Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Shutterstock
Edição 145

Carta ao Leitor — Edição 145

O negacionismo matemático da equipe de transição e a ausência de um partido político para abrigar a direita democrática estão entre os destaques desta edição

Redação Oeste
-

Há algumas décadas, Tim Maia explicou de forma bem-humorada por que o Brasil não poderia dar certo. Aqui, exemplificou o grande compositor, prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme e traficante fica viciado. A tais peculiaridades nativas, pode-se somar mais uma: no mundo todo, partidos políticos buscam ampliar seu eleitorado. Aqui, a direita democrática, composta de ao menos metade do país, segue à procura de uma legenda que a represente.

O artigo de capa desta edição, escrito por Augusto Nunes, lembra que a ausência de partidos de verdade é um problema de nascença. Vem do Império, atravessou a Primeira República, continuou depois da Revolução de 1930 e exibe boa saúde. Mas a ascensão de Bolsonaro acendeu uma luz no fim do túnel.

“Um governo de direita, finalmente!”, observa Rodrigo Constantino. “Uma equipe técnica, ministérios alocados por critérios decentes, e o povo nas ruas clamando pela reforma previdenciária. Um espanto!” Foi apenas um sonho, conclui Constantino. “Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Barroso, Toffoli, Lewandowski: que Corte constitucional resiste a um time desses? Rodrigo Pacheco, Arthur Lira: que Congresso pode ser independente e patriota sob tais comandos?”

Enquanto se aquece para aparelhar a máquina estatal com militantes companheiros, Lula continua Lula: montou um ministério para facilitar a compra de apoio parlamentar, pretende consumar o milagre da multiplicação de cargos em todas as esferas de governo e tenta ressuscitar o velho truque: atribuir ao antecessor quais problemas passados, presentes ou futuros. No caso de Bolsonaro, a “herança maldita” de FHC virou ” herança perversa”.

A reportagem de Artur Piva escancara a farsa do relatório de cem páginas parido por uma equipe que juntou quase mil cabeças num Gabinete de Transição. Ao contrário do que afirma o chefão, Bolsonaro presenteou o sucessor com um vasto acervo de medidas positivas — mesmo enfrentando dois anos de pandemia e uma guerra na Europa. O negacionismo matemático lulista ignora, por exemplo, o crescimento do PIB, a queda na taxa de desemprego, a inflação sob controle e as cifras extraordinárias do agronegócio. Tomara que tudo isso ajude o país a sobreviver a outra temporada de Lula no poder.

 

Boa leitura.

 

Branca Nunes

Diretora de Redação

 

Capa da Revista Oeste, edição 145. Manifestações durante as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, em Brasília (07/09/2022) | Foto: TV Brasil
23 comentários
  1. Maria Rita Masselli
    Maria Rita Masselli

    Bom dia a todos!
    Estou chegando neste conteúdo e feliz por poder me informar das notícias do Brasil e do mundo com os melhores jornalistas que conheço! Força e perseverança para vocês!!

  2. Rivelino Rodrigues De Sousa
    Rivelino Rodrigues De Sousa

    Ola tudo bem, tenho enorme admiração aos JORNALISTAS desta revista, gostaria que comentassem sobre um projeto a ser votado hoje, me parece ser 3369,o qual o atual governo considera ser um novo tipo de evolução familiar “união entre pessoas de qualquer tipo de parentesco”,um ABSURDO,pois deixa nossas crianças a mercê de todos os horrores que passaram a ser legalizados. Obrigado!

  3. Silvana Pessagno da Silva
    Silvana Pessagno da Silva

    Estou muito feliz em assinar esta conceituada revista. Parabéns pelo magnífico trabalho de informação .

  4. Roberto Flavio Santana,
    Roberto Flavio Santana,

    Na atual conjuntura, creio que será muito difícil tirar o Brasil das mãos desse bando de que novamente assumiu o poder.
    Se as coisas assim continuarem não iremos mais ver nosso país governado por pessoas dignas de confiança e com amor a pátria.

