O que mais chama a atenção no governo Lula, até agora, não é propriamente a sua ruindade terminal. Nenhuma surpresa, aí, quando se leva em conta que sempre esteve disponível para qualquer brasileiro de bom senso o conhecimento de que ele iria fazer o pior governo da história do Brasil — pior que o dele mesmo, quando esteve lá durante oito anos, e pior talvez até que o governo da sua criatura Dilma Rousseff. Ele não está na Presidência da República, obviamente, porque a maioria do eleitorado descobriu suas virtudes ocultas, nem porque ficou encantada com a excelência dos seus projetos de governo, mas porque foi colocado lá pelo TSE — nas eleições mais obscuras que o Brasil já teve desde os tempos do “bico de pena”, quando a única coisa que realmente tinha importância era quem contava os votos. O que não se mediu direito, na contratação dessa calamidade, foi a pressa de Lula e de quase todos os que tem à sua volta em destruir o Brasil como ele é hoje. Eles estão convencidos de que, tendo chegado lá do jeito que chegaram, têm toda a possibilidade de não sair nunca mais — e para não sair nunca mais terão de mudar o regime. Tem de acabar esse que está aí, com regras básicas de democracia, um sistema econômico capitalista e mais um monte de outros estorvos. Em seu lugar, querem impor alguma coisa que ainda não sabem direito o que é, mas é muito parecida com isso aí que estão fazendo todos os dias — e com Lula na posição de presidente vitalício.
A esquerda, os intelectuais e o Brasil “que pensa” acham um absurdo quando ouvem isso — exagero, dizem, “bolsonarismo”, coisa de direita. Mas não é mais sobre Bolsonaro, e já faz tempo que não é. É sobre a criação de uma ditadura no Brasil, e os exemplos concretos estão aí todos os dias e na frente de todo o mundo. O último, e um dos mais violentos até agora, foi a cassação do mandato do deputado Deltan Dallagnol, promotor-chave na Operação Lava Jato, pela polícia eleitoral de Lula e do PT. É a prova mais recente de que eleições não são mais um problema para o projeto de ditadura; enquanto existir TSE, a “Justiça Eleitoral” vai funcionar como um serviço de atendimento aos extremistas de esquerda que mandam no governo. A oposição elegeu alguém que incomoda para o Congresso? E daí? o TSE cassa o seu mandato. É o pé de cabra mais utilizado pelas tiranias — a anulação da vontade do povo, expressa nas eleições. Não há, para eles, a possibilidade de perder; não há a hipótese de aceitarem que o cidadão tem o direto da escolha livre com o voto. A cassação de Dallagnol é isso.
O deputado não teve um julgamento, e o seu caso não teve um juiz. A sessão do TSE que cassou o seu mandato durou um minuto — um deboche intencional e vulgar, para mostrar que a ditadura em construção no Brasil não apenas anula qualquer eleição que quiser, mas também faz questão de humilhar quem é levado para a frente de seus pelotões de fuzilamento. O que é isso — julgamento de um minuto? É justiça de Idi Amin. O juiz também não foi juiz. O autor da cassação é o mesmo que recebeu tapinhas no rosto de Lula, no festival de comemorações montado em Brasília para saudar os resultados do TSE para as eleições presidenciais de 2022. É o mesmo, igualmente, que disse para o ministro Alexandre de Moraes, na diplomação de Lula como presidente: “Missão dada, missão cumprida”. O resto da história é pior ainda. Num país em que o presidente da República tem a ficha mais suja de todos os que já passaram pelo cargo — ninguém, como ele, foi condenado pelos crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro —, Dallagnol foi cassado com base na “Lei da Ficha Limpa”. Pode? Mais: o deputado não foi condenado por crime nenhum. Sua ficha é limpa — mais limpa que a de pelo menos um terço dos deputados e senadores que estão hoje no Congresso Nacional e respondem a processos na Justiça.
O deputado federal mais votado do Paraná foi cassado por uma assinatura num pedaço de papel, em obediência a uma demanda do governo — um insulto não só aos eleitores do Paraná, mas a todo eleitor brasileiro que tem o direito constitucional de votar nos candidatos da sua escolha
É tudo uma trapaça primitiva. Quem pediu a cassação não foi o Ministério Público, ou algo assim — foi o PT, por ordem de Lula, que prometeu em público que iria “se vingar” do juiz Sergio Moro e de “toda essa gente”, o que evidentemente inclui Dallagnol. A desculpa para a cassação foi uma alegação falsa — a de que o deputado teria renunciado ao cargo de promotor para não responder a “procedimento administrativo disciplinar” no MP, conduta vetada pela lei eleitoral. Não houve isso. Dallagnol não estava respondendo a nenhum “procedimento” quando registrou a sua candidatura. Mas o TSE achou que era “inevitável” que ele viesse a responder no futuro, e que ele agiu de maneira “capciosa” quando renunciou a seu cargo. Ou seja: ele foi condenado antes de cometer a infração e antes de ser julgado pela Justiça, algo que vai contra todas as decisões anteriores que o próprio TSE já havia tomado. É tão demente que o TRE do Paraná, a quem o caso foi inicialmente encaminhado, decidiu por unanimidade que a candidatura era 100 por cento legal. Mas o sistema Lula-PT não manda nos TREs dos Estados; levou sua exigência, então, ao TSE, onde o ministro da “missão cumprida” resolveu tudo — em um minuto.
