Pular para o conteúdo
publicidade
Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Edição 191

Ligações cabulosas

Há uma semana, o governo Lula não consegue explicar a visita da mulher de um dos líderes do Comando Vermelho aos gabinetes de assessores do ministro Flávio Dino — com a viagem paga pelos cofres públicos

Silvio Navarro
-

Em que país do mundo uma mulher que responde pela alcunha “Dama do Tráfico”, casada com o líder de uma facção criminosa, entra pela porta da frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública e é recebida duas vezes por auxiliares diretos do titular da pasta? A resposta: no Brasil.

Nesta semana, uma série de reportagens do jornal O Estado de S. Paulo apresentou ao país uma personagem do mundo do crime chamada Luciane Barbosa Farias, de 37 anos, a “Dama do Tráfico”. Ela tem esse apelido porque é casada há uma década com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, líder do Comando Vermelho (CV) no Amazonas. Ele está preso em Tefé (AM), onde cumpre pena de 30 anos de cadeia. Ela recorre em liberdade de uma condenação — já em segunda instância — a dez anos de prisão por associação criminosa e lavagem de dinheiro. 

O Comando Vermelho é a segunda maior facção do país, com ramificações em 13 Estados — só é menor do que o PCC, presente em 24. O CV tem 40 anos e domina um terço do território do Rio de Janeiro.

Clemilson dos Santos Farias, conhecido como “Tio Patinhas”, posa com uma metralhadora capaz de derrubar aviões | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Luciane esteve em Brasília várias vezes e teve acesso livre a ministérios, ao Congresso Nacional e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) — segundo ela documentou em sua conta no Instagram. Estudante de Direito, ela diz ser diretora de uma ONG — sempre uma ONG — batizada Instituto Liberdade do Amazonas (ILA), interessada em defender direitos humanos de detentos. Documentos do Ministério Público e da Polícia Civil do Amazonas, contudo, mostram que sua função é outra: lavagem de dinheiro do Comando Vermelho. A polícia diz que a ONG é de fachada.

Se o Brasil não fosse governado pelo PT e o ministro da Justiça não fosse Flávio Dino, entusiasta do desencarceramento em massa, a simples presença de uma pessoa com essa ficha criminal já seria motivo para uma ampla investigação. Como ela conseguiu agendar esse tour por gabinetes tão importantes? Centenas de deputados estaduais, prefeitos e advogados não conseguem esse tipo de acesso. 

De antemão, uma pergunta é inevitável: como Luciane transitou com desenvoltura pelo Palácio da Justiça sem que ninguém perguntasse quem era ela e o que fazia lá? Foram duas reuniões, com quatro auxiliares do ministro: Rafael Velasco (secretário Nacional de Políticas Penais), Sandro Abel Sousa Barradas (diretor de Inteligência Penitenciária), Paula Cristina da Silva Godoy (ouvidora Nacional de Serviços Penais) e Elias Vaz (secretário Nacional de Assuntos Legislativos). 

Luciane Barbosa Farias, conhecida como a 'Dama do Tráfico' se reuniu com o secretário de Assuntos Legislativos, Elias Vaz, e com o secretário da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Rafael Velasco | Foto: Reprodução/Twitter/X
Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico”, se reuniu com assessores do ministro Flávio Dino | Foto: Reprodução/Twitter/X

A desculpa oficial do Ministério da Justiça foi que o nome de Luciane não aparece nas agendas oficiais, o que também é motivo de estranheza. Dois dos quatro secretários mantêm suas agendas em sigilo, o que é ilegal, segundo a Lei de Conflito de Interesses (Lei nº 12.813/2013). “Os agentes públicos mencionados nos incisos I a IV do art. 2º deverão, ainda, divulgar, diariamente, por meio da rede mundial de computadores — internet, sua agenda de compromissos públicos.”

A pasta de Dino disse que “o setor de inteligência não detectou a presença” da mulher do traficante. Qualquer cidadão que já tenha ido à Esplanada sabe que a identificação (documento com foto) é protocolo obrigatório na entrada — o visitante recebe um crachá para ser devolvido na saída ou um adesivo, cuja cor identifica o departamento visitado. Essa informação, aliás, consta do próprio site do Ministério. Nenhum funcionário, principalmente os que participaram das reuniões, preocupou-se em digitar o nome dela no Google.

