Onde o ministro Alexandre de Moraes acertou? Ele é hoje, ao mesmo tempo, condutor do Supremo Tribunal Federal, governador-geral do Brasil e único brasileiro que tem o poder de revogar, mudar ou escrever leis por conta própria, sem necessidade alguma de aprovação do Congresso Nacional. É óbvio, à essa altura, que acertou em alguma coisa para chegar ao lugar em que está. Provavelmente, acertou muito, e em muitas coisas — ninguém consegue se tornar o homem mais importante de um país com 200 milhões de habitantes e PIB de quase 2 trilhões de dólares, segundo FMI, cometendo erros, ou mais erros do que acertos. Pode-se “gostar” ou “não gostar” do ministro, como ele próprio comentou em relação à lei que permite o indulto presidencial. Mas o fato é que ele manda e todo mundo obedece, a começar pelo presidente da República — e se mandar mais vão obedecer mais.
Alexandre Moraes, hoje, decide mais que o Congresso Nacional inteiro; decreta, pessoalmente ou através dos outros ministros, que leis aprovadas legitimamente pelos deputados e pelos senadores não valem mais, ou cria as leis que os parlamentares não aprovaram, mas que ele quer — como é o caso, agora, da lei da censura na internet. Vale, sozinho, mais que as três Forças Armadas juntas. Pode fazer, e faz, coisas ilegais. Prende cidadãos. Bloqueia contas bancárias. Viola o sigilo de comunicações. Nega o exercício do direito de defesa. Dá multa de 22 milhões de reais a um partido político de oposição. Proíbe qualquer pessoa ou empresa (qualquer uma; até membros do Congresso) de se manifestar pelas redes sociais. Eliminou as funções do Ministério Público. Enfiou na cadeia um deputado federal na vigência do seu mandato. Indiciou pessoas por conversarem num grupo de WhatsApp. Comanda no momento dois inquéritos ilegais de natureza policial (que podem ser seis, ou até mais; são tantos que ninguém consegue mais fazer a conta exata), nos quais se processa qualquer tipo de crime que o ser humano possa cometer, tudo junto e tudo misturado — do golpe de estado ao passaporte de vacina. Criou, e usa, algo que não existe no direito universal: o “flagrante perpétuo”. Muito bem: um homem assim manda ou não manda mais que todos os outros?
A ascensão de Moraes ao topo da vida pública brasileira não aconteceu pelos meios comuns. Ele não teve uma campanha eleitoral milionária, com “Fundo Partidário”, apoio fechado do TSE e outras vantagens; aliás, não teve um único voto, e nem precisou. O ministro não vem de nenhuma família que vive às custas de suas senzalas políticas. Não é um bilionário como esses banqueiros de investimento “de esquerda” que vivem dando entrevista na televisão. Não precisou de apoio da imprensa, embora tenha se tornado um ídolo para a grande maioria dos jornalistas brasileiros — é tratado hoje como uma espécie de Che Guevara que lidera as “lutas democráticas” neste país. (O que provavelmente deve deixar o ministro achando muita graça.) Sua origem não tem nada a ver com o PT. Moraes foi nomeado para o cargo por Michel Temer, que Lula chama de “golpista” e é visto pela esquerda nacional como portador de alguma doença infecciosa sem cura. O passado político do ministro, ao contrário, o coloca como secretário de Geraldo Alckmin, nos tempos em que ele não usava boné do MST e era uma figura de piada para Lula, os intelectuais e os artistas da Globo.
Apesar de tudo isso, o ministro Moraes está lá. Como foi acontecer um negócio desses? Ou, de novo: onde ele acertou? Acertou em muita coisa, essa é que é a verdade — e a primeira delas é que entendeu melhor do que ninguém a força e a utilidade da coragem num país em que o ecossistema político é habitado majoritariamente por covardes. Moraes é um homem destemido — assume riscos, enfrenta adversidades e não foge da briga. No Brasil de hoje, faz toda a diferença. O segundo ponto a favor é que soube escolher o lado certo da disputa política atual: percebeu, no momento adequado, que é mais rentável ficar a favor do Brasil do atraso, centrado no Sistema Lula, do que a favor do Brasil do progresso. (Imaginem se tivesse ficado com Bolsonaro e feito as coisas que fez — se tivesse, por exemplo, trancado na Papuda 1.500 agentes do MST que invadem fazendas e destroem propriedade pública. Estaria hoje no Tribunal Internacional de Haia, respondendo por crimes contra a humanidade.) Entendeu, também, que as instituições brasileiras são amarradas com barbante — e iriam se desfazer diante do primeiro homem decidido a falar grosso, desde que tivesse apoio da esquerda e vendesse a ideia de que está violando a lei para salvar a “democracia”. Com instituições fortes Moraes simplesmente não seria o que é; sua carreira já teria acabado por decisão do Senado Federal.
Passou para o lado da confederação anti-Lava Jato que levou Lula ao poder e, aí, soube assumir o papel de astro do filme — entre outras coisas, como presidente do TSE, foi quem realmente colocou o chefe do PT na Presidência da República
O ministro, igualmente, descobriu que não precisava ter medo de militar — e que isso é uma vantagem decisiva. O regime militar já acabou há quase 40 anos, mas o político brasileiro continua pensando nas Forças Armadas como se elas decidissem alguma coisa — os políticos e as multidões que foram para a frente dos quartéis após as eleições de 2022, na ilusão de que estavam “do mesmo lado”. (O Exército estava, como se viu, do lado da polícia.) Moraes nunca perdeu seu tempo com isso. Foi fazendo o que achou que tinha de ser feito, sem se preocupar com o que poderiam pensar os generais de Exército ou os almirantes de esquadra — e hoje deve estar convencido de que leu acertadamente as coisas. Por que não? Moraes acaba de colocar na cadeia um tenente-coronel da ativa, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, algo expressamente proibido em lei — ele só poderia ter sido preso em flagrante, e não houve flagrante algum. O comandante do Exército não deu um pio. Não se tratava de desafiar o STF, ou quem quer que seja; bastaria dizer que o Exército exige o cumprimento das leis em vigor no Brasil. Ele não vive dizendo que é a favor da “legalidade?” Então: era só cumprir o que diz. Não aconteceu nada.
