Pular para o conteúdo
publicidade
Mauro Cid - moraes
Alexandre de Moraes | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Edição 178

Haja covardia

Certas manifestações de pusilanimidade exigem mais coragem do que atos de bravura em combate

Augusto Nunes
-

O Roda Viva com Orestes Quércia seguia seu curso sem zonas de turbulência visíveis quando, aos 5 minutos do segundo bloco, um dos jornalistas da bancada de entrevistadores escavou mais vincos no rosto, engrossou a voz de tenor e, mirando o alvo no centro da arena simulada, avisou:

— Governador, me permita fazer-lhe uma provocação.

Tensão no estúdio. Murmúrios na plateia de convidados. Tempos antes, no mesmo cenário, Quércia se enfurecera com uma pergunta que insinuava seu envolvimento em casos de corrupção, erguera-se da cadeira, trocara insultos com o jornalista Rui Xavier, e por muito pouco o bate-boca não havia desandado em cenas de pugilato. Teríamos agora um segundo bloco ou um segundo round, desta vez envolvendo um ex-assessor de imprensa do Palácio dos Bandeirantes e o antigo chefe?

— Qual é a pergunta? — pediu pressa o apresentador Jorge Escosteguy.

Também incluído na bancada, vi de camarote a edificação do monumento ao surrealismo composto de 24 palavras, duas vírgulas e um ponto de interrogação:

— Como é que o senhor se sente ao saber que, segundo todas as pesquisas, é considerado o melhor governador da história de São Paulo? 

Quércia precisou de alguns segundos para recuperar a voz bloqueada pelo espanto. Para reprimir a gargalhada, concentrei-me no bilhete manuscrito que foi recebido por meu amigo Escosteguy enquanto o governador ainda replicava a provocação:

Jorge, está provado: certas manifestações de covardia exigem mais coragem que demonstrações de bravura em combate, daquelas que rendem medalhas e condecorações.

YouTube video

Pois o jornalista que alegrou aquele Roda Viva transmitido nos anos 1980 não iria além do posto de estafeta caso estivesse alistado no exército de soldados da imprensa que há mais de quatro anos vem reiterando diariamente que não há limites para a audácia que nasce da pusilanimidade. Haja covardia. Daqui a muitos anos, confrontados com as primeiras páginas dos jornais que sucumbiram ao estrabismo dos poltrões, historiadores interessados no resgate da terceira década do século 21 encontrarão um país em plena normalidade institucional. O Brasil do consórcio da imprensa não tem nada de estranho. 

Sim, houve uma epidemia de bolsonarismo, ramificação ultradireitista do fascismo. Mas esses inimigos da democracia foram derrotados por uma frente liderada pela Corte Suprema e pela Justiça Eleitoral, ambas comandadas pelo superministro Alexandre de Moraes. A ira que lhe despertam atos antidemocráticos, fake news, gabinetes do ódio e outros crimes hediondos é tamanha que nosso general de toga não hesita em revogar mesmo cláusulas pétreas da Constituição para garantir a saúde do Estado de Direito. 

Alexandre Moraes Monark
Alexandre de Moraes | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Jornalistas que sempre souberam reconhecer a face horrível da censura, fossem quais fossem o codinome e o disfarce do momento, agora acham inadiável a “regulamentação” da internet. Advogados engolem sem engasgos inquéritos secretos, que dinamitam o princípio do contraditório, o direito de ampla defesa e o devido processo legal. O Ministério Público primeiro fingiu ignorar que cumpre à instituição a abertura de inquéritos, salvo em casos excepcionalíssimos. Depois, passou a assistir com passividade bovina à desmoralização sistemática do sistema acusatório brasileiro. Nesta semana, os comandantes das entidades agredidas com particular virulência pelo ativismo judicial resolveram juntar-se ostensivamente à marcha da insensatez, para torná-la mais veloz e mais brutal.

O acordo exige que os que nada fizeram de errado assumam a autoria de pecados inexistentes para saírem da mira dos modernos capitães do mato

Previsivelmente, o consórcio da imprensa escondeu a vilania que anexou 17 de agosto ao balaio cada vez mais volumoso dos dias da infâmia. Encampando uma sugestão da Ordem dos Advogados do Brasil, a Procuradoria-Geral da República propôs ao STF a celebração de “acordos de não persecução penal” com 1.156 brasileiros presos em 9 de janeiro deste ano, um dia depois das manifestações em Brasília que incluíram a invasão das sedes dos Três Poderes. No documento encaminhado ao onipresente Moraes, o subprocurador Carlos Frederico Santos reconhece que as investigações promovidas de lá para cá não colheram uma única e escassa prova de que algum integrante dessa multidão teve “participação pessoal e direta nesses ataques”. 

Se é assim, o que esperam os carcereiros compulsivos para libertar imediatamente essa vastidão de réus sem culpa, sem miudezas protelatórias, se possível com um pedido de desculpas? Esperam que confessem ter cometido o crime que não cometeram. Sim, é isso mesmo: o acordo exige que os que nada fizeram de errado assumam a autoria de pecados inexistentes para saírem da mira dos modernos capitães do mato. Nada menos que isso. É preciso que um inocente se declare criminoso para ficar livre da “persecução penal”. Podem chamá-la de “perseguição” que ela atende, quase sempre em forma de tornozeleira. Caberá a Moraes autorizar ou não essa tentativa de eternizar o medo paralisante. 

