Pular para o conteúdo
publicidade
Alexandre de Moraes | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Edição 189

Abuso de autoridade

Supremo Tribunal Federal atropela o processo legal, persegue cidadãos e esconde imagens para sustentar uma agressão que não aconteceu contra o ministro Alexandre de Moraes

Silvio Navarro
-

Há exatos cem dias, o Brasil está diante do maior caso de abuso de autoridade da história do Supremo Tribunal Federal (STF). Pela primeira vez, um juiz vai exercer também os papéis de acusador e vítima. O personagem central do processo kafkiano é o ministro Alexandre de Moraes.

Aos fatos: no dia 14 de julho, quando retornava ao país depois de uma palestra na Universidade de Siena, Alexandre de Moraes foi abordado por três brasileiros no saguão do Aeroporto Leonardo da Vinci, em Roma, na Itália. Estava acompanhado do filho, Alexandre Barci, de 27 anos — que usa óculos, e este é um detalhe crucial na trama. 

Segundo o ministro, o trio de brasileiros Roberto e Andreia Mantovani e Alex Zanatta, genro do casal, que vivem na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista, agrediu Alexandre Barci com um tapa no rosto. Também teriam disparado algumas hostilidades contra o magistrado: “comunista”, “bandido” e “comprado”. Os advogados que defendem os acusados negaram a agressão física e disseram que tudo não passou de uma discussão acalorada na entrada da sala vip.

Um vídeo, aparentemente feito pelo trio, mostra o ministro Alexandre de Moraes visivelmente irritado. Ele diz as seguintes palavras: “Vocês serão identificados”, e depois chama um deles de “bandido”. São as únicas imagens em vídeo conhecidas até agora.

YouTube video

No Brasil, Moraes registrou um boletim de ocorrência na polícia. Ele diz textualmente: “Roberto Mantovani Filho gritou e, chegando perto do meu filho, Alexandre Barci de Moraes, o empurrou e deu um tapa em seus óculos”. Em seguida, algumas pessoas intervieram para cessar a confusão. A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar “crimes contra a honra”.

Desde então, o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) disponibilizou quantos homens da Polícia Federal fossem necessários para apurar o caso. O presidente Lula chamou a família Mantovani de “animais selvagens”. 

“Precisamos punir severamente pessoas que ainda transmitem ódio, como o cidadão que agrediu o ministro Alexandre de Moraes no Aeroporto de Roma. Um cidadão desse é um animal selvagem, não é um ser humano.”
(Lula, em 17 de julho)

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, os Mantovani tiveram de prestar depoimento à Polícia Federal, sem a presença de advogados, sobre o entrevero. Mas não foi só: a então presidente do Supremo, Rosa Weber, determinou que a polícia fizesse uma operação emergencial de busca e apreensão dos aparelhos celulares e computadores na casa dos acusados — até hoje não devolvidos. O carro deles também foi vasculhado. O que os agentes buscavam permanece um mistério.

As imagens do circuito interno do aeroporto italiano foram solicitadas pela Polícia Federal. Um relatório com 50 páginas foi entregue no dia 19 de setembro. É assinado pelo agente Clésio Leão de Carvalho. O parecer diz que “possivelmente, por suas expressões corporais, eles podem ter ofendido, injuriado ou mesmo caluniado o ministro”. O filho poderia ter sido alvo de um “aparente tapa, com as costas da mão direita”, que fizeram seus óculos caírem no chão.

Os óculos do filho de Moraes ganharam relevância nessa história porque, para defender o ministro, as redações da imprensa tradicional ficaram escandalizadas com uma cena — que talvez nunca tenha acontecido. O jornal O Globo produziu uma espécie de “tirinha”, ou gibi, retratando um sopapo no rosto do filho do ministro — os óculos, por consequência, voaram. 

Foto: Reprodução O Globo/18/7/2023
Foto: Reprodução O Globo/18/7/2023

A Polícia Federal tampouco preservou a identidade dos brasileiros, que tiveram a vida vasculhada e exposta pela velha mídia. Emissoras de televisão acamparam na calçada de sua residência, no interior paulista, ao lado de vizinhos curiosos. As expressões “bolsonaristas”, “selvagens” e “extrema direita” foram usadas à exaustão por dois dias — até que o jornal Folha de S.Paulo descobriu uma foto de Roberto Mantovani ao lado de Lula, quando este se candidatou a prefeito. Há dezenas de artigos assinados por colunistas que afirmam “estar comprovado” que houve agressão e, por pouco, uma pancadaria no Aeroporto de Roma.

É aqui que começa outro capítulo da trama hollywoodiana. 

