A Nasa divulgou na última terça-feira, 13, um cartão-postal da paisagem de Marte capturada no dia 8 de abril pelos “olhos” do robô Curiosity.
Equipado com câmeras de alta resolução, o explorador robótico registrou em preto e branco o panorama de uma região chamada Marker Band Valley em dois momentos diferentes: às 9h20 e às 15h40, na hora local de Marte. As imagens foram sobrepostas, e cores artificiais foram adicionadas para uma interpretação artística da cena. O azul representa o panorama da manhã, e o amarelo representa o da tarde.
Era inverno no local, período em que a poeira costuma ficar mais baixa na atmosfera marciana, então as sombras tornaram-se mais nítidas e dramáticas. “Capturar duas horas do dia fornece sombras escuras, porque a iluminação vem da esquerda e da direita, como você pode ter em um palco — mas, em vez das luzes do palco, estamos contando com o Sol”, disse o engenheiro Doug Ellison, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia, que planejou e processou as imagens do Curiosity.
O robô está em Marte desde 2012 e já fez outros registros impressionantes do Planeta Vermelho, além de coletar informações valiosas para os cientistas sobre a atmosfera, a temperatura e a composição do solo.
Essa foi a última olhada do Curiosity antes de deixar o Marker Band Valley para trás.
Leia também “Fumaça invade Nova York”
Sei não..
Lugarzinho inóspito. Quase tão belo quanto o Sahara ou Namíbia, mas muito ruinzinho para morar.
Estava me perguntando sobre que imagem a Diretora de Arte de Oeste daria esta semana. E eis que me aparece Marte com duas faces. O planeta Vermelho em azul e amarelo é pra ser enquadrado e colocado na parede da sala. Olhar pra ele todos os dias traz esperança de imortalidade.