Pular para o conteúdo
publicidade
Deputado federal pelo Rio Grande do Sul Marcel van Hattem | Foto: Divulgação
Edição 161

‘O governo Lula está caindo de podre’

Um dos oposicionistas mais ativos da Câmara dos Deputados, Marcel van Hattem comenta a divulgação dos vídeos do 8 de janeiro em Brasília e vê com otimismo a instauração da CPMI

Branca Nunes
-

Gaúcho de Dois Irmãos, o jornalista e vereador Marcel van Hattem chegou à Câmara dos Deputados em 2018, surfando na onda anticorrupção que mobilizou boa parte do país. Reeleito pelo Partido Novo no ano passado, tornou-se uma das vozes mais fortes e coerentes da oposição. “Com a instauração, agora inevitável, da CPMI, ficará ainda mais claro que o presidente Lula sabia de tudo”, afirma. “As investigações certamente levarão à conclusão de que o presidente deve deixar o cargo por crime de responsabilidade.”

Quem ouve a voz firme, que trata a língua portuguesa com notável competência, desconfia que Van Hattem tem pelo menos o dobro dos atuais 37 anos de idade. A sensação oposta aparece quando se vê de perto o rapaz de pele muito clara e cabelos loiros e fartos. A juventude não o impediu de destacar-se num plenário atulhado de parlamentares bem mais experientes. “Entendo que a divulgação desses vídeos foi um ponto de virada”, diz, num tom que se eleva alguns decibéis para formular a conclusão. “Agora é questão de tempo para o governo cair.”

Van Hattem CPI
O jornalista e vereador Marcel van Hattem chegou à Câmara dos Deputados em 2018 | Foto: Câmara dos Deputados

Confira os principais trechos da entrevista.

Como ficou o clima político em Brasília depois da divulgação das imagens do 8 de janeiro?

O governo sentiu o golpe. Eles mudaram completamente a narrativa e passaram a dizer que apoiam a CPMI do 8 de janeiro. Isso aconteceu por alguns motivos. Primeiro, porque eles perceberam que não têm mais jeito, a CPMI será instalada. Segundo, porque o governo precisará inventar uma história para se sobrepor ao fato demonstrado nas gravações, de que o general Gonçalves Dias atuou para favorecer aqueles que estavam depredando o Palácio do Planalto. Uma atitude muito suspeita. O ministro foi demitido, e o governo tentará de todas as formas se afastar do general. Terceiro, porque querem garantir os principais cargos, como a presidência e a relatoria. Como perderam a primeira batalha, que era a instalação, agora vão para a segunda, que é a sua composição.

A oposição pretende comandar a CPMI?

Minha expectativa é que os blocos, tanto da Câmara quanto do Senado, indiquem pessoas que trabalhem com isenção, seriedade e comprometimento. O governo, obviamente, vai tentar cooptar parlamentares e, principalmente, cooptar as lideranças. São elas que, neste primeiro momento, indicam os membros das comissões. Vai ser um momento de bastante tensão entre os Poderes Executivo e Legislativo.

O que a oposição deve fazer para conquistar os cargos mais relevantes?

Depende muito da situação em que o governo estiver. O que vejo neste momento é que o governo está muito mal avaliado. O centrão, que vai deter boa parte dos membros da comissão — o que é natural, já que o maior contingente de parlamentares da Câmara é do centrão —, não está satisfeito com o governo. Portanto, esse momento é muito propício para que a comissão tenha uma configuração independente, com oposição e governo igualmente representados.

O que as imagens divulgadas nesta semana revelam sobre o 8 de janeiro?

