Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu seu imenso Ministério, convocou assessores e o marqueteiro da última campanha eleitoral, Sidônio Palmeira, para uma série de reuniões em busca de culpados pelo fiasco do seu governo. Uma sequência de pesquisas, feitas por vários institutos e com públicos diferentes, registrou números desastrosos: a popularidade que já não existia nas ruas nem nas redes sociais agora desapareceu também das estatísticas.
No encontro com auxiliares, Lula responsabilizou a imprensa tradicional, que se esforça há 15 meses para elogiá-lo, pelo “pessimismo com os rumos da economia”. Usou a desculpa manjada de que seus ministros se comunicam mal e, por isso, os brasileiros não sabem apontar uma única realização do governo. Antes de chegar à metade da fala, porém, o petista se lembrou de Jair Bolsonaro, e aí o discurso virou outra coisa — o balanço da gestão se transformou em defesa da democracia contra o golpe.
Do lado de fora do Palácio do Planalto, a reunião foi marcada por uma novidade: pela primeira vez, minutos depois de ter sido criticada pelo presidente, a velha imprensa revidou. Comentaristas de emissoras de TV e articulistas de jornais reclamaram: disseram que Lula não deveria invocar Bolsonaro — a quem chamou de “covardão” — numa hora dessas. Alguns colunistas de jornais arriscaram dizer que ele tem extrapolado em viagens ao exterior com a primeira-dama, Janja da Silva, e em discursos ideológicos para a “bolha da esquerda”. Os jornais também reforçaram que o petista não detém mais a preferência das classes C e D, fisgadas pela direita conservadora que ele tanto ataca.
A conclusão parece óbvia. Não é preciso a análise de nenhum cientista político para compreender que o naufrágio precoce de Lula tem uma explicação: o governo é muito ruim. Isso a sociedade, conforme constatado em pesquisas, já entendeu — mas agora passou a tirar o sono do PT, porque essas pesquisas viraram notícia e inundaram as redes sociais.
Há levantamentos para todos os gostos: pesquisas tradicionais sobre a avaliação do governo (Quaest, AtlasIntel e Ipec), perguntas aos entrevistados se eles se lembram de alguma obra ou programa importante de Lula (Paraná Pesquisas), e até sondagens feitas no mercado financeiro.
Sobre a avaliação da gestão petista, o porcentual dos que desaprovam fica entre 32% e 41%, conforme os três institutos. Em resposta aos feitos de Lula, segundo o Paraná Pesquisas, 73% não souberam apontar nenhum. E, no caso do mercado financeiro, para 64% dos investidores entrevistados o governo vai mal — além dos 45% para quem a imagem do Brasil no exterior piorou.
“Rui Costa acha que a queda na popularidade de Lula vem das falhas da comunicação, mas não há marketing capaz de vender um produto ruim — e que parece ter passado do prazo de validade (…) O ministro pode não enxergar, mas o culpado pelos problemas de comunicação está no gabinete presidencial, a poucos metros do seu”
(Editorial do jornal O Estado de S. Paulo)
Uma cena na reunião de segunda-feira foi ilustrativa: o vice-presidente, Geraldo Alckmin, conhecido pelo tom enfadonho, mandou um bilhete para o chefe da Casa Civil, Rui Costa, recomendando “mais entusiasmo” na apresentação do balanço de 2023. Costa, de fato, estava visivelmente perdido com um calhamaço de informações genéricas à mão. Falava em tópicos: redução do desemprego, aumento de famílias atendidas no Bolsa Família, maior número de profissionais no Mais Médicos e no Farmácia Popular, fortalecimento da agricultura familiar, taxa de desmatamento na Amazônia e novas demarcações de terras indígenas e quilombolas. No momento em que o bilhete chegou às suas mãos, ele pedia ajuda a Nísia Trindade, da Saúde, porque não sabia como apresentar os dados da pasta dela.
Ali também ficou claro outro ponto do encontro ministerial: a tentativa dos auxiliares de Lula de se esconderem entre as cadeiras. Placas com os nomes foram colocadas na mesa, mas a maioria se esforçou para não ser notada. A titular da Saúde, Nísia Trindade, contudo, não conseguiu.
