Pular para o conteúdo
publicidade
Alexandre de Moraes, ministro do STF, no seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia (14/9/2023) | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Edição 197

O silêncio dos censores

O inquérito das fake news e dos atos antidemocráticos só perseguiu quem o ministro Alexandre de Moraes considera de 'extrema direita'; jamais algum miliciano digital ligado à esquerda foi chamado a depor

J. R. Guzzo
-

Já faz cinco anos que o ministro Alexandre de Moraes, com o apoio intransigente dos colegas e das polícias do pensamento que comanda, lançou um dos projetos estratégicos mais ambiciosos que o STF já teve em toda a sua história: a eliminação da mentira no território nacional. Parece louco, e é louco, mas eles já convenceram muita gente de que as redes sociais transmitem o vírus das fake news. Isso tem de acabar. As pessoas, segundo o seu evangelho, passarão a ouvir só a verdade se houver uma repartição do governo com o poder de controlar a internet e proibir a publicação de notícias falsas. Lula, o PT e a esquerda brasileira estão no mesmo barco. Tanto quanto Moraes, dizem que uma das piores ameaças para o Brasil dos nossos dias é o fato de que os brasileiros podem hoje falar em público aquilo que têm na cabeça — uma calamidade tecnológica tão perigosa quanto a “crise do clima”, a direita mundial e a produção de alimentos. É a grande ideia fixa do STF, de Lula e do consórcio que governa hoje o país: ou a gente acaba com a liberdade na internet, ou a liberdade na internet acaba com a gente.

Ministros do STF recebem Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente eleito, no gabinete da presidência da Corte (9/11/2022) | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Nunca houve um único minuto de honestidade de propósitos em nada disso. Nem o STF nem Lula jamais tiveram o mais remoto interesse em separar a verdade da mentira — além do mais, seria perfeitamente inútil se tivessem tido, levando-se em conta que uma pretensão dessas é a mesma coisa que querer regulamentar por decreto-lei o movimento de rotação da Terra. O que querem não é proibir a divulgação de notícias falsas nas redes sociais, ou onde for. Querem, isto sim, proibir a publicação de tudo aquilo que não querem que seja publicado. É o que as ditaduras fazem desde a invenção da linguagem escrita — chama-se a isso de censura. Hoje, pela primeira vez na história humana, não é mais preciso de imprensa, ou de “meios de comunicação”, para se publicar nada. Há a internet, e 8 bilhões de pessoas têm acesso livre, permanente e gratuito a ela. Uma das consequências é que não adianta mais fazer a censura de sempre — com oficial do Exército dentro da redação armado de uma caneta Pilot. É preciso, então, controlar o que as pessoas dizem nas redes sociais. Eis aí o começo, o meio e o fim do combate às fake news.

Acaba de aparecer, no Brasil, a primeira morte provocada de maneira direta e indiscutível pelo esgoto da internet — não o massacre imaginário do ministro Dino, mas a morte de um ser humano de verdade, com nome, corpo e alma

Naturalmente, como é sempre o caso com as ideias totalitárias, a censura através do “controle social das redes de comunicação” vem falsificada numa outra garrafa — a da “defesa da democracia”. Também como sempre, é indispensável racionar severamente a liberdade para salvar o “estado democrático de direito”. Da mesma forma que a religião de Cuba proíbe a liberdade de imprensa para impedir “ataques contra a democracia popular”, o consórcio Lula-STF quer proibir os “fascistas”, ou a “direita”, de se manifestarem para não perturbar o seu tipo de ordem democrática — ou seja, quer proibir que se fale contra o governo e a sua rede de protegidos, clientes e parasitas. O ministro Moraes, nessa obra conjunta, abriu em 2019 o seu inquérito perpétuo contra as fake news, que viria a casar em segundas núpcias, e com os mesmos propósitos, com os “atos antidemocráticos”. Lula persegue há um ano no Congresso a aprovação de uma lei de censura. Acaba de criar um Comitê Nacional de Cibersegurança, a ser formado por representantes de 19 órgãos federais diferentes, com a intenção de criar “mecanismos de regulação, fiscalização e controle” do universo digital.