Ficou evidente que o governo Lula, tendo se beneficiado das ações que geraram as depredações, tentou a todo custo esconder o que de fato levou os atos a serem tão grandes. Isso foi causado justamente pela omissão e pela colaboração de membros do governo e até mesmo do Supremo Tribunal Federal. Isso porque o STF, tendo acesso a essas imagens desde o dia 8 ou 9 de janeiro, deveria ter, assim como afastou ilegalmente o governador Ibaneis Rocha e determinou a prisão de Anderson Torres — que estava de férias, solicitadas pelo diretor-geral da Polícia Federal —, tomado atitude similar com os ministros Gonçalves Dias e Flávio Dino. Como não o fez, isso mostra a parcialidade da Corte, provando que não é do seu interesse nem do interesse do governo que a verdade venha a público. Isso é o que mais choca. Ver que as autoridades que deveriam garantir justiça e segurança atuaram no sentido inverso das suas atribuições, gerando injustiça e insegurança.

Os parlamentares governistas afirmam que estavam no palácio funcionários do GSI ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O senhor acredita nisso? 

É uma narrativa falsa. Eles estão tentando desmerecer todas as evidências que estamos vendo. A Polícia Federal disse que teve acesso às imagens, mas que não conseguiu reconhecer o ministro. Isso é outra vergonha. Como a PF não consegue identificar uma pessoa com imagens que eram claramente identificáveis? Por outro lado, a Procuradoria-Geral, o STF e a PF mandaram, mesmo sem imagens, milhares de brasileiros para a cadeia. Brasileiros anônimos, que não eram conhecidos como o ministro. Ou é muita incompetência ou muita má-fé. 

Que argumentos podem sustentar o pedido de impeachment do presidente Lula?

Já pedimos o impeachment por outros motivos, como por exemplo a interferência no trabalho do Legislativo, por meio da pressão e da ameaça ao ministro Sergio Moro e sua família. Com a CPMI, ficará ainda mais claro que o presidente Lula sabia de tudo, não tenho dúvida disso. Ele é amigo há anos do general Gonçalves Dias, que foi chefe da segurança presidencial durante os oito anos de seu governo, e certamente informou ao presidente o que estava acontecendo. É impossível que ele não soubesse. As investigações certamente levarão à conclusão de que o presidente deve sair por crime de responsabilidade.

“Lula não acertou uma. Ele conseguiu, em todas as suas ações e manifestações, desagradar a todos”

Não é estranho que nenhum ministro do STF tenha se manifestado sobre os vídeos?

Nós levamos à Procuradoria-Geral da República um pedido de prisão do ministro Gonçalves Dias, para ver se o ministro Alexandre de Moraes acorda da sua letargia. Durante o governo Lula, ele desapareceu. Só aparece para falar dos presos do 8 de janeiro, e sempre de forma jocosa, tripudiando em cima da situação de milhares de brasileiros que não estão tendo acesso ao devido processo legal, nem à Justiça, como deveria ser para todos. Quem mata no Brasil sai antes da cadeia e se defende em liberdade, enquanto quem foi preso em frente ao QG do Exército, sem sequer ter ido ao local das depredações, continua preso. E centenas continuam na cadeia.

Caso fique provado que o STF teve acesso às imagens e não tomou nenhuma atitude, o ministro Alexandre de Moraes pode ser alvo de um pedido de impeachment?

Eu pedirei o impeachment de Alexandre de Moraes. Não é possível que o ministro siga no STF depois de tantos abusos cometidos, já suficientes para o seu impeachment. Esse caso demonstra claramente como ele é parcial na sua análise. Seus abusos estão gerando injustiças.

Os brasileiros têm evitado manifestar-se nas ruas por temer o STF? 

Essas pessoas precisam saber que, em breve, tudo virá à luz. Estou vendo vários brasileiros dizendo que isso foi a gota d’água e que estão dispostos ir para as ruas. Essa verdade que apareceu está devolvendo a coragem de se manifestar, e os parlamentares de oposição serão os primeiros, estarão na linha de frente para evitar que algo aconteça. Afinal, nós temos a garantia da imunidade parlamentar. No passado, o povo foi responsável pelas manifestações contra a Dilma Rousseff, que deram conforto para uma oposição na época quase inexistente no Congresso e que acabou sendo formada justamente pela pressão popular. Agora acontece o movimento inverso. Deputados e senadores eleitos pelo povo para ser oposição darão o conforto necessário para que a população possa se manifestar nas ruas e dizer que chega desse governo corrupto, incompetente e desonesto.