Regras para entrar nas dependências do MJSP | Foto: Reprodução

Outro ponto crucial nessa história é que reuniões sobre assuntos de interesse nacional, com a participação de funcionários graduados, como os quatro citados acima, constam em agendas e terminam com registros em ata rubricada. Isso porque elas costumam gerar um processo interno, justamente para atender os pleitos. O Estado de S. Paulo noticiou nesta quarta-feira, 15, que, ao contrário do que disse o governo, houve andamento do pedido feito pela ONG da mulher do traficante. Ou seja, está tudo documentado.

Matéria publicada pelo Estadão (13/11/2023) | Foto: Reprodução/O Estado de S. Paulo
Matéria publicada pelo Estadão (13/11/2023) | Foto: Reprodução/O Estado de S. Paulo
Matéria publicada pelo Estadão (15/11/2023) | Foto: Reprodução/O Estado de S. Paulo
Matéria publicada no Estadão (16/11/2023) | Foto: Reprodução/O Estado de S. Paulo

“No caso do pleito da ONG presidida por Luciane Barbosa Farias, há a descrição ‘Sistema Penitenciário: Reclamações e Denúncias à Ouvidoria do Sistema Penitenciário’, seguido do número do processo. O cabeçalho traz ainda o nome da ONG como ‘interessado’, e o endereço da ONG na Avenida Curaçao, no bairro Nova Cidade, na zona Norte de Manaus. O nome de Luciane também aparece nos andamentos”, diz o jornal.

Governo pagou a viagem

Se a história de que nenhum integrante do governo sabia com quem estava dialogando parece pouco crível, ela foi se agravando ao longo da semana.

O nome que consta nas agendas dos encontros oficiais é o da advogada Janira Rocha, ex-deputada do Psol do Rio de Janeiro. Luciane seria, portanto, uma acompanhante. Os investigadores do Amazonas descobriram que, poucos dias antes das reuniões em Brasília, Janira recebeu R$ 23 mil do Comando Vermelho. A ligação da ex-parlamentar com a facção criminosa estava comprovada. Ela nega relação entre os pagamentos e as conversas em Brasília.

Além da militância pelo Psol, Janira ficou famosa por advogar pela ex-deputada Flordelis, condenada a 50 anos de prisão pelo assassinato do marido, e por trabalhar junto com a advogada Flávia Fróes na defesa do traficante Fernandinho Beira-Mar.

Para se livrar do vínculo com criminosos, o Psol disse que Janira se desfiliou da sigla em 2020. Elias Vaz, um dos secretários de Flávio Dino que estiveram nos encontros, também foi filiado ao Psol e conhece Janira há anos. 

Fotografias publicadas no Instagram mostram, ainda, que a “Dama do Tráfico” esteve ao lado de Daiana Santos (PCdoB-RS) e do principal líder do Psol, o deputado Guilherme Boulos (SP) — há fotos e até um vídeo deles juntos, em maio, na Câmara. Boulos quer ser candidato a prefeito de São Paulo. Ele admite que teve o encontro, mas também alega que não sabia quem era Luciane até então. O mesmo alegou o deputado mineiro André Janones (Avante), também fotografado ao lado de Luciane, famoso por ter comandado a equipe de guerrilha virtual da campanha de Lula.

Visita guiada
Representantes do Comando Vermelho ao lado de Janones | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Rafael Velasco, secretário Nacional de Políticas Penais, ao lado de representantes do Comando Vermelho | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Guilherme Boulos em reunião ao lado de Luciane Barbosa Farias, representante do Comando Vermelho | Foto: Reprodução/Instagram
Luciane Barbosa Farias, representante do Comando Vermelho, com Erica Meireles de Oliveira, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania | Foto: Reprodução/Instagram
cnj dama do tráfico
A advogada Luciane Barbosa Farias, na porta do gabinete de Vieira de Mello Filho, ministro do CNJ (4/5/2023) | Foto: Reprodução/Instagram

Como se não bastasse toda essa rede de contatos da mulher do líder do Comando Vermelho com o governo e com políticos de esquerda, o pagador de impostos foi surpreendido pela seguinte informação: foi ele quem pagou pelo menos uma das viagens dela a Brasília — há registros de datas em março, maio e novembro. 

