… É isso. Parabéns pelo artigo!
É preciso que após o 7 de setembro de 2022 cessem todas essas barbaridades! A vontade popular-cidadã estará definida e não poderá mais ser aviltada. Caberá ao Legislativo as providencias urgentes. Ou, caso insistam, ocupado e limpo. Temos pressa! O Judiciário já não tem mais chances! Ou se rendem, de mão para cima, de cabeças baixas e saem, ou serão devidamente enquadrados e recolhidos. Não se enganem! Trata-se de uma “revolução” mesmo! Nos moldes da era da plena conectividade. Assim como foi o “amorfo” golpe de estado que nos foi imposto. Sem essas providências cívicas, seremos vítimas de eleições sabotadas – os chineses possuem a maior e mais eficaz estrutura de hackers do planeta. Salvar o futuro dos nossos filhos e netos – não tem preço! Brasil acima de tudo!
Perfeito!
FIUZA NOS BRINDA SEMPRE COM MATÉRIAS IMPORTANTES E BEM ARTICULADAS. PARABENS. PEÇO A DEUS PARA ILUMINAR NÓS BRASILEIROS NESTE PLEITO E COLOCAR NO CONGRESSO REPRESENTANTES HONRADOS E SÉRIOS, INTOLERANTES COM O MAL FEITO, E DAÍ TROCAR OS MAUS PRESIDENTES DO SENADO E CÂMARA.
Para que serviriam essas pesquisas de intenção de voto, e todas essa odiosas demandas judiciais se tivéssemos aprovado o VOTO IMPRESSO (para quem não sabe, foi torpedeado pelo STF e quando praticamente aprovada a PEC que não mais poderia ser considerada INCONSTITUCIONAL pelo STF, o tal do Barroso invade a Câmara e troca com lideranças partidárias, os membros da Comissão para não mais ser aprovado). Mesmo assim, levado ao plenário teve maioria dos presentes favoráveis todavia não suficiente para aprovar PEC. Por que será que os notáveis da CORTE temem o voto impresso que nada mais é que acoplar a urna eletrônica dispositivo de impressão totalmente blindado e após confirmado pelo eleitor seguiria automaticamente para uma urna lacrada? Como seria bom com as urnas eletrônicas AUDITÁVEIS, desprezarmos essas “FAKEs PESQUISAS” que nada constroem, e envolvem diariamente inúteis debates até nos bons meios de comunicação. Afinal, já ouvi diversas vezes o presidente Bolsonaro dizer que passara a faixa para o vencedor com eleições AUDITÁVEIS. Se a maioria dos eleitores aprovar MALFEITORES, que façam bom proveito.
Parabéns, Fiuza, por seu texto e por esse sarcasmo que representa muito bem a angústia provocada em todos nós por tanta insanidade!
No Reino de Tribnia, chamado pelos nativos de Langdon…a maioria do povo consiste, de certa forma, totalmente de descobridores, testemunhas, informantes, acusadores, promotores, evidências, jurados…Eles primeiro concordam, e em seguida estabelecem entre si quais pessoas suspeitas serão acusadas de tramar uma conspiração: depois, cuidados eficazes são tomados para obter todas as suas cartas e documentos e acorrentar os donos . Esses papéis são entregues a um grupo de artistas muito destros em descobrir os significados misteriosos de palavras, sílabas e letras… Onde este método falha, eles têm outros dois mais eficazes, que os cultos entre eles chamam de acrósticos e anagramas. Primeiro eles conseguem traduzir todas as letras iniciais em significados políticos. Assim, N significa complô, B é um regimento a cavalo e L é uma frota no mar. Ou, em segundo lugar, transpondo as letras do alfabeto em qualquer papel suspeito, eles podem revelar os mais misteriosos planos de um partido insatisfeito. Assim, por exemplo, se eu disser em uma carta a um amigo, “Nosso irmão Tom pena com hemorroida- CL” um decifrador habilidoso descobriria que as mesmas letras que compõem esta frase podem ser lidas como “Resistam, ora, o complô no caminho dorme”. E esse é o método anagramático. (Um doce se adivinhar o nome do livro)
Fiuza vai ao pote de ilegalidades do STF como quem vai de soco inglês na cara do criminoso . Faz pelo Brasil e pelos brasileiros, o que somente os heróis fazem!
#BarrosoPalhaçoGolpista
Parabéns Fiúza, você nos representa. Precisamos urgente de uma REFORMA POLÍTICA, rever a proporcionalidade dos votos, os 3 Senadores por estados e implantar o voto distrital.