Subprocurador-Geral da República Carlos Frederico Santos | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Como sempre, há alguma lógica por trás do que parece apenas loucura. Punir inocentes com longas temporadas na cadeia é um tipo de abuso judicial que raramente escapa de corretivos. Prisões claramente imorais, ilegais e inconstitucionais costumam resultar em indenizações de bom tamanho, pagas pelo Estado brasileiro com o dinheiro dos impostos. Qualquer que seja o valor estabelecido, nenhuma quantia poderá pagar um dia numa cela, uma semana de imersão na incerteza solitária, um mês sem o oxigênio da liberdade. É um tempo perdido para sempre, é uma parte da vida que não se recupera. Mas quem provocou tais perdas irreparáveis não se livra de danos. Os jornalistas que fingem enxergar um magistrado durão em combate pela democracia sabem que têm a um palmo do nariz um autoritário sem cura. Quem é incapaz de ver os defeitos que tem não é — jamais será — um juiz de verdade. É apenas mais um braço provisório do arbítrio. Acaba invariavelmente algemado pelos fatos.

Leia também “Supremo deboche”

90 comentários
  1. ROSANE CALDART
    ROSANE CALDART

    Moraes, um psicopata liderando outros que terão um lugar nas chamas do inferno.

  2. Carlos Alberto da Costa
    Carlos Alberto da Costa

    Augusto Nunes está simplesmente BRILHANTE neste artigo. Perfeito em todos os sentidos. Essa imprensa lixo, esse covardes de toga, esse judiciário indecente são mostrados neste artigo de forma verdadeiramente brutal!
    Você é meu ídolo Augusto Nunes!

  3. Fabio Fernandes da Silva
    Fabio Fernandes da Silva

    Quem nos dera termos mais jornalistas como você Augusto. Não basta ter a habilidade para expressar tão bem os nossos sentimentos em um texto magistral, mas você ainda tem a coragem necessária para fazê-lo. Que Deus continue te abençoando nessa missão de ser o porta-voz do povo oprimido por esses tiranos, e que Ele levante mais jornalistas corajosos para se colocarem ao seu lado. Forte abraço.

  4. LUIZ PRADO
    LUIZ PRADO

    Do ponto de vista institucional, já viramos uma Venezuela.

  5. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Augusto você é um figuraço do jornalismo, sempre te admirei desde muito, abra o livro O Grande Conflito —- de Ellen G. White

  6. Rosana Vargas
    Rosana Vargas

    Estamos novamente assistindo ao Coliseu em que inocentes são jogados para alimentarem os leões famintos por sangue e carnes humanas. Esse horror, também, passará. Os causadores desse horror, não. Seus nomes não passarão, ficarão para sempre na história.

  7. Yara
    Yara

    Augusto certeiro e corajoso.

  8. Joel Luiz Oliveira Rios
    Joel Luiz Oliveira Rios

    Se fosse criada uma lei que responsabilizasse as autoridades que de forma consciente e deliberada cometessem abuso de autoridade como estamos vivenciando no Brasil dos nossos dias, obrigando-as a pagarem as indenizações devidas aos que foram presos e ou tiveram mandatos cassados ilegalmente, rasgaram a CF criando as suas próprias, certamente não estaríamos vivendo tantas injustiças e prisões ilegais tal como estamos vendo, com famílias e mais famílias destruidas para o resto das suas vidas. Que os nossos legisladores pensem sobre esta urgente necessidade para o bem da verdadeira democracia, e do estado democrático de direito.

  9. Joel Luiz Oliveira Rios
    Joel Luiz Oliveira Rios

    Imoralidade, covardia e prepotência é o que mais vemos em nossos dias onde as arbitrariedades praticadas por quem deveria zelar pelos poderes constituídos da república, cumprindo e fazendo cumprir a CF mas não o fazem, mas prestam um desserviço tão nefasto à nação e ao povo brasileiro, sendo que para tanto recebem as maiores remunerações do funcionalismo público, além de mordomias mil. Até quando seremos roubados e tratados como “MANÉS” embora sejamos patrões de todos eles, é a pergunta que não quer calar, mas certamente, um dia no futuro o povo e a nação brasileira responderão.

  10. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    SUPREMO DO DEBOCHE !!!
    É ISTO QUE EU ACHO E ACREDITO !!!!.
    O MORAES ACABOU COM A ORDEM JURIDICA DESTE PAIS, CONSAGRADA NA CONSTITUIÇÃO, PORTANTO COMO Á JUSTIÇA, DIREITO E CONSTUIÇÃO SÃO RELATIVOS, O QUE ESPERAMOS OU O QUE DEVERA ACONTECER POIS ESTA SITUAÇÃO NÃO DEVERA SER MARCO DA NOSSA HISTORIA REPUBLICANA E DEMOCRATICA, SEM QUE HAJA DURA REFLEXÃO.

  11. Leonor
    Leonor

    Graças à Deus ainda temos alguns jornalistas corajosos que jogam luz sobre as trevas.