Reeleito pelo Partido Novo no ano passado, tornou-se uma das vozes mais fortes e coerentes da oposição | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
O senhor teme ser preso?

Duvido que o senhor Alexandre de Moraes mande prender mais um deputado e duvido que a Câmara aceite a prisão de mais um deputado. Isso não vai acontecer. Há um consenso na Câmara de que manter a prisão de Daniel Silveira foi um erro. Não acredito que o Alexandre de Moraes terá a coragem — que na verdade é uma covardia —, pois atenta contra a própria Constituição, de colocar na cadeia qualquer crítico seu ou do presidente da República ou de quem quer que esteja protegido sob o manto da imunidade parlamentar. O Congresso não aceitará uma nova prisão.

O senhor acha que o Brasil tem jeito?

Neste momento, estou muito otimista. Estou vendo que este governo já está caindo de podre. Lula não acertou uma. Ele conseguiu, em todas as suas ações e manifestações, desagradar a todos. Com exceção de sua base mais radical, quem votou nele com a esperança de que repetisse os primeiros mandatos já deixou de apoiá-lo. Além disso, essa eleição foi muito apertada. Lula começou o governo com uma pequena margem de vitória sobre Jair Bolsonaro, numa eleição marcada pela ausência de dezenas de milhões de brasileiros, que não foram às urnas ou votaram em branco e nulo. Gente que não queria nenhuma das duas alternativas. A divulgação desses vídeos foi um ponto de virada. Agora, é questão de tempo para o governo cair.

Leia também “Uma parte da internet diz o amor venceu, mas exala ódio”

28 comentários
  1. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Parabéns ao bravo deputado. Concordo com a fala, que hoje as manifestações precisam ser encabeçadas pelos parlamentares, diferente do que ocorreu meados de 2014.

  2. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Marcel Van Hatten, tá passando pano, nessas eleições últimas. O mundo todo sabe o que está acontecendo nas administrações públicas e na política, com essas duas vertentes mundiais no ocidente, Nova Ordem e Comunismo

  3. Cícero Ruggiero
    Cícero Ruggiero

    Excelente entrevista, esse deputado tem meu apoio e admiração. Só questiono o fato do deputado Daniel Silveira ainda estar preso, se a Câmara, na sua maioria, não concorda mais com essa prisão e não admite mais prisão de nenhum deputado por ter imunidade parlamentar , por que não se mobilizam seriamente para tirar o Daniel da prisão?
    Infelizmente não acredito nessa CPMI, eles vão anular as provas, editar, colocar fogo, mas não vai haver impeachment de ninguém. O sistema é…..

  4. Sos
    Sos

    É a nossa esperança. Por hora, tudo está favorável ao ladrão em implantar a ditadura comunista no Brasil. A censura está quase aprovada e aí vamos ver quem será o ditador do Brasil: ladrão ou ditador da toga. Uma coisa é certa, só um ditador o Brasil terá. Não cabem os dois. Veremos.

  5. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    É um homem sério, deveríamos ter centenas de parlamentares como eles.

  6. XY / XX
    XY / XX

    *O PORÃO*
    Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
    Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
    “Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
    Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
    É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
    Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
    *P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
    *R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
    A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
    Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
    Desconheço a autoria.

  7. Pedro Hemrique
    Pedro Hemrique

    Acorda Brasil! Caso contrário continuaremos a ser o país do faz de contas!

  8. Nelson Vidal Gomes
    Nelson Vidal Gomes

    Vai ficando cada dia mais evidente que a Paz no Brasil só voltará quando forem retirados da cena política seus maiores líderes: Lula e Bolsonaro, ambos maus-caracteres, cada um a seu estilo. Mas quem e quantos estão preocupados com o país?! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. Renato Perim
      Renato Perim

      Bem sr. Nelson primeiramente acredito que o sr. quis dizer maus caráter, e não maus-caracteres. Em segundo lugar peço humildemente o motivo de adjetivar Bolsonaro como mau caráter.