É um escândalo grosseiro. O deputado federal mais votado do Paraná foi cassado por uma assinatura num pedaço de papel, em obediência a uma demanda do governo — um insulto não só aos eleitores do Paraná, mas a todo eleitor brasileiro que tem o direito constitucional de votar nos candidatos da sua escolha. Não foi punido por algo que tenha feito, mas por irregularidades que provavelmente “iriam acontecer” mais adiante — mais uma criação do processo de desmanche da democracia que está em execução no Brasil, como o “flagrante perpétuo”, os julgamentos por “lotes” de réus ou as multas de R$ 1 milhão por hora a quem desagrada ao governo Lula e aos seus sócios no alto Judiciário.
É assim, justamente, que querem matar o Estado de direito e as instituições — com escândalos que, em vez de serem combatidos, são objeto de discussões sobre “engenharia política”, aceitos como parte da “legalidade” imposta pelos STFs e TSEs e tratados como “defesa da democracia” pela maioria da mídia e do Brasil “civilizado”.
A edificação da ditadura no Brasil está acontecendo, passo a passo, por decisões como a cassação do deputado Dallagnol; é um regime que querem construir com decretos-leis, portarias e despachos do STF, TSE e repartições públicas do mesmo tipo. A democracia, na concepção em vigor no governo, será desmontada com a destruição dos princípios básicos da economia, da sabotagem ao sistema de produção e da anulação do poder do Congresso. É o que se vê pela supressão de leis que já foram legitimamente aprovadas, como a Lei das Estatais, ou a reforma do ensino, ou a projetada volta do imposto sindical — ou, então, pela imposição de leis que o Congresso não quer aprovar, como é o caso da censura nas redes sociais. É o que se está vendo pelas prisões políticas e pelos inquéritos ilegais que o STF conduz contra inimigos do governo — até agora, em quatro anos de ação e milhares de brasileiros perseguidos, nenhum militante de esquerda, nem um, foi incomodado pelas investigações. É o que se vê pela violação sistemática da lei por parte do alto Judiciário, e pelo rebaixamento do Ministério Público à condição de serviço de atendimento às ordens do governo.
A cassação do deputado Dallagnol é mais um prego no caixão. Para os que têm dúvidas sobre o enterro da democracia que está acontecendo à luz do dia, é instrutivo ouvir o ministro da Justiça, numa reunião com dirigentes das plataformas de comunicação social há cerca de um mês, dizendo que “esse tempo da liberdade de expressão como um valor absoluto, que era uma fraude, acabou, acabou, foi sepultado”. Podia ser uma palestra do chefe da KGB. Falando na “Polícia Federal que eu comando”, ameaçou as redes, disse que vão “arcar com as consequências” pela prática de crimes não especificados e informou que os estatutos internos das redes “não lhe interessam”, e não valem mais nada. O ministro afirmou que o objetivo da censura às redes sociais é acabar com o “massacre em série de crianças nas nossas escolas” — isso quando a lei que quer aprovar à força na Câmara fala em punir a “desinformação”, as “fake news”, as conclusões “enganosas”, “distorcidas ou fora de contexto”, ou seja, todo um balaio que atinge diretamente a livre expressão do pensamento. Pouco depois, o ministro Alexandre de Moraes proibiu o aplicativo Telegram de publicar sua opinião sobre o projeto de censura em debate na Câmara — e obrigou que publicasse um texto do STF, dizendo o contrário do que dizia a postagem proibida. Que diabo isso tem a ver com massacre de crianças?
O PT e a esquerda brasileira estão convencidos, e dizem isso em público, de que terem aceitado sair do governo, em 2016, depois de terem entrado pela primeira vez no Palácio do Planalto, foi o maior erro de toda a sua história; não deveriam ter topado nunca, e não estão dispostos a topar agora, quando têm o STF, as Forças Armadas e a direção do Congresso a seu serviço. É o seu único objetivo visível. Quem acha que não é bem assim, ou que não é assim, pode responder a um teste fácil. Esqueça Lula, seu programa de turismo com a mulher através do mundo e a sua convicção de que, se na Venezuela o presidente pode ficar no cargo pelo resto da vida, por que não aqui? Há mais uma multidão que quer ficar lá para sempre. Alguém acha, por exemplo, que o ministro da Justiça e os defensores do comunismo que fazem parte da sua corte estão dispostos a aceitar, mansamente, uma derrota em eleições limpas e voltar à escassez da vida na oposição? Para acreditar em jogo limpo é preciso acreditar que eles possam dizer algo assim: “Pôxa, que pena, perdemos a eleição… Chato, não? Vamos ter de começar tudo de novo”. Os proprietários do MST vão aceitar, de boa, a devolução das diretorias que ganharam no Incra, ou a ausência de seis ministros de Estado em suas “feiras”? E as viagens ao exterior? E o resto da manada que está ganhando mais de R$ 70 mil por mês em conselhos de estatais e desfrutando das demais maravilhas da máquina estatal?
Essa gente toda está disposta a ficar lá por toda a eternidade, como acontece nos regimes que lhe servem de modelo, e tem os meios materiais para isso — só precisa continuar a fazer o que está fazendo. O Brasil tem um deserto pela frente. No momento não há oásis à vista.
Leia também “Como ele chegou lá”
O Guzzo como sempre muito lúcido, vai direto ao ponto. Perfeito.
Falou tudo. sTF e STE são o que pior existe nesse país!