Perícia proibida

Ao saber do teor do documento, a Associação Nacional de Peritos Criminais Federais fez uma pergunta básica: por que um profissional especializado não foi designado para fazer o trabalho com rigor científico? “É preocupante que procedimentos não periciais possam ser recepcionados como se fossem ‘prova pericial’, uma vez que não atendem às premissas legais, como a imparcialidade, suspeição e não ter, obrigatoriamente, qualquer viés de confirmação, que são exigidas dos peritos oficiais de natureza criminal”, disse em nota.

A Corregedoria da Polícia Federal achou a nota desaforada e abriu um processo disciplinar contra Willy Hauffe Neto, presidente da associação dos peritos. No despacho, afirma que, como não há suspeitas sobre a integridade, adulteração ou edição das imagens, o trabalho dos peritos era desnecessário.

A Polizia di Stato, da Itália, também produziu um relatório. Diz o texto: “Repara-se o único contato físico digno de nota, ocorrido entre Roberto Mantovani e o filho da personalidade. Nessa circunstância, esse último, provavelmente exasperado pelas agressões verbais recebidas, estendia o membro superior esquerdo, passando bem perto da nuca do antagonista, que, ao mesmo tempo, fazia a mesma ação utilizando o braço direito, impactando levemente os óculos de Alexandre Barci de Moraes”.

O advogado Ralph Tórtima, que defende a família de Santa Bárbara d’Oeste, pediu quatro vezes acesso às imagens das câmeras de segurança. O ministro Dias Toffoli, responsável pela investigação, negou todas. Por que as imagens permanecem há quase quatro meses em sigilo é outro enigma. Por que o caso segue no Supremo Tribunal Federal tampouco faz sentido, já que o trio não detêm o chamado foro privilegiado, destinado a autoridades — ou seja, o juiz de direito seria de primeira instância.

Não para por aí. Por alguma razão inexplicável, esse inquérito da PF foi anexado aos atos de vandalismo do dia 8 de janeiro, em Brasília, que tem condenado pessoas a 17 anos de cadeia — embora a confusão com Moraes tenha acontecido na Europa, seis meses depois, e não tenha nenhuma relação com a eleição no Brasil.

Ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli (20/9/2023) | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Nem o documento da polícia brasileira nem o documento da polícia italiana concluem que houve agressão física. O nome mais apropriado para o que ocorreu é “confusão”. Mas, a partir daí, começou um capítulo ainda mais absurdo.

Do gabinete de Dias Toffoli partiu uma das maiores aberrações jurídicas conhecidas no “estado democrático de direito” brasileiro. Toffoli nomeou Alexandre de Moraes como assistente de acusação no processo em que o próprio ministro é a vítima e será, em última instância, também juiz da causa. O Ministério Público Federal reagiu imediatamente e afirmou que, além de se tratar de um privilégio incompatível, nem sequer foi apresentada denúncia. Ou seja, Moraes vai assumir também a função da Procuradoria-Geral da República?

“Não se tem notícia de precedente de admissão de assistência à acusação na fase inquisitorial. Tal privilégio jamais foi admitido para quaisquer das autoridades acima elencadas, nem mesmo para o presidente da República”, afirmou o Ministério Público Federal em recurso contra a decisão de Toffoli

Toffoli negou o recurso do Ministério Público Federal e dobrou o sigilo das imagens. É evidente que não deve haver tolerância com agressões a qualquer pessoa, seja ela figura pública ou não. Mas, antes, é preciso provar que houve agressão para que sejam assegurados dois princípios republicanos básicos: igualdade e legalidade, conforme diz a Constituição.

***
Ralph Tórtima, advogado | Foto: Divulgação
Entrevista com Ralph Tórtima, advogado da família acusada de ofender o ministro Alexandre de Moraes
Por Cristyan Costa
Quais ilegalidades o senhor avalia que foram cometidas no processo?

Quando desembarcaram no Brasil, meus clientes foram abordados pela Polícia Federal. Os agentes, contudo, não informaram que aquelas pessoas tinham direito a um advogado ou defensor público para ajudá-las naquele momento. Trata-se da primeira violação. A segunda diz respeito à divulgação, sem autorização deles, de suas imagens, nomes completos e currículos. Em virtude dessa publicidade, tiveram a vida devassada pela imprensa e se tornaram conhecidos pelo Brasil inteiro. A terceira tem a ver com a inclusão do caso no inquérito que apura os protestos do 8 de janeiro. Este último fato é inaceitável, porque o ocorrido entre meus clientes e Moraes se deu em julho deste ano — e na Itália. Portanto, nada a ver com as manifestações. Até o Ministério Público interpelou isso, mas, até agora, não houve resposta judicial.

Qual é a estratégia da defesa daqui para a frente?