  12. Rodrigo de Moraes Filho
    Rodrigo de Moraes Filho

    Espertamente, estão tentando induzir os “terroristas”, a assinar confissão daquilo que não fizeram, a pretexto de se verem livres e, retomarem suas vidas.
    Na verdade, estão preocupados com a conta “esqueletos”, que certamente chegarão, cobrando reparação do Estado, por Abuso de Poder, o que não impede que a Administração , regrida a ação, aos agentes que deram causa, deliberada, aos abusos. Cada prejudicado, já é um potencial credor do Estado.
    Lewandoviski , tentou emplacar um projeto de Lei, junto ao Senado, isentando magistrados, de eventuais indenizações, por suas decisões, estando essa pretensão, aguardando a oportuinidade, em alguma gaveta, de onde dificilmente sairá.

  13. Lucas Cezar Parnoff
    Lucas Cezar Parnoff

    Esses perseguidos Políticos estão sendo piores do que os conhecidos por nós nas escolas publicas(no meu caso Estaduais de SC), agora esses DELITOS com o povo devem servir de combustível para realmente fazer a tal “REVOLUÇÃO” que eles tanto queriam(para o inverso dos atuais), porém o povo não pode mais manter esses desviadores tanto de função como de assuntos, continuarem no poder.

    Sobre o Vídeo do Roda Viva, foi um parto terminar de assistir isso, me desculpem, mas tirando a Censura e os ataques, não deu pra entender o assunto que se tratava. Até mesmo o Pilhado ou o Pavinatto quando erguem as vozes faz mais sentido que esse candidato(acho que era) gritando.

  14. Marly Salles De Oliveira
    Marly Salles De Oliveira

    Como sempre irretocavel os textos de Augusto Nunes,e parodiando Ana Henkel, ” MESTRE AUGUSTO”.
    Amo ler e escrever.

    1. Luiz Carlos de moraes
      Luiz Carlos de moraes

      BOM PARA COMEÇO DE CONVERSA PORQUE TANTO MEDO DO CABEÇA DE OVO ?
      NINGUÉM CONSEGUE PARAR ESTE PARASITA,QUE CORROE O BRASIL CADA VEZ MAIS; ATÉ QUANDO VAMOS SUPORTAR ESTE VERME COVARDE.
      ABRAÇOS AUGUSTO NUNES , ADMIRO SEU TRABALHO DE JORNALISTA.

  15. Martinho da Mota Silveira Neto
    Martinho da Mota Silveira Neto

    A existência de uma proposta infame de obter uma “confissão de culpa” de quem nada fez, para se ver livre de uma prisão natural, injusta e desonesta, é imoral, ilegal, absurda. Isso ficará nos anais da história de um período de podridão jurídica, ladeado de Covardia e traição, daqueles que poderiam ter ajudado as pessoas de bem, presas indevidamente.

  16. CARLOS GUEDES
    CARLOS GUEDES

    As diretorias das OABs (nacional e suas sucursais), com o absurdo silêncio diante do arbítrio jurídico, estupros da Constituição, de códigos legais, da violação de direitos básicos do ser humano e tudo mais que estamos podendo ver desde o 8 de janeiro, mostrou para o Brasil o tipo de organização imoral, irresponsável e quase criminosa por omissão q. Mas diz representar os advogados. Tenho a mais absoluta convicção que muito poucos ADVOGADOS (em maiúsculo) estejam de acordo coma demonstração de pulsilaminidade dessas diretorias. Essas OABs seguem a mesma linha de mal “caratismo” da CNBB cujos bispos de m… e seus acólitos também mostram claramente sua viés esquerdopata, sinônimo de imbecilidade e desonestidade.. Mesma coisa com os “bandos” que se intitulam defensores de direitos humanos. Silêncio total.
    Essa pseudo organização agora faz recomendação para um “acordo” com os violentados pelo xerifão. E – pasmem – recebe as bençãos de um sub-procurador como esse Carlos Frederico. Incrível que nem a OAB nem esse sub qualquer coisa sintam vergonha de se prestarem À esse papel. Pobre país.

  17. CARLOS EDISON DOS SANTOS
    CARLOS EDISON DOS SANTOS

    Meu caro e brilhante jornalista, como sempre você é impecável. Nada mais a declarar……apenas espere o Pavinato. Viva o Rei.

  18. Edson Savia
    Edson Savia

    Se essa excrescência de acordo vingar será mais uma injustiça praticada contra esse pessoal com apoio do STF com a paternidade do ministro Alexandre de Moraes. Aceitar mediante uma confissão de um crime inexistente e não cometido só tem um objetivo: livrar a União de mais tarde precisar pagar alguma indenização ao preso injustamente.

  19. Nilson Abrao Porto
    Nilson Abrao Porto

    Combater um pobre coitado que errou é fácil agora, combater um poderoso que errou é nobreza e valentia. Parabéns Augusto sua voz é essencial nesse momento.

  20. Daniel BG
    Daniel BG

    Comparando o supremo xerife a um motorista que faz o que quer numa auto-pista, esse motorista continua fazendo e pisa no acelerador para não ser alcançado pela polícia rodoviária, pois sabe como vai acabar a estória.

  21. Alem Alberto Chedid
    Alem Alberto Chedid

    Essa figura sinistra, que a toga só acentua, está na sua “sic transit gloria mundi”. Pergunto ao Augusto se preciso pedir permissão ao “onipresente e onisciente” para comer uma costela gorda aqui no Sul.

  22. Bruno Eduardo Oliveira Faria
    Bruno Eduardo Oliveira Faria

    Muito bom Augusto.

  23. Maria Lucia Benevides de Schueler
    Maria Lucia Benevides de Schueler

    Excelente! É só o q posso dizer. Parabéns Augusto Nunes por não renunciar ao seu grande padrão jornalístico, numa época em que temos tanta carência disto.