Numa conversa com jornalistas por meio de um aplicativo de vídeo, Luciane disse que passagens e diárias foram bancadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, chefiado por Silvio Almeida. A pasta confirmou a informação, mas não disse quanto custou a viagem. O argumento é que ela representava o Estado do Amazonas no “Comitê de Prevenção e Combate à Tortura”. A “Dama do Tráfico” reclama de maus-tratos aos detentos. 

Aqui entra outro componente político: Dino e seus secretários afirmam que é o PT quem comanda o bombardeio contra ele na imprensa

Em vez de assumir a responsabilidade por ter financiado a viagem, o ministro Silvio Almeida disse que a culpa foi de quem divulgou a informação. “Os próceres do fascismo à brasileira não têm compromisso com a verdade nem com o Brasil; se valem de distorções para difamar, caluniar e destruir as conquistas do povo brasileiro.”

A oposição coleta assinaturas para pedidos de impeachment dele e de Dino.

Dino contra as cordas

Politicamente, a sequência de reportagens caiu como uma bomba nos planos de Flávio Dino para assumir a cadeira de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). Soma-se à escalada de violência no Rio de Janeiro e na Bahia, à falta de um programa nacional de segurança pública e ao sumiço das imagens do Ministério da Justiça nos atos de vandalismo de 8 de janeiro. No Senado, a avaliação é que sua indicação representa um risco alto para o governo: pode ter o nome rejeitado pela Casa. Ou seja, Lula teria de assumir o desgaste com o Congresso e com o próprio PT. 

O partido quer conduzir o advogado-geral da União, Jorge Messias, o “Bessias”, à Corte. E no próprio Senado o favorito seria Bruno Dantas, ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), que fez carreira como funcionário da Casa e tem como padrinho Renan Calheiros (MDB-AL).

Segundo relatório da Polícia Civil do Amazonas, a ONG de Luciane Barbosa Farias é financiada pelo Comando Vermelho | Foto: Reprodução/Polícia Civil do Amazonas

Aqui entra outro componente político: Dino e seus secretários afirmam que é o PT quem comanda o bombardeio contra ele na imprensa. Um caso concreto é o abandono da bancada do PT a Dino em comissões na Câmara. Ao contrário do que ocorria no passado, quando era recepcionado na entrada por uma fila de parlamentares, os tapinhas nas costas desapareceram. 

Dino tem levado sua própria escolta pessoal às audiências públicas no Congresso: o delegado-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; o chefe da Polícia Rodoviária, Antônio Fernando Oliveira; e o número 2 do Ministério, Ricardo Cappelli. Nessas audiências, uma pergunta recorrente parece tirar Dino do sério: como ele conseguiu entrar na Favela da Maré, reduto do crime organizado no Rio, sem escolta policial? O sorriso debochado dá lugar a um semblante sisudo. “Vocês, ‘bolsonaristas’, não gostam de pobres” é a frase usada para encerrar os debates.

Nem de longe foi a primeira vez que o nome de políticos e partidos de esquerda aparecem ligados a facções criminosas. A divulgação dessas ligações pela imprensa ou nas redes sociais, aliás, foi um dos temas proibidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na campanha do ano passado. Houve ordens de remoção de conteúdo e aplicação de multas.

Até agora, ninguém foi demitido do governo e nem sequer é formalmente investigado. Não há um único processo administrativo aberto sobre o caso da “Dama do Tráfico”. Lula esperou três dias para se pronunciar sobre o escândalo. Sem ter o que dizer, o petista sacou a desculpa de sempre: tudo não passa de fake news. Tampouco um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou ou cobrou explicações — é bem provável que nenhuma investigação oficial aconteça. Mas, desta vez, ninguém pode negar que o governo Lula esteve à mesa com o Comando Vermelho.

Leia também “O teatro da segurança de Lula”

43 comentários
  1. Ligia Maria De Bastiani
    Ligia Maria De Bastiani

    Todos comparsas em ações criminosas contra o cidadão honesto,. E ainda acusam quem relata os fatos, sem o menor pudor.
    Parabéns, Silvio Navarro.

  2. Manfred Trennepohl
    Manfred Trennepohl

    A cada novo escândalo do Flávio Dino, os nossos parlamentares são menosprezados pelo mesmo e não vejo reação do parlamento, Isso é preocupante, demonstra que nada podemos esperar dos mesmos. Eles, com algumas exceções, só querem o nosso voto para negociar vantagens pessoais.