TSE e STF se transformaram em puxadinho do PT, PSOL e outras legendas que orbitam o lulo-petismo. Um escárnio! Um tapa na cara dos brasileiros. Qual o motivo? Apenas ódio ao “bolsonarismo”? Ou teria mais razões obscuras?
É uma violência o que eles estão fazendo com o país. Depois de 4 anos de prosperidade em que tivemos a esperança de continuar vendo o país despontar em meio às outras nações tudo foi por água abaixo por causa da quantidade de corruptos, desonestos e egoístas que estão controlando o Brasil. Atualmente, nem o que digitamos no celular fica de fora. Palavras como ladrão, corrupto, egoísta, dentre outras desapareceram. O pior ainda está por vir! Não creio que veremos oásis nos próximos anos. O que vejo é um tempo de escassez, tristeza e desesperança. Espero estar errada.
É exatamente isso! Parabéns Guzzo pela lucidez e coragem! Seu texto continua preciso em termos de clareza e concisão além de necessário…. mas a situação é desesperadora!!
Ok, Guzzo SEMPRE perfeito nas análises mas, a pergunta que vem depois é: E AÍ?? Diante de tantas atrocidades, e aí? Quem para esse projeto?
NUNCA IMAGINEI ESSE PAIS TAO OMISSO CONTRA UMA DITADURA COMO VEM POR AI.
A ganância desenfreada, o egoísmo extremo faz parte do brilhante plano de … da intelectuária no mínimo, esquisita (para não dizer um palavrão). É o Mal. Não veem porque não querem. São cínicos por natureza… é da “espécie”, pelo visto, abundante.
Enquanto se preocupam desesperadamente em cassar mandatos conquistados pelo voto do povo, os togados mantém centenas encarcerados, a baciadas, cenas nem mesmo vista nas áreas mais violentas do Brasil. Tragédia brasileira, o tempo passa… e o povo apodrece!!!
É muita ingenuidade achar q tudo isso q está acontecendo aqui tem motu próprio…
Já estamos dormindo com o inimigo a muito tempo…
Brasil precisa rever esta centralização no TSE, dando autonomia aos estados.
Atenção, companheiros: Venezuela à vista. Salvo se houver, de fato, uma intervenção divina. Clamemos a Deus pelo Brasil. Como condutor da história, só Ele pode mudar o rumo da nossa nação.
GUZZO,
EXCELENTE ANALISE !!!
ESTAMOS NUM MOMENTO CRUCIAL DA VIDA POLITICA DO BRASIL ONDE AS LEIS SÃO AQUELAS QUE EU QUERO E NÃO A QUE A POPULAÇÃO DESEJA., ATRAVES DO PODER LEGISLATIVO.
TENHO RECEIO DE ENTRARMOS NUM PERIODO DE UM ROMPIMENTO CONSTITUICIONAL.
A análise perfeita do Guzzo sobre a instalação da ditadura do Judiciário + PT é muito preocupante e sinaliza para caos social no país.
Não preocupeis vosso coração, pois no momento certo, o Espírito Santo agirá em favor do povo Brasileiro e cristão derrotando este governo das trevas.
Mas nós brasileiros temos que fazer nossa parte, como por exemplos: 1. Boicotando os órgãos de imprensa que apoiam o PT e seus asseclas, 2. “Perturbando a vida” destes togados e seus familiares. 3. Pressionado os políticos que você votou para se posicionar.
Será que os brasileiros vão aceitar pacificamente os desmandos dessa gente?
Lamentável.
Muito injusto !! Agora Deputados e Senadores não poderão renunciar, para não serem cassados e perderem os direitos políticos. Quero ver… Dois pesos e Duas medidas !!
J.R. Guzzo, sempre perfeito em suas considerações. Com relação à realidade do Brasil, sempre achei que a instalação do caos seria lenta, pra não dar muito na cara. Ledo engano. O projeto venezualização está a pelno vapor. Já vivemos tempos sombrios. O Brasil está morrendo.
Rasguemos dos dicionários a palavra “nacional” e coloquemos “petista”. Se soberania só tem uma e não pode ser “nacional”, então teremos Forças Armadas petista, STF petista, Congresso petista, Senado petista… Nem nas tumbas egípcias veríamos tanta PesTe.
Não se trata de aderirmos ao “paz e amor” do barrento Barroso, pois ele sabe muito bem que essa “paz e amor” que prega é pura espoliação da igualdade entre todos os filhos da pátria. Barroso, Fachin, Moraes, Mendes, Tóffoli, Weber, C. Lúcia, Fux estão destruindo um país tão lindo por natureza e construindo um país do medo e da ignorância.
Saúdo à memória da Lava Jato, quando pudemos sonhar com justiça sendo feita.
O texto, como sempre, é de uma clareza excepcional. Infelizmente estamos enfiados num problema sem saída. Precisamos voltar as ruas o quanto antes.
Nossa! A cada dia que passa, meu pavor e preocupação só aumenta, não consigo entender como os brasileiros permitem tudo que está acontecendo com tanta passividade!!
ESSES INFELIZES ACHAM QUE VÃO VIVER PARA SEMPRE AQUI, COM TANTAS MAZELAS, ACHAM QUE VÃO LEVAR ALGO MATERIAL, A CONSCIÊNCIA ESTARÁ MUITO PESADA PARA ACERTAR AS CONTAS DO OUTRO LADO E TALVEZ FO LADO DE CÁ TAMBÉM
O Luladrão esta fazendo o pior governo da história do Brasil — pior que o dele mesmo, quando esteve lá durante oito anos, e pior talvez até que o governo da sua criatura Dilma Rousseff.