  24. Gilson Herz
    Gilson Herz

    O cabeça de ovo tem que ser eliminado.

  25. Marcos Gondim Costa
    Marcos Gondim Costa

    O arbítrio contumaz e ilegal provocado por Alexandre de Moraes,não difere em nada do período da inquisição- Ou você se declara culpado ou perecerá no fogo eterno,não importando que haja crime em sua conduta. O mais lamentável é ter um consórcio de imprensa vendido e comprado pelo executivo,enquanto nosso legislativo,especialmente o Pachecão,se borra de medo do Xandão. Lamentável!!!

    1. JOSÉ OTAVIO ARAUJO
      JOSÉ OTAVIO ARAUJO

      Acho que o consórcio de imprensa não é comprado ou vendido, seus jornalistas são na realidade mal carater mesmo, militantes travestidos de jornalistas assim como a maioria dos artistas e cantores de MPB militantes e bandidos.

  26. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Vivi minha infância, adolescência e juventude durante o regime militar (1964-1985).
    Na América Latina os movimentos terroristas fervilhavam em praticamente todos os países.
    Morava em Curitiba, trabalhava durante o dia e frequentava o antigo – com qualidade – ginásio no Colégio Estadual Leôncio Correia.
    Nos finais de semana a turma de amigos bares, cinemas, frequentava festinhas de garagem ou viajava para as praias do Paraná, São Paulo, Florianópolis, Santos, etc.
    De acordo com publicações do CNV disponíveis na Internet ocorreram 1.918 prisões por motivação política no período de 15 anos (1964-1979) e 434 mortos e/ou desaparecidos, totalizando 2.352 pessoas.
    A maioria destes presos e/ou mortos pertenciam a grupos terroristas que assassinavam, assaltavam bancos – inclusive a Dilma, explodiam bombas, sequestravam, etc.
    Os atos do 8 de janeiro, com cidadãos comuns sem armas, soldados com baionetas, tanques e blindados, fechamento de meios de comunicação, foram detidos aproximadamente 2.000 brasileiros.
    O Supremo Imperador Alexandrus I, o Calvo, de ofício, determinou o encarceramento de 1.400 cidadãos, sem denúncia prévia, sem investigação, sem processo, sem foro privilegiado, em total afronta aos preceitos do código de processo criminal e da própria Constituição Federal, e pior: com a conivência do Congresso na pessoa do presidente do senado.
    Acredito que Alexandrus I só não leva a medalha de ouro de maior encarcerador do planeta por conta de atrocidades ainda piores comandadas por Stalin, Hitler e Mao Tse Tung.

  27. Leonardo Abreu
    Leonardo Abreu

    Às armas, cidadãos

  28. Zé Mané
    Zé Mané

    Se a vida imita mesmo a arte, Kid Bengala deveria ter se chamado Picasso. Não é mesmo Cabeça de Piroca ?

  29. Iramar Benigno Albert Júnior
    Iramar Benigno Albert Júnior

    Que essas pessoas inocentes precisam ser indenizadas, ninguém discorda. O que não aceitaremos é jogar para o Estado pagar estas indenizações e toda a sociedade arcar com esse custo. Quem tem que pagar é quem cometeu este arbítrio da ordem, e os que a cumpriram ser pestanejar. Chega de impunidade a essas pseudo autoridades.

  30. Eurico Schwinden
    Eurico Schwinden

    Acho que pela longa e invejável vida de jurista, reconheço sua cultura e até sua bondade. Mas até que o professor Ives Gandra Martins não se retratar de ter chamado Alexandre de Moraes de “grande jurista”, de quem se disse “sócio editorial”, seja lá o que isto signifique, o jurista terá uma meia página no Malleus Maleficarum – O Martelo das Feiticeira – escrito em 1484 pelos inquisidores Henrich Kramer e James Sprenger. Recomendo aos que temem – porque um ser feito de ódio deve ser temido – e aos que veem como um justiceiro no melhor estilo fascio-lulopetista, que leiam o capítulo II do livro citado: “De Como se Faz um Pacto Normal com o Diabo”. Para registro da história do Judiciário que se emoldure a foto em que o denominado “grande jurista” finge experimentar a comida servida aos seus prisioneiros, com os comentários da senhora carcereira auxiliar, capaz de um esboçar um comentário jocoso. Este tempo medonho que viveram e vivem os prisioneiros da perfídia do general Dutra, enquanto os black blocs saídos da rede hoteleira para a arruaça palaciana para que se cumprisse a profecia infame numa fala tida como anônima dita como ordem: “Deixe acontecer, assim nos acabamos também com o bolsonarismo”.

  31. Joaquim Días do Nascimento Júnior
    Joaquim Días do Nascimento Júnior

    Não há loucura de forma alguma nas propostas do Ministério Público ao Supremo em relação àqueles que foram presos pelo 8 de janeiro sem qualquer razão fundamentada: há sim uma forma simples de se retirarem do cenário mal concebido, mal desenvolvido. Ninguém emitiu sequer uma ordem de prisão para os comandantes do Planalto que eram responsáveis pela segurança e, no entanto, recepcionaram efusivamente os tais manifestantes. Alguém se lembra do G Dias do militar do coração de Lula?