O Barroso sabe muito bem o que disse Joseph Stálin “quem vota e como vota não decide nada; quem conta os votos decude tudo” Realmente eleições com urnas eletrônicas não auditáveis faz todo sentido o que disse Stálin. Fundamentado no que disse o ditador assassino soviético, Joseph Stálin o Zé Barroso convenceu os líderes partidários esquerdistas a derrotar a proposta q emenda constitucional que aprovava a urna eletrônica com o voto impresso. Antes do presidente Bolsonaro ser presidente a lei foi aprovada pelo Fernando Henrique Cardoso, e reprovada pelo Nelson Jobim que era o presidente do STF. Em seguida já com o Lula presidência estava praticamente certo para criar através de emenda constitucional o referido voto eletrônico impresso. Mas com a cassação da Dilma, e a vitória do presidente Bolsonaro; como eu já havia dito, que infelizmente o palhaço da suprema corte impdediu a aprovação da emenda.
Eles não são BRINCALHÕES, são realmente anti democratas. Que em nome de combater um factoide chamado golpe, praticam atos contra a CONSTITUIÇÃO. É vergonhoso. Temos que combater com o voto. Vote 22 BOLSONARO, 222 Marcos pontes Senador, 2250 Sales Federal, 10 Tarciso Governador. Só assim podemos normalizar o Brasil. #lulaNaCadeia #FechadoComBolsonaro
Excelente texto. Venho escrevendo sobre a ditadura dos togados desde tempos idos. Todavia, com o descaramento com que os Ministros do STF tem rasgado a Constituição brasileira é gratificante ler textos como esse do jornalista Guilherme Fiuza, assim como os textos de J.R.Guzzo e Augusto Nunes que abordam e condenam de forma incisiva esse descalabro político-jurídico. Deveriam ter começado mais cedo, mas antes tarde do que nunca, pois, mesmo que nada mude tais textos ficarão como registro histórico desse vergonhoso período da política nacional.
Não vejo mais saída democrática para se livrar dessa brincadeira de mau gosto.
Absolutamente perfeito!
O que se escreve mais, se escreve sobre nossa corte maior. E, de tal sorte se escreve, que, de mais alta, só lhe sobra a desfaçatez, o cinismo, a hipocrisia, qualificativos que as pessoas de bem usam-nas para aqueles que são e para os quais não se consegue verbalizar nada mais de horrível porque senão entrar-se-ia para o campo dos palavrões que dirigidas a elas não haveriam de ser pronunciadas por aumentativos que as tornam grosseiras, sujas, imundas. Até quando, seja talvez a pergunta mais frequente que nos fazemos como válvula de escape para nossas angústias. Mas, há que se acreditar que mudanças virão, que acontecerão para que a História conte àqueles que nos sucederem como possível a um reduzidíssimo número de artífices do fazimento de justiça haja sido capaz um deboche tão explícito à justiça praticada por ignóbeis homens da lei.
Fiuza, não descanse, existe uma multidão desprovida de costas-quentes que acredita em você e seus destemidos parceiros.
Mas, pergunta Fiuza, onde estão os juristas de verdade que NÃO acionam os perebentos do supreminho – como o faz o saltitante, pra questionar o que deve ser questionado. E fazer cr´ticas severas aos senadores capachos dessa besta Pachecória (Pacheco + Escória).
Parabéns, Guilherme. Ótimo texto. Obrigado pela voz, pela memória e crítica esclarecida. Imprescindível e urgente.
A sociedade está atemorizada.
Parabéns, Fiuza!! Excelente, como sempre…
E lhe asseguro, não há mal que dure para sempre… terão esses “ministros” o que merecem…aqui se faz, aqui se paga…
O judiciário manchado e largado ao lixo por verdadeiros ativistas de plantão…
Agora, sejamos sinceros… esperar algo de decente de alguém que compartilha do charlatanismo de um “joão de deus” (em minúsculo mesmo, neste caso)???
Esperar retidão de uma pessoa que defendia a inocência de um criminoso como Battisti??? Ex-ativista do Proletários Armados pelo Comunismo, um grupo militante e terrorista de extrema-esquerda que cometeu atos ilegais na Itália durante o período conhecido como Anos de Chumbo, e condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios.
O STF é importante e merece juízes de verdade, devendo o atual critério de ingresso ser rapidamente modificado de forma que tenhamos justiça de verdade.
Esse país tem que mostrar para esses ministros que manda é o povo, no sete de setembro tem que ser a resposta, aguardando.
Enquanto esses assuntos ficarem restritos aos assinantes ou ao público dos Pingos nos Is, os abusos continuarão. Isso precisa chegar ao homem comum, no trem, no ônibus, na feira. Infelizmente muitos matam um leão por dia e estão presos à rotina da grande mídia, JN, novelas, etc. Um engajamento conjunto e coordenado, entre as mídias honestas, seria fundamental. É preciso que essas a noticias cheguem ao grande público.
Acho que no dia 7 de setembro ele, esse sujeito encapuzado de ministro, vai ver o tamanho do tal “racismo”.
Dizem que de autoria de Lenin:
“Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é”
Como sempre, genial mestre Fiúza.