Vamos esperar e trabalhar para que tenha o mesmo fim de Dilma Rousseff.
Se nosso povo levou a melhor sobre a barbárie quando a barbárie tinha o mundo para si, é demais professar temer que a barbárie, depois de ter sido bastante subjugada, ressuscite e conquiste o povo. Um povo que pode assim sucumbir ao seu inimigo derrotado deve primeiro ter se tornado tão degenerado que nem seus sacerdotes e professores e políticos e militares nomeados, nem ninguém mais, tem a capacidade, ou se dará ao trabalho de defendê-lo.
Se for assim, quanto mais cedo todos receberem o aviso de Perdeu Mané, melhor. Pois só pode ir de mal a pior, até o país ser destruído e regenerado por nossos pióres. Tendo um charlatão semi-analfabeto como seu ditador.
Texto maravilhoso. Como tenho Orgulho de ser assinante da revista oeste. Perfeito como sempre
Socorro!!!!! Grande Guzzo, ler as suas palavras e não sentir vontade de chorar e sair correndo nos faz “homens geleia” mas é preciso cair na real , ou tomamos coragem e vamos para ruas imediatamente ou “perdeu mané” por muitas décadas
Então as FFAA estão participando do desmanche da democracia brasileira?
Custo a crer, mas está aí, realmente.
O depoimento do General Dutra ilustra bem o que você diz, Guzzo, sobre o PT ter as FFAA.
Não há o que fazer, simples assim….Se pelos votos não se consegue, se pelo parlamento não se consegue, não há como acreditar que outra instituição possa fazer algo que destrua essa desenfreada corrida para o totalitarismo!
Uma desgraça em curso no Brasil.
Única atitude prática que vi até agora foi a da presidente do Podemos que propôs uma PEC para que cassações de parlamentares só possam ser feitas pelo congresso nacional. Também vai incluir na PEC uma blindagem contra as publicações nas redes sociais dos parlamentares.
Tomara que consigam aprovar esta PEC.
Entenda uma coisa, Marta: o tempo de PEC, de pressão nos parlamentares, de ir pra rua já passou há muito tempo. Tudo que você falou aí vai ter efeito três vezes zero. Agora é só na ponta do fuzil.
A cassação de Dallagnol, é símbolo de vingança e inveja, objetivo único dos ditadores ocupantes dos poderes atualmente. Os demais deputados, devem se lembrar que, “missão dada missão cumprida” e os afagos na bochecha do carrasco, que julgou o processo em 66 segundos, poderão ser cassados também, inocentes ou não. Caso não honrem o voto recebido, reagindo a essa arbitrariedade, serão esquecidos nas próximas eleições.
Precisamos lutar por urnas auditáveis e voto impresso na próxima eleição.
Só tem duas opções enquanto há tempo : Uma Revolução ou uma Venezuela.
Parabéns pela coragem, mas e aí, vamos entregar o país a esses bandidos ou vamos reagir?
Muito bom Guzzo, sempre com coragem em dizer a verdade e fazer o bom jornalismo. Só não entendo você ainda escrever no Estadão, que foi participante de um Consorcio responsável por isto que estamos vivendo, unicamente pelo ódio que essa gente tinha do governo Bolsonaro. Depois de mais de 4 anos escrevendo editoriais de ódio a Bolsonaro e sem destacar o bom governo que vinha exercendo, agora se manifesta contra atitudes do CENSOR MORAES. Veja se você, Carlos A. Di Franco e Fernão Lara Mesquita conseguem fazer com que esse jornal volte às suas origens democráticas, conservadoras e liberais. Se não for possível não ofereçam seus bons artigos para esse jornaleco marron.
Concordo!
Parabéns por mais um excelente e corajoso artigo. Você honra a profissão de jornalista, ao contrário da maioria dos seus colegas atuais.
Boca suja, tem que aprender a escrever, até para xingar.
Desesperador!
Jose Roberto Guzzo, vivi minha infância, adolescência e juventude em pleno governo militar 1964-1985.
Confesso não lembrar de tamanha ousadia dos donos do poder nesta época, salvo o AI-5.
Tínhamos o slide da “DIVISÃO DE CENSURA DE DIVERSÕES PÚBLICAS”, vinculado ao Ministério da Justiça que na época não era comunista, assinado por Solange Maria Chaves Teixeira Hernandes, antes do início de todos os programas de televisão em preto e branco, informando a classificação etária da programação, que todas as famílias ignoravam.
Você deve lembrar da capa da primeira edição da Veja (Foice e o Martelo), lançada em setembro de 1968.
Eu tinha um exemplar que posteriormente vendi ao colunista social Dino Almeida do jornal Gazeta do Povo para que sua esposa completasse sua coleção.
Viajava para São Paulo, interior do Paraná, praias, frequentava restaurantes e cinemas com os amigos.
Alguns inclusive prestaram o serviço militar no Batalhão da Guarda Presidencial em Brasília quando ocupava a presidência o General Emílio Garrastazu Médici.
Vivemos tempos sombrios e temo que meus netos não possam ter a oportunidade de contar histórias como as acima narradas.
A mordaça está em pleno uso.
O sofredor das consequências do mau governo nunca reage usa como álibi que todos são iguais no governo.