  3. Joel Luiz Oliveira Rios
    Joel Luiz Oliveira Rios

    Senhores senadores e deputados federais, PAREM O STF, é atribuição primordial dos senhores parlamentares, se é que ainda resta um mínimo de vergonha na cara da maioria dos senhores, se ainda lhes resta um mínimo de patriotismo e responsabilidade para com seus filhos, netos e pela Pátria brasileira, se é que ainda lhes resta algum sentimento patriótico em não ultrajar a nossa nação mais ainda do que já fomos até aqui pelas instituições às quais cabia defenderem a Pátria Amada Brasil, tais como as FFAA e demais instituições civís como o Congresso Nacional, Executivo e o Judiciário. Muito triste, vergonhoso e humilhante para o povo brasileiro vermos a nossa Pátria que não tendo um inimigo externo para nos invadir e nos humilhar ao ponto em que chegamos hoje, de repente fomos invadidos pelos inimigos internos que travestidos de brasileiros e democratas liberais, são na verdade socialistas/comunistas ortodoxos da pior espécie como nos tempos da antiga União Soviética. O fato é que já estamos vivendo numa ditadura, um estado de excessão com perda das liberdades individuais onde a Constituição já não se cumpre mais diante da omissão do Sr Rodrigo Pacheco, atual presidente do Congresso Nacional, o qual resolveu assumir até então a posição de omisso, capacho e prevaricador mor quanto às suas obrigações dada a importância do cargo que ocupa. Precisa agir impetrando as ações somente à ele pertinentes, se é que ainda lhe resta um mínimo de vergonha na cara e compromisso com o Brasil, com seus filhos e netos, e para com todo o povo brasileiro.

  4. Marcos Bovolon
    Marcos Bovolon

    Chefe de quadrilha tem passe livre no Ministério da Justiça petista, como todo mundo é fichado, a regra é não apresentar nenhum documento e proibido fichar as visitas

  5. Joaquim Días do Nascimento Júnior
    Joaquim Días do Nascimento Júnior

    O espanto da impresa é que se torna espantoso. Um governo coalhado de bandidos que propositalmente não toma uma única medida contra o crime, não tem plano para isso, não se importa com segurança, educação, saúde, mas apenas em empregar os companheiros, especialmente os enredados em processos criminais, é praticamente dono dos tribunais que parece decidir tudo a gosto do governo, ser a DAMA DO TRÁFICO recebida no MINISTÉRIO DA INJUSTIÇA e no MINISTÉRIO DO DIREITO DOS MANOS não traz qualquer motivo para tamanha repercussão. O SISTEMA ESTÁ COMPLETAENTE PODRE, ESTA É A VERDADEIRA PREOCUPAÇÃO. SE DOIS LADRÕES PODEM OCUPARA A PRESIDÊNCIA E A VICE qual o espanto e ver uma criminosa viajando a Brasília tendo suas despasas pagas por verbas oficiais? Tem ladrões viajando o mundo todo e tem até prostitutas fazendo isso e ninguém achou estranho.

  6. CARLOS ALBERTO DE MORAES
    CARLOS ALBERTO DE MORAES

    Dino precisa ir para o STF. Caso contrário, muitas investigações ainda podem surgir e derrubar de vez esse desgoverno.

  7. Olívia Mattos
    Olívia Mattos

    Parabéns pelo artigo

  8. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Pois é Silvio, e nossos pacíficos democratas brasileiros verde amarelos que tudo fizeram dentro da Lei para termos eleições limpas e transparentes, foram transformados em terroristas por gente nos poderes da República sem escrúpulos e com instintos primitivos. Essa é nossa atual democracia que estranhamente nossas FFAA aceitam pacificamente. Coisa inacreditável para o velhinho aqui com 78 anos de idade que não viu nada igual em toda vida.

  9. Nerivaldo Carvalho dos Santos
    Nerivaldo Carvalho dos Santos

    Meu Deus aonde anda esses senadores da Oposição que falaram que ia mudar esse Senado , Será que é mais uma mentira desses Políticos ? por que não é possível que esse ministro da Justiça continue no cargo , o sujeito é mentiroso debochado e ainda fica tirando onda com a cara dos Brasileiros. Ele já era pra ser Demitido desde que ele sumiu com as Imagens do dia 08 01 . O que tá acontecendo com nosso País

  10. Antonio Saggese Netto
    Antonio Saggese Netto

    SENADORES: ONDE ESTAO OS SENHORES ?