  32. Vera Lucia Marinho Cardoso
    Vera Lucia Marinho Cardoso

    E temos todos os outros iluministros do supremo calados e acovardados

  33. Janás Félix
    Janás Félix

    Augusto Nunes vc sim me representa, aliás toda essa equipe de jornalismo da Oeste, vcs são como uma luz no fim desse túnel chamado Brasil.

  34. Jose Ricardo Da Cruz Pereira
    Jose Ricardo Da Cruz Pereira

    Querido e estimado Augusto. Fico em paz sempre que vejo sua coragem e astúcia pela verdade. Gostaria muito de escrever muitos adjetivos aqui, mas similar ao tempo de fiquei hospedado na hoje Sala São Paulo, tenho medo e idade suficiente para não passar mais por arbitrariedades somente pelo fato de discordar de alguns fatos e ideias. Saúde e felicidades a vc e família. Muito obrigado

  35. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Como dizem os gaúchos, Alexandre de Moraes está se passando. E você, se superando no talento e na coragem.

  36. Humberto José Machado Buarque
    Humberto José Machado Buarque

    Excelente editorial, Augusto Nunes, esse psicopata do Alexandre de Moraes vai pagar muito caro pelas as aberrações jurídicas que ele estar cometendo contra o povo de bem deste País e, pior é que ele acredita fielmente o que a imprensa podre brasileira publica, que ele é um herói da democracia, só se for a democracia ditatorial de um louco.

  37. Elisa Carpim Corrêa
    Elisa Carpim Corrêa

    Absurda a proposta da AOB, encantada pelo subprocurador federal. Trata-se ANPP (acordo de não persecução pena). Conforme Art. 28, a, CPP, não sendo caso de arquivamento e tendo o investigado confessado formal e circunstancialmente a prática de infração sem violência ou grave ameaça e pena mínima inferior a 4 anos, o MP proporá acordo de não persecução penal, mediante condições de reparação do dano, indenizar a vítima, renúncia voluntária de bens e direitos do proveito do crime, a critério do MP, dentre outras alternativa. Lembram a nota de culpa padrão que todos os presos do 08/01 assinaram para obtenção da liberdade, completamente nula, não tenho dúvida de que é a premissa para tal proposta, em que pese o reconhecimento de inexistir prova mínima quanto a participação dos encarcerados nas invasões e quebradeira havidas. Sequer poderiam ser denunciados, quanto mais chamados a fazer confissões verdadeiramente impostas e com graves consequências. Sem fundamentos fático e legal as denúncias feitas e imoral a proposta de iniciativa da OAB, que já não presta nenhuma função institucional.

  38. Olnei Pinto
    Olnei Pinto

    Assino a RO já faz algum tempo , mas ao ler a sua coluna desta semana , serei assinante até o final de meus dias, somente pela sua comparação com a promotoria , “ passividade bovina”. É melhor que um gol de copa do mundo.

  39. Andre mendonça
    Andre mendonça

    Torquemada se reencarnou em moraes. Uma Inquisição se instalou em nosso país, com poucas vozes tendo a coragem de se erguer contra ela. Uma epidemia de covardia e pusilanimidade tomou conta do Brasil.
    A Inquisição da igreja católica durou trezentos anos. A de moraes chegará a tanto?

    1. ROGÉRIO B C FUNFAS
      ROGÉRIO B C FUNFAS

      Tristes Trópicos,,,,

  40. José Antonio Teixeira Alves
    José Antonio Teixeira Alves

    Está muito difícil de entender os dias de hoje. Cada vez que abro uma mídia social, as convencionais nem pagando, digo só a Oeste e Gazeta do Povo por enquanto, deparo-me diariamente com notícias ruins, absurdas e inimagináveis. Não há mais limite para os togados supremos. As combativas de outrora, imprensa e a OAB, desfilam coadunadas na ânsia de vingança contra uma parcela da população, insatisfeita com uma eleição obscura e duvidosa. Pra piorar, o empossado criminoso, conduz o país rumo à ruína. Não vejo um caminho institucional para tanto absurdos e, o meu temor é justamente este.

  41. Frederico Oliveira dos Santos Melo
    Frederico Oliveira dos Santos Melo

    Análise perfeita! Parabéns.

  42. Eduardo Sebastião de Paiva Vidual
    Eduardo Sebastião de Paiva Vidual

    Difícil imaginar uma composição mais deletéria para o País do

  43. Diniz Cypreste de Azevedo
    Diniz Cypreste de Azevedo

    Antigamente todo poder emanava do povo!

    1. Zulene Reis
      Zulene Reis

      Sempre perfeito, mestre Augusto, não só pela argumentação brilhante, mas também pela gramática impecável.

  44. Dalva da Silva Prado
    Dalva da Silva Prado

    Talvez um PL, aprovado com urgência, para imputar ao” supremo debochado” Alexandre, o pagamento das indenizações que, certamente os inocentes terão direito, fará sua covardia diminuir.

    1. Nelci Terezinha Canal
      Nelci Terezinha Canal

      Parabéns revista oeste, parabéns Augusto Nunes!

  45. MNJM
    MNJM

    Augusto irretocável. Jornalista corajoso por mostrar a tirania que sofremos por um togado que se acha o dono do país. Um doente.

  46. JOAN
    JOAN

    Parabéns Augusto Nunes e a Revista Oeste!

