O OesteCast inicia seu segundo ano de vida conversando com um brasileiro que fez das viagens (com sua mulher) um sentido para a vida. Leonardo Lopes já esteve em 435 cidades de 39 países. No Brasil, só não esteve em cinco Estados.
Na entrevista, Lopes falou sobre suas viagens mais “exóticas”. Contou como caçou auroras boreais na Noruega e como evitou a ameaça de assédio à sua mulher em países do Oriente Médio. Revelou aspectos inéditos sobre a Ucrânia, país que visitou antes da invasão russa, e que hoje oculta uma rede de bunkers subterrâneos construídos pelos soviéticos na capital. Lopes também contou ao OesteCast fatos surpreendentes sobre o acidente na usina de Chernobyl.
Boa parte da entrevista é dedicada às suas visitas a países comunistas fechados. Em Cuba, por exemplo, ele fez questão de se hospedar junto aos cidadãos comuns e pôde constatar o estado de miséria em que vivem: “A desigualdade social está resolvida — ficou todo mundo pobre. Um trabalhador cubano precisaria guardar seu salário de 30 dólares durante quatro meses, não gastando com mais nada, para comprar um único daqueles charutos que o Fidel Castro costumava fumar. Não encontrei nenhum cubano que apoiasse o governo”.
Sua maior aventura, contudo, foi entrar na Coreia do Norte. “Não é difícil entrar, difícil é sair”, disse. Lopes descreveu o rigoroso sistema de cotas em vigor no país. E contou histórias que são verdadeiros pesadelos, como o de gente que nasce e passa a vida em campos de concentração.
Apresentado pelo jornalista Dagomir Marquezi, o OesteCast vai ao ar toda quarta-feira, às 20h30. Aproveitem este espaço para sugerir nomes de entrevistados que gostariam de ver por aqui. E não deixem de se inscrever no nosso canal no YouTube.
Assisti. Muito bom conteúdo.
Dagomir deixa muito à vontade o seus entrevistados e, com isso, vai retirando o principal das observações. Nesta entrevista fica evidente que a liberdade e a tirania são duas formas antagônicas de conduzir sociedades. Sobre o tema, leitura obrigatória é “Viagens aos Confins do Comunismo” do colunista de Oeste, Theodore Dalrymple.
Aqui o BR é diferente né
Voltou e pode ficar de boa
Ganhar dinheiro contando e escrevendo livros
Por muito pouco vc não pega um estado de sítio.
Por mim ia ser guerra civil.
O presidente tricampeão ia governar sim
O povo tem certeza.
Boa sorte
Deus abençoe
Dr. Evaristo Miranda, ex EMBRAPA.
Monark
Paulo Figueiredo