Outra vantagem para o ministro é a sua capacidade de ignorar a opinião pública. Poucas vezes na história deste país uma autoridade do Estado conseguiu ter uma imagem tão horrível quanto a de Moraes — mas ele não faz nem deixa de fazer nada por causa do que “estão pensando”. O político brasileiro médio passa mal quando se vê fazendo, ou tentando fazer, alguma coisa que pode desagradar o eleitorado — afinal, é dos seus votos que ele vive. O ministro não liga a mínima; não é assim, simplesmente, que ele funciona. Ao contrário, fica mais radical, agressivo e perigoso a cada contrariedade. Ele deixou isso muito claro, entre outros episódios, com sua reação às imensas manifestações de rua do ano passado, e de antes, a favor de Bolsonaro — a quem escolheu como seu inimigo número 1. Em vez de se assustar com aquelas multidões todas, resolveu meter as multidões na cadeia. Deu certo, afinal: a 8 de janeiro ele conseguiu prender 1.500 pessoas de uma vez só, como “exemplo”, e de lá para cá ninguém mais pensou em acampar na frente de quartel. Para o ministro Moraes gente na rua é uma turbina sem potência — faz barulho, mas não tira o avião da pista. Tem dado certo até agora, do seu ponto de vista: está mandando mais, hoje, do que em qualquer outro momento da sua carreira.
Moraes, enfim, tem demonstrado que sabe fazer política do lado que ganha — é o contrário de Augusto Matraga, e isso quer dizer um mundo de vantagens para quem tem ambições de subir na vida pública. No momento mais indicado, soube trocar a direita “autoritária”, onde nasceu, pela esquerda que seria levada ao poder no movimento mais poderoso que já se viu até hoje na política brasileira: a guerra de extermínio contra a Lava Jato e o enfrentamento à corrupção. Passou para o lado da confederação anti-Lava Jato que levou Lula ao poder e, aí, soube assumir o papel de astro do filme — entre outras coisas, como presidente do TSE, foi quem realmente colocou o chefe do PT na Presidência da República. É certo, também, que manda mais do que ele. Vivem os dois, hoje, num contrato de assistência mútua. Moraes dá proteção a Lula, defende os interesses do seu sistema e garante a segurança do universo lulista — para ficar num exemplo só, não incomodou, em quatro anos com os seus inquéritos policiais, um único simpatizante da esquerda. Quer dizer que ninguém do PT, para não falar do próprio Lula, divulgou uma fake news, nem umazinha, nesse tempo todo? É puro Moraes. Em compensação, nem Lula, nem a esquerda e nem ninguém do governo está autorizado a incomodar o ministro no que quer que seja. É a harmonia entre os Poderes.
Como em relação aos militares e à opinião pública, o medo que Alexandre de Moraes tem de Lula é de três vezes zero. Ele sabe, de um lado, que Lula não tem peito para encará-lo, e de outro, que está mais interessado em hotéis com diárias de 37.000 reais, discursos idiotas e o “liberou geral” para o assalto à máquina pública. Também não se assusta com a esquerda, o MST e os Boulos da vida. Sabe que todos têm pavor de bala de borracha; imagine-se então de bala de verdade. Suas preocupações com a Câmara e o Senado são equivalentes — ou seja, absolutamente nulas. O resumo de toda essa opera é o seguinte: o ministro soube construir uma situação em que não tem rivais, não tem freios e não tem controles, e na qual está livre para governar o Brasil segundo o que acha que está “certo”, e não segundo o que diz a lei. Moraes se arriscou muito; poderia perfeitamente ter perdido, várias vezes, a começar pelo dia em que encarou Jair Bolsonaro. Mas o fato é que levou todas, e hoje é isso que todos estão vendo — só não manda naquilo em que não quer mandar. Nada poderia representar tão bem essa situação quanto sua última erupção de onipotência. Proibiu o aplicativo de mensagens Telegram de publicar sua opinião sobre a lei de censura que o governo Lula e ele próprio querem impor ao Brasil — e o obrigou a publicar a opinião dele, Moraes. Desde quando alguém neste país está proibido de dizer o que pensa sobre um projeto em debate no Congresso Nacional? E desde quando alguém é obrigado a dizer o contrário do que pensa? Desde Alexandre de Moraes. O caso Telegram é mais uma prova de que no Brasil de hoje não existe mais lei. O que existe é o ministro Moraes — e, para piorar, o resto do STF.
Leia também “O governo e o STF vão à forra”
Excelente texto! O que ou quem poderia tirar o ministro do poder?
Ele não vai parar, faz parte do sistema e da harmonia entre os poderes que sabemos quais são.
Não faltou referência ao PCC?
Guzzo, que delírio ler suas colunas. Ainda existe pessoas comprometidas com a verdade e a realidade de um país que caminha ao caos.
Penso o seguinte: o dia de Moraes vai chegar…
Está lá porque tem o crime organizado por trás, ninguém sozinho tem esse poder todo. Se alguém ousar alguma coisa, vai fazer a viagem eterna.
E para ajudar, os dois ministros que o Bolsonaro indicou são covardes ao extremo. Os dois “mudinhos”, como diz Augusto Nunes. Isso que dá usar critérios como afinidade ou ser “terrivelmente evangélico”.
E SE FICAR O BICHO PEGA
SE CORRER O BICHO COME…
SEGURA NA MÃO DE DEUS, E VAI…
E ele segue atropelando
ELE BATE NO PEITO E DIZ,
A LEI SOU EU…
Texto espetacular. Esse é o Brasil que nós temos. É o legítimo Calígula.
Texto maravilhoso!
O vilão mais vil q já vi.
Diagnóstico perfeito! Para onde estamos indo só Deus e o Ministro Alexandre de Moraes sabem!!! Talvez a única justiça que ainda exista seja a divina! 😞
Querido Guzzo
Seu texto é de uma clareza e objetividade absurdo!
Expressa tudo o que a maioria de nós pensa (devo dizer que me senti mais angustiada com o que estamos vivendo).
Porém, no meu íntimo, tenho que acreditar que sairemos dessa distopia.
O senhor é incrível, faz a diferença em nossas vidas. O acompanho desde os tempos áureos da Veja.
Um grande abraço!
Entramos no mundo das trevas, onde funciona o Imperio sem Lei. Ate quando ? Que o Espirito Santo nos ajude e nos livre de todo o mal que assola ns Estado democratico de Direito. A impressão é que estamos sendo levados por um psicopata obsessivo e dominado pelo demonio. E desolador !