  47. João Bosco Almeida Brito
    João Bosco Almeida Brito

    Faz um L, perdeu mané, ordem dada, missão cumprida.
    Brasil, temos acompanhado os abusos praticados pelos ministros do STF em nosso país, especialmente pelos os Ministros: Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Antônio Dias Toffoli, Edson Fachin os outros ministros são coadjuvantes.
    Temos visto a ditadura impostas por estes senhores e o desrespeito aos limites constitucionais quanto à sua competência. Chega de nos curvarmos diante das atrocidades praticadas por eles, é hora de acabar com a impunidade por seus atos ilegais. Precisamos demonstrar a posição e força do nosso povo. Vamos lutar pelos IMPEACHMENT, dos ministros acima citados e mostrar que supremo é povo.
    Esses políticos incompetentes deveriam extinguir o TSE à muito tempo, ficam o povo contribuintes pagando salário para esses ministros que não tem nada haver com a política.
    “A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário contra ela, não há a quem recorrer.” (Rui Barbosa)

  48. Jorge Luiz Soares Ribeiro
    Jorge Luiz Soares Ribeiro

    Excelente e corajoso texto nos dias de hoje. Parabéns Augusto.

  49. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    “Algemado pelos fatos”. Preso aos erros alem da morte, com o peso que o leva ao afogamento pela condenação à
    perda da liberbade dos atingidos pela sua insana mente.

  50. Vania L M Marinelli
    Vania L M Marinelli

    Perfeito, Algusto. A cada dia, o que há de execrável em Moraes torna-se mais execrável e repugnante. Mocorongas ostentam, sempre, a força do fraco, como diria Nietzsche. E, por incrível que pareça, esse sujeito, além de sociopata, é um mocoronga!

  51. LUIZ ANTONIO DE SANTA RITTA
    LUIZ ANTONIO DE SANTA RITTA

    Infelizmente a confissão desejada pelo subprocurador Carlos Frederico não merece prosperar porque os crimes imputados aos patriotas como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e Golpe de Estado, pelo Ministro Alexandre de Moraes, implicam em penas de 4 anos ou mais, o que não é passível na medida restritiva a ser imposta.
    É uma vã tentativa de almejar pontos junto ao Dilmo para indicação à vaga de PGR.

  52. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Para o STF não basta ganhar a eleição e derrotar os adversários. Para os ministros é muito pouco manobrar e ganhar dos manés. É necessário eliminar moralmente e fisicamente os derrotados.

  53. Giovani Santos Quintana
    Giovani Santos Quintana

    O deslike deve ter vindo do careca enlouquecido.

  54. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    País LIXO!
    Somos um NARCOESTADO atualmente e brevemente seremos esnobados no exterior, sob olhares enviesados das outras pessoas….seremos vistos como meliantes, pedófilos, drogados, mentirosos e vagabundagem pura/171
    parabéns! 30 anos da tal Nova República DEU NISSO!
    Hoje, mesmo com a fraude gritantes na eleições de 2022, mesmo assim …temos 30-40 milhões de eleitores/familiares tranqueiras…parasitas.

  55. Maria Claudia Carabajal Pires
    Maria Claudia Carabajal Pires

    Olá Augusto!!
    Que texto maravilhoso, você lava nossa alma e nós faz crer que não estamos loucos com tudo que está acontecendo de injustiça desse país!!

  56. Marcos Japiassu
    Marcos Japiassu

    Ainda hei de ver Alexandre de Moraes e seus cúmplices supremos jogados na lata de lixo da história. Os presos políticos estão fazendo uma poupança. O Estado pagará pelos abusos e pelos crimes que estão sendo cometidos, e será uma conta alta. O dia chegará, cedo ou tarde.

  57. João Choucair Gomes
    João Choucair Gomes

    Simplesmente espetacular esse artigo do Augusto. Para mim era impensável o que estamos vivendo. Fico imaginando que se não fosse o Bolsonaro, ainda estaria escutando a Globonews e acreditando piamente nas análises. Gostava do Merval. Muito do Sardenberg. Nunca imaginei que fossem o que são. Cito estes pelo respeito que tinha. O restante não me decepciona tanto. Os vejo agora só por alguma chamada no “X”, pois há anos realmente não ligo na globo ou outros canais abertos. Sem Bolsonaro, ainda viveríamos a vida fantasiosa “esquerda x esquerda”, sem perceber isso.

  58. Pedro Hemrique
    Pedro Hemrique

    Infelizmente este é o país do faz de contas, onde o imoral torna-se normal! Quando se chega ao poder, passamos a conhecer a face oculta dos indivíduos, em que o limite deixa de ser problema. Lastimável o que o sistema faz com este país do faz de contas, chamado Brasil!

  59. Rodnei dos Santos Rocha
    Rodnei dos Santos Rocha

    Artigo sensacional!!

  60. PEDRO JAMES DE SOUZA GUEDÊLHA
    PEDRO JAMES DE SOUZA GUEDÊLHA

    Parabéns, nobre e intimorato Jornalista com J maiúsculo, Augusto Nunes!

    Os ditadores de togas precisam saber que “Tudo tem limite”; que seu tempo tem tempo; que tudo é passageiro.; que não são nossos lídimos Representes; que estão não apenas rasgando os princípios e as normas da nossa Carta magna, mas literalmente queimando-a, aos poucos e imprudentemente.
    Pagarão caro por isso, porque o poder emano do Povo e não de órgão judiciário, caríssimo e não confiável.
    Parabéns, ilustre Jornalista.
    O Brasil se orgulha de você!
    Os ditadores da toga certamente tem inveja d do Senhor!
    Certamente eles lhe odeiam.
    Mas, não tergiverse frente os fatos. Continue noticiando e comentado a Verdade!!

    Nós, cristãos, jamais poderemos perder e Fé num Novo Dia, num Nova Amanhã>
    E os ateus ditadores, inclusive da toga, têm pavor pelo Novo Dia, pelo Novo Amanhã!

  61. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Parabéns Augusto, um dos poucos jornalistas com muita coragem. Afinal Augusto, quando o Tarcisio de Freitas vai te levar para a direção da TV CULTURA. Já pensaram Augusto Nunes âncora do RODA VIVA e Silvio Navarro no JORNAL DA CULTURA com Ana Paula, Constantino, e Cristina Graeml?

  62. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Como sempre, mais um artigo impecável. Nada a acrescentar. O mais triste de tudo isso é que a máquina da opressão tem uma catraca que a cada dia avança mais um dente no aperto do povo e não volta atrás. Sabemos que hoje ainda é melhor que amanhã. Não há reação. Quem poderia reagir, prefere aderir ao poder reinante; não é povo, acredita que ficará “numa boa” enquanto agradar ao chefe. Ao povo resta calar-se e pagar os impostos que serão cada vez maiores. Esse é o tão esperado “país do futuro”. O futuro chegou na mão de um punhado de gente que, dizendo-se contra o “fascismo”, tomou o poder e está ai para ficar.

  63. Adelmo Sérgio Pereira Cabral
    Adelmo Sérgio Pereira Cabral

    OAB – (Des)Ordem dos Abobados do Brasil

    1. Osmar Martins Silvestre
      Osmar Martins Silvestre

      Prefiro manter o original: Ordem dos ADVOGADOS do Brasil. É isso o que temos.

  64. Adolfo Calderan
    Adolfo Calderan

    Parabéns Augusto, que memorável matéria e diz – como sempre – a mais pura das verdades que paira sôbre as cabeças de pessoas inocentes e aí vem a “justiça” e quer um acôrdo que se as pessoas INOCENTES se dizerem culpadas, estarão liberadas e por aí vai.
    Que coisa absurda – para dizer o mínimo – de proposta e o pior vinda de um orgão que lá está e existe para proteger os cidadãos de bem contra as coisas fora da constituição, muito triste e lamentável.

    1. Mauro Cavalcanti Melo Franco
      Mauro Cavalcanti Melo Franco

      Parabéns ao Augusto Nunes, certeiro como sempre
      Espero que algum dia, e virá, estes Ministros paguem pelo mal que fizeram a tantos inocentes.

  65. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    O Brasil democrático, incipiente democrático acabou em 8 meses.

  66. Lourival Nascimento
    Lourival Nascimento

    Já que vivemos os tempos escuros do Flagrante Perpétuo, do Inquérito do Fim do Mundo, do ativismo judicial sem limites, não seria o caso do Onipotente Alexandre de Moais mandar prender o Flávio Dino que disse ter perdido a eleição para Roseana Sarney por fraude no sistema eleitora com suas urnas eletrônicas? Na mesma viagem do camburão da PF, para economizar o combustível que a Petrobras lulista majorou violentamente, o Ministro Morais deveria trazer o Walter Delgatti, eleito Santidade pela extrema esquerda cleptocrata lulista, por ter dito textualmente que o TSE pode sim manipular internamente os votos registrados nas urnas? Se bem que economizar não é bem a praia da casta superior do Judiciário brasileiro, já que seus deuses dos pés de barro são chegados a iguarias caríssimas, vinhos premiados, paladares exóticos em todos os sentidos e penduricalhos financeiros. Mas aí, o Onipotente poderia nos explicar, por quais motivos foram nominadas ” terroristas ” pelo STF, propriedade do Ministro Alexandre de Morais com apoio da imprensa agachada, como é que estão sendo liberados da cadeia ” terroristas ” de altíssima periculosidade, capazes de destruírem as Instituições? Se Alexandre de Morais prendeu ” terroristas ” fanáticos e agora os solta, ou Alexandre de Morais mentiu quando os prendeu, ou liberta agora por reconhecer a presepada jurídica, autoritária, ilegal, ditatorial sob encomenda do Lula, digna dos irmãos Castro, do Maduro, do Ortega, do Kim e do Xi. Tomara que os injustamente acusados de ” terrorismo ” recorram à Justiça pedindo indenizações. A latrina da História tem lugares reservados para deuses dos pés de barro, imprensa venal, indigentes morais e seus acólitos. É o que merecem!

  67. maisvalia
    maisvalia

    Impecável, palmas para o Augusto

  68. XY / XX
    XY / XX

    Mim gostou do texto, falou tudo. Os impostores metidos no STF nao lutam pela Constituiçao do Brasil, lutam por poder politico e sao escravos do globalismo comunista. MIM DESEJA VIDA LONGA PARA O MIN ALEXANDRE DE MORAIS, ASSIM TERA A OPORTUNIDADE DE VIVER DIA A DIA DESTILANDO A……………………. ESPALHADA PELO BRASIL , COM CARA DE JUSTIÇA. Mim nao faz nada e tao pouco domina o verbo, mim é apenas um simples mortal que paga a lagosta e os vinhos consumidos pelos deuses do olimpo brasileiro. ..

  69. Rosangela J . Dias
    Rosangela J . Dias

    Brilhante artigo.

  70. Jose Carlos Rodrigues Da Silva
    Jose Carlos Rodrigues Da Silva

    A justiça, cega para um dos dois lados, já não é justiça. Cumpre que enxergue por igual à direita e à esquerda.Rui Barbosa

  71. renato poppl
    renato poppl

    O mecanismo judicial brasileiro é simplemente um escárnio jamais visto. Vergonha na cara, coisa do passado. Bravo Augusto.

  72. Abf
    Abf

    Covarde, concordo. Mas ainda é mais canalha do que covarde. Lembra o Terceiro Departamento de Nicolau I , descrito por Dostoievski. Deverá ter o mesmo fim, considerando-se a evolução dos métodos da humanidade.

  73. Laura Teixeira Motta
    Laura Teixeira Motta

    Um Supremo Bully sem freios e contrapesos: o que pode dar errado?

  74. Raimundo da Cruz Costa
    Raimundo da Cruz Costa

    Os fatos históricos sempre se repetem, se não vejamos:
    Quem foi Getúlio Vargas, Juscelino, Janio Quqadros, Moro, todos tiveram ou tem fim trágico ou triste.
    O Moraes terá o seu fim , está caminhando a passo largos tornar a instituição STF desmoralizada.
    Aguardemos os fatos históricos que virão.

  75. Edelcio Benedito dos Santos Junior
    Edelcio Benedito dos Santos Junior

    Augusto, sou advogado militante e sempre vi como uma excrescência a lei que trouxe o instituto do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP). É inegável que soa no mínimo contraditorio que para o Ministério Público não exercer seu poder/DEVER de processar criminosos seja necessária a confissão “espontanea” do crime pelo investigado.
    Se certo que os bodes expiatórios do 08/01 (sim, a data ja virou substantivo) Tem direito à proposta de ANPP, também é bem certo que esse direito foi ignorado e a proposta feita só agora é, no minimo, imbecil.
    Ora, que sentido faz se propor um acordo para que o investigado não seja processado, se o processo já foi instaudado e está em seus ultimos termos ordinários? Em verdade, essa proposta de ANPP deve preceder até mesmo o oferecimento da denúncia, pois a Persecução Penal só tem inicio com a Denuncia (ou queixa crime nos delitos de ação penal privada).
    Gozam da nossa cara virem com essa proposta agora e, principalmente, depois do dono da ação penal reconhecer expressamente que não existem provas bastantes ao édito condenatório.
    Se me contassem isso tudo que vibemciamos hoje no mundo judicia, não jurídico, mas judicial, eu certamente teria adotado uma de duas atitudes: ou rolaria no chão de dar risada da piada ou nem teria iniciado o curso de Direito.

    1. Osmar Martins Silvestre
      Osmar Martins Silvestre

      Quem está propondo a chantagem aos aprisionados para encobrir a aberração jurídica que foi cometida, a injustiça escancarada, a agressão irreparável ao Direito, é a instituição que representa a classe dos advogados. Estou errado?

  76. Dalmacio Irapuan dos Santos
    Dalmacio Irapuan dos Santos

    Quem dera se no Brasil existissem mais jornalistas (jornalistas na verdeira concepção da palavra) como o Mestre Augusto Nunes.👏👏👏

  77. Marcos Antonio
    Marcos Antonio

    Ótima matéria do sempre corajoso Augusto Nunes. E imbuído também de coragem digo que o que temos hoje no Brasil é um Supremo Tribunal da Perseguição. Já deixou-se para trás qualquer tipo de Juristocracia; qualquer nível de Ativismo Jurídico para adentrarmos num campo sombrio, sinistro e perigoso. Quando e como sairemos desse pesadelo ?

  78. Raimundo Rabelo Lucas
    Raimundo Rabelo Lucas

    Mestre Augusto Nunes, em mais um artigo brilhante. A imagem deste senhor, alexandre de moraes, é algo repugnante. Esse senhor é a maldade em pessoa. É impossível se observar algo de bom vindo dele. Até quando o país vai ficar refém de alguém dessa má índole.

  79. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Aonde esse infeliz desse Moraes foi buscar tanto poder, porque o poder é exercido numa democracia, e eu me recuso a dizer que não estamos numa democracia, quando se tem Morais e não Moraes

  80. William Robson Mattos
    William Robson Mattos

    Augusto
    mais um artigo para se enquadrar , emoldurar e andar para o TORQUEMADA DE ARAQUE

  81. Paulo Antonio Neder
    Paulo Antonio Neder

    OAB idealizar um “acordo” desses?

  82. Carlos Perktold
    Carlos Perktold

    Sinto dores nas entranhas de revolta quando leio os colunistas da Oeste e vejo que nada acontece neste infeliz país, apesar das denúncias delas. Tenho 80 anos e sempre achei que minha geração (a mesma do atual presidente) faria tudo diferente daquelas anteriores, promessa do PT desde a fundação. Qual o que, com o terno mais bonito fizeram pior em tudo: de corrupção deslavada com enriquecimentos inexplicáveis até a falta de reconhecimento do que de bom ocorreu durante o governo anterior. Desisto! Vocês ganharam. Tragam as batatas aos vencedores.

Anterior:
Aqui é proibido pensar
Próximo:
Terroristas soltos?
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.