Nísia está no olho do furacão com a pior epidemia de dengue da história do país. Ela foi a única que ouviu queixas abertas do presidente pelo desempenho pífio. A ministra prometeu vacinas contra a dengue que não chegaram a tempo; houve aumento de mortes dos ianomâmis; causou barulho a resolução da pasta em defesa do aborto; há uma crise na gestão dos hospitais federais no Rio de Janeiro; e ela ainda enfrenta atrito com a Câmara dos Deputados pela distribuição de verbas do ministério para prefeitos aliados.
Diante da cobrança em público, Nísia chorou. Deixou a reunião emocionada e foi consolada por Janja. Segundo relato da CNN, elas mantêm uma relação de “comadres”, e a primeira-dama não quer que Lula demita mulheres. Foram três do primeiro escalão no ano passado: Ana Moser (Esporte), Daniela Carneiro (Turismo) e Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal. Todas foram substituídas por homens, o que irritou Janja. A primeira-dama continua participando das reuniões do governo.
Outro ministro que chegou ao Palácio do Planalto pressionado foi Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública. Amigo de longa data de Lula, ele não foi cobrado publicamente, mas teve de se pronunciar sobre a fuga inédita de criminosos do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN). Há 40 dias, Lewandowski não consegue achar dois bandidos ligados ao Comando Vermelho, conhecidos como Tatu e Querubim, no pequeno território potiguar. O ministro foi pessoalmente ao local, reuniu uma tropa de 500 homens, pediu cães farejadores da polícia de São Paulo, drones e helicópteros. Segundo a Polícia Federal, os fugitivos foram vistos pela última vez numa zona rural de Baraúna, que tem menos de 30 mil habitantes. Mas a equipe de Lewandowski não consegue capturá-los.
Cortinas de fumaça
Orientado pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, Lula mudou a estratégia depois da saraivada de notícias ruins. No ano passado, em semanas ruins, ele costumava passar a Presidência para Geraldo Alckmin e embarcar para o exterior com Janja. Foram 62 dias fora do país, ao custo de R$ 66 milhões — sem contar os gastos com as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), que são secretos. A essas cifras serão somadas as viagens para o Egito, a Etiópia e a Guiana neste ano.
Nesta terça-feira, 19, o petista publicou um vídeo nas redes sociais em que aparece correndo no Palácio da Alvorada pela manhã, com trajes de ginástica e uma bermuda do Corinthians. Disse que pretende chegar aos 120 anos. No dia seguinte, ele apareceu novamente de bermuda e camiseta — vermelhas — alimentando peixes pela manhã. É a terceira vez desde a campanha eleitoral que o marqueteiro tenta, depois de manchetes desanimadoras, exibir Lula fazendo exercícios, numa demonstração de vigor.
Além disso, os embarques para o exterior já não parecem mais ser um porto seguro. A diplomacia brasileira vive uma fase tumultuada depois dos absurdos de Lula contra Israel — a comparação da luta dos judeus contra os terroristas do Hamas ao Holocausto rodou o mundo. Nesta semana, os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Ronaldo Caiado (Goiás), dois potenciais adversários em 2026, foram recebidos por autoridades em solo israelense.
Os afagos ao ditador venezuelano Nicolás Maduro e ao russo Vladimir Putin também esgarçaram laços com países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e com vizinhos sul-americanos como Argentina e Uruguai. Nos Estados Unidos, não bastassem as críticas ao dólar como moeda corrente internacional, o favoritismo de Donald Trump nas eleições deste ano já perturba o Palácio do Planalto.
A cortina de fumaça de Lula teve ainda a Polícia Federal em cena. Mais uma vez, quando surgiram problemas, a polícia trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro para o noticiário. Dessa vez ele foi indiciado numa investigação sobre falsificação de carteirinha de vacinação, que se conecta de forma espetacular à apuração sobre um plano de golpe de Estado que não aconteceu. O personagem “delator” do esquema novamente seria o tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens. Mas a trama agora seria o uso da carteirinha forjada para Bolsonaro, depois de deixar o poder, entrar nos Estados Unidos — embora ele tenha passaporte diplomático —, caso o “golpe” do 8 de janeiro não desse certo. Foi isso o que a velha mídia noticiou na terça-feira.