  11. Helder Gouveia
    Helder Gouveia

    Com relação a dificuldade de identificação da rainha do tráfico, pelo MINISTÉRIO DA INJUSTIÇA e da piada da INSEGURANÇA PÚBLICA, quero mencionar que qquer condomínio com empresa de seguranca contratada ao solicitar o CPF de trabalhadores nas portarias os controladores de acesso, após confirmarem nossos nomes, nos fotografam e liberam o acesso. A justificativa para a posse dos CPFs é que, caso algum número tenha restrição, ficha policial por exemplo, a informação aparece para o funcionário o que inibiria a tentativa de acesso de pessoas como a rainha do tráfico. É certo que os funcionários do ministério realizam um controle muito mais sofisticado. Desta forma, a cara de pau de todos: DESGOVERNO, CONGRESSO, JUSTIÇA E DA JUMENTADA é pertubador para aqueles que lutam para não deixar o PAÍS tornar-se uma terra devastada com criminosos, ignorantes, bárbaros, NAZISTAS, LGBTistas, em fim: a desumanidade.

    Ao ler os fatos narrados pelos artigos publicados na REVISTA OESTE, citando nomes e mostrando a verdade, me pergunto onde está a
    J U M E N T A D A Q U E E L E G E U
    E S S A Q U A D R I L H A
    C R I M I N O S A?

    1. Alzira Conceição Pacheco de Lima
      Alzira Conceição Pacheco de Lima

      Os que conectam dois neurônios e ajudaram a maioria a eleger os atuais mandatários estão onde sempre estiveram, no topo, se beneficiando de tudo que um povo acostumado a ser explorado sempre lhes propiciou sem reclamar, e, agora, com um agravante

      1. Alzira Conceição Pacheco de Lima
        Alzira Conceição Pacheco de Lima

        Continuando o comentário, se você ousar reclamar será ato antidemocrático com possibilidade de inúmeros anos de prisão. Assim fica mais fácil receber quem eles quiserem nos altos escalões e no parlamento, e até mesmo financiar os custos da empreitada com o dinheiro dos antidemocráticos devidamente amordaçados.

  12. A-DDS
    A-DDS

    Lanço aqui um desafio a esse crápula que ocupa o “ministério da injustiça e insegurança pública” (extensivo ao seu lacaio “número 2”, para que, sem seguranças armados, percorram um trecho de 200 metros da Avenida Paulista, no horário de almoço, e assim possam ter uma idéia de quanto o povo brasileiro os ama. Tenho cereteza de que nem aos 100 metros chegarão.

  13. Dalva da Silva Prado
    Dalva da Silva Prado

    Silvio Navarro, baluarte do jornalismo brasileiro. Obrigada por existir.

    1. Silvio Navarro

      Obrigado pelo carinho e por estar conosco, Dalva! Um grande abraço!

  14. Leonardo Abreu
    Leonardo Abreu

    Brasil já é narcoestado. Haverá reversão?

    1. Alzira Conceição Pacheco de Lima
      Alzira Conceição Pacheco de Lima

      A banania caminha a passos largos para o comunismo. Não há luz alguma nesse túnel, principalmente pq conta com o apoio irrestrito dos que calam e prendem quem lhes paga os salários.

  15. PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    O PAÍS DOS PETRALHAS ENTREGUES AO COMANDO VERMELHO. POBRES DE NÓS