Esperamos a resposta da Justiça para nos ceder as imagens. Assim, conseguiremos fazer um trabalho mais técnico. O próprio Ministério Público disse não haver viabilidade nos moldes propostos pelo ministro Toffoli, nos quais pode-se apenas ver o vídeo na sede do STF. Quando esse material chegou ao Brasil, deveria ter passado por uma série de etapas. A primeira prevê submetê-lo, lacrado, a uma perícia, que vai abri-lo. E o processo tem de ser fotografado. Nada disso ocorreu. Entregaram o material a um agente da PF, que fez uma seleção com base num critério que desconheço. Esse profissional desprezou trechos importantes e montou um contexto desfavorável ao meu cliente. A própria associação dos peritos queixou-se. Sendo assim, não podemos descartar a possibilidade de todas as provas terem sido maculadas a ponto de ficarem inválidas.

Como o senhor viu a decisão do ministro Dias Toffoli de tornar Moraes assistente de acusação?

O ministro Dias Toffoli proferiu uma decisão sucinta, quando deveria tê-la detalhado melhor. O MPF percebeu que ilegalidades estavam sendo cometidas nesse processo. Por isso, a postura da Procuradoria foi de extrema relevância. Como estamos lidando com procedimentos em uma Corte superior, as decisões do tribunal refletem no ordenamento jurídico. Quando o Ministério Público viu a possibilidade de ele se tornar assistente, percebeu em tempo a gravidade da situação e se portou de maneira firme e técnica. O Ministério Público já havia se manifestado contra essa questão alguns dias antes.

Quantas vezes o senhor solicitou as imagens do aeroporto?

Fizemos quatro requerimentos para obter uma cópia do vídeo, quando ele chegasse, mas não fomos atendidos. Também ainda não tivemos acesso à íntegra do acordo de cooperação entre Brasil e Itália, nesse caso. Em virtude disso, não sei, por exemplo, se houve a presença de autoridades do Ministério Público Federal ou apenas da PF.

Qual é a avaliação sobre o parecer da polícia italiana?

Foi realizada uma análise técnica, que constatou que os fatos registrados pelas câmeras do aeroporto não representavam ilícitos no ordenamento jurídico local. Além disso, no momento de maior relevância, no qual houve um contato mais próximo entre meus clientes e a família Moraes, a polícia italiana afirma que Alexandre Barci tocou levemente na nuca de Roberto, que, ao levantar o braço, esbarrou levemente nos óculos de Barci. Essa conclusão está dentro daquilo que Roberto descreveu do episódio. O que há nessas imagens que não nos deixam ver, até o momento?

Desde a operação da PF, há algum celular em posse do senhor e de seus clientes?

Não. Os equipamentos recolhidos na residência da família e em endereços comerciais continuam em posse da PF. Eles precisaram comprar aparelhos novos depois disso.

Seus clientes podem ser presos?

Não vejo validade jurídica nenhuma para a prisão deles. Estamos falando de crimes contra a honra e de menor potencial ofensivo, para os quais não há possibilidade de prisão. O ordenamento jurídico brasileiro não permite isso.

Os clientes se arrependem de ter ofendido o ministro?

Embora não se lembre de muitas coisas, por ter ficado abalada com o que ouviu, Andreia diz que se arrepende de ter dito algo para o ministro. Isso porque, caso não tivesse falado, nada disso teria acontecido. Mantovani afirma não ter do que se arrepender, porque ele é quem foi o ofendido.

Qual é o sentimento do senhor em um caso complexo como esse, no qual a suposta vítima é um ministro do STF?

Quando se está convicto de que sua atuação é técnica e jurídica, baseada na própria Constituição, ganha-se força para continuar na luta pela defesa de seu cliente. A nossa voz, que era isolada e fraca no início desses fatos, vem ganhando amplitude, porque as pessoas estão começando a enxergar as ilegalidades e arbitrariedades, como a operação da PF, a movimentação da presidência do STF, a abertura das dependências da PF em um fim de semana.

Se o senhor pudesse resumir esse caso, como faria?

Tentou-se transformá-lo num exemplo. Acredito que se buscava um bode expiatório para evitar situações às quais alguns ministros estavam sendo submetidos, em viagens e deslocamentos, as quais são inaceitáveis. Talvez tenham pegado esse caso como “exemplo”, mas não se adequa àquilo que representa uma ofensa direcionada a um ministro ou a alguma instituição. O ministro Alexandre não foi ofendido por razões políticas ou que desmerecessem a atuação do STF. O STF queria dar uma demonstração de força.

Leia também “As imagens imaginárias”

64 comentários
  1. Miriam Franco
    Miriam Franco

    Na verdade um cenário criado para encobrir um fato gravíssimo “Nós derrotamos o bolsonarismo” dito em alto e bom som pelo Sr.Barroso para estudantes da UNE !, como bem frisa em seus comentários a excelente jornalista Ana Paula Henkel

  2. Noel Almeida
    Noel Almeida

    O, Ministro quer ser paparicado @noelmarins

  3. Emanuel Cardoso Mendes
    Emanuel Cardoso Mendes

    A mais alta côrte jurídica de banânia está lotada de advogados, ou seja, não há juízes no exercício da função de … juiz. Resultado? A caterva de incapazes e incompetentes toma, a todo momento, decisões esdrúxulas, imorais, ilegais e criminosas. O Congresso, responsável por tomar providências e colocar esses abusadores togados no devido lugar (fora do $TF e respondendo pelos crimes), escolhe prevaricar e dar as costas para o povo, atitude que reflete diretamente o covarde que o preside.