abuso de autoridade
Sessão da Câmara que tentou votar o PL nº 2.630, em Brasília (DF, 2/5/2023) | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Toda essa fraude maciça vem acompanhada de apelos à virtude, aos sentimentos humanos e ao “processo civilizatório”. O ministro Flávio Dino, em especial, andou falando durante certo período de intensa militância contra as Big Tech que era preciso combater a liberdade “sem limites” na internet — entre outras coisas, para acabar com o “massacre de crianças” que estaria sendo provocado pelas redes sociais. Foi uma pregação indignada contra as taras que sempre estiveram presentes no conteúdo de um meio de comunicação aberto para todos os que têm um telefone celular a seu dispor — e que são, sem dúvida, um desvio perverso no uso da liberdade de expressão. Vai daí que acaba de aparecer, no Brasil, a primeira morte provocada de maneira direta e indiscutível pelo esgoto da internet — não o massacre imaginário do ministro Dino, mas a morte de um ser humano de verdade, com nome, corpo e alma. É a jovem Jéssica Canedo, de 22 anos de idade, que se suicidou em Minas Gerais depois de ser alvo de uma bateria de mentiras cruéis num site que pratica difamação aberta e constante em relação a “celebridades”. E aí — o que acontece com as exigências de regulamentação?

A tragédia teria, obrigatoriamente, de ser um caso de mobilização imediata para um governo e um STF que se dizem tão horrorizados com a selvageria das redes sociais. Não está em plena operação no tribunal supremo da Justiça brasileira um inquérito para cuidar dessas coisas, com poderes de repressão ilimitados e acima da lei? Não há um Ministério da Justiça obcecado em combater a mentira na internet? Não há uma Polícia Federal (“que eu comando”, como diz Flávio Dino), um Ministério Publico com 4 mil procuradores e o resto da máquina do Estado? Não há um presidente da República que não para de falar no assunto? Há tudo isso, mas até agora todos eles estão no mais absoluto silêncio sobre o que aconteceu. É muito compreensível. O rastro dos responsáveis pelo site que causou o suicídio da moça leva diretamente para dentro do Palácio do Planalto. A campanha eleitoral de Lula no ano passado pagou por seus serviços — tinham a função de produzir “conteúdos” diários em favor de sua candidatura. Mais: a mulher do presidente, Janja, tem ligações com um dos envolvidos, que foi convidado por ela para subir no carro de som que comemorava na Avenida Paulista o anúncio dos resultados da eleição pelo TSE.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania e a ministra das “Mulheres” falaram do caso uma vez — e depois não deram mais um pio. Os dois, é claro, usaram a morte de Jéssica para denunciar as mentiras que levaram à sua morte e para exigir, mais uma vez, o controle oficial sobre as redes sociais. Não está claro por que falaram sozinhos; é possível que não soubessem direito o que estavam falando, e que tenham ficado quietos depois que souberam. Mas o que ficou evidente no episódio foi a contrafação que envolve toda essa campanha para regulamentar as redes sociais. Ninguém, no consórcio Lula-STF, tem qualquer intenção de servir ao bem comum ou de proteger as pessoas do mau uso da internet — se tivessem, teriam tomado alguma medida, por mínima que fosse, em relação ao suicídio da jovem. Não fizeram nada. Nunca fazem. O inquérito das fake news e dos atos antidemocráticos, em cinco anos inteiros, só perseguiu quem o ministro Alexandre de Moraes considera de “extrema direita”; em nenhum caso, jamais, algum miliciano digital ligado à esquerda foi chamado a depor. Os operadores do site que prestou serviços a Lula podem dormir em paz.

É um fenômeno. O Brasil, de acordo com o STF, é o único país do planeta em que só a direita é capaz de dizer mentiras. A esquerda, em compensação, só diz a verdade. Nada disso tem alguma coisa a ver com a prestação de justiça, a defesa da Constituição, a verdade ou a mentira. Tem tudo a ver, unicamente, com a necessidade de calar a voz de quem não está de acordo.

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, e Alexandre de Moraes, presidente do TSE, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília (DF, 10/1/2023) | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia também “Fratura exposta no Supremo”

44 comentários
  1. Marco Antonio de Moraes
    Marco Antonio de Moraes

    Simplesmente brilhante !!

  2. Iêda Souza Lima
    Iêda Souza Lima

    PARABÉNS!!!!!!

  3. ELIAS
    ELIAS

    Esse artigo de Guzzo deveria ser lido em todas as salas de aula para estudantes secundários e universitários. Só que não. Tendo sido a maioria dos professores cooptada pela esquerda, jamais veremos um libelo contra a censura como esse exposto aos jovens. Pelo contrário, a garotada vem sendo diuturnamente massacrada nos bancos escolares com discursos inflamados contra a direita e o liberalismo.