  16. Joel Luiz Oliveira Rios
    Joel Luiz Oliveira Rios

    Gente, uma coisa é fato, a grande maioria da população brasileira votou e elegeu o Presidente Bolsonaro. Este descondenado que está na chefia do governo foi escolhido por amigos de caráter duvidoso, igual ao do descondenado, concordam com ele em todos os modus operandi, o escolheram sabendo que estavam colocando na chefia do governo alguém que representa o que há de pior, certamente escolheriam fernandinho beira mar se este fosse o candidato. Este é o fato infelizmente. Todavia, já existem milhões dos que fizeram o L que estão como madalena arrependida, mas inês é morta. Só resta para os brasileiros arrependidos em suas escolhas, irmos para a rua em datas programadas pelos cidadãos que amam a nossaPátria Brasileira de verdade, preocupados não com um “PROJETO CRIMINOSO DE PODER” como o faz a esquerda política deste País, e darmos as mãos e nos manifestarmos pacificamente dentro do que nos dá direito a nossa Constituição Federal e, SEM MEDO, demonstrarmos de forma veemente a nossa insastifação para nossos deputados e senadores, inclusive ao mundo, como aliás já começou a ser feito na ONU e nos Estados Unidas da América, e pressionando mesmo nossos políticos, começando pelos vereadores, prefeitos e deputados para que estes pressionem os senadores da república, lembrando à eles que 2024 vem aí eleições nas quais as escolhas serão daqueles candidatos que atuam pelos interesses do povo é quem paga as contas das mordomias de todos eles. E vamos pra rua meu povo, se é que não queremos mesmo o comunismo no Brasil. Abaixo a ditadura. PAREM O STF senhores Senadores.

  17. ROSICLER BOCCUCCI
    ROSICLER BOCCUCCI

    Parabéns pela matéria Silvio Navarro !

  18. Rodrigo Otavio Xavier Leão
    Rodrigo Otavio Xavier Leão

    Há duas questões que não foram colocadas em pauta nessa reportagem:
    1.°) Alguém perguntou ao Silvio Almeida se ele sabe como Tio Patinhas trata seus desafetos? Tente dever grana pro tráfico pra ver. Micro-ondas é o mínimo.
    2.°) Eu me lembro de chefes do tráfico desfilarem com mulheres lindas. Além da violência extrema dessa gente, está faltando senso estético.

    1. A-DDS
      A-DDS

      KKKKKKK, realmente , esse tal de Tio Patinhas vai ganhar com folga o título de garanhão do Brasil. Porque com uma trubufú dessas……..vai ter tesão assim lá na PQP!

  19. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Um país que caminha a passos largos para tornar-se um narco estado não irá produzir coisa diferente.
    A correlação de organizações criminosas com o núcleo do poder que antigamente era às escondidas, agora é escancarada.
    Teremos mais 3 anos de distúrbios políticos e policiais e o Congresso Nacional que deveria ser o fiel da balança, permanece omisso em praticamente todos os assuntos de relevância.

  20. COSME PAULO STURM DA CUNHA
    COSME PAULO STURM DA CUNHA

    É … Nada de novo no front … Abriram as comportas, busquem seus “pés de pato” e tentem chegar a margem, se ainda houver, margem. Liberou geral …

  21. Francisco José Coelho de Morais
    Francisco José Coelho de Morais

    #ForaDinoComunistaMentiroso

  22. gustavo reboucas da palma
    gustavo reboucas da palma

    Lipoma ou Fecaloma???

  23. Daniel Lopes
    Daniel Lopes

    Eu sinceramente não acredito que esses eventos todos coloquem em risco a indicação de Dino para o STF. O que não faltam são exemplos de que nenhum deles está se importando minimamente a opinião pública. Exemplo? O presidente do STF, por acaso, não é um ministro que, semanas antes de assumir a presidência da Casa, fez um discurso político, em um encontro político e com participação de interesses políticos? E ainda declarou abertamente que “nós (ele e sei lá quem mais) derrotamos o bolsonarismo”.
    Não me parece que esse pessoal vai deixar de meter um companheiro na Suprema Corte por causa de filigranas como vídeos apagados, visitas de gente envolvida com o tráfico e um passeio em uma território também dominado, olhem só que coincidência, pelo tráfico.

    Está tudo em casa. Está tudo dominado.

    1. Helder Gouveia
      Helder Gouveia

      Hoje está claro que fomos vítimas de um golpe eleitoral promovido, conscientemente ou não, pela parte da população mais deplorável em relação ao sentimento nacional. A bem da verdade, a política de jogar dentro das quatro linhas não deu certo. Tal política sensibiliza eleitores inteligentes, preocupados com o rumo do PAÍS, mas NÃO ALCANÇA AQUELES DESPROVIDOS DE CONHECIMENTO como é o caso da JUMENTADA.
      Têm que ser um vale tudo para retornar os promotores da atual situação político administrativa, em que o PAÍS encontra-se, à fossa asséptica da qual saíram. Inclusive dedo no olho e chute no saco. UM VERDADEIRO FULL FIGHT.