  4. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Cabeça de ovo e os demais canalhas do stf, verdadeiros porcos a serviço das arbitrariedades.

  5. Ana Cândida Bezerra Costa
    Ana Cândida Bezerra Costa

    A maioria dos brasileiros estão cansados de tanta tirania de abusos cometidos por esses “intocaveis miistros do STF” Ja Chega! O Brasil está indo cada vez mais em um caminho sem volta afundado na impunidade e injusttiça.

  6. Antonio Daniel Cavalcante Guimarães
    Antonio Daniel Cavalcante Guimarães

    O Brasil da escuridão…

  7. Jose Accetta Neto
    Jose Accetta Neto

    O STF está indo além do limite. Já ultrapassou todas os limites, antes inimagináveis.
    Lamentável, uma desonra para o Brasil.

  8. Rosangela J . Dias
    Rosangela J . Dias

    Parabéns Silvio Navarro pelo brilhante artigo.

  9. Rogerio Botelho Kohn
    Rogerio Botelho Kohn

    Fico revoltado com a omissão criminosa do Rodrigo Pacheco. Ele deveria ser o primeiro a defender o tal “estado democrático de direito”, colocando freio nas estapafúrdias decisões dos togados, mas não, escolheu trair o povo brasileiro e deixar a tirania imperar.

  10. Raimundo Rabelo Lucas
    Raimundo Rabelo Lucas

    O Brasil é hoje o país em que bandido de verdade é inocente e inocente é bandido. É algo inacreditável o que acontece no país. Uma dita suprema corte é formada de ministros, em sua maioria, foras da lei. O país é presidido ´por um meliante que foi condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro, com provas SOBRADAS. Não há dúvidas que se nada for feito, em pouco tempo esse tipo de gente destruirá o país. Parabéns ao Silvo Navarro pelo brilhante artigo.

  11. Joel Luiz Oliveira Rios
    Joel Luiz Oliveira Rios

    Se a população brasileira permanecer deitada em berço esplêndido, não acordar para se juntar aos políticos que sempre se manifestaram contra os abusos da suprema corte, através manifestações pacíficas e legítimas a fim de calar estes ministros, vamos todos pro buraco negro do comunismo e da barbárie dos tiranos de plantão, nos igualando aos que hoje vivem as agruras das perdas dos nossos direitos mais elementares da cidadania e de quem deveria viver uma democracia com plena liberdade de expressão conforme estabelece a nossa Constituição Federal de 1988, a qual deveria estar em vigor. Avante Brasileiros, levantemos nossas cabeças e lutemos pelo nosso País e o futuro dos nossos filhos e netos. Do contrário, não somos dignos do nome CIDADÕES BRASILEIROS.

  12. Vera Lucia Marinho Cardoso
    Vera Lucia Marinho Cardoso

    Na era digital onde tudo é gravado e postado, ninguém filmou? Medo? Ameaças? Mistérios…

  13. wagner caldas de castro
    wagner caldas de castro

    Onde este país vai parar? Um caso como este, se ocorresse entre entre pessoas normais, não passaria de um termo circunstanciado e, no máximo uma proposta de acordo do MP para cumprimento de medidas sociais ou pagamento de uma multa. O STF vem destruindo o ordenamento jurídico brasileiro, não existe segurança jurídica alguma nesse país, eles são vitimas, julgadores, criadores das leis e soltam e mandam prender quando querem. Um verdadeiro absurdo, esperavam por uma ditadura do Bolsonaro, mas esta veio por intermédio do judiciário. Por fim, só falta juntarem o inquérito ao de 8 de novembro e condenarem os envolvidos a 14, 17 anos de prisão. Mas, no Brasil de hoje, não duvido de mais nada.

  14. Joaquim Días do Nascimento Júnior
    Joaquim Días do Nascimento Júnior

    OS INTOCÁVEIS é a melhor definição que pode ser dada para Ministros do STF na atual safra, por sinal de triste memória, não só pela ausência de técnica jurídica, como pela pouca adequação à moralidade pública. Os atuais ministros do STF atuam de forma lamentável, atropelam a própria Constituição da qual deveriam ser os guardiões, como pisam e repisam em toda a legislação a seu bel prazer. Não têm qualquer cerimônia em portarem-se de forma ridícula, e mesmo de forma politicamente posicionada. O caso do aeroporto de Roma foi uma tentativa de intimidação, pois estão cada vez mais acuados no Brasil e mesmo no exterior. O famoso PERDEU MANÉ ficou na história e torna o atual presidente do Tribunal ainda mais ridículo do que já era.