  4. Ilio Jefferson Antunes de Souza
    Ilio Jefferson Antunes de Souza

    guzzo, vc náo erra nunca! rs

  5. Ariovaldo muglia
    Ariovaldo muglia

    parabens grande GUZZO,muita coragem e inteligencia para descrever o mar de lama que estamos passando,depois que essa quadrilha tomou o poder.

  6. Inácio Kohler
    Inácio Kohler

    E ainda vai ter o ” 8 DE JANEIRO, A MISSÃO “. Chupa essa manga ????

  7. Gui
    Gui

    Parabéns Guzzo. Eu só trocaria a palavra consórcio por quadrilha.

  8. Gui
    Gui

    Parabéns Guzzo. Eu só trocaria a palavra consórcio por quadrilha.

  9. Helio Silva Fialho
    Helio Silva Fialho

    Brilhante e corajoso comentário! A pura verdade sobre o que vem acontecendo no Brasil, com os abusos cometidos pelo consórcio que atualmente “desGoverna” o Brasil (Governo Lula & STF). Parabéns ao competente jornalista J.R. Guzzo!

  10. Helio Silva Fialho
    Helio Silva Fialho

    Brilhante comentário! A pura verdade sobre o consórcio (Governo Lula & STF) que governam hoje o Brasil. Parabéns, J.R. Guzo!!!

  11. Reginaldo Silva dos Santos
    Reginaldo Silva dos Santos

    Estamos perdidos na mão da quadrilha petralha, do escritório jurídico da patrulhas, outrora stf , além m da camarilha de “artistas “ e “ jornalistas” vendidos ????

  12. José Luís da Silva Bastos
    José Luís da Silva Bastos

    Quem vai parar os absurdos do STF de advogados?

  13. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    O renascimento gerou a inquisição onde o alto clero da igreja julgava e condenava a morte na fogueira todos os que questionassem os seus dogmas.
    George Orwell criou uma obra de ficção – 1984 – que escrita em 1948, hoje traduz com detalhes cirúrgicos os dias que vivemos atualmente.
    Brasil – 2018/2026 – os defensores da falsa verdade – PT / STF / TSE e seus satélites – buscam maneiras que calar o povo para colocar em prática no país o mais nefasto projeto de poder.

  14. João Brito
    João Brito

    Como dizia Olavo de Carvalho, eles consideram fale news todos os comentários a respeito dos seus crimes.

    1. João Brito
      João Brito

      *fake news

  15. Julio Pereira Lima
    Julio Pereira Lima

    Sou fã de Guzzo. Gostaria da opinião da Mario Sabino que está escrevendo em Oeste sobre esse artigo

  16. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Essa casta de bandidos, que estão atualmente no poder no oásis de Brasília, tem medo da verdade. Portanto, querem o monopólio da narrativa em meios de imprensa “oficiais” como a Globo, em detrimento do livre pensar da internet. Cabe a nós ir contra isso.

  17. Jara Guimarães Hensel
    Jara Guimarães Hensel

    Parabéns pela excelente matéria. Sou sua fã.

  18. Adhemar Pineschi Netto
    Adhemar Pineschi Netto

    Infelizmente temos um monte de parlamentares q só pensam nos seus próprios interesses. Pobre país.

  19. José Carlos Guedes
    José Carlos Guedes

    Só dar vergonha desta coja

  20. Helder Gouveia
    Helder Gouveia

    Não entendo como a situação atual segue em frente dia a dia. Quero crer que, com a ascensão de Bolsonaro, o brasileiro enfim entendeu que seus valores sempre esteve alinhados com o pensamento da DIREITA e que , a esquerda, sempre golpista, apropiou-se desse valores como meio de alcançar o poder e corromper o que sempre foi fraco ou ignorante na sociedade. Uma reação é imperativa e, embora nem todos brasileiros de bem acompanham as atrocidades políticas desse desgoverno, ela virá com a necessária, devida e saneadora vingança .

  21. Marcio Bambirra Santos
    Marcio Bambirra Santos

    A debacle do Judiciário no STF, arrasta com forças poderosas toda a classe jurídica que sobrevive de salários vultosos e benefícios estelares às custas dos impostos do cidadão comum: procuradores, juízes, desembargadores, pessoal técnico, e mais um infinidade de sanguessugas e parasitas.