Usar-se o massacre das crianças como base para implantarem a censura, é de uma criatividade mesozóica que só poderia partir deste exemplar de Sauros carnavalesco. O pior, é que ninguém da “imprensa” questiona esta fundamentação imbecil.
TODO BOM BRASILEIRO JAMAIS PODE DISCORDAR DESTE ARTIGO PUBLICADO E TÃO VERDADEIRO
Verdades estarrecedoras.
Sempre certeiro nos comentários! Mas toda esta verdade dói muito…..
Em breve o chicote vai trocar de mãos. Aguardem …
Guzzo sendo Guzzo. Muito grato pelo texto. Brasileiros uni-vos.
. É triste saber não somente que Pacheco não lê este texto nem pensa desta maneira . Pacheco pensa apenas nas suas pretensões inconfessáveis é que todomundo sabe qual é . É um vassalo do governo e do STF . Vamos ver se o Lira resolve não aceitar mais esta ilegalidade como fez no caso do Daniel Silveira que rasgou o artigo 53 junto com o STF . Vamos aguardar !
Perfeito o texto de Guzzo . É triste saber não somente que Pacheco não lê este texto nem pensa desta maneira . Pacheco pensa apenas nas suas pretensões inconfessáveis é que todomundo sabe qual é . É um vassalo do governo e do STF . Vamos ver se o Lira resolve não aceitar mais esta ilegalidade como fez no caso do Daniel Silveira que rasgou o artigo 53 junto com o STF . Vamos aguardar !
Grande J.R.Guzzo, sempre certeiro, cirúrgico, maravilhoso. Amo ler suas matérias 😊👏👏👏👏
O que parecia inacreditável vai tomando forma e mostrando suas garras e dentes ameaçadores: a implantação da ditadura vai caminhando sem encontrar resistência. Congresso e Forças Armadas lenientes e acovardadas e Poder Judiciário totalmente em simbiose com o crime e a corrupção. É triste mas o nosso caminho para nos tornarmos a nova Venezuela da América do Sul está pavimentado e não acredito que artigos como esse e comentários como os que nós, leitores, escrevemos aqui, continuem por muito tempo. Só nos resta chorar.
É assustador! Só o povo pode barrar a dupla Dinossauro Comunista e o Poderoso Chefão!
É o tipo de ação que corrobora o surrupio das eleições…são capazes de qualquer falcatrua com requintes de deboche foi o recado.
É como já dizia o professor “lutar contra a esquerda é como entrar num ringue de boxe calçando apenas um par de luvas e eles entrarem com um fuzil carregado”. É extremamente desleal o que está acontecendo, porém, agora, eles estão todos à luz do dia, de alguma forma, isso é bom.
ENFADONHO ler sempre o óbvio da instalada ditadura arbitrária. O ditador sabe que é ditador, caga para a Constituição e para quem reclama sobre as ações fora dos esquadros antes tidos como legais. Resumo da ópera: tudo só queixumes da direita asfixiada por uma esquerda desleal, combativa e impositiva. A direita assumiu o papel de Mané legalista. Qual a vantagem disso?
Pergunto, cadê o povo? Retrocedendo ao tempo, as Forças Armadas eram, ideologicamente, alinhadas à Direita. Isso ficou evidente durante a ditadura militar que se iniciou em 1964. Sempre foi assim. É bom lembrarmos que corrupção e usurpação de poder sempre estiveram presentes na Direita e na Esquerda. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, os constituintes, inclusive Lula, fizeram uma distinção de carreiras no Serviço Público em que foram destacadas as famosas Carreiras de Estado. Elas estão presentes nos Três Poderes da República e em todas as esferas da Federação. Uma leitura atenta do Direito Administrativo, lá estão elas, devidamente, definidas. Qualquer cargo público, seja ele de livre nomeação e exoneração, cargos eletivos ou de provimento efetivo, que se encontre caracterizado como Carreira de Estado, gozará de todos os benefícios e regalias que a maioria dos servidores públicos não têm. Os subsídios dessas carreiras mais vantagens de todo tipo criaram um hiato gigantesco em relação ao restante do Serviço Público. Essas carreiras, de fato, possuem um caráter decisório. São elas que ditam a forma do Estado governar, legislar e julgar. Quanto a isso, ninguém, em sã consciência, discute a importância delas. Ocorre que, desde 1988, essas carreiras vêm tendo aumentos abusivos em seus subsídios e vantagens em detrimento das demais carreiras meramente burocráticas, sem poder de decisão, mas muito importantes para o funcionamento da máquina pública. Com isso, as carreiras de Estado passaram a ter poder político no Brasil por causa de seu poder de decisão. À época do Governo Bolsonaro, o Poder Judiciário, indevidamente, começou a administrar o Brasil intervindo, diretamente, nas funções do Poder Executivo. Está escrito na Constituição Federal que os poderes são independentes e harmônicos entre si. Vocês se lembram da quantidade de vezes que Bolsonaro tinha que responder ao Supremo Tribunal Federal durante a pandemia da Covid 19? O mesmo aconteceu em relação ao Tribunal Superior Eleitoral no ano passado. O Serviço Público deixou de sê-lo a partir de o instante em que se tornou politizado. Quem no Poder Público não é comunista, petista e etc.? Uma leitura atenta da Constituição Federal verifica-se expressamente nela o Princípio da Impessoalidade. Quem respeita esse princípio? É por isso que o serviço deixou de ser público e se tornou um serviço privado e ideológico. Isso é muito fácil de ser percebido pelos interesses pessoais da mais alta cúpula do Serviço Público. Arthur Lira apoiou Bolsonaro e agora apoia Lula. Augusto Aras foi escolhido por Bolsonaro e se alinhava a ele. Agora, apoia Lula e toda essa ditadura instalada. Isso aconteceu porque Lula sancionou um aumento de R$ 11.100.000,00 (onze bilhões e cem milhões de reais) para o Serviço Público Federal. Em torno de 80% desse valor vai para as Carreiras de Estado e 20% para o restante do Serviço Público. No apagar das luzes, no ano passado, o STF e o Congresso Nacional se concederam aumento de 19%. Todos esses aumentos nas Carreiras de Estado da União geram efeitos cascatas para os demais entes federativos. Vou dar um exemplo: um juiz de direito ganha 92,5% dos subsídios pagos aos ministros do Supremo Tribunal Federal. Ora, se aqueles tiveram 19% de aumento, esses, também, terão os mesmos 19% conforme a Constituição Federal. É só ler. Lula instalar essa ditadura que aí está foi muito fácil. O difícil é o povo entender o que eu escrevi aqui. Ganhar bem no Setor Público não significa enriquecer às custas dele. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Falta espírito público para lidar com a coisa pública. No próximo ano, teremos eleições municipais. Possivelmente, as eleições serão fraudadas e o comunismo elegerá a maioria de prefeitos e vereadores Brasil a fora. Já vimos esse filme no ano passado. Espero estar enganado.