  15. Silvio T C Santos
    Silvio T C Santos

    O Senado para o STF ou, em algum momento, alguém vai surtar!

  16. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Quem deveria representar o povo mas não o faz, como Alexandre de Moraes e seus comparsas do STF/TSE, merecem a rejeição da população, seja em aeroporto ou qualquer outro lugar. ”Goste-se ou não”, como já dizia esta criatura.

  17. Paulo Antonio Neder
    Paulo Antonio Neder

    Se houve crime ou infração, que haja punição. Mas, dentro da lei e da ordem. A arbitrariedade está sendo a tônica em muitos casos. No presente, os Mantovani não tem foro privilegiado. Devem ser julgados por um juiz de Primeiro Grau. Ademais, como incluir nos chamados atos antidemocráticos? Causa estranheza o teor das filmagens não serem trazidas a público. Finalmente, mas não por último, a OAB precisa se pronunciar.

  18. Jarbas Paranhos
    Jarbas Paranhos

    Esse Mantovani pode concorrer a prefeito ou deputado que ganha fácil!
    Até da vontade de transferir meu título pra votar nele!!

  19. Alessandro Nogueira Silva
    Alessandro Nogueira Silva

    A única coisa que vale a pena ser dita: ATÉ QUANDO?

  20. José Alves Ferreira
    José Alves Ferreira

    Toda desgraça que assola nossa pátria amada Brasil é de responsabilidade de 80% dos cargos eletivos pura bosta quando não são bandidos são canalhas, os Mantovani, foram atingidos pela suprema bosta .

  21. Odilon Soares Teixeira da Silveira
    Odilon Soares Teixeira da Silveira

    Isso tudo pra encobrir o discurso infantil e desastroso do Barroso…

  22. JOAN
    JOAN

    Muito grave o que está acontecendo no Brasil! STF, velha imprensa, PT, parte do parlamento, etc num acordo onde eles podem todo tipo de abuso e quem ousar criticar será preso, multado e sensurado.
    Estamos numa ditadura!

  23. Lígia Bach
    Lígia Bach

    Situação insuportável para qualquer pessoa que tenha mais de dois neurônios.
    Deus salve o Brasil!

  24. Paulo
    Paulo

    Posso entender as atitudes do ministro Alexandre de Moraes pelo seu histórico de atitudes anteriores mas, não consigo entender a atitude dos outros ministros do STF. De repente se calam diante todas e quaisquer atitudes deste senhor. Porque estariam reagindo assim quase que 100% das vezes alinhados com o ministro Alexandre ? Por maior que seja o alinhamento, entre seres humanos é normal existir um ponto ou outro de discordância a menos que, por algum motivo excuso eles estão sendo obrigados a SEMPRE concordarem com o ministro Alexandre.

    1. Jonas Ferreira do Nascimento
      Jonas Ferreira do Nascimento

      Por medo dele não deve ser, né? Ou será?!

  25. Robson Oliveira Aires
    Robson Oliveira Aires

    Excelente artigo. Parabéns. Quanto ao Cabeça de ovo espero que tenha uma morte lenta e dolorosa. Mas que morra logo. Já em relação ao Dias Toffoli, esperar o quê de alguém que foi reprovado duas vezes para o cargo de juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo.

    1. Jonas Ferreira do Nascimento
      Jonas Ferreira do Nascimento

      Esse …tolli é apenas um ajudante de ordens do tirano.

  26. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Resumo da ópera:
    O Brasil tem Constituição Federal, tem leis, mas não tem justiça.
    Um país com esse escopo jamais será um abrigo seguro para pessoas, investimentos e geração de riqueza.

  27. Felix Bordieri
    Felix Bordieri

    E os nossos senadores estão achando tudo normal o que o STF está fazendo.

  28. Josemir Dias Pereira
    Josemir Dias Pereira

    São bandidos! Ele estava se referindo ao meio onde ele se encontra… STF e TSE

    1. Helder Gouveia
      Helder Gouveia

      Parece que não estamos a demonstrar nossa indignação e revolta de forma eficientemente clara a essa “coisa” que atual e aparentemente acredita que faz parte dos bons princípios da NAÇÃO.
      toffoli, moraes, mendes e barroso insistem em sequestrar para eles mesmos o direito de “cuidar” do PAÍS como se iluminados fossem, atropelando todo bom senso e sistema de justiça que levou décadas e desavenças políticas para construir o PAÍS.
      CRIME dessa dimensão, que põe em risco toda ordem institucional e segurança da população, não deve prosperar nem passar em vão. A atual composição do stf deverá enfrentrar um tribunal institucional, imparcial e de direito assegurado pelo congresso ou assembléia constituinte para responder perante a NAÇÃO.