Excelente o texto, gigante em ideia e análise, infelizmente, do mesmo tamanho da inércia do Senado.
Obrigada por mais essa análise brilhante, mestre Guzzo. Seus textos são um alento, e repletos de coragem, como sempre.
Não resta dúvida que, assim como o Molusco, o Moraes é um psicopata da mais alta periculosidade. Não tem sentimentos, nem valores morais, nem palavra. Jurou defender a Constituição do Brasil e a estupra todos os dias. Se não for julgado nesta vida pelos seus erros e não se arrepender, vai lamentar eternamente pelo que fez, enquanto terá lições de natação no lago de fogo e enxofre, que será sua morada eterna.
NADA DISSO É POR ACASO…
O HOMEM CERTO NO LUGAR CERTO…
PARA ATENDER OS INTERESSES DE QUEM…?
SERÁ Q SÃO SÓ OS INTERESSES PESSOAIS DO BESUNTO…?
TEMO Q NÃO…
O BURACO É MAIS EMBAIXO…
NADA DISSO É POR ACASO…
O HOMEM CERTO NO LUGAR CERTO…
PARA ATENDER AOS INTERESSES DE QUEM…?
SERÁ Q SÃO SÓ OS INTERESSES PESSOAIS DO BESUNTO…?
TEMO Q NÃO…
O BURACO É MAIS EMBAIXO…
Mais um texto brilhante do J.R Guzzo, só faltou relembrar que a grande maioria dos senadores não são covardes, mas sim , bandidos com diversos processos engavetados no stf e, portanto, se tornam cúmplices e reféns dos também bandidos que hoje habitam o stf. O Brasil de hoje, com seus principais protagonistas, só agravou o tamanho da cleptocracia vergonhosa que sempre foi. No senado, na camaradas deputados e no judiciário nas suas principais instâncias, prevalece a máxima de que os animais se agrupam conforme a espécie. Lá, ninguém vai ver um elefante conversando com uma formiga.
E quem colocou esses bandidos no Senado, João? Esses Senadores só estão lá porque obtiveram VOTOS, MUITOS VOTOS, AOS MILHARES. Aí está o ovo da serpente: o eleitor vota em quem enxerga alguma afinidade; se o sujeito não tem caráter, moral, educação, vai dar o seu voto para um semelhante. Moral da estória: de quem é, no fundo, a culpa de tudo isso que nos acontece? Exatamente…
Por convicção ética e religiosa,não desejo mal a ninguém.Mas esse senhor me faz sonhar que ele tenha um AVC de tronco e fique com a síndrome do encarceramento.Traduzindo:fique preso no próprio corpo,.imovel ,mudo e consciente e pagando por tudo que fez.
A culpa é do Bôzo em primeira instância e do “morão” (com minúscula, mesmo) em segunda.
Se o pobre coitado soubesse ler jamais escreveria idiotices ao comentar um artigo de tamanha preciosidade. Será preciso que queime o corpo, a alma e o espírito, então: “Vade Retro Satanás” e retorne para os infernos de onde vieres.
Há uma LUZ que se chama Jesus e nEle eu confio. Não fosse por isso, simplesmente eu diria que estamos perdidos!!! Deus abençoe a todos nós, contra esse mal, J.R. Guzzo, amém. Parabéns por nos mostrar o quanto esse ser é do mal…
Sonyr Ahrens
Porto Alegre, RS
Você está certa.Acabei de externar o que desejo para esse senhor.Mas devemos entregar nosso Brasil a Jesus.
Rezo todos os dias.Mas como humana que sou,às vezes penso no AVC de tronco
Se vivêssemos em um reino o Imperador Alexandre I, o Calvo, já teria sido arrancado a força do poder e teria sua coroa partida em pedaços.
Se habitássemos uma democracia já teria sido destronado pelo Senado a quem cabe aplicar os mecanismos legais de freios aos abusos autoritários.
#Não a ditadura, que é a pior que pode existir.
Prezado Guzzo, no meio politico ninguém impõe sua vontade e humilha os covardes todo o tempo. Covardes unidos jamais serão vencidos. Para este “alguém”, um dia a casa também cai.
Perfeito texto!
Triste realidade!
Desanimador!!! O que um patriota pode fazer, nesta altura do jogo??
ALEM DISSO AINDA TEMOS QUE PAGAR IMPOSTO DE RENDA SOBRE SALARIOS E NÃO PAGA PARA VER…
Tudo bem. Moraes manda, obedecem e ninguém reage.
Mas quem o autoriza? A população? pAs FFAA? O Congresso? O Presidente?
QUEM AUTORIZA E GARANTE AS AÇÕES DE ALEXANDRE DE MORAES?!!
O que Moraes vem fazendo foi planejado, programado, segue uma agenda? Se sim, quem elaborou esta sucessão de atitudes e está controlando? Ou é tudo improvisado mesmo e o país parou para assistir ?
Psicopatia define.
A culpa dessa desgraça toda é de demônio inominável, temos acompanhado os abusos praticados pelo STF em nosso país, especialmente pelo Ministro Alexandre de Moraes. Temos visto a ditadura imposta por este senhor e o desrespeito aos limites constitucionais quanto à sua competência. Chega de nos curvarmos diante das atrocidades praticadas por ele, é hora de acabar com a impunidade por seus atos ilegais. Precisamos demonstrar a posição e força do nosso povo. Vamos lutar pelo IMPEACHMENT de Alexandre de Moraes e mostrar que supremo é povo.
Parabéns craque Guzzo.
Sensacional o texto!!
Infelizmente a pura verdade.
De DEUS não se zomba. Este verme imundo voltará as trevas donde jamais deveria ter saído. Satanista igual seu chefe o ex pres. m. temer. Mas a luz triunfará.
A ditadura de Moraes, o Vampiro do Brasil!!!
A foto acima é esclarecedora e deveria ser titulada como subir na vida sem esforço e como ser os maiores omissos de instituições apequenadas (por eles próprios), que deveriam ser um exemplo de controle da cidadania e da (in)justiça superior. Não fazem absolutamente nada para frear as ilegalidades e anticonstitucionalidades dessa (in)justiça brasileira. E todos são regiamente pagos com recursos públicos e penduricalhos, que causam invejas às instituições de diversos países. E o povo brasileiro? Onde está? Sofrendo e sendo ameaçado por todos os lados? A esperança do surgimento de uma liderança para colocar um #BASTA nessa situação caótica de gestão e justiça não pode esmorecer!