  22. Leonardo Abreu
    Leonardo Abreu

    Texto sempre muito bem escrito que descreve a realidade nacional que vivemos

  23. Rodrigo Otavio Xavier Leão
    Rodrigo Otavio Xavier Leão

    O que explica esse fenômeno do monopólio da verdade para a esquerda? Simples: cara de pau

  24. XY / XX
    XY / XX

    PERDEMOS O BRASIL PARA O GLOBALISMO COMUNISTA.
    Carta de um Brigadeiro.
    Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
    Hoje perdemos a maior delas!
    Perdemos nossa Coragem!
    Perdemos nossa Honra!
    Perdemos nossa Lealdade!
    Não cumprimos com o nosso Dever!
    Perdemos a nossa Pátria!
    Eu estou com vergonha de ser militar!
    Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
    Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
    Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
    Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
    Joguem todas as nossas canções no lixo!
    A partir de hoje, só representam mentiras!
    Como disse Churchill:
    “Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
    E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
    A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
    Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
    Generais não serão mais representantes de suas tropas.
    Perderão o respeito dos honestos.
    As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
    Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
    Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
    Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
    Mas outros, civis, conseguiram!
    A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
    E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
    E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
    Isso também não aconteceu?
    Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
    Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
    Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
    NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
    A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
    O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
    Não vai ser agora que irão.
    Ah, sim, generais:
    Entrarão para a História!
    Pela mesma porta que entrou Calabar.
    QUE VERGONHA!
    Assina:
    Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini

    1. Teresa Guzzo
      Teresa Guzzo

      XX/XY,obrigada por compartilhar esse texto.

  25. Vanderlei Zanetti
    Vanderlei Zanetti

    Qualquer pessoa que me diga que o “Inquérito das Fake News” não é censura, com certeza estará me dizendo para eu não acreditar nos meus olhos, nos meus ouvidos e enfim no meu cérebro.

  26. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Brasil surreal empurrando goela abaixo a ilegalidade

  27. Celso Ricardo Kfouri Caetano
    Celso Ricardo Kfouri Caetano

    Guzzo, parabéns, sempre brilhante. Meu receio é que a exemplo do povo russo nos tornemos pessoas anestesiadas e privadas de ouvir verdades mas sim apenas ouvir e saber do que se passa no mundo de acordo com a vontade do governo e seus fiéis seguidores. Seria o fim dos tempos..

  28. Josemir Dias Pereira
    Josemir Dias Pereira

    Sabemos quem desinforma a população e que recebe muito por isso! Esse grupo que desinforma é a favor da censura das redes sociais…

  29. Sérgio Tostes de Escobar
    Sérgio Tostes de Escobar

    COMO SEMPRE UM COMENTÁRIO QUE PÕEM O DEDO NA FERIDA! NÃO HA DÚVIDA QUE O QUE TEMOS NO BRASIL É UMA QUADRILHA QUE QUER DOMINAR O PAÍS SEM O MENOR PRECONCEITO E OS CHEFES SÃO OS NOVE DO STF. ALGUÉM TEM DÚVIDAS?⚖️????????????????

  30. MTM
    MTM

    SAIU A ATUALIZAÇÃO DA LISTA DA REALIDADE, PARA ACORDAR OS QUE VIVEM NO ‘PAÍS DAS MARAVILHAS’!!!…

    PRESOS:

    01) Anderson Torres – ex-ministro da justiça
    02) Daniel Silveira – ex-deputado federal
    03) Bismark – humorista, canal Hipócritas
    04) Ivan Papo Reto – influencer
    05) Serere – cacique
    06) Gabriel Mont. – ex-vereador há + 5 meses
    07) Mauro Cid – auxiliar de Bolsonaro
    08) Max Guilherme – auxiliar de Bolsonaro
    09) Sérgio Cordeiro – aux. de Bolsonaro
    10) João Carlos – aux. de Bolsonaro
    11) Ailton Gonçalves – aux. de Bolsonaro
    12) Luís Marcos – aux. de Bolsonaro
    13) Allan Frutuozo – jornalista
    14) Divesos patriotas – 08/01/23

    FORAGIDOS:

    15) Wellington Macedo – jornalista
    16) Allan dos Santos – jornalista, site 3° Livre
    17) Adriano Castro – Ex-BBB

    CASSADOS:

    18) Pablo Marçal
    19) Deltan Dallagnol
    20) Jair Bolsonaro

    DESMONETIZADOS E MULTADOS:

    21) Monark
    22) WALTER SOUZA BRAGA NETTO
    23) CARLOS BOLSONARO
    24) EDUARDO BOLSONARO
    25) FLAVIO BOLSONARO
    26) NIKOLAS FERREIRA
    27) KIM PAIM
    28) CARLA ZAMBELLI
    29) GUSTAVO GAYER
    30) LEANDRO RUSCHEL
    31) SILVIO NAVARRO PEREJON
    32) HENRIQUE DAMASCENO
    33) LUCAS FERRUGEM
    34) FILIPE SCHOSSLER
    35) BARBARA ZAMBALDI
    36) LUIZ PHILIPPE DE O. E BRAGANCA
    37) PAULO EDUARDO LIMA MARTINS
    38) BERNARDO PIRES KUSTER
    39) ELISA BROM DE FREITAS
    40) BEATRIZ KICIS DE SORDI
    41) ERNANI FERNANDES B. NETO
    42) THAIS RAPOSO DO AMARAL PINTO
    43) ANDERSON AZEVEDO ROSSI
    44) OTAVIO OSCAR FAKHOURY
    45) RICARDO DE AQUINO SALLES
    46) ANDRE PORCIUNCULA A. ESTEVES
    47) ALEXANDRE RAMAGEM R.
    48) PAULA MARISA C. DE OLIVEIRA
    49) SARITA GONCALVES COELHO
    50) DIEGO HENRIQUE GUEDES
    51) MARCELO DE C. FRAGALI
    52) JOSE PINHEIRO TOLENTINO
    53) ROBERTO BEZERRA MOTTA
    54) MARIO LUIS FRIAS
    55) ROGER ROCHA MOREIRA
    56) MICARLA ROCHA MELO
    57) SILVIO GRIMALDO DE C.
    58) FLAVIA FERRONATO
    59) JAIRO MENDES LEAL
    60) CAROLINE ROD. DE TONI
    61) AUGUSTO PIRES PACHECO
    62) PAULO VITOR SOUZA
    63) BISMARK FABIO FUGAZZA
    64) RODRIGO CONSTANTINO
    65) ALEXANDRE DOS SANTOS
    66) MAX GUILHERME M. DE MOURA
    67) BRUNO CASTRO ENGLER
    68) FLORENCIO DE ALMEIDA
    69) FILIPE TOMAZELLI SABARA

    DESMONETIZADOS NO INSTAGRAM E FACEBOOK:

    70) @Doprimido2
    71) @MonicaMachado38
    72) @PadraoAlexandre
    73) @Damadeferroofic
    74) @TexugoWick
    75) @PATRIOTAS
    76) @viniciuscfp
    77) @viniciuscfpires
    78) @AXELJORGE92
    79) @eumesmavivi_
    80) @ruirapina3
    81) @rafaelbboa
    82) @apropria_bia
    83) @oiiuiz
    84) @emb_resistencia
    85) @thaispsic
    86) @clauwild1
    87) @dimacgarcia
    88) @Fa1ryNight,
    89) @Conservadora191
    90) @FlviaLeo16
    91) @mendesluizpaulo
    92) @freu_rodrigues
    93) @ViLiMiGu_Tex
    94) @iaragb
    95) @glovesnews
    96) @alepavanellim
    97) @BrazilFight

    》》》POVO DE ESQUERDA《《《

    SOLTOS:
    01) André do Rap
    02) José Dirceu
    03) Sergio Cabral
    04) Lula
    05) Flordelis
    06) Chico Rodrigues
    07) Renato Duque
    08) Delúbio Soares
    09) João Santana
    10) Paulo Roberto Costa
    11) André Vargas
    12) Léo Pinheiro
    13) Pedro Corrêa
    14) Geddel
    15) Jacob Barata Filho
    16) Chaaya Moghrabi
    17) Anthony Garotinho
    18) Daurio Speranzini JR
    19) Flávio Godinho
    20) Eike Batista
    21) Lélis Teixeira
    22) Octacilio de Monteiro
    23) Claudio de Freitas
    24) Marcelo Traça
    25) Eneas Bueno
    26) Dayse Neves
    27) Rogério Onofre
    28) David Augusto
    29) Miguel Iskin
    30) Gustavo Estellita
    31) Marco Antônio de Luca
    32) Sérgio Côrtes
    33) Orlando Diniz
    34) Milton Lyra
    35) Ricardo Rodrigues
    36) Marcelo Sereno
    37) Carlos Pereira
    38) Adeilson Telles
    39) Marcelo Martins
    40) Arthur Pinheiro Machado
    41) Marcos Lips
    42) Carlos Martins
    43) Sandro Lahmann
    44) Cesar Monteiro
    45) Sergio da Silva
    46) Hudson Braga
    47) Paulo Sergio Vaz
    48) Athos Albernaz
    49) Rony Hamoui
    50) Oswaldo Prado Sanches
    51) Antonio Albernaz
    52) Roberta Prata
    53) Marcelo Rzezinski
    54) Daurio Júnior