  29. Luciano Favaro
    Luciano Favaro

    Infelizmente o Brasil se tornou um país impossível para se viver.
    É como você gostar de música clássica e ser obrigado a ficar num baile funk (nada contra e nada a favor), a máxima dos incomodados que se mudem vale mais agora do que nunca.
    Meu conselho é saiam e abandonem este país, o povo precisa evoluir muito ainda, por séculos talvez para aí quem saiba os padrões morais aumentem e seja possível viver numa sociedade que não seja um circo complete (de horror).
    Vamos assistir de longe o quão fundo pode chegar um povo e seus governantes corruptos, acho que o Brasil não merece as pessoas de bem, as pessoas honestas, as pessoas que são roubadas, insultadas e humilhadas todos os dias por esta quadrilha que esquarteja o país.
    Esta história de que o país pertence ao seu povo, sempre foi uma mentira, o Brasil pertence aos espertos, aos corruptos e oportunistas.

  30. Marcos Antonio
    Marcos Antonio

    Lula não só disse – ” essas pessoas são animais selvagens” , como completou; ” Essa gente tem que ser extirpada”. Quanto ao Hamas, após toda carnificina e atrocidades inomináveis, Lula apenas disse que eles (o Hamas) erraram. Demorou mais de três semanas para alguém convence-lo em empregar o termo “Terrorista” e mesmo assim, o fez em apenas uma ocasião por puro protocolo. Eu acredito que o fato de brasileiros não estarem na lista da saída de Gaza para o Egito, seja fruto deste desastroso posicionamento ideológico pró Iran que significa, pró terror. O Brasil de hoje é fruto de destruições cirúrgicas. Destruição da lava Jato, destruição de Bolsonaro, destruição do sistema acusatório, destruição do papel do Poder Legislativo. Destruições estas, construídas dia a dia com afinco e determinação pelo nosso Supremo STF. E neste Brasil que surgiu destas destruições, não é só permitido a corrupção Governamental generalizada (jamais denunciada pela Mídia) mas também uma perigosa permissividade com o crime organizado. Com ajuda do STF, em decisão monocrática de Fachin, que proibiu a polícia de subir “o morro” fortaleceu em muito Crime Organizado e com isso Tráfico de drogas, de armas e até mesmo de cargas roubadas. Sim, hoje temos um ministro da justiça com livre trânsito em áreas dominadas pelo crime. Um governo festejado pelo crime. Este Brasil nunca existiu. Dizer, “O Brasil voltou,” é querer ocultar o sistema autoritário em que vivemos e que estamos rumo ao um Totalitarismo nunca visto neste país. Este Brasil nunca existiu e por isso ele “não voltou”. Ele foi construído em poucos anos e todos nós sabemos por quem.

  31. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    “essa gente (ditadores de toga) teriam que ser estirpados da face da terra” como diz próprio chefe de nove dedos !!
    ditadores apoiadores de bandidos !

  32. CÉSAR AUGUSTO LUIZ PEREIRA DA SILVA
    CÉSAR AUGUSTO LUIZ PEREIRA DA SILVA

    A começar pela cara, deslavada, com aquela testa de borda infinita, aquele riso sardônico. Pegajoso.
    Mas, o pior de Alexandre de Moraes é seu interior, podre.
    Talvez, a culpa seja da psicopatia que o transforma num deus terreno, onipotente, soberbo, porém, injusto e sádico.
    E, nesta mente doentia, a ideologia nefasta, perversa do nazismo.

  33. Marcelo Hial
    Marcelo Hial

    Enquanto isso nosso senadores “dormindo em berço esplêndido” … Vergonhoso, indecente …

  34. CARLOS FLORESTA DE OLIVEIRA
    CARLOS FLORESTA DE OLIVEIRA

    É isso que acontece quando se nomeia amigos de saber MEQUETREFE

  35. Leila marta Vieira Lima
    Leila marta Vieira Lima

    Esse é o retrato do Brasil hoje, uma terra sem lei, sem respeito e sem dignidade. STF legislando tudo, o desrespeito a nossa constituição, insegurança jurídica total . É lamentável e triste ver meu país sendo governado por esses políticos corruptos e o STF e o TSE alinhados e aparelhados com a corrupção.

  36. Oldair Dorigon Bianco
    Oldair Dorigon Bianco

    Aperta o careca.

  37. Sos
    Sos

    O demônio ???? está aí. Quem disse que não existe. A foto está perfeita. A gente vê o demônio. Extremamente mau, injusto, autoritário, ditador, fazendo tudo a favor dos comunistas. É um esquerdopata doente e petista de carteira. Se é petista é comunista.