  24. Misampri10
    Misampri10

    Nada de anormal está acontecendo neste desgoverno. Alguém se lembra de quando ele era candidato e disse que não tinha plano de governo? Ora se não tinha plano, o que ele fizer está correto. O povo e o sistema assinaram um cheque em branco e deram para ele. Ninguém convence de que o PT está errado, pois essa raça mente com cara deslavada. Tem sempre uma desculpa para cobrir seus erros. É irritante para quem não votou nessa coisa, agora para os idiotas da picanha e da cerveja gelada, tudo normal. Agora é esperar os próximos três anos passarem para o povo tomar vergonha na cara e aprender votar. O problema todo é que o pessoal da direita não tem muito argumento, qualquer coisa um alopra com o outro, muito mediatista, desorganizado, de quebra até elogia as ações da esquerda, de forma que as saídas para escapar desse comunismo à vista são poucas.

  25. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Mais uma grande reportagem de Silvio Navarro.
    E fico imaginando o mundo de gente que já foi um dia vítima do crime, querendo uma oportunidade em Brasília para ajudar a combatê-lo, e vem este desgoverno e gasta nosso dinheiro com o lado podre da história. É revoltante!

    1. MNJM
      MNJM

      Silvio parabéns pela matéria o time da Oeste é brilhante.
      Infelizmente , não podemos dizer o mesmo do desgoverno.

  26. Antonio Carlos Ariboni
    Antonio Carlos Ariboni

    Mas oque esperar de um país que elege alguém condendado três vezes por corrupção? A culpa, alías não é dele, é dos aloprados que fizerem o “L”.

  27. Célio Antônio Carvalho
    Célio Antônio Carvalho

    Parabéns meu caro Sílvio Navarro! Você nos encoraja e nos mostra que o caminho desse Brasil de hoje é para as trevas, para um Buraco Negro sem fim!
    Aliás, você deveria estar aposentado já, sim, porque quem escreveu um Livro intitulado Celso Daniel: política, corrupção e morte no coração do PT, era para estar na Academia só desfrutando dos louros!
    Infelizmente o Brasil de hoje, de fato, não é um País sério. Lamentável sob todos os aspectos.
    Haja dinheiro, impostos, cobranças indevidas dos cidadãos brasileiros para custear tanta ineficiência, corrupção, desmandos e privilégios. Uma pena.

    1. Silvio Navarro

      Muito obrigado pelo carinho, Célio! Um abraço

  28. Claudio Marcio Almeida
    Claudio Marcio Almeida

    Analisando o que acontece no Brasil nos últimos anos onde assistimos a ascensão da impunidade, o cancelamento de processos em instancias avançadas, as medidas protetivas para o encarceramento de culpados e o pior a condenação, perseguição e prisão de pessoas, visivelmente, inocentes só nos resta lembrar Rui Barbosa:
    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto” .

  29. Vitor Gonçalves Piovezam
    Vitor Gonçalves Piovezam

    Narco estado. CV não é tão diferente das antigas guerrilhas de esquerda, como a MR-8 de Dirceu.

  30. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Desgoverno vergonhoso.

  31. Bruno
    Bruno

    Do jeito que a TRAFICANTE foi tratada, está claro que recebeu ORDENS SUPERIORES para que dessem um tratamento VIP para ela. É assim que funciona. SÃO PARCEIROS DO CRIME.

  32. Marcos Japiassu
    Marcos Japiassu

    A manutenção de Flávio Dino e Sílvio Almeida nos respectivos ministérios é um insulto ao país. O silêncio do ativíssimo STF é ensurdecedor. O Brasil está indo de mal a pior. É uma vergonha!

    1. ELIAS
      ELIAS

      Coisas das quais esse governo não se envergonha:
      estar associado ao crime organizado; declarar seu afeto por ditaduras sanguinárias; torrar o dinheiro dos impostos em cargos e mordomias para seus parceiros; deixar claro seu antissemitismo;

  33. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Esse governo é um antro de corrupção, não salva um.

    1. Osvaldo Nogueira
      Osvaldo Nogueira

      Enquanto isso nosso congressinho nacional continua calado.

Anterior:
‘Passei dois anos montando uma timeline da vida de Dom Pedro I’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 191
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.