A LAVAGEM CEREBRAL ESTÁ NO FATO DE SE IMAGINAR QUE A LEI RESOLVE TUDO. NÃO RESOLVE. SE RESOLVESSE, NÃO TERIA HAVIDO UMA REVOLUÇÃO FRANCESA.
“Não temais ímpias falanges / Que apresentam face hostil / Vossos peitos, vossos braços / São muralhas do Brasil”. Versos do Hino da Independência do Brasil.
Inspirados nestes versos publiquei em meu hipocrisia.blog.br o texto “A Ilusão dos Inocentes e os Cegos Voluntários”. Corroborando Fiúza, reproduzo um trecho.
“Os Inocentes e os Cegos estão em estado de catalepsia intelectual, incapazes de terem uma “opinião formada”, não sobretudo, como reclamava Raul Seixas, mas nem mesmo sobre algo que lhes ameaça o futuro próximo e de seus descendentes. Quando retornarem de tal estado de inação, vendo a nova realidade, reclamarão saudosos de tempos passados. Então alguém, rememorando o sentimento de D. Pedro I de Portugal, lhes dirá: “Agora é tarde, Inês é morta”.”
Parabéns ao excelentíssimo jornalista, Ricardo Fiúza, que extrema intelectualidade em expor a verdade sobre a suprema corte da subversão. O Fiúza salvou a profissão do jornalista. Que a décadas estava totalmente desacreditada e sendo aos poucos destruídas pelos péssimos jornalecos disfarçados de jornalistas.
É Fiúza. o golpe está no ar e vem da aliança STF, PT, e seus puxadinhos e os saudosos do dinheiro fácil nos 16 anos em que a quadrilha esteve no poder (alguns empresários sem escrúpulos, banqueiros, artistas, etc,etc). As tetas secas são muito ruins para eles.
Acuse o outro daquilo que você vai fazer, faça ações ilegais em desfavor do outro, compre algumas pesquisas, divulgue maciçamente essas pesquisas no consórcio, pinte o outro de o mal do século, conte com o consorcio para reforçar todo o ódio que vem do belzebu encarnado na terra, transforme seu ódio em amor, mais uma vez com a ajuda do consorcio. Faça tudo que um bom lobo seria capaz de fazer e tente vesti-lo em pele de cordeiro, afinal quem controla a verdade tudo pode.
Bem dito fiuza…..palhaçada sem picadeiro que tudo isso pode passar à lágrimas e não a risos. Sério o momento.
Por vezes, somente um tom sarcástico para expor esse “show de horrores” que vem sendo protagonizado por esses tribunais, sob olhar complacente de um senado apequenado. Cabe naturalmente conceder os créditos a quem de direito. Quem definiu a situação atual a um “show de horrores” não foi qualquer “blogueiro bolsonarista ( TM Consorcio)”, em fuga ou em exilio , mas sim o Presidente do PCO, em entrevista recente.
A impressão – ou certeza? – que se tem é de que estão fazendo de tudo para provocar uma reação por parte do governo e, aos olhos do mundo, traduzi-la por golpe, taxando o presidente como ditador e facista. O único problema é que os 27 anos na Câmara dos Deputados deram a Jair Bolsonaro – presidente eleito pelo povo brasileiro cansado de tanta corrupção – experiência suficiente para enfrentar tantas armadilhas e tentativas frustradas para derrubá-lo do poder. As eleições estão chegando e as ruas estão mostrando um novo Brasil.
Concordo com você, estão tentando forçar uma reação do presidente para desqualificá-lo como candidato.
Como se meia dúzia de empresários , fosse capaz de dar um “golpe “…..
O golpe dos brincalhões já avançou e muito. Temos que pedir a liberdade em Sete de Setembro. Pedir a quem? Talvez a Deus.
Querem tomar o poder na mão grande, sabem que o povo brasileiro tá com as pessoas decentes
O resgate do Legislativo é fundamental para que o BRASIL não se transforme numa ditadura comunista.
Segundo o “jurista” Ives Gandra, datilógrafo que me enganou por muito tempo, ele é idôneo e competente. Já o Bolsonaro, esse datilógrafo afirma que não obedece a liturgia do cargo.
Máscaras caindo.
Senhora Joviana realmente não conhece o dr. Ives Gandra Martins e confunde seu conhecimento com a elegância de ser educado até com profissionais que não merecem seu respeito. Aprecio essa conduta do dr. Ives assim como a forma de “tiosão do churrasco” de Bolsonaro, que continua sendo meu candidato. Vale dizer que a filha do Dr. Ives também advogada, participa do ministério da mulher da família e dos direitos humanos deste governo, e seu filho dr. Ives Gandra Martins Filho, atualmente ministro do TST é cotado para ser indicado ao STF pelo governo Bolsonaro se reeleito.