Quero ver o ditador “supremo” COLOCAR MILHÕES DE PESSOAS QUE FOREM ÀS RUAS NA CADEIA!!!! O povo é que terá de tomar UMA DECISÃO!!!
Tudo isso está acontecendo,não pela coragem do Alexandre de Moraes,mas pela extrema covardia do ex presidente Bolsonaro.
Que besteira!
Em resumo bem parecido com um sujeito que surgiu na Alemanha. Só uma diferença lá ele foi eleito, não foi ” colocado.” Tbe, esse povinho de mer…a merece.
Quem sofre é o povo. O povo que enxerga e também o que está iludido. O que votou pela reeleição e o que acreditou nas bravatas do cachaceiro. O da classe média que logo ficará desempregado e o que achava que ia comprar picanha com a muleta Bolsa Família e levou uma rasteira e descobriu que não será nem pobre, mas miserável.
Não existem mais as Instituições. Então, só existe a possibilidade de guerra civil. Ela aconteceria? Não acredito.
Eu fico estarrecido quando leio um artigo desse. O que pode ter acontecido com a gente, estaríamos nós anestesiados, entorpecidos com as aberrações diante de nossa face?
Eu fico estarrecido quando leio um artigo desse. O que pode ter acontecido com a gente, Estamos anestesiados, entorpecidos com as aberrações diante de nossa face?
Excelente artigo. Que inteligencia e coragem
Esse ministro é o chefe do PCC. É por isso que todos têm medo dele. Se ele cai, o Brasil entra em guerra civil. Ah, uma nota importante, ele era secretário da segurança pública de SP quando o helicóptero do filho do Alckmin caiu.
A pergunta que fica: quando vai acabar esse abuso?
Nada é para sempre. Esse ministro parece ser um desequilibrado e deslumbrado. E o Congresso Nacional composto por homens frouxos e babões. É isso aí.
AM é um psicopata. Não sou psiquiatra, mas nem precisa. O olhar de loucura psicopática desse Sr é visível. Só um Psicopata é capaz de não ter, empatia, constrangimentos, pena de alguém, respeito pelas pessoas, obediência às leis e normas, enfim, emoções. Um psicopata é frio, calculista e só visa seus interesses. E quem despertou esse monstro foi o nosso Congresso , na figura de Rodrigo Pacheco. E os senadores, mesmo vendo o conluio de Pacheco com Moraes, o elegeram de novo. Se tivesse ocorrido o impeachment de Moraes ou uma ameaça, talvez não estivéssemos passando por isso. Ao contrário disso, ele está amando, está embevecido com o poder de causar todo tipo de maldade e de poder subjugar uma população de 200 milhões de pessoas. Está em êxtase por ser chamado de Deus, semideus e de homem mais poderoso do Brasil. Pena que ego não explode.
Bruno Araújo, acertou em cheio.Eu sou da área e até hoje exerço minha profissão. Sim um diagnóstico fácil na primeira consulta,psicopata ,,,déspota e torturador de pessoas.O poder e a busca pelo pleno poder brilha em seus olhos.Sua figura é associada a de Hitler. Faz coisas inimagináveis as pessoas que possuem um mínimo de equilíbrio mental. É verdade o que lemos no texto de Guzzo, mas um dia sua casa vai cair.
E isso é tudo que Satanás sempre desejou (e continua desejando)! A ousadia e arrogância desse demônio travestido de ministro é tão grande ao ponto de causar inveja no próprio Diabo! Mas, em contrapartida, exatamente isso será a razão da sua queda!
Fama, poder, domínio e glória!…
É, ilustre GUZZO, esse é o exato panorama descrito com perfeição em seu artigo.
Mas me permita discordar apenas num pequeno pontinho: Esse juiz por você mencionado (furto-me de escrever-lhe o nome, poupando-me) diferentemente do que você afirmou, NÃO RETÉM NENHUM TIPO DE CORAGEM. Ele só agiu e age assim, extravasando esse conjunto inumerável de DOIDICES JURÍDICAS, porque goza da “vitaliciedade” naquele pseudotribunal chamado supremo, porque vive cercado de seguranças armados, porque vive empoleirado em carros oficiais com motoristas. Essa por você exaltada “coragem” do dito-cujo somente se confirmaria na hipótese de o tal juiz sair às ruas como qualquer cidadão honesto, como todo mortal pagador de impostos, frequentar locais públicos, SEM O APARATO DE SEGURANÇA de que desfruta, pago por todos nós.
Toda CORAGEM é devidamente calculada. E é exatamente assim relativamente a esse juiz que, como se viu e ouviu em manifestação dele próprio durante julgamento virtual, não consegue conjugar o elementar verbo SER.
A força do Alexandre de Moraes, PT, Lula, MST, etc, vem da grande mídia que defende e apoia. Em especial da rede globo, jornal nacional!
SENSACIONAL! Brilhante como sempre!
É inesquecível a cena do Min Gilmar Mendes, na época do mensalão, dizendo que o PT havia instalado no país uma cleptocracia e que o partido teria dinheiro para se eleger e reeleger até 2030… tempos depois, no espaço de uns poucos anos, Lula foi condenado e inabilitado politicamente e descondenado e reabilitado politicamente, elegendo-se presidente novamente… Ah, e todos os apoiadores da lava-jato no STF, os Min Gilmar, Alexandre, Barroso, Carmen, passaram a entender que questões estritamente formais seriam relevantes a ponto de extinguir a maior operação já deflagrada no Brasil contra o maior esquema de corrupção da humanidade, o que deu cabo da lava-jato… ah, e a Min Carmen, que proferiu a “famosa” “cala a boca já morreu”, passou a achar que censura por algumas poucas semanas podia e hoje parece entender que censura, mesmo permanente, é um importante instrumento de defesa da democracia… talvez dentre todos o mais perspicaz tenha sido o Min Gilmar, o da cleptocracia… talvez!
Este magistral artigo de Guzzo é ambivalente para minha alma! Me traz conforto e raiva!!!