    2. Laudares Capella
      Laudares Capella

      Mau caráter é você que não sabe diferenciar o joio do trigo. Bolsonaro foi até hoje o melhor Presidente que o Brasil já teve. Tenho dito

  9. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    O melhor entrevistado que poderia ser escolhido para esta edição. Parabéns a ele e à entrevistadora.

    1. Nelson Vidal Gomes
      Nelson Vidal Gomes

      Apoiado! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  10. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Mesmo aos 77 anos, com certeza volto às ruas nas pacificas, ordeiras e democráticas manifestações que no passado recente promoveram grandes reformas e o impeachment de Dilma. Nunca foram violentas e antidemocráticas. Atualmente entendo que é importante a liderança de notáveis parlamentares, da boa imprensa e quem sabe até de apoio das FFAA à manifestações democráticas, tão necessárias neste momento para sustar abusos autoritários do Executivo e Judiciário.

  11. Ernesto Americo Filippone
    Ernesto Americo Filippone

    Parabéns Deputado pela coragem em enfrentar o absurdo ativismo do stf , em especial do ministro Alexandre de Morais. Agora, em relação a CPMI não vamos nos iludir , a esquerda ė suja e vai usar de todos os meios para dominar e controlar . Imagina o desespero de um Azia presidindo ?
    Em resumo, a oposição tem que agir da mesma maneira para impedir que a esquerda ocupe os cargos principais.
    Deputado nesta hora vale tudo pelo Brasil e pela Democracia inclusive chamar a população para as ruas.

  12. Onedson Carvalho da Silva
    Onedson Carvalho da Silva

    Marcel Van Hattem, desde já, se fosse eleitor de seu estado com certeza somente votaria no senhor, posso dizer que no congresso não tem 20% de homens sérios como o senhor. Entendo em breve que o Alexandre de Morais terá que responder pelos seus atos e indenizar a todos por abuso de autoridade, com certeza enfrentará uma ação indenizatória. Quanto ao impecheament passou da hora de ser pedido. Sinto vergonha em dizer que sou inscrito na OAB, essa envergonha o povo brasileiro, atualmente dizer que sou advogado me envergonha! A OAB somente serve para os interesses daqueles que usam a instituição em benefício próprio. Uma vergonha!!!! Senhor Simoneti o senhor envergonha a classe. Eleições diretas na OAB já, onde todos os advogados possam eleger o seu Presidente. Ou que deixe de ser obrigatório a inscrição na OAB. Estamos em uma plena ditadura, ditadura da toga. Ademais, encerrando, o larápio de 9 dedos não foi eleito pelas urnas, não foi a vontade do povo que o elegeu, e sim a vontade de um dos Poderes, do qual não preciso nem mencionar o nome! Parabéns Marcel! O povo brasileiro precisa de homens como você.!

  13. Onedson Carvalho da Silva
    Onedson Carvalho da Silva

    Marcel Van Hattem, desde já, se fosse eleitor de seu estado com certeza somente votaria no senhor, posso dizer que no congresso não tem 20% de homens sérios como o senhor. Entendo em breve que o Alexandre de Morais terá que responder pelos seus atos e indenizar a todos por abuso de autoridade, com certeza enfrentará uma ação indenizatória. Quanto ao impecheament passou da hora de ser pedido. Sinto vergonha em dizer que sou inscrito na OAB, essa envergonha o povo brasileiro, atualmente dizer que sou advogado me envergonha! A OAB somente serve para os interesses daqueles que usam a instituição em benefício próprio. Uma vergonha!!!! Senhor Simoneti o senhor envergonha a classe. Eleições diretas na OAB já, onde todos os advogados possam eleger o seu Presidente. Ou que deixe de ser obrigatório a inscrição na OAB. Estamos em uma plena ditadura, ditadura da toga. Ademais, encerrando, o larápio de 9 dedos não foi eleito pelas urnas, não foi a vontade do povo que o elegeu, e sim a vontade de um dos Poderes, do qual não preciso nem mencionar o nome! Parabéns Marcel! O povo brasileiro precisa de homens como você.