    ENGAVETADOS:
    55) Renan Calheiros
    56) Aécio Neves
    57) José Serra
    58) Michel Temer
    59) Alckmin
    60) Guido Mantega
    61) Rodrigo Maia
    62) Gleisi Hoffmann
    63) Eunício
    64) Padilha
    64) Moreira Franco
    65) Jaques Wagner

    Se vc tá achando que numa Democracia isso é normal, não sabe o que significa Democracia ou não sabe o que é uma Ditadura.

    1. Ligia Maria De Bastiani
      Ligia Maria De Bastiani

      Listas assustadoras!

    2. Zulene Reis
      Zulene Reis

      Obrigada pela lista: é para ser guardada para que, no futuro, a verdadeira história seja contada.

    3. José Luiz Moraes Passos
      José Luiz Moraes Passos

      Perfeito.

  31. Paulo Henrique Orlato Rossetti
    Paulo Henrique Orlato Rossetti

    O brilhantismo de J. R. Guzzo na análise da conjuntura política e econômica é indiscutível. Rumo aos 200 números da Revista Oeste!

  32. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Excelente artigo, melhor e mais verdadeiro, impossível. Não queremos falar mal do governo, apenas desejamos saber a verdade,qualquer criança de apenas três anos sabe se o brinquedo que ganhou é falso ou não. Queremos apenas consultar com nossa própria opinião sobre qualquer assunto, seja sobre política ou literatura.Porque tamanho problema?quem esconde a verdade é porque está mentindo,não beneficia ninguém.

  33. Célio Antônio Carvalho
    Célio Antônio Carvalho

    Exatamente meu caro Guzzo.
    Eles querem nos calar, tirar o direito de nos expressarmos, de discordarmos e de sentarmos o Bambu no lombo desses hipócritas, trogloditas, sem moral nem vontade de prevalência da sensatez mínima e da verdade.

  34. Antonio C. Lameira
    Antonio C. Lameira

    ‘Ainda”, temos a Revista Oeste, que publicam o jornalismo isento, no dia que censurarem essa Revista, fiquem alertas assinantes, a Gestapo irá bater na nossa porta para prendermos pelos nossos comentários.

  35. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    O establisment perdeu o respeito pelos cidadãos e passou a rotula-los.