ESTAMOS VIVENDO UMA DITADURA SEM PRESCEDENTES
Eu já acho que estamos mesmo é VIVENDO O PRECEDENTE DE UMA DITADURA!…
Opinião corretíssima mas acredito que a cada eleição estamos melhorando a qualidade do congresso. Na próxima eleição, se substituirmos 20 senadores covardes por 20 corajosos, o Senado pautará o pedido de impeachment do Min Alexandre de Moraes por claro desrespeito à Constituição Federal que jurou defender e com isso voltaremos a ter o equilíbrio e a isonomia entre os três poderes. Só assim o BRASIL será colocado novamente na rota do crescimento.
Para q isso ocorra precisamos exigir o voto impresso ” auditável” desde já, caso contrário, esses bandidos vão continuar no poder.
Um única PESSOA acabou com tudo!
Se tivesse, um, apenas um General de verdade nesse país, o jogo já tinha virado.
Dois culpados existem para esse estado de coisas. Primeiro, o próprio Presidente Bolsonaro que, nos primórdios das decisões alexandrinas esdrúxulas não soube se impor, como manda a próprio Constituição. Em segundo lugar, o Presidente do Congresso Nacional, que não faz valer o instituto dos freios e contrapesos. Quando dois dos presidentes eleitos pelo povo se dobram às ordens de um servidor público que nem foi eleito pelo povo, as garras de uma Ditadura da Toga mostram suas garras.
A mais dura e crua verdade! JR Guzzo mais uma vez produz uma matéria excepcional sobre do que são feitos os nossos políticos…
Excelente artigo, mestre Guzzo, mas alguma coisa não fecha, na sua análise, mesmo com toda a coragem citada Moraes não chegou lá assim, Moraes também tem patrão, existe uma agenda globalista atrás disso tudo. Esse mesmo STF permitiu o impeachment de Dilma corretamente e a prisão de Lula, e de toda a quadrilha política que roubaram bilhões de reais, o juiz Moro era o todo poderoso do Brasil, festejado internacionalmente como o paladino contra a corrupção, tudo isso ocorreu ao que me parece porque servia a interesses poderosos, que queriam a eleição de Alckmin para presidente, e teriam seus interesses realizados, só que Bolsonaro que representa os anseios do povo brasileiro apareceu e venceu as eleições. Bolsonaro zelou pelos interesses do país, e não seguiu a cartilha progressista globalista, aí foi um ataque feroz da política velha, da grande mídia comprometida com interesses financeiros, e também a guerra sem trégua do STF contra Bolsonaro, descondenando um criminoso e levando o mesmo à presidência da república, o maior espanto foi perceber que as FFAA que é a instituição responsável pela soberania nacional, e a quem Bolsonaro tentou se socorrer várias ocasiões onde o poder executivo foi invadido pelo judiciário, não cumpriu com sua obrigação, o que quer dizer que obedece ao mesmo patrão do STF. Tenho a impressão que Alckmin ainda será presidente em breve.
caros jornalistas da Revista Oeste e tb Gazeta do Povo.. não nos abandonem !!
Análise perfeita!
Triste realidade. Acabaram com os manicômios judiciários, lugar perfeito para este louco.
Obrigado por mais um texto esclarecedor.
Brilhante a sua lucidez, diante de tanta insensatez
Artigo excelente e revoltante por mostrar corretamente o país de covardes, corruptos e oportunistas que somos. Terra sem lei onde o traficante vale mais que o cidadão comum.
Grato pela reportagem J. R. GUZZO.
O senhor supremo não cumpre nada do que publicou e vendeu em faculdades de direito. Simples assim. Falsidade pouca é bobagem !!! Será o que pode ter sido?
As instituições precisam parar Alexandre de Moraes. É imperativo para a democracia que este senhor sofra impeachment e seja julgado por seus crimes contra a Constituição do país.
Não existem mais instituições no Brasil. São todas artigos de fachada. Não há mais leis ou Constituição. Democracia, nem pensar.
Excelente. Parabéns Guzzo.
A solução é uma só.
FELIZES AQUELES QUE ESTIVEREM VIVOS NO ANO DE 2041 !!!! É O ANO DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA TOGAL !!!
SERÁ QUE SAI COM MACUMBA???? REZA BRABA E MISSA NAO FUNCIONA…..
Que país é esse?
A História mostra que o “mundo da voltas”. O próprio Lula é testemunha desta verdade. Depois de 580 dias presos, voltou para ser presidente. Portanto o reinado de Moraes e todos os que o cercam, deverá em algum ponto futuro, ser questionado. E pela avaliação de seus oponentes, deverá ser severamente, questionado. Eu não queria estar no “pelo” dele. Vai pagar caro. A história esta repleta de exemplos de ditadores que viveram a glória, em seguida, o caos.
Que tristeza pensar que dos meus 57 de vida, vivi somente 4 anos com liberda, mesmo que uma “meia liberdade”!
FICA TRANQUILO… VOCE AINDA TEM 21 ANOS PELA FRENTE ATÉ PODER DIZER QUE SE VIU LIVRE DA “COISA” – ele tem “SÓ ” 57 aninhos. !!!!!!
Mestre Guzzo, outra facilidade que o Ministro encontra é o fato de que há, ao meu ver, somente um analista capaz de dissecrn e enxergar com precisão o que ocorre “neste país”: você. Há muita gente falante e uma imprensa, no geral, bem ruinzinha.
Desde que o ditado popular, com louco não se discute, é aceito e não se providencie uma camisa de força, para colocar o louco num devido tratamento, a desarmonia vai se alastrando e vai contaminando todos com sua loucura desenfreada.
Faltam Homens virtuosos e com coragem para frear o louco, antes que seja tarde demais, como ocorreu na Alemanha em 30 de janeiro de 1933, quando Hitler assumiu o poder.
“XERIFE” segundo seu colega do STF, mas acho que “O PODEROSO CHEFÃO” lhe cairia melhor!