  14. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Queria fazer um addendum ao meu comentário, como os eleitores desse jovem devem estar orgulhosos do seus votos, enquanto eu paulista, está cá muito triste, pois o meus dois candidatos o Salles e o Pontes, sumiram na multidão. O promeiro já desistiu de ser deputado e agora quer ser prefeito de SP, porque? Se foi até agora omiiso como deputado vai fazer o que como prefeito?

  15. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Interessante onde está o picolé de chuchu, que tão veementemente entrou na campanha do ladrão? Será que já sabe que o governo cairá e consiguirá colocar o seu amado PSDB no governo?

  16. WALDOMIRO MAZZOCATO JUNIOR
    WALDOMIRO MAZZOCATO JUNIOR

    Os deputados e senadores do Brasil tem que começar a tomar atitudes contra esta corja que esta mandando no Brasil. Acho que esta muita conversa e pouca resolução .

  17. CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO
    CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO

    Muito boa a entrevista do Deputado, parabéns a Oeste.
    Quero dar uma opinião, não sou advogado ou jurista, mas tem que haver algum jeito de se criar um mecanismo (Lei com Alteração na Constituição), através do congresso nacional, para que se possa FISCALIZAR AS CONTAS, GASTOS, SALÁRIOS, NUMERO DE SERVIDORES, ETC, COBRAR, PROCESSAR, DEMITIR MEMBROS DO STF, que abusem do poder ou pratiquem atos antidemocráticos.
    Poderia ser formada uma junta, um conselho, ou até mesmo um tribunal especifico e só para estes casos.
    Seriam compostos por 11 ou 15 membros (EX: 02 juízes do STM, 02 Desembargadores Federais, 2 Senadores, 2 deputados, e o restantes Juízes ou Desembargadores Estaduais. As escolhas seriam SOMENTE POR SORTEIO Realizados no Congresso Nacional ao VIVO, transmitido em TV aberta, Internet e a quem desejasse.

  18. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Bem é isso aí oBrasil está caindo de podre e de corrupção com o dinheiro público. Sem qualquer credibilidade dentro e fora do País. Retrocesso é a palavra de ordem de Lula e da sua turma.

  19. Maria Lúcia Martins Galetti
    Maria Lúcia Martins Galetti

    Excelente entrevista! Parabéns ao Deputado pelo seu posicionamento, nas suas colocações sempre objetivas e por nos dar uma luz de esperança!

  20. MaraNJM
    MaraNJM

    Excelente entrevista, Deputado Marcel tem se destacado pela sua atuação brilhante. Representa a sociedade que deseja um país melhor, com pessoas qualificadas e não a quadrilha retrógada comandada pelo maior corrupto do país.

  21. Marcus Borelli
    Marcus Borelli

    Ajudei a criar o Novo e agora com a saída do Amoedo penso que terá um futuro brilhante. A conferir.

  22. Luis Ricardo Zimermann
    Luis Ricardo Zimermann

    Excelente entrevista de um deputado com atuação irretocável! Espero que o NOVO reencontre seu caminho após a saída do sem vergonha do Amoêdo.

  23. Diego Angeleti de Almeida
    Diego Angeleti de Almeida

    Grande atuação do deputado. Tem meu respeito.

  24. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Deputado, parabéns.
    Aprecio e respeito seu trabalho em prol dos brasileiros.

  25. José Geraldo Xavier
    José Geraldo Xavier

    Ainda existem alguns p de boa coragem e honestos

Anterior:
INSTANTE – A decolagem do Starship
Próximo:
‘Vim para a Austrália por causa da Dilma’
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.