Ceteris Paribus, estaremos perdidos.
Trasímaco, personagem da República de Platão já afirmava que “a justiça é a conveniência do mais forte”.
Mudou alguma coisa? O eleitorado do descondenado tá mais preocupado com “os bolsa”, o resto que se dane! O restante do público como dizia Lima Barreto, pois o brazil não tem povo, tem público, assiste bovinamente aos acontecimentos, e isso quando assiste. Enquanto isso em Gothan City… os espertalhões deitam e rolam se locupletando.
O mestre manda, os discípulos, aue nunca o contestam, obedecem.
Fora imoraes e seus parceiros, prisão para o Luladrão e seus comparsas.
Excelente artigo! Será que as pessoas, com o mínimo de discernimento, conseguem ver o que está acontecendo?
Tudo que o Brasil e o povo brasileiro, quais sejam, a perda da nossa liberdade e suas mazelas como o medo, a humilhação, a perda dos direitos constitucionais e o exercício da nossa cidadania em um regime que sempre soubemos ser de um estado democrático de direito onde a constituição sempre foi guardada com com relativa eficácia, eis que de repente tudo está acontecendo ao contrário, passamos a viver uma crise institucional com a prevalência de um dos poderes da nação, que jogou a Constituição no lixo e passou a exercer atribuições inerentes aos outros poderes, que juntos deveriam atuar em harmonia para o bem do estado democrático de direito. O que está claro para a sociedade À essa altura dos fatos e acontecimentos é que está em gestação é uma mudança do regime democrático para uma social democracia de esquerda que tem deixado todos nós preocupados pelo modus operandi como tudo tem acontecido, desde as eleições de 2022, até este presente momento. Uma coisa é certa, a vontade da grande maioria da população brasileira está sendo estuprada politicamente pelos que hoje estão no poder e que nos impoe um regime com o qual não temos nenhuma identidade. Nascemos democráticos e nos criamos também na democracia. Vivemos em paz e em liberdade de pensamentos e ações, sujeitos sempre aos princípios de um estado democrático de direito, e assim a grande maioria deseja permanecer em harmonia e em paz como brasileiros uns para com os outros, bem como para com as demais nações da terra. Deus abençoe o povo, as instituições e as autoridades constituidas desta nação. Força sempre minha gente.
O câncer que tomou conta do pais só pode ser removido com precedimento invasivo e, nós povo não despomos do bisturi.
Tragédia anunciada
Nossa! Um banho de realidade nua e crua.
Minha esperança, é a inveja daqueles políticos que começam a perceber que ficarão fora do sistema,tomarem alguma providência! Tipo: Lôbo comendo Lôbo.
A culpa de tudo isso é do congresso nacional-começou com a anulação da posse do diretor da polícia federal e da prisão de Daniel Silveira. O congresso nada fez,se acovardou,cavando sua própria sepultura e a de todos brasileiros que almejam por justiça e cumprimento das leis. Guzzo mais uma vez,se supera,mostrando o crime,este sim,hediondo,contra o país e seu povo.
Exatamente! Nossos parlamentares não exercem o papel para os quais foram eleitos! Além do mais uma grande maioria tem sérios problemas com a justiça.
concordo inteiramente, Bolsonaro nunca deveria ter voltado atrás na nomeação de Ramagem, deveria ter mantido a publicação no diário oficial e empossado e então o XANDÃO iria começar a se tornar xandinho, mas foi nesse momento que ele permitiu interferência para tentar ser ‘cordial’ e com isso demonstrou fraqueza. Depois o congresso que tem rabo preso completou a desmoralização e se anulou ao permirtir a prisão do bocudo ‘valente’
Excelente artigo do Guzzo, como sempre. SENADO, tenha altivez, vote o impeachment de pelo menos dois ministros do STF? 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Há coisas a fazer. Uma lista inicial:
1) Usar o controle remoto e tirar da globo. Para sempre. Fecham em 1 mês.
2) Pegar todas as empresas q fizeram o L claramente na eleição e não comprar mais nada delas. É só colocar a marca do L nelas e pedir para todos boicotarem. Não irão aguentar sem esses clientes.
3) Fazer gravação dos vídeos dos comentaristas q estão nos EUA e estão banidos. Aí eh divulgar em massa nas redes sócias de comunicação rápida. Se não der video, enviar transcripts dos videos.
4) Como esse governo quer escorchar nos impostos, basta se começar a fazer escambo de produtos. Não vai substituir o dinheiro, mas pode dar um tranco neles na questão dos impostos.
Para essas ações não precisa xingar ninguém, nem sair na rua protestando. Nada. Elas já tem o poder de dar uma grande mudada no Brasil e bem rápido.
Grande verdade!
Isso mesmo Serafim.
Excelente ideia, Serafim.
Já que não estamos sendo ouvidos, vamos partir para a estratégia na qual eles sintam no bolso a nossa insatisfação.
cadê a reação da oposição ?!!!
ora, vamos ficar esperando pregarem o ultimo prego no caixão???? como disse o colunista?
Mesmo projeto da URSS, fatiar as estatais em partes iguais para a alta cúpula da quadrilha, num processo de “privatização “, e empregos para a massa de serviçais. Para os brasileiros, pagadores de impostos, sobra o muro das lamentações.
O Brasil agoniza a espera da ressurreição de Pedro Álvares Cabral. Quem sabe ele venha para redescobrir aquele Brasil que não existe mais. Só assim porque os homens (politicos) de bem desse País lhes faltam coragem para refundar nossa República esfacelada e aos frangálhos. Deus tenha misericórdia desse povo.
Como sempre brilhante . Governo autoriário , lixo igual ao TSE e STF. Nojo dessa corja de bandidos unida p acabar com o país. Povo do Paraná protestem contra a cassação do Deltan, injusto. Hj a Folha fez uma matéria dizendo q o tal Benedito foi mencionado em delaçáo de empreiteira. Ai se explica a perseguição desses cretinos.
Obrigada! Brilhante!
Duzentos e treze milhões de sapinhos, distraídos dentro de uma panela , cuja água aquece lentamente (nem tanto), sem se dar conta do que os aguarda.
Enquanto isso, Aquele que foi a última esperança dos brasileiros, com mais de dois neurônios saudáveis, continua pintando guias de calçada e, desfilando garbosamente, entoando hinos com exaltação à bravura, enquanto observa docilmente a paisagem. Triste.
Não há como discordar de uma só linha do artigo. Entretanto, não há nada a fazer, nada será feito, as piores previsões indicadas no artigo se concretizarão. O Brasil como o conhecíamos, já não existe, não voltará a existir. Só resta dizer, Brasil “repousa em paz”, volta a deitar eternamente em berço que já não é esplêndido, mas dizer isso ao Brasil é mais elegante do que dizer “perdeu, Mané”.
Steven Levitsky foi citado por jornalistas, cientistas políticos e “especialistas e pesquisadores” universitários de todo tipo. Tudo por um livro que escreveu – Como as democracias morrem – onde supostamente acusava Bolsonaro de montar todo o esquema para destruir a democracia brasileira. E agora? Nunca mais falaram desse sujeito nem da sua “obra”.
pouca gente não vê esse projeto de perpetuação no poder !!!
a pergunta que não se cala,… CADÊ OS HOMENS DE CORAGEM DESSE PAÍS !!!!!!!!
Concordo 100% , caminhamos a galope para uma ditadura , mais um brilhante e esclarecedor artigo deste Jornalista incrível , J.R Guzzo.
Se as instituições que ainda não foram aparelhadas não reagirem JÁ , a melhor saída será o Aeroporto de Guarulhos .
Parabéns! Sempre um prazer ler quem não despreza seus neurônios.
O PT compreendeu que tendo indicado ao longo de tanto anos no poder vários desembargadores e ministros para as cortes superiores, hoje detêm o poder do judiciário que faz tudo o que o PT e a esquerda desejam, culminando com essa cassação vergonhosa, do deputado Deltan Dallagnol.
E agora, como vamos sair dessa arapuca criada pela nossa Constituição que garante 1/5 dos tribunais superiores para indicações políticas e o PT utilizou essa prerrogativa de forma bastante eficaz?
Fica a pergunta, o que devemos fazer?
Mudar a constituição através do congresso e sem interferência de outros poderes-Com Pacheco na rua,claro.
Vamos aos entretantos, nesse caso o que fazer??????? Fugir????
TRISTE REALIDADE.
O Brasil de hoje é a Roma de 1260 e o PT é o papado e Lula, o papa
Quando todos se tornaram Socialistas?
O acrimônio político que vivemos sugere que todos no comando do pais preferem o Socialismo.
Isso, obviamente é um exagero, mas a tendência, deixa claro que os esquerdopatas radicais trabalham duro para resetar nossa economia e meio de vida.
O objetivo econômico deste “Reset” ou reinício, é o capitalismo com características Chinesas. Uma economia de dois níveis, como monopólios lucrativos, o estado no topo e o socialismo para maioria no fundo do poço.
Infelizmentemente o socialismo esta se tornando bastante popular, especialmente entre os jovens sem uma educação, ou com educação contaminada pelos interesses do governo.
Esses jovens não conhecem à história do socialismo e acreditam nas mentiras dos esquerdopatas. Por não terem sido ensinados o quê o socialismo realmente significa e seus males e sua sombria história de fracassos em qquer lugar onde tenha sido emplementado, os jovens caem na trapaça armada por aqueles que querem se dar bem as custas de outros. Voce como um meio e os parasitas petralhas como um fim.
Chega a ser estarrecedora as perseguições que sofrem aqueles que pregam a Liberdade do indivíduo versus o controle do Socialismo sobre nossas vidas.
Isso deveria reverberar e causar um enorme desgosto a um povo livre que deseja ser dono de si próprio e tomar sua próprias decisões com faz todo indivíduo livre e independente.
Mas onde estão os protestos?
Onde estão os visionários com um espectro sem fim de possibilidades?
Um governo que prioriza a vingança agindo ilegalmente e fora da lei, não tem como comandar o suporte dos governados. Se o povo ficar calado, será para seu próprio detrimento.
Educação é certamente a forma mais correta de reverter esta tendência perigosa. Contudo temos uma governo esquerdopata controlando os meios de educação, cujo interesse é transformar nosso pais em uma pocilga socialista.
Como Winston Churchill disse: “O Socialismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância, e o evangelho da inveja”.
Enquanto estávamos dormindo, eles roubaram nossas eleições.
Apesar dos recentes sucessos dos esquerdopatas, eles continuam apresentando um impiedoso desprezo a qualquer decência, a lei e ordem do país.
Portanto devemos lembrar que nunca é muito tarde para defender a Liberdade através da educação. O quê podemos aprender de imediato, é que, a corrupção, a trapaça, a perfídia, são a ancora dos esquerdopatas. A chave para abrir à porta é a verdade.
Devemos expôr os petralhas pelo que são, isso é chamado vigilância e pode ser feito pela internet, por isso voce pode lêr estas palavras. Mas precisamos manter nossa perspicácia, os idiótas que carregam a bandeira vermelha da Foice e do Martelo tbem fazem uso da internet e eles usam o Alicate Hidraulico Bombeiro.
Concordo com tudo que você analisou e discorreu,mas,até quando vamos poder falar e divulgar as verdades na internet,se,agora,até isto está na iminência de nos ser negado? Este é o projeto que Moraes é a corja da esquerda quer aprovar.
Texto excelente !!!
Mostrou a realidade que o Brasil hoje está passando.
Parabéns Sr. Guzzo !!!
Há mais de cem anos pretéritos, quando o cenário nacional brasileiro era bem mais ameno do que os horrores que hoje se presenciam, Ruy Barbosa de Oliveira escreveu, entre muitas outras abordagens de semelhante estirpe, o seguinte, referindo-se às aberrações jurídicas com as quais ele convivia:
“…Num país onde, verdadeiramente, não há lei, não há moral, política ou juridicamente falando.”
Mal sabia ele — jamais imaginaria — que nos dias atuais estaríamos imersos em verdadeira catástrofe de abominações jurídicas, perpetradas por repugnantes políticos de centésima categoria e por pífios juízes de tribunais superiores que, comparados com esse eminente jurista e polímata — orgulho dos brasileiros lúcidos —, certamente seriam reputados como semianalfabetos.
Texto mais lúcido e verdadeiro é impossível. Deixo aqui meu comentário de sempre,onde quer que a esquerda se aproxime só destrói e corrompe.Lula chegou ao poder de seu terceiro mandato por manobras de um sistema judicial corrompido como é a prática de regimes ditatoriais,principalmente os de esquerda. Sim vivemos uma ditadura onde o ministro da justiça diz que a liberdade de expressão não vai ser permitida, como anteriormente,pois é nefasta para o país. A autocensura já se faz presente,querem coisa pior? Vamos implorar a Deus que a câmara dos deputados proíba a tirania de cassar pessoas que nunca nada fizeram absolutamente nada contra a constituição, que está no lixo,como desenha Smock nesse trabalho exemplar da revista oeste.
Guzzo, como sempre, irretocável!
Guzzo, disseca o que assistimos e o que assistimos é devastador… Isto não terminará bem…….não há condições de que um país deste tamanho , na América do Sul, se torne comunista………socialista ou qualquer ditadura desse tipo……..isto não irá terminar por vias democráticas…….elas estão subvertidas, elas estão destruídas e as instituições que as garantem , há muito renunciaram ao seu mister ou estão corrompidas tb . Então……
Texto irretocável.
Acredito que ainda estamos em tempo de nos unirmos para virar este jogo, antes que seja definitivamente tarde.
Ótimo comentário. Lembro que dois anos atrás, em e-mail (existe isto ainda?) falei pra ti que estava em curso a criação de uma Gestapo/KGB/SNI para espionar e prender elmentos suspeitos de comer algo produzido pelo agro. Sabe, às vezes, os leitores do fundo do sertão já presumiam coisas…. E é bom aconselhar o pessoal (como eu) a deletar postagens antigas que falavam mal do PT, do Lula e do STF. Lembre que os nazistas começaram a prender 1000 judeus e não se contentaram. Foram aos milhões. Como não existia cadeia ou campos de concentração suficiente começaram a mandar os coitados para as câmaras de gás. Aqui, logo-logo será instalada a prisão perpétua e a pena de morte, a revelia do Congresso. O Lira e o Pacheco não estão fazendo nada porque sabem que se peiterem os nazi-fascistas-comunistas erão presos e condenados como o Collorido (outro processo sem pé e nem cabeça).
Guzzo, Estupendo, Fantástico, Preciso, Certeiro!