Pular para o conteúdo
publicidade
Apoiadores de Jair Bolsonaro fecham Marginal Tietê pedindo intervenção militar, na cidade de São Paulo, SP, nesta segunda feira, 31 | Foto: Newton Menezes/Futura Press
Edição 137

Carta ao Leitor — Edição 137

Os protestos contra o desempenho do TSE na campanha e o cerco à Jovem Pan estão entre os destaques desta edição

Redação Oeste
-

Bastou ser anunciada a vitória de Lula na eleição presidencial para que o chamado Orçamento secreto (“um escândalo comparável ao Mensalão”, berrava a imprensa velha) fosse reduzido a um inofensivo punhado de “emendas do relator”. Com a mesma brandura, a Folha comunicou na manchete que a “equipe de Lula vai propor ‘PEC da transição’ para autorizar gastos extras em 2023”. Tradução: o chefão do PT pretende estourar o teto de gastos e colocar em risco a estabilidade econômica do país, conquistada depois da catastrófica herança legada por Dilma Rousseff.

Na mesma semana que se sucedeu à eleição, o ministro Luís Roberto Barroso, em nome do STF, publicou um despacho que modifica uma das cláusulas pétreas da Constituição: o direito à propriedade. E Alexandre de Moraes, presidente do TSE, continuou convencido de que manda no Brasil ao ameaçar de prisão o chefe da Polícia Rodoviária Federal. “Qual a lei que permite ao chefe da “justiça” eleitoral se intrometer em greve de motorista de caminhão?”, pergunta J.R. Guzzo nesta edição de Oeste.

“O PT, a esquerda e o STF, mais a mídia em peso, estão falando há quatro anos que Bolsonaro é o maior perigo que jamais surgiu para a democracia brasileira; a única salvação era votar em Lula”, registra Guzzo. “Pois aí está: não há mais Bolsonaro nenhum, e querem continuar violando a lei para salvar as ‘instituições’”.

O PT juntou-se a essa marcha da insensatez com a ideia de criar uma “Guarda Nacional” que substituiria o Exército como a principal força armada do país. “Lula nunca presidiu o país com um PT tão extremista como o de hoje, nem com um Supremo que se comporta como esse, e nem com uma mídia que está à esquerda de ambos”, observa Guzzo.

Essa mesma mídia encampou alegremente a censura a veículos de comunicação, que suprime o sagrado direito à informação. “Durante todo o governo Bolsonaro, quem quer que enxergasse alguma virtude na agenda ou na equipe era logo tachado de ‘blogueiro bolsonarista’”, lembra Rodrigo Constantino. “Aconteceu o mesmo com empresários: nunca antes tínhamos ouvido falar em empresários petistas ou empresários tucanos, mas aqueles empresários que apostavam no governo de direita foram logo rotulados de empresários bolsonaristas, o que, para a mídia militante, é sinônimo de golpista”.

A caça às bruxas teve como um de seus alvos preferenciais a emissora Jovem Pan, bombardeada por invencionices, surtos de inveja, ataques de intolerância e restrições arrogantes baixadas por Alexandre de Moraes. O resultado da queda de braço foi a demissão, no dia seguinte à apuração dos votos, de um grupo de jornalistas que inclui Augusto Nunes, Guilherme Fiuza e Caio Coppolla.

Em 2 de novembro, irromperam em todo o país manifestações de protesto contra o desempenho do Poder Judiciário, com destaque para o Tribunal Superior Eleitoral, numa campanha manchada por preferências políticas e ideológicas de autoridades obrigadas por lei a agir com imparcialidade. A paralisação dos caminhoneiros e as multidões nas ruas avisam que o governo Lula vai provar do próprio veneno: pela primeira vez, enfrentará uma oposição tão feroz quanto a que moveu contra todos os presidentes que não pertenciam ao PT.

 

Boa leitura.

 

Branca Nunes

Diretora de Redação

 

Capa da Revista Oeste. Edição 137. Mesmo sob chuva, uma multidão se reúne na frente do Comando Militar do Leste, na Praça Duque de Caxias, no centro do Rio de Janeiro, nesta quarta, dia 02 | Foto: Redes Sociais
23 comentários
  1. Carlos Gomes de Lima
    Carlos Gomes de Lima

    O mais preocupante é ver um Congresso totalmente vendido SALVO alguns parlamentares que se arriscam todos os dias em expor a verdade dos fatos, e ter suas contas na rede social censuradas.
    Acho que meu maior questionamento e de grande parte da nossa população, seria o porquê dessa OMISSÃO por parte dos nossos representantes!
    Muito jogo político e dança das cadeiras!
    As manifestações deveriam ser feitas diante do Congresso, mas um gênio chamado JK criou Brasília para manter o povo distante, diante da dimensão desse nosso país continental. Esses ditos “representantes do povo”, deveriam responder à nação qual o seu real papel, porque até então, o povo tem sido feito de otário!

  2. Roberto de Souza Consoni
    Roberto de Souza Consoni

    Excelente sugestão ao nosso Governador do Estado de São Paulo ter Augusto Nunes nos quadros da TV Cultura.
    Acrescentaria também, quem sabe, o grande patrimônio mundial, o melhor de todos, Ministro PAULO GUEDES, como Secretário da Economia do Estado.

  3. FABIO LUIS ZAGATTO TIBURCIO
    FABIO LUIS ZAGATTO TIBURCIO

    Bom trabalho. Continuem assim.

  4. MARCELO FELIPE STUMPF
    MARCELO FELIPE STUMPF

    Melhor revista do Brasil!!
    Por favor, precisamos da revista impressa.

    1. Luiz Barroso Magno Junior
      Luiz Barroso Magno Junior

      O descompasso político-social no Brasil vem ganhando contornos improváveis e nunca esperados. Agora, todo o cuidado é pouco para que as diferenças não se transformem em uma questão de vida ou de morte. Mais atenção e mais responsabilidade de nossos dirigentes e do povo em geral, é o que se espera !

  5. Jose maria soares
    Jose maria soares

    A Velha Imprensa está dando tiro no próprio pé ao aplaudir censura a certos veículos de comunicacão, estão criando jurisprudência que podem voltar para as próprias

  6. Luis Carlos Kufner
    Luis Carlos Kufner

    Acabei de assinar a Revista Oeste. E que boa recepção ao ler esta Carta ao Leitor. Fico pensando no tempo que perdi em não assinar antes. Parabéns.

  7. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Bota esses terrorristas Comunistas pro exílio e pra cadeia

  8. Paulo Cesar Silva da fonseca
    Paulo Cesar Silva da fonseca

    Olavo tem razão mesmo morto suas idéias são vivas e atuais o homem tinha visão um profeta da política brasileira .

  9. Israel Barbosa dos Santos Junior
    Israel Barbosa dos Santos Junior

    Sou assinante e é a primeira vez que leio essa CARTA AO LEITOR. Nunca achei o título interessante o suficiente de forma que eu clicasse nele. Vi que é um resumo, basicamente, do conteúdo da EDIÇÃO da REVISTA. Achei o conteúdo BOM, mas acho que poderiam usar um título diferente, algo mais “convidativo”, que chamasse mais a atenção.

  10. Nédia Maria Scheffer
    Nédia Maria Scheffer

    Assinei a Oeste por 1 ano. Estou feliz por ter em mãos um veículo de imprensa que me dá prazer na leitura. Parabéns ao grupo!

    1. Branca Nunes

      Obrigada pela confiança, Nédia. É uma satisfação ter você entre nossos assinantes. Grande abraço

  11. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Brancos/Nulos/Abstenções neutralizando seus eleitores (tudo leva a crer que foi isso nessa eleição 2022)
    3-Podem tirar votos que ERAM Brancos/Nulos/Abstenções e DAR para o candidato preferido do stf/tse (ocorreu em Dilma contra Aécio)
    4- Podem usar uma mescla desses 3 itens acima aliados à compra de votos que SEMPRE OCORRE quando se tem ônibus levando eleitores pra votar.
    EU PARTICULARMENTE tenho certeza ABSOLUTA que foi empregado o item 4.

    31 milhões de Abstenções/Nulo e Brancos num histórico de amostragem de 20 milhões É MUITO ESTRANHO.
    Bem como o Horror que sentiram quando a PRF começou a parar ônibus em busca de sacos de dinheiro que desnudariam a compra de votos.

    FRAUDE GOLPE FRAUDE GOLPE ROUBARAM AS ELEIÇÕES
    Nossa FORÇAS armadas tem medo da reação dos USA e Europeus…COVARDES

  12. Antonio
    Antonio

    Parabéns à Revista Oeste pela excelente reportagem, tenho a honra de dizer que marquei presença nessa foto.

    1. Branca Nunes

      Obrigada, Antônio. Grande abraço

  13. Luzia Helena Lacetda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacetda Nunes Da Silva

    Esquerda e direita civilizadas.
    Judiciário imparcial, trabalhando duro e discretamente.
    Legislativo altivo e eficiente.
    Executivo fazendo as tarefas de casa, pensando apenas no bem da nação.
    Todas as formiguinhas trabalhando juntas e em harmonia. Nós, o povo, nem peceberíamos a movimentação nos bastidores. E seguíamos assim, vivendo, trabalhando, nos divertindo…
    Será possível, um dia, a normalidade?

  14. Vera Lucia Marinho Cardoso
    Vera Lucia Marinho Cardoso

    REVISTA OESTE é a nossa única fonte de informações depois que a Jovem Pan entregou os pontos.
    Não nos abandone

    1. Jose maria soares
      Jose maria soares

      No Brasil, fakes e manifestações, interdições, invasões, queima de pneus tem um lado permitido

  15. Alex’Ander Alckmin
    Alex’Ander Alckmin

    Os conservadores , ou a direita se preferirem , sempre foi “ envergonhada” , tanto assim que o título do livro de Elio Gaspari sobre o período de Castelo Branco , se intitula :”
    A ditadura envergonhada “; por outro lado a esquerda que já não era assim tão envergonhada , agora se mostra despudoradamente vingativa e explicitamente desrespeita as leis!

  16. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    JAMAIS COMEREI PICANHA COM CERVEJA. NEM MORTO

  17. Louis
    Louis

    Sugiro ao Governador Tarcísio de Freitas nomear Augusto Nunes como diretor da TV Cultura.

    1. JHONATAN PAIVA SURDINI VIEIRA NOGUEIRA
      JHONATAN PAIVA SURDINI VIEIRA NOGUEIRA

      Excelente!

    2. Luiz Barroso Magno Junior
      Luiz Barroso Magno Junior

      Apoiado. Torço para que o Governador Tarciso tenha peito e coragem suficientes para tomar esta atitude.

Anterior:
O Brasil da desordem
Próximo:
‘O TSE não deveria ter todo esse protagonismo’
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.