  36. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Em um pais sucumbido a éra da mediocridade, onde a verdade significa muito pouco e a teimosia preconceituosa parece ser o que realmente importa, um pais que funciona às avessas com uma mediocridade atroz e uma moralidade degenerada, que tipo de esperança ainda resta às palavras e comportamentos racionais e honestos?
    Vamos analizar nossa situação.
    Vamos supor que você poderia ter um estilo de vida com o padrão de um Rei, com todas as mordomias, prestígio, privilégio e ostentação, com 4 palácios a sua disposição, avião privativo e praias privativas para passar às férias, e vamos adocicar esse pote, dizendo que apesar de todas as regalias, o mais importante, é que você tem tudo isso sem realmente ter que trabalhar.
    Então esta interessado?
    Você provavelmente vai dizer que isso é prepóstero e que somente acontece, se é que acontece, em um universo paralelo, ou em uma ficção utópica, ou como um trama do filme missão impossível, mas não em nosso quintal. Será mesmo? contudo eu insisto, o quê você estaria disposto fazer para ter este estilo de vida? ou o que estaria disposto fazer para conquistar este padrão de vida? sabendo que o único obstáculo é um processo ELEITORAL JUSTO, com lisura e profissionalismo onde será eleito pelo povo da forma tradicional, mas com a chance de não ser. O quê então você faria para garantir sua vitória? A resposta mais óbvia seria eliminar a chance de não ser eleito, não é mesmo? Usar todo seu conhecimento e técnicas de trapaça para obter o resultado desejado. Neste nível de competição assassinar o competidor como acontece em disputas de prefeitura e cargos de vereador fica muito óbvio e arruina as chances, então o caminho é outro, a pretenção é cometer o crime do século.
    Se você respondeu: – Eu faria tudo possivelmente imaginável e não hesitaria em fazer aquilo que até agora é considerado impossível, – então você esta absolutamente correto, e isso já aconteceu nas eleições de 2022, onde os meios justificaram os fins.
    Sem qualquer ética ou pudor os delinquentes foram ao trabalho. O que era antes considerado prepóstero, ou seja o “absurdo roubo das eleições”, com a introdução das urnas eletrônicas sem a possibilidade de auditoria baseada em votos impressos, essa atividade nefária tornou a fraude plausível e com um esquema de roubo meticulosamente arquitetado, foi implementada com sucesso total. Uma vez que o impossível seja eliminado, o que resta, por mais improvável que seja, só pode ser a verdade. E como confirmação, temos o juiz tagarela do STF declarando: “Eleições não se ganha, se toma”, ou em outras palavras, – essencialmente se rouba.
    O candidato com o suporte de seus comparsas em posições táticas, de privilégio e autoridade dentro do governo e com um enorme poder de coerção, não hesitaram em fazer o trabalho sujo. Depois de tudo combinado, e para manter as aparências você como candidato faz uso da contrafação como dissimulação fica à distância fazendo campanha, repetindo slogans e mentindo para o povo, fazendo afirmações ousadas, o ladrão de eleições sabe que o povo é facilmente enganado por aparências lisonjeiras e propagandas enaltecedoras e confortantes, ( o amor vencerá, você vai comer picanha no jantar) qualquer coisa, exceto a razão e o pensamento crítico.
    Os comparsas simplesmente elaboram um esquema de fraude para roubar o resultado da eleição, no final da apuração dos votos, o sabotador para sacramentar o roubo, grita várias vezes o nome do vencedor e usa a Globo-Lixo como um papagaio repetidor, logo ele começa a eliminar qualquer vestígio da trapaça. Com o engodo finalizado, a competição foi eliminada e a vitória alcançada e o estilo de vida de um rei tem início. Como um sabotador, o ladrão clandestinamente, ilicitamente e fraudulosamente como um impostor aproveitando a égide de uma terceira via, se instala na presidência do país. A esse ponto ele já tem a chave do cofre do tesouro nacional e a habilidade de confiscar 50% da salário alheio, somente em 2023 foram 3 Trilhões saqueados dos frutos do nosso trabalho. Com esse dinheiro ele compra o suporte e aplausos dos deputados, senadores e forças armadas.
    O ladrão também passa a tomar decisões estapafurdias, absurdas e ultrajantes que diretamente afetam a vida do povo, o bolso do povo, o futuro do povo e obviamente a segurança da nação. Sua posição chega a ser um escárnio para qualquer um mais esclarecido e capaz de exergar a essência. Mesmo sem ter competência para a função o ladrão começa exerce-la de uma forma que garanta seu estilo de vida e sua permanência no poder por gerações. Afinal de contas o processo eleitoral, e os debates que revelam o farsante, o energúmeno, o charlatão, causam muito estresse emocional. Contudo, o ladrão precisa manter a aparência de normalidade como uma janela aberta para o mundo, ele grita: “Estado Democratico de Direitos”, dessa forma, continua promovendo as eleições já sabendo que será vitorioso, pois a trapaça esta arranjada com seus comparsas os quais se beneficiam atraves de um processo chamado Quid Pro Quo, que lhes possibilita uma vida de luxo em masões palaciais e todas as mordomias, privilégio e prestígio que o poder oferece, enquanto o povo que paga à conta vive na miséria.
    O Brasil não é o único país onde o roubo das eleições acontece. Mas todos tem uma coisa em comum, são paises do tipo Comunista/Socialista com um ditador ou tirano no poder. Alguns deles a situação de miséria e insegurança é tão caótica e deprimente que o povo fica compelido a fugir do país.
    Quando observarmos o pesadelo de pessoas desesperadas e famintas, e o esforço feito por milhares de pessoas lutando para escapar de paises Comunistas como Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, China, etc… tentando escapar sobre cercas de arame farpado, campo minado e sob o fogo de metralhadoras, ninguém pode acreditar que o comunismo, em qualquer de suas formas, é motivado pela benevolência e pelo desejo de alcançar o bem estar social. Nenhum líder com uma benevolência autêntica, pode evadir ou ignorar esse horror em uma escala tão vasta ao mesmo tempo que vive na opulência de palácios e comendo a famosa picanha no jantar.
    Tudo aquilo de ruim e destruidor que existe no mundo, voce sempre encontra um Comunista por traz da tragédia.
    Eu acredito que você e eu tenhamos vivido muito tempo com esse milagre da Liberdade para sermos devidamente gratos. A liberdade é uma coisa frágil, ela é defendida pela linguagem escrita e por protestos pacíficos, enquanto o Comunismo é protegido por armas letais, pela censura, força e violência. Nossa Liberdade nunca está a mais de uma geração da extinção. Não é nossa por herança; para mantê-la, devemos lutar e defende-la constantemente, pois a liberdade só acontece uma vez para um povo. Aqueles na história mundial que conheceram a liberdade e depois a perderam não foram capazes de reconsquita-la, em paises comunistas muitos vivem lamentando o dia que foram roubados daquilo que tinham de mais precioso e sagrado em suas vidas, agora passam seus dias olhando para a linha do horizonte, vendo o pôr do sol e dizendo para seus filhos e para os filhos de seus filhos como era uma vez à vida, quando o homem era livre.
    Somente pessoas virtuosas sao capazes de permanecer livres e independentes. Mas quando a nação se torna corrupta e viciosa ela passa ter a necessidade de mestres controladores de nossas vidas! Esse foi o espaço encontrado pelos petralhas para nos dominar, eles sabem que o ser humano é a única espécie viva, capaz de agir como seu próprio destruidor e apostam na depravidade, mediocridade atroz e na imoralidade degenerada, de um povo sem cultura e empobrecido. A situação é tão deplorável que a honestidade se tornou um alto sacrifício.
    Muitos patriótas ao perceberem o engodo aplicado para vencer as eleições começaram fazendo os protestos pacíficos, foram até Brasília protestar e cairam em mais um golpe ou armadilha. O regime petralha faz uso das técnicas de trapaças escritas no livro: “Regras para Radicais” de Soul Alinsky, esse autor esquerdopata dedicou seu livro ao capiroto Lúcifer como sendo o primeiro esquerdopata que se rebelou. Os petralhas fizeram uso da técnica conhecida como: “Nunca deixe uma situação caótica se perder, mas sempre tire o máximo de proveito”, então os manifestantes foram presos por aqueles cuja farda representa a honra e cujo ofício é proteger e preservar nossa Liberdade e foram classificados como insurrecionistas. Infelizmente, a lealdade dos militares estava à venda e o dinheiro falou mais alto, venderam sua lealdade ao tirano do momento. Mas considere o contexto mais amplo. O dia 8 de janeiro começou como um protesto contra uma eleição cheia de fraudes óbvias e outras camufladas. Um resultado eleitoral fraudulento é o oposto da democracia. Longe de serem inimigos da democracia, os manifestantes de 8 de Janeiro queixavam-se de eleições roubadas. O profundamente impopular Luladrão venceu através de fraude e outras maquinações eleitorais, com o grito do Moraes dizendo que venceu e fim de papo, foi um – “Soi-disant-fait-accompli” -, não há “propositadamente” os votos impressos para re-contagem. So faltou dizer: Perdeu Mané, o que foi dito logo em breve pelo tagarela Barroso.
    Mais do que um teatro coreografado na tentativa de intimidar as pessoas, o julgamento febril dos acusados da invasão da praça dos três poderes esta sendo à fonte de um jogo de poder com a incepção do medo como uma arma de coerção ou “ferramenta de controle”. Os esforços do juiz elitista Moraes em seu profundo despotismo com sua narrativa, sua retórica e conjecturas enganadoras, insípidas cheias de animosidade, servem como um espetáculo cativante e deprimente, um desastre total para Jurisprudência, a Lei e Ordem do país. Com sua contribuição para a crescente banalidade do mal, Moraes se tornou uma peça na engrenagem do terror e com o sangue de inocentes em suas mãos. Sua atuação como juiz, demonstra a perda do senso moral, traduz um gesto de perversão da ética e de erosão da integridade.
    Aqueles que tornam a revolução pacífica impossível tornarão a revolução violenta inevitável.

    1. XY / XX
      XY / XX

      Impressionante, lamentavel é a falta de capacidade do Povo de reagir e colocar o Brasil novamente nos verdadeiros trilhos da democracia.
      Seja bem-vindo a ditadura completa e invencivel.

      1. Ed Camargo
        Ed Camargo

        Alguém poderia pensar que isso é evidente. No entanto, quando os conservadores de direita conversam com os esquerdopatas e afastam-se murmurando para si próprios a questão: “Porque é que a esquerda fica tão indignada quando se questiona os princípios destrutivos e as consequências da sua ideologia?

  37. maisvalia
    maisvalia

    Fora imoraes e Luladrão

Anterior:
Um país que funciona
Próximo:
O ano fora da lei
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.