O Brasil já pode equilibrar suas contas, basta um poder: MORAES
Conheci Alexandre de Moraes, obviamente a sua figura,quando fazia parte do governo Alckmin em São Paulo. Assim começou sua Ascenção, figura discreta,foi ganhando poder aos poucos até chegar ao supremo.Guzzo em mais um de seus brilhantes artigos,descreve como chegou a ser o Imperador nefasto do Brasil. SEndo um homem da justiça, não respeita as leis e muito menos a constituição. Mas todos o temem ,o medo é um de seus trunfos, O brasileiro por algum tempo não sairá às ruas,justas por temer passar pela mesma situação do dia oito de janeiro. Esse ser prendeu é ainda mantém presos políticos nas prisões de Brasília, sem qualquer processo legal.O pavor venceu.Com algumas diferenças históricas foi assim que Hitler foi o todo poderoso na Europa no século XX. Mas aqui deixo minha visão muito pessoal, o poder não se sustenta dessa maneira para sempre, um dia a casa cai.O Brasil precisa crescer e isso só ocorre com a liberdade de expressão e com leis e ordem.Nao é o exército de MTST que dará empregos e fará o nosso país crescer..Não é com a tirania de um homem que dirigirá o Brasil para um caminho virtuoso.Nao há males que perdurem eternamente.,”resistiremos as adversidades”.
Acorda Congresso!
Espero que ninguém no Congresso leia este artigo. Se lerem, vai ser vergonhoso e humilhante.
Mas quem disse que eles têm vergonha?, se tivessem um pingo que fosse não seriam aquelas nulidades. Desde 8 de janeiro o país convive com uma situação esdrúxula e a tal CPMI nem sequer começou. Estão esperando o quê?
Senado inerte…E depois Ernesto Araújo é que é o “criador de teses malucas”…Há interesses alienígenas sendo defendidos em detrimento do nosso Estado Democrático de Direito, da nossa Soberania. NUNCA que eles vão deixar de impor forte jugo sobre aqueles que defendem uma nação soberana, livre, com base na fé e na família. Controle é tudo, controle pelo medo, controle pela insegurança jurídica, controle da educação (marxismo cultural, pautas raciais, sociais, ideologia de gênero, desconstrução da fé cristã), controle da comunicação (ditar o que é a verdade). Um povo que não tem relação de dependência é livre para criar, empreender, cultivar, comercializar. Um grupo intelectual que ascende e instrui, ilumina os outros e amplia a rede de despertamento, pra eles tem o controle como pauta da agenda deles, é coisa a se combater. É uma guerra entre o bem e o mal mesmo. É uma guerra eminentemente moral no tabuleiro geopolítico. As atrocidades que essa ideologia marxista-leninista-maoísta vem fazendo no mundo são como estilhaços que se alastram e penetram em todas as esferas da vida e da identidade do ser humano que eles querem minar. Que propósito raso e macabro é esse?
Não, Cláudio! Eu espero que todos no congresso leiam este artigo, justamente para envergonhá-los e humilhá-los.
Quem sabe não acordam para esse vexame que estão passando? Uma cambada de covardes escrotos que se submetem a um ditador do judiciário. Quando resolvem falar alguma coisa contra, vem um tapa-boca de bilhões de reais dado por um desgoverno corrupto com um bilhetinho junto: “faça bom uso, inclusive pessoal, ninguém vai lhe incomodar…”. Um dia esse estado de coisas vai ter que acabar. Ou o Brasil acaba antes, se esse dia demorar muito.
Perfeito! Obrigada!
excelente diagnóstico.
Um psiquiatra inglês, professor de Oxford, definiu uma situação que explica o que está acontecendo.
TRÍADE OBSCURA.
Junção dos transtornos de personalidade narcisista com psicopatia e sociopatia.
se tiverem curiosidade, dê um google na frase. Enquanto é possível
Perfeito!
Estão esgotadas todas as palavras e adjetivos possíveis para o imperador Alexandre de Moraes. É um verdadeiro paredão. Mas parede, mesmo bem construída, um dia virá uma grande tormenta, e ela vai. É tudo que desejo.
Maravilhosoooooooooo!!!
Sem comentários. Estão esgotadas todas as palavras e adjetivos possíveis para o imperador Alexandre de Moraes. É um verdadeiro paredão. Mas parede, mesmo bem construída, um dia virá uma grande tormenta, e ela vai. É tudo que desejo.
Muito bem definido o caminho de de um funcionário público nomeado, que aproveitou todas as chances de enquadramento de politicos da sem-vergonhice e conseguiu amealhar traidores da pátria, como aquele que se diz “gerente” de um Senado Federal, totalmente apequenado, e os puxa-sacos, a maioria com enormes dividas (financeiras e morais) devido a corrupções. E convenceu ainda outros pares a seguirem o mesmo caminho e a mesma cartilha. Mas ainda veremos um dia em que, pelo menos, o gerente cairá na desgraça de todos os traidores e execrado da vida pública. Quem sabe vamos ter um freio para magistrados nomeados ou voltados simplesmente para o cumprimento da CF e das leis. Atualmente a situação politica do país só pode estar nas piores condições inimagináveis, já que os chamados poderes constitucionais (que não respeitam a CF) estão totalmente voltados para o mundo do “venha a nós” e o resto do povo que se arrebente.”A paciencia tem limites igualmente inimagináveis!”
Texto impecável, Jornalista J.R. Guzzo.
99,0 % com rabo preso ; 1,0% se não está , ” eu faço estar ” – fase eletiva e suas conspirações de caciques . E assim, deita e rola !
Simplesmente fantástico ler sua coluna! Maravilha de artigo! Entretanto no país do faz de conta quem pode pode quem não pode se sacode! Após o fim do regime militar jamais imaginei voltar aos tempos da ditadura! Que país é este?
Meu caro você gosta de se enganar! Isto aqui é terra de coroné!!
ESTÁ NA HORA DÁ UM BASTA A INSOLÊNCIA E A ARROGÂNCIA DO PODER JUDICIÁRIO.
MAIORIA DO STF ESTÁ CEGA PELO ATIVISMO POLÍTICO E CORPORATIVISMO DOENTIO E ATÉ ESTÁ CONTRA A DEMOCRACIA.
A RASGAR A CONSTITUIÇÃO, E USA 2 PESOS E 2 MEDIDAS CONFORME SUAS TENDÊNCIAS IDEOLÓGICAS E SUCESSIVOS ABUSOS A LIBERDADE DE EXPRESSÃO AO CONTRÁDITORIO E AMPLA DEFESA.
É NECESSÁRIO UMA MUDANÇA COMPLETA E URGENTE DO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO.
Mas isso vai acabar
Que sujeito poderoso é esse? Só vi tão grande assim na babilônia
Maravilha de artigo. Só é necessário dizer que a arrogância precede da derrota.