  38. Misampri10
    Misampri10

    Por isso que não se deve chamar essas aberrações de justiça. Os alunos de direito devem perguntar entrei si: o que estamos fazendo ouvindo essas baboseiras todas sendo que não valem nada. Hoje a tal justiça resume na última instância, alias essa instância dar ordem unida nos mais de duzentos milhões de brasileiros. Alguém pode fazer alguma coisa? Sim, os senadores da república, mas, infelizmente esses caras também se borram todos de medo, então agora é esperar um milagre dos céus. Até lá boca de siri.

  39. maisvalia
    maisvalia

    Imorais sendo imoral

  40. Route 66
    Route 66

    A ciência do Direito, já há tempos, está de pernas pro ar no Brasil. Penso eu que até os currículos das escolas tem de ser alterados.

  41. Rosalia Alvim Saraiva
    Rosalia Alvim Saraiva

    Surreal! Tudo é possível neste país! Garanto que todo esse Carnaval é pra amedontrar pessoas que enfrentem os srs juízes! Para servir de exemplo. E se faz o quê?

  42. Thais Freire Santana
    Thais Freire Santana

    Abuso de autoridade escancarado, pra qualquer um ver. Nem disfarçam.

    1. Paulo Roberto Zanetti
      Paulo Roberto Zanetti

      É aterrorizante verificar que não existe nada, nem ninguém, que possa fazer alguma coisa contra esse estado de coisas. Quem conferiu tal poder a essas pessoas? No que se apoiam para simplesmente passar por cima da lei? Cadê o Judiciário? Cadê o Congresso? Cadê a manifestação de personalidades, advogados, desembargadores? Por aqui se vê que se uns abusam da democracia, outros, a despeito de seu cargo, não tem a mínima vontade de protege-la ou preserva-la. Porque? Não moram no país, não são brasileiros? Pra variar, parece que as críticas ficam sempre com poucos políticos e jornalistas, além, como de praxe, d a parte do povo esclarecido.

  43. MNJM
    MNJM

    Simplesmente abuso de autoridade cometido por um tirano. Nenhuma surpresa .
    Moraes é arrogante, cínico e debochado, foge totalmente ao perfil de um juiz que deve ser imparcial e comedido.

  44. Yara
    Yara

    É óbvio que a intenção do cabeça de ovo podre, um sociopata vingativo, é de intimidar as pessoas, pois está se do impossível sair às ruas sem ser xingado. Não vai conseguir calar um povo inteiro.

  45. Sergio Braga
    Sergio Braga

    Ninguém agride alguém com as costas da mão. Esse movimento retratado, me parece mais um ato de reflexo de defesa, onde rapaz esbarrou no óculos do filhinho do A. Cristo.

  46. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Quem deveria por um fim nisso se omitiu, ou se aliou, é o povo ficou à mercê, essa prática autoritária tem que ser barrada.

  47. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Uma cópia das piores ditaduras do mundo , prática ilegal ….

  48. XY / XX
    XY / XX

    INFELIZMENTE A CULPA DE TUDO ISSO É DAS MALDITAS FORÇAS ARMADAS, QUE ENTREGARAM O BRASIL NA MAO DE CORRUPTOS, LADROES, VAGABUNDOS, IMPOSTORES E TODA UMA LEGIAO DE DEMONIOS. OS TRES PODERES ESTAO DOMINADOS, E SOMENTE UMA REVOLTA DO POVO PODERA LIMPAR ESSA MER……..
    Carta de um Brigadeiro.
    Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
    Hoje perdemos a maior delas!
    Perdemos nossa Coragem!
    Perdemos nossa Honra!
    Perdemos nossa Lealdade!
    Não cumprimos com o nosso Dever!
    Perdemos a nossa Pátria!
    Eu estou com vergonha de ser militar!
    Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
    Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
    Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
    Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
    Joguem todas as nossas canções no lixo!
    A partir de hoje, só representam mentiras!
    Como disse Churchill:
    “Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
    E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
    A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
    Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
    Generais não serão mais representantes de suas tropas.
    Perderão o respeito dos honestos.
    As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
    Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
    Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
    Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
    Mas outros, civis, conseguiram!
    A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
    E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
    E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
    Isso também não aconteceu?
    Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
    Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
    Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
    NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
    A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
    O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
    Não vai ser agora que irão.
    Ah, sim, generais:
    Entrarão para a História!
    Pela mesma porta que entrou Calabar.
    QUE VERGONHA!
    Assina:
    Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini

    1. Antonio Saggese Netto
      Antonio Saggese Netto

      Parabéns, Brigadeiro.