O caso Marielle Franco, outra carta-coringa para todas as horas, também reapareceu. O ministro Lewandowski convocou uma coletiva nesta semana, não para revelar o paradeiro de Tatu e Querubim — os fugitivos de Mossoró —, mas para atualizar as investigações do assassinato da vereadora. Segundo ele, o ministro Alexandre de Moraes homologou a delação de Ronnie Lessa, um dos personagens presos, e a Polícia Federal mais uma vez pode estar perto do desfecho do caso. Até a viúva de Marielle, a vereadora Monica Benicio (Psol-RJ), reclamou do “espetáculo” midiático.
“Transformar os fatos desse caso num espetáculo já virou prática corriqueira de diversos veículos de imprensa, contra a qual tenho lutado duramente. O que me causou surpresa, realmente, foi ver um ministro de Estado agir do mesmo modo, em especial com o fechamento vazio de seu pronunciamento”, disse Monica.
Lula não tem a menor ideia do que fazer até 2026. Não tem base real no Congresso para aprovar nada — juntos, PT e seus satélites têm cerca de cem votos na Câmara. O PT, aliás, perdeu o comando da comissão mais importante na Casa: Constituição e Justiça, a porta de entrada de qualquer projeto. Perdeu força também em duas áreas cruciais: Educação e Segurança Pública, comissões lideradas pela oposição. No Senado, o cenário só é favorável a Lula se a pauta interessar também aos ministros do Supremo Tribunal Federal. Do contrário, o petista perde, como aconteceu com o fim das “saidinhas” de presos da cadeia nesta semana.
O governo tampouco tem dinheiro em caixa para gastar. Aliás, nem sequer tem obras em andamento para investir, a ponto de Lula pedir socorro às empreiteiras do cartel da Lava Jato — ele trabalha para perdoar suas multas e reabilitá-las ao mundo dos negócios da União. A lista do PAC 3 — que depois de oito meses ainda não começou — é uma planilha de obras que os governos do PT não terminaram e que estavam embargadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por causa de corrupção. A própria burocracia jurídica impede que elas sejam retomadas da noite para o dia.
Mês a mês, Lula dá sinais de que segue dependente do gabinete do ministro Alexandre de Moraes e da engrenagem montada na Polícia Federal pelo ex-ministro da Justiça Flávio Dino — transferido para o STF em fevereiro. A saída que lhe resta é perseguir Jair Bolsonaro e a direita que despertou no país. Se o prazo de validade desse consórcio de poder for a opinião pública, não vai muito longe. O barco já afundou.
Leia também “São Paulo contra o crime”
Bandidos rindo da gente..tudo acaba um dia ..ratos de esgoto..Brasil não merece..
Esse “indivíduo” está mais perdido do que cego em tiroteio. #ForaLule
Mas é a volta do paspalhão, ladrão e queridão de Fachin, Barroso, Toffoli. O xerife cabeça de ovo aparece como coadjuvante dos 3 acima citados, mas com muito mais ódio e sede de sangue.
E a platéia do paspalhão (incluindo jornalistas fracassados da Globo, Estadão, Folha, entre outros), que tem cheiro de mortadela sebosa com validade vencida em 1964, continua dando risadas daquilo que é trágico, culpando o melhor presidente que o Brasil já teve, e se achando… Só não é possível especificar exatamente o que.
A cômica reunião de ministérios ficou procurando a resposta que estava bem ali: o paspalho, fonte de incompetência, de ódio, de desconexão com a realidade.
Desculpas de sempre. Esse desgoverno esbanjador tem causado resultados gravemente prejudiciais ao Brasil. Na tentativa frustrada de esconder a própria incompetência, recorre sempre a mentiras, a desvios de narrativas e ataques constantes a adversários para enganar os tolos que fizeram o “L”, inicial do nome e do conceito mais apropriado à situação atual de prejuízos que o povo vem sofrendo: desgovernantes Larápios.
Sou idoso e meu voto é facultativo. Aqui na minha cidade o Luiz Inácio está em baixa e um montão de gente que fez o L e não é petista se mostra ostensivamente arrependida. Todos os motoqueiros e suas famílias estão revoltados com o governo, pois novas regras dificultam ou até impedem seus trabalhos (vide iFood, por exemplo). Na mesma situação estão os motoristas por aplicativos (vide Uber que promete deixar o Brasil). A inexistência de vacinas contra Dengue na rede pública e a terrível epidemia deixa o povo amedrontado com a doença e também muito revoltado. No campo da economia do Haddad, apelidado de MALDDAD o aumento dos gêneros de primeira necessidade, combustíveis, inflação e impostos também provocam muito descontentamento, decepