Pular para o conteúdo
publicidade
Ilustração: Moor Studio/Shutterstock
Edição 180

Manual prático do ChatGPT

Para que serve, afinal, a inteligência artificial em nosso cotidiano?

Dagomir Marquezi
-

Não há como escapar todos os dias do ChatGPT. Ele está no noticiário e nas conversas, seja por suas fantásticas capacidades, seja porque alguém declarou que a inteligência artificial vai acabar com o mundo.

A ameaça é uma hipótese. O ChatGPT em si é uma realidade e está sendo usado em aplicações práticas que não param de se multiplicar. Alguns temem perder o emprego por causa dele. Outros conseguem emprego por meio dele. Aqui vai uma pequena lista de usos práticos do ChatGPT. Mas, antes, vamos esclarecer alguns pontos importantes.

Em primeiro lugar, o ChatGPT não é exatamente um aplicativo. Nas suas próprias palavras:

Eu sou um modelo de linguagem treinado pela OpenAI, conhecido como ChatGPT [Chat Generative Pre-Trained Transformer]. Meu objetivo é auxiliar com uma variedade de tarefas, incluindo responder perguntas, auxiliar na escrita, oferecer explicações técnicas, criar conteúdo, e muito mais”. (…) Não sou um ‘aplicativo’ per se, e sim um modelo que pode ser implementado em diversos ambientes.”

Segundo ponto: o ChatGPT é grátis, mas pode ficar congestionado por usuários e limitado à versão 3.5. Para ter direito a acessá-lo o tempo todo e usar a mais avançada versão, 4, é preciso pagar US$ 20 por mês — cerca de R$ 100. Terceiro: o conhecimento do ChatGPT foi alimentado por bilhões de páginas da internet, mas nada mais recente que 2021. Com todos os seus poderes, ele não vai conseguir responder a uma pergunta simples como “que horas são?”. Para lidar com o tempo corrente, precisamos de plugins, e o ChatGPT tem mais de 850 disponíveis. Mas essa é uma conversa para outro artigo.

Aqui vai uma pequena amostra do que o ChatGPT é capaz de fazer. 

1. Tradução

O Google Tradutor é capaz de compreender cerca de 135 línguas diferentes. Pedi ao ChatGPT para listar o número de línguas e dialetos que ele compreende — e parei nos 400. Ele permite que se escreva, digamos, a frase “assine a Revista Oeste” em maori (“Whakakii i te moheni Oeste“), maltês (“Abbona għar-rivista Oeste“) e guarani-kaiowá (“Oî ko Oeste ñemombe’u“). A Torre de Babel definitivamente está no chão. 

2. Assistente de escrita

O ChatGPT pode fazer qualquer pessoa escrever com correção. Pedi — por voz, numa linguagem incorreta — ao Chat que escrevesse uma mensagem dirigida à prefeitura pedindo para tapar um hipotético buraco na frente da minha casa. O pedido foi redigido com profissionalismo e clareza.

3. Clone de redator

No espaço de prompt — onde você escreve suas ordens —, coloque um texto seu e peça ao Chat que o analise. Em seguida, peça para que ele escreva naquele estilo. Simples assim. Algo como “1) eu escrevo assim; 2) escreva como eu”. O processo é evolutivo, claro, e, quanto mais exemplos de seus textos você fornecer, mais seu “clone” escritor vai ser capaz de imitar seu estilo.

Foto: Shutterstock
4. Resume pra mim?

Pegue um texto grande que você não esteja com tempo — ou vontade — de ler. Sabemos como existe gente prolixa e confusa neste mundo. Coloque o textão no prompt e peça para resumir. Em segundos, o ChatGPT vai facilitar as coisas para o leitor, com clareza e concisão.

5. Ajuda psicológica

Relate um problema que o aflige. A primeira coisa que o ChatGPT avisa é que você deve procurar um profissional. Em seguida, adapta o seu problema a alguns procedimentos mais simples, baseados no bom senso (por exemplo, “reavalie prioridades”, “estabeleça metas realistas” etc.). Quando estiver precisando de alguma ajuda durante o fim de semana e seu terapeuta estiver numa praia sem internet, você vai ter alguém para ouvi-lo e aconselhá-lo.

6. Assistente de currículo

Uma das preocupações causadas pela inteligência artificial é a possibilidade de destruir empregos. OK, alguns empregos estão correndo risco mesmo. Mas há a mão inversa: você pode juntar os dados sobre sua vida profissional de uma maneira caótica, e o ChatGPT vai ajudá-lo a ordenar esses dados num currículo organizado e bem redigido. Ele pode também selecionar esses dados e estruturar currículos específicos para diferentes áreas profissionais. 

7. Preparação para entrevista de emprego

Ainda nessa linha, perguntei ao ChatGPT o que eu deveria fazer para me preparar para uma entrevista de emprego. Ele me deu conselhos práticos baseados em dez itens, que começavam pela pesquisa da empresa onde eu pretendia trabalhar e seus princípios. E terminava com um “envie um e-mail de agradecimento reiterando seu interesse na posição e na empresa”.

8. Compositor

Você pode pedir ao ChatGPT que redija uma letra de música, e ele entrega a letra dividida em versos e refrões. Como estou escrevendo estas linhas às 2 horas da manhã, pedi que o Chat compusesse a letra de um rock sobre trabalhar na madrugada:

Na madrugada, eu sou rei, eu sou eu,
Ninguém pra me dizer o que fazer.

Na madrugada, eu acho minha visão,
É onde eu sei que encontro minha canção.

O silêncio da noite é minha melodia,
Sem interrupções, eu e minha fantasia.

Posso gritar, posso até cantar,
Na madrugada, eu sou meu próprio czar.

Não me leve a mal, eu respeito o seu chão,
Mas, quando a lua sobe, eu encontro minha canção.”

Foto: Shutterstock
9. Matemática básica e avançada

O mesmo “cara” que compôs a musiquinha boba acima pode calcular variações na equação de Schrodinger, a “base do formalismo mais operativo da mecânica quântica”: 

As áreas de ciências exatas e de matemática são uma espécie de parque de diversões para o ChatGPT. Técnicos e cientistas dessas áreas ganharam um aliado prático e objetivo. Suas respostas serão sempre corretas? Provavelmente, mais confiáveis do que a rima para uma canção pop

10. Que tal um joguinho?

Cansou de equações e formatações de textos? Tire uma folga com um joguinho. Algumas opções que ele oferece:

  • “20 Perguntas: Tente adivinhar o que eu estou pensando em 20 perguntas ou menos.
  • Jogo da Forca: Tente adivinhar a palavra que eu escolhi, uma letra de cada vez.
  • Pedra, Papel, Tesoura: O clássico jogo, em uma versão de texto.
  • Jogo da Velha: Vamos jogar em um tabuleiro 3×3 e ver quem consegue alinhar três símbolos primeiro.
  • Charadas: Vou dar uma dica e você tenta adivinhar o que é.
  • Jogo dos Sinônimos: Vou dizer uma palavra e você tenta encontrar um sinônimo para ela.”

Até joguinhos simples como esses podem estar sujeitos a falhas — mostrando quanto o ChatGPT ainda tem um longo caminho a percorrer. Quando joguei forca com ele, a palavra que ele escolheu para ser adivinhada foi “COMENCAS”. Achei esquisita, e ele reconheceu que a palavra não existe em português. Pedi uma palavra correta na nossa língua — e ele veio com “CASADECIS”.

11. Assistente de marketing e vendas

Você tem algum tipo de negócio? Explique suas necessidades para o ChatGPT e peça dicas sobre como incrementar suas vendas. Quanto mais detalhes você der, mais opções ele poderá oferecer. A princípio são conceitos gerais de marketing, mas esse diálogo pode ser incrementado e detalhado pelo usuário. Para ter melhores resultados, seja claro e preciso no que você quer.

12. Dê um ChatGPT

Dê um Google pedindo a “história do pão”. Você vai receber links para sites, recomendações de livros da Amazon, respostas fragmentadas, link para a Wikipedia etc. No ChatGPT, pedi uma “história do pão” em cem palavras, e o texto chegou em um segundo: “O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade, originando-se há cerca de 10.000 anos, com o início da agricultura. Primeiramente, eram feitas massas planas misturadas com água e grãos triturados, cozidas sobre pedras quentes ou cinzas…”. Por isso a Alphabet (empresa responsável pelo Google) anda bem preocupada com o ChatGPT, querendo aperfeiçoar sua própria versão de modelo de linguagem, o Bard.

13. Conte uma história

O storytelling, ou narrativa, é uma das bases da nossa civilização. E o ChatGPT está capacitado a inventar histórias a partir praticamente do nada. Se o usuário preferir, pode dar um tema ou uma situação inicial para o Chat desenvolver, no tamanho e no estilo encomendados. Normalmente, a história é contada em forma de um conto, mas você pode pedir outros formatos, como roteiro (de vídeo, áudio, quadrinhos etc.) ou peça de teatro.

Foto: Shutterstock
14. Assistente de professor

Vai dar uma aula, curso ou palestra? Ofereça os detalhes ao ChatGPT, e ele vai ajudá-lo nos seguintes itens: planejamento e desenvolvimento do conteúdo; execução; avaliação; engajamento com o público; documentação; e follow-up. De novo: quanto mais detalhes você der, melhor será a assessoria.

15. Revisor de textos

Escrevi um testo tudo erradu para u chétGePeTe e pedi prà ele faser uma corressão. O Chat, primeiro, apenas corrigiu meu português tosco. Depois, seguindo meu pedido e melhorou o texto para que ficasse publicável.

16. Publicitário

O ChatGPT pode ajudar empresas ou indivíduos a fazer campanhas publicitárias, especialmente por e-mail e pelas redes sociais. O Chat redige posts, artigos para blogs, e-mails, além de roteiros para vídeos e peças de propaganda para o que você quiser divulgar. Ele pode, ainda, gerar ideias para uso no search engine optimization (SEO, ou “otimização para mecanismos de busca”), a ferramenta auxiliar de divulgação de conteúdo na internet. O SEO é o segredo para ser visto e ouvido nas redes sociais.

17. Simplifique, por favor

Definições complicadas e herméticas são fáceis de achar, o que só aumenta o grau de ignorância de uma população como a brasileira. Simplificar é mais difícil que exibir conhecimento. Pedi ao ChatGPT: “Explique em uma frase o funcionamento de um computador quântico para ser entendido por uma criança de 5 anos”. Resposta: “Um computador quântico é como um super-herói dos computadores que pode pensar em muitas coisas ao mesmo tempo para resolver problemas bem difíceis muito rápido!”.

18. Ajudante de cozinha

O ChatGPT funciona como um gerador de receitas a partir do que você possui no armário e na geladeira. Exemplo: eu dei uma lista de ingredientes (ovos, queijo prato, abobrinha, espinafre, requeijão, pimenta, sal, espaguete e tomates) e pedi algumas sugestões para o jantar. Recebi receitas de espaguete com molho de tomate e espinafre; omelete de abobrinha e queijo; espinafre ao creme com requeijão; e abobrinha recheada.

Daqui a algumas décadas, quem sabe, robôs dotados de ChatsGPTs ou outras inteligências artificiais estarão aptos a fazer essas receitas e até mesmo serví-las. Do jeito que avança a tecnologia não deve demorar muito.

Foto: Shutterstock

Leia também “Robôs jornalistas”

5 comentários
  1. ARNALDO DOS SANTOS ROCHA
    ARNALDO DOS SANTOS ROCHA

    A respeito da sua capacidade de simplificação e concisão de um texto, creio que ele travará ao lhe ser submetido a um despacho do Toffoli.

  2. Marcus Borelli
    Marcus Borelli

    Eu prefiro a inteligencia natural é mais humana e tem sentimentos …

  3. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    O ChatGPT é um papai dedicado de corpo e alma com uma inteligência fora do normal e conhecimento intelectual. Bença papai

  4. JONE ROMAGUERA TROTTE
    JONE ROMAGUERA TROTTE

    O mundo vai acabar…

Anterior:
Um megafestival de gastronomia
Próximo:
A doença do século 21
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.