Mas isso vai acabar
SENSACIONAL.
ENREDO PARA O PROXIMO FILME DOS “MERCENÁRIOS ” PRONTINHO. Será que Stalone topa ? Ou vai respeitar também?
Grande decano J. R. GUZZO. Falou e disse: quem manda, desmanda, faz acontecer por aqui tem nome e sobrenome: Alexandre de Moraes. Simples, só que não. A omissão e o rabo preso do Congresso Nacional são sim co-partícioes dessa orquestra desafinada. Até quando só o povo saberá dizer.
No mais é isso. Vamos nos contentando com as belas matérias e artigos desses excepcionais Jornalistas de outrora dessa grande REVISTA OESTE e dos jovens também.
Parabéns a todos e obrigado.
Brilhante diagnóstico! O careca é nitidamente um psicopata sádico e sem sentimentos! Por isso e também por isso, não tem medo e isso certamente o levará à ruina algum dia que esperamos breve!
Um ditador que amordaçou Brasil.
Contra ele, um povo débil que sempre espera que sua liberdade seja reconquistada por outros, menos por seu próprio esforço.
GUZZO deveria ser a capa desta edição!
E quem vai parar esse sujeito? O Senado está omisso. Os colegas do ditador o temem. A esquerda o adora porque o homem é inimigo mortal de Bolsonaro e dos conservadores. Nos resta esperar algum tipo de ação dos militares, mas isso provavelmente não acontecerá. Moral da História: teremos que suportar esse tirano até que se aposente aos 75 anos, o que acontecerá em dezembro de 2043, isto é, daqui a longos e intermináveis 20 anos e 7 meses!
Quem advoga direta ou indiretamente para o PCC, como no caso da Transccoper, tida no Judiciário paulista como lavanderia de dinheiro para a turma do Marcola, Alexandre de Moraes atuou em 123 Processos defendendo a Cooperativa, renunciando a eles ao assumir a Secretaria de Segurança de São Paulo, nomeado pelo então Governador Geraldo Alckmin. A advogada Viviane Barci de Moraes, que apenas por essas coincidências que só acontecem no Brasil, atua no STF defendendo figurões das crônicas política e policial. Laços com a turma do senhor Marcos Camacho não são desfeitos impunemente. Como Boi Preto conhece Boi Preto, sob qualquer, repito, qualquer prisma, o que o senhor Alexandre de Moraes faz no Brasil criminalizando apenas um lado do espectro político, segundo vozes erráticas da minha cabeça, têm forte, diria fortíssimo cheiro de coação. Isso juntado aos arquivos em posse do Zé Dirceu, que também estão no celular do então advogado Francisco de Assis dos irmãos Batista Metralha, que mesmo o aparelho apreendido pelo STF, reveladoramente nunca foi periciado. Boi preto conhece Boi Preto…
Mas isso que o Guzzo está dizendo é a pura verdade , oque ele fez foi só ocupar o vácuo de coragem das instituições , dos políticos , e dos militares.
Simples , então ele pensou::::: Já que nessas instituições não tem homens ,então eu como o único homem no pedaço tenho o “dever ” de assumir o posto , e assim o fez, e os covardes corroboraram isso como estamos vendo. então me respondam : ele está certo ou errado?
Quase publiquei uma coluna pirata da Oeste. Mando ando meio esquecido de alguns pontos que aprendi desde o colégio. O Guzzo é um Jornalista fora de série. Portanto, pouco a acrescentar. Ainda assim, fico om aquela impressão que todos nós pouco discutimos sobre o modelo de escolha dos ministros da suprema corte. Sem concurso, sem disputa de saber, conhecimento e ética. É como se fosse uma prova olímpica onde apenas um corredor está inscrito para uma prova no atletismo. Ele sabe que não tendo concorrente ele ganhará a medalha de ouro, dinheiro, fama e absoluta certeza de sua invencibilidade. Quem não está na prova que se dane. POr que ninguém quis disputar a vaga e a competição? Eis a questão pouco explorada pelos humanos mortais brasileiros.
O POUCO DO BOM SENSO QUE COMEÇOU EXISTIR NA POLITICA DESTE PAIS, ACABARAM DE VEZ, GRAÇAS PRIMEIRAMENTE A BOA PARTE DO POVO, DEPOIS OS POLITICOS, JUIZES E MIDIA, TODOS INTERESSADOS EM QUE TUDO FIQUE COMO ESTA, SEMPRE.
Perfeito Guzzo, me deixou mais atormentado. Talvez aconteça algo, pois nossa situação é desesperadora. Tenho notado no Lula sinais de senilidade avançada e a sua megalomania muito mais latente, e isso é como um trem sem freio, por enquanto sua preocupação é o Bolsonaro que pode trafegar por onde desejar, deixando o nas plateias doutrinadas, igual um mestre de picadeiro num circo de pulgas. Conheço o desde o sindicato de São Bernardo e o via sempre no centro de Convivência de Campinas com sua discurseira e para arrematar matando o bicho no bar ao lado, o famoso City Bar. Desde essa época ele nunca aceitou ninguém que tenha ou que queira o mesmo estatus dele, tanto no sindicato, como em qualquer lugar. Vai que amanha ele ache que o cumpanheiro Alexandre está fazendo muita sombra. Para um cara que puxou o tapete até do irmão, que não se conforma com a situação de não sentar na janelinha. Como antes já aconteceu diversas vezes, sempre que alguém colocava em risco sua esquizoide importância, era logo defenestrado.
Ele não soma, e não divide. Ainda vai bater de frente com Moraes, e vamos comprar a pipoca, nesta treta torço pela briga.
diante de tantas arbitrariedades, o que mais impressiona é que os restantes dos togados do STF dizem amem a tudo que o iluminado Moraes faz,,,,,,
Guzzo brilhante como sempre. Moraes beira a psicopatia, deve se achar o máximo, mando e desmando. O Congresso é o maior culpado da afronta do Ministro as Instituições.. Pacheco covarde e serviçal, único interesse é na vaga do STF, vendido, não honra a cadeira de Presidente do Senado. Moraes já deveria ter sofrido impeachment há muito tempo, por todo mal que faz ao país. TIRANO
Síntese perfeita (e desesperadora). Pobre Brasil.
Sou assinante da Oeste a duas semanas e estou chocada com esse texto. Grande Guzzo. Valendo cada centavo pago.
Esse texto do Guzzo merece a citação do historiador “Thucidides”, “O mais forte faz o que pode e o fraco sofre o que merece”.
Segundo a interpretação do Guzzo, temos: “Moraes é um homem destemido — assume riscos, enfrenta adversidades e não foge da briga. O ministro soube construir uma situação em que não tem rivais, não tem freios e não tem controles, e na qual está livre para governar o Brasil segundo o que acha que está “certo”, e não segundo o que diz a lei”.
Então aqui fica a pergunta: Seria Moraes o “MASTERMIND” ou “THINK-TANK” desta revolução esquerdopata que vivemos no Brasil?
Esse execrável juiz elitista do STF “Moraes”, além dos atributos narrados acima, tambem é petulante e fala com o bravado de um durão, sempre com uma pose de luta pronto pra briga, com seus punhos fechados e prontos para trocação, fazendo uso do medo, multas e animosidade para intimidar suas vítimas. Um alpha-male dentro de uma corte, cheia de efeminados, sem vôz, sem punho, que derrubam as calças e colocam as mãos nos joelhos para os comandos do durão.
Agora, como já sabemos, uma coisa sempre leva a outra e como sempre acontece, mais cedo ou mais tarde; Alguém, algum dia, em algum lugar, vai querer testar a impetuosidade do charlatão destemido.
Eu pago ingresso para assitir.
Não há desculpas ou meia medida a ser usada contra esses criminosos de toga. Se essa máfia não for combatida, eles acabarão com nossa República.
Brasil um país de muitos covardes e 1 só homem com coragem! seu nome? Alexandre de Moraes!
Vergonha ter um cidadão tomando atitudes contra a constituição.Já passou da hora de ser parado e colocado em lugar.
Mestre Guzzo é prazeroso ter você e todo esse time destemido de repórteres da Oeste. É um oásis acordar nas sextas-feiras e saber que vou ler reportagem de verdade, com brio, com inteligência e sem subserviência. Lembro quando ainda era assinante da revista Veja e quando recebia à revista corria para a última página para ler a sua reportagem. Até que um dia, ao abrir a revista você lá não estava.. a direção entrou em choque pela reportagem alusiva ao STF que você havia escrito e a corda arrebentou em cima do mais fraco, você saiu. Eu cancelei minha assinatura na mesma semana e nunca mais quis saber deles. Temo que chegue a hora que ao abrir a revista Oeste não mais o encontre porque a corda arrebentou mais uma vez. O que posso dizer? A única coisa que me resta: onde você estiver eu com certeza estarei. Serei seu leitor e seguidor nem que seja em um semanário de escola fundamental Parabéns meu mestre!
Ler seus artigos semanalmente tá sendo mais violento que ver os jogos do Galo no Brasileirão. Haja coração!
Analise precisa, concisa, real. Definição igualmente precisa, concisa, real de uma figura notável, quer dizer, que se faz notar. Quanto às forças armadas que não sabem o seu papel, ou melhor, que não encaram um macho pela frente, seja ele o Alexandre ou o Barroso, passando pelo Fachin e o Felipe Neto, é melhor nem dizer nada. Se eu fosse membro delas não olharia mais para minha mulher e teria vergonha até de chegar perto dos meus filhos. Quanto ao Congresso, começo a me questionar para que serve. Quanto ao que sobra dos 200 milhões menos esses que foram lembrados, somos todos um bando de cordeiros dispostos a sermos imolados. Seria bom analisar, embora não seja muito bom para a saúde, caro Guzzo, se o poder do Supremo não teria derivado, e que seja hoje sustentado por certas organizações que não têm CPF, mas que tem presença forte na vida nacional. Nosso querido Alkmin, lembrado pelo Supremo, talvez possa ser ouvido a respeito.
Ainda podemos ler JR Guzzo e Augusto Nunes, mas até quando? Até quando o ministro supremo permitir. Já não podemos mais nos deliciar com os vídeos do Fiúza e do Constantino. Aliás, as crônicas bem humoradas e os textos inteligentes do Guilherme Fiúza fazem muita falta na Oeste e nas redes sociais.
Taí uma análise correta. Mas tem que ter saída. E vai ter! É só pesquisar a história política do país e ver quantas idas e vindas já aconteceram. Ele que espere, porque seu dia vai chegar.
Texto excelente, como sempre. Só faltou escrever sobre a ligação objetiva do cabeça de ovo com o PCC, visto q AM tem apoio incondicional do crime organizado
Depois de ler este texto do Guzzo só posso dizer duas coisas: explicação e texto brilhantes. Grato Guzzo e Revista Oeste.
Feliz ainda é o povo brasileiro honesto de ter o privilégio da leitura dos artigos BRILHANTES desse MESTRE do jornalismo J. Roberto Guzzo. Depois desse artigo pouco deixamos de conhecer acerca das atitudes do monstro sociopata sádico.
É uma pena que o Senado não existe mais.
O mundo gira e a LUSITANA roda, dizia o anúncio de uma empresa de transporte. Stalin, HITLER & outros tantos ditadores vieram, fizeram o que quiseram com os seres humanos que dominaram, mas o mundo não acabou. Acabou sim, eles, mais cedo ou mais tarde, alguns até uma década. É o que vai acontecer com esse pseudo ditador do Brasil. Brasileiros: NÃO DESESPEREM. Muitos de nós vamos viver para ver um outro radiante Brasil ainda bem, neste século, que começou conturbado…
A história documentada será sempre um instrumento de aperfeiçoamento, seja nos “diarios” pessoais ou pelas reportagens jornalísticas no campo social e mundial.
Se, historicamente, já se pode provar como a esquerda usurpou o poder no Brasil, isto já é um instrumento que nos ajudará a corrigir os erros no caminho à realização de um sonho de liberdade e felicidade do nosso Estado brasileiro. Mãos à obra!
Sensacional, professor Guzzo. Como sempre, excelente texto e capacidade de condensação de fatos.
Triste Brasil mas Você e os demais estão mudando isso com ceteza.
Minhas reverências à sua pessoa e capacidade.
Agradeço !!!!
Assim como o coxão duro que se sente picanha, em minha casa havia um poodle que às vezes se sentia pitbull.