    1. Renato Faria Gonçalves
      Renato Faria Gonçalves

      Em relação a matéria do JR Guzzo, quero esclarecer-lhe que Galileu estava errado, por isto teve que desmentir. No início século 20 o cientista Hublle, tentou provar que Galileu estava certo, mas provou o contrário e não aceitou o resultado. JR Guzzo atualize as suas informações.

  5. Cleire Ferreira
    Cleire Ferreira

    ola, boa noite. Estou tentando ler a revista , e não consigo pois a quantidade de propaganda sobre os artigos impede totalmente a visualização. Sou assinante novata, desde novembro e não estava com tempo de ler. Talvez tenha alguma maneira que ainda não sei. Pode me ajudar por favor… Obrigada.

    1. Assinaturas Oeste
      Assinaturas Oeste

      Cleire, boa noite! Oeste agradece sua mensagem. Faremos contato com você para solucionar essa questão.

      Por favor, aguarde que em breve te contataremos.

      Atenciosamente

      Revista Oeste

  6. Edmilson de Araujo Silva
    Edmilson de Araujo Silva

    A coragem dos jornalista da revista me leva a enfrentar as adversidades do governo instalado na virada do ano governo Bolsonaro. A corrupção já fazia presente desde o governo Sarney. Agora no governo do PT, a mesma ficará escancarada.

  7. Edith Deamo Ferreira Pinto
    Edith Deamo Ferreira Pinto

    Já a vários dias está escrito oeste sem filtro programado 03/01/2023, 20:45 . Acredito ser bom reeditar para 17:45 como está escrito no Titulo , isso causa confusão

  8. Alberto Freire
    Alberto Freire

    O novo ministro da educação faz propaganda de comandar um estado com índices excelentes em educação, citando um exemplo de Sobral que elevou os indicadores escolares. Entretanto, corre paralelo boatos que alunos de escolas particulares, com excelente conhecimento, fazia as provas no lugar de alunos da rede pública. Caso esses boatos sejam verdadeiros, sem dúvida, assusta pois poderá ser copiado paranivrl nacional, gerando ainda naus imbecis funcionais.

  9. Adriana Taliati Lopes
    Adriana Taliati Lopes

    Enfim consegui assinar A Revista Oeste. Espero me informar bastante a fim de não ser mais uma nesse poço de ignorância chamado Brasil. Obrigada.

  10. Ronaldo Martins
    Ronaldo Martins

    Parabéns para Revista Oeste,
    Assinei e seguimos recomendando, Agradeço à Deus ter jornalistas independentes que não vendem e lutam pelo Brasil, tenho certeza que vocês crescerão muito porque temos Fé que esse momento irá passar, Que Nossa Senhora Abençoe nosso Brasil! Iremos precisar das bençãos divinas e aqui na terra de pessoas corajosas como vocês da revista Oeste.
    Meus profundo respeito e admiração!
    Atenciosamente,
    Tks
    Ronaldo Martins

  11. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    O que é lamentável é eleições fraudadas e meia-dúzia de criminosos vencer 220 milhões de brasileiros

    1. Marco Polo Gerard Bondim
      Marco Polo Gerard Bondim

      Evidentemente que não podemos aceitar tranquilamente termos sido desrespeitados e ainda continuarmos pagando as custas desses vagabundos traidores!

  12. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    É absolutamente desnecessário, na atual conjuntura, comentarmos sobre o lixo humano que acometeu a teia social brasileira: mentiras, agressões, covardias, ilações, arbitrariedades, ignorâncias, sabotagens, traições, …

    Chegamos ao fim do poço com a conclusão de que nós, o povo, é quem tem que mudar, se puder, conscientes de que não contamos com talvez 1/3 da população, por ser essa, infelizmente, justamente a composta por corruptos, marginais, ignorantes e alienados (idiotas-úteis).

    Da imprensa às FA, os interesses próprios prevalecem aos da Pátria, onde a Constituição serve para ser utilizada como um guia apenas, que indica um rumo podendo ser alterado na medida das conveniências pessoais desses.

    Triste final de estrada sob ainda alguma iluminação. Entraremos túnel adentro, com visibilidade quase ou totalmente nula, onde somente nossa união, inteligência prática, perseverança e resiliência poderão fazer alguns de nós atravessar o túnel e chegar novamente à lugares mais claros.