  49. XY / XX
    XY / XX

    Tudo começou com um tal amigo do amigo do meu pai corrupto e ladrao. O STF foi dominado pela injustiça, e passamos a ter mais um partido comunista no Brasil O PARTIDO COMUNISTA STF. Todos os juristas brasileiros ficam calados e aceitam as inumeras condutas totalmente contra as LEIS, passamos a ser dominados por impostores, que jamais foram votados pelo povo brasileiro, mas pensam que tem o direito de estar legislando. QUEM ANDA FORA DA LEI NAO PODERA PERSEGUIR QUEM FALA A VERDADE.
    *O PORÃO*
    Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
    Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
    “Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
    Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
    É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
    Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
    *P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
    *R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
    A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
    Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
    Desconheço a autoria.
    “Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.
    Segundo as legendas, dos 513 deputados que estão na Câmara, apenas 28 se elegeram com os próprios votos. Os demais se beneficiaram com os votos dos puxadores de seus partidos ou federações.

  50. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Vimos muitas prisões pelo STF de pessoas no movimento de 08/01 com julgamentos e condenações impecáveis e rígidos ate demais. Porque não vemos o mesmo rigor e eficiência nos processos contra corrupção, tráfico e criminalidade?

  51. ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE
    ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE

    STF patético. Demonstração de Força contra os cidadãos ? Não passam de pessoas despreparadas para o cargo. Precisam de uma reciclagem com o STF americano. Tomam decisões absurdas e polêmicas, invadem outros poderes para defenderem criminosos. Não representam mais o povo do próprio País. São considerados vilôes por seus próprios atos. A única maneira de corrigir isso é o Senado tirando pelos menos 3 deles para a coisas se acalmarem. Eles assumiram um protagonismo absurdo e para piorar , da forma negativa. Atropelaram a Constituição que deveriam respeitar. Conseguiram inclusive tirar o foco da imagem negativa do executivo e do legislativo passando para eles a má fama e enterrando de vez algum credibilidade de Brasília.

    1. ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE
      ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE

      Sorry, pelos “s” faltando ou sobrando, mas essas coisas são muito absurdas. STF tem que saber ser o fiel da balança e acalmar o País e não criar instabilidade e insegurança jurídica. Como eles conseguem fazer o oposto soltando criminosos por conta de ideologias duvidosas e militância política ? As pessoas de 8/1 são inocentes usadas como exemplo para quê ? Prisão de inocentes sem o devido processo legal dessa forma é coisa de Nicarágua, Venezuela e Cuba. O Brasil não é melhor do que essas tristes ditaduras latino americanas até que corrija isso e pague indenizações aos traumas causados nas famílias. A única diferença foi a forma, infelizmente através do STF que eu sempre achei uma instituição diferenciada com a Ellen Gracie, Sepúlveda Pertence e Ayres Britto.

  52. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    A culpa disso tudo é de um sistema que acerta sociopatas para ocupar cargos importantes no Brasil. Essas pessoas querem privilégios e poder, nada mais. Enquanto os sociopatas do senado forem maioria, seremos reféns dessas pessoas.

  53. Alzira Conceição Pacheco de Lima
    Alzira Conceição Pacheco de Lima

    Essa frase do advogado dos acusados “tentou-se transformá-lo num exemplo”, referido-se ao caso, é emblemática. Semelhanças com regimes de exceção seriam só coincidência? Como se não bastassem as condenações indiscriminadas de cidadãos ligados aos atos de 8/1/23.

    1. Yara
      Yara

      Eufemismo para “intimidação”

  54. ricardo leyraud
    ricardo leyraud

    É por isso que assino OESTE, e metade do Brasil poderia dar essa força…pelo menos os que tem condição pra tal….é o mínimo que podemos fazer no Brasil de hj…..dar amplitude aos poucos que falam o que tem que ser falado….nosso povo é fraco…. por isso vemos esse tipo de atitude….fica fácil mandar sem ter incômodo….

  55. Alzira Conceição Pacheco de Lima
    Alzira Conceição Pacheco de Lima

    Pois é, deixaram o monstro se criar e só agora, após inúmeros abusos, o MPF se manifesta. Do resto do judiciário não se ouve um pio, seria medo de perseguição?
    Quanto ao senado, qualquer comentário é dispensável, não me refiro apenas ao sujeito que o preside e sim ao conjunto que o colocou lá. A maioria dos cidadãos, por ignorância ou por omissão, não têm ideia de quantas horas trabalham para manter essa gente lá. É triste!

  56. JONAS F L PINHEIRO
    JONAS F L PINHEIRO

    FLAGRANTE ABUSO DE AUTORIDADE QUE DEVE SER LEVADO AO SENANDO FEDERAL E PROCESSAR IS MINISTROS!

    1. Jotapê
      Jotapê

      Impressiona o silêncio tumular das instituições de classe dos advogados. A empáfia de considerável parcela dos operadores de Direito, na prática, quando se agride o ordenamento jurídico, vira um nada. Peitar cidadãos comuns e encarcerá-los é fácil, mas na hora de enfrentar o ditador cabeça de ovo, poucos ousam.

Anterior:
‘Meu tigre come 15 quilos de carne por dia’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 189
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.