    É vital o impeachment de todos os Ministros do STF, pois que nenhum deles se opôs aos desmandos antidemocráticos, criminosos, e covardes, da própria Corte, contra nós e ao País.

    É imperioso não levarmos mais mal instruído ao Congresso, e aí não me refiro à títulos, mas quanto a qualidade de instrução para interpretação da maioria dos eventos ocorridos no mundo real, com mais abrangência do que apenas o Português, Direito, História, Geografia, Filosofia, Comunicações ou Ciências Socias, por exemplo, assuntos ligados à subjetividades e cuja atividades permitem ilações.

    Não podemos deixar de atender, também e concomitantemente, à proporcionar instrução mínima de qualidade aos menores carentes nas escolas públicas, com a inserção e cobrança proporcional às idades, de português, matemática, física, química, ciências naturais e dialética (lógica), sem o que continuaremos produzindo soldados de Paulo Freire para as fileiras do que consideramos esquerda.

    Muito triste, de fato, o buraco que nos encontramos, mas trago a certeza, também, que na vida tudo é cíclico, tentemos reiniciar agora, nesse novo ano que se inicia, o Ano da Inflexão!

  13. Mozart
    Mozart

    Muito especial e correlato com os dias de hoje, esta visão de Augusto Nunes! A direita consolidada nos quatro anos do governo Bolsonaro, precisa, sim, ser integrada á um partido de direita!! Partido esse que NÂO pode jamais ser permeado por integrantes indecisos e susceptíveis à interesses pessoais. Está na hora de juntar aqueles que realmente pensam e acreditam nas ideias conservadoras e liberais!

  14. Analice Gonçalves de Menezes Vieira
    Analice Gonçalves de Menezes Vieira

    A eleição finalizou hoje, até às últimas horas de ontem ainda havia uma fortaleza de esperança. Pois sempre acreditei que as FFAA, não iria admitir o prosseguimento de tão grande arbitrariedade. É como se alguém chegasse na nossa casa, começasse a tirar a mobília de dentro e depois nos expulsasse, mas no último momento tomaríamos uma decisão: “Não vou saí a casa é minha”. Aconteceu o que ninguém queria tomaram a casa. Agora a comissão humanitária vai analisar quem pode ficar com a casa. Como sempre a comissão é eles. Eles são sempre multifuncionais.

  15. SILAS WALTER CARDOSO MUZEL
    SILAS WALTER CARDOSO MUZEL

    Estamos orfãos de pai e mãe, pensavamos que tinhamos as forças armadas, mas pelo visto estamos a sós, até o Papa comunista, so nos resta o chapolim colorado para nos salvar…

  16. Nelson Luna
    Nelson Luna

    #PobreBrasil
    Nós, o povo, somos manso, aceitamos tudo calados, pacificamente.
    Jogamos dentro das 4 linhas enquanto o adversário tinha o VAR a seu favor.
    Se não virarmos a mesa e acabarmos com esse sistema político predador, nada irá mudar.
    Só nos resta tocar a vida e torcermos para sobreviver às insanidades que já começaram.

  17. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Estou sem palavras ,minha tristeza e.meu pesar pelo.Brasil são enormes.Sonhei.com.um País.melhor,menos estado inchado e mais iniciativa privada.Depois de passar um Natal com toda família reunida com alegria,carinho e respeito,refleti melhor.o que estamos vivendo.Nao vamos.mais tolerar.ditsduras,queremos sim a liberdade de expressar nossas idéias sem prisão.Nosso.povo sabe de fato.o que ocorreu,resistiremos até o fim.Um abraço a todos.

  18. Antonio Carlos Ariboni
    Antonio Carlos Ariboni

    Análise perfeita. Parabéns Augusto Nunes. Dentro de poucos meses, quero contar aqueles que irão repetir o tal L”.

  19. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Difícil um país sobreviver ao binômio Corrupção /Incompetência.

  20. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Como tenho paixão pela verdade, sigo com Oeste em 2023. Forte abraço em todos da revista e coragem.

Anterior:
Qual é o seu maior desejo para 2023?
Próximo:
A mentira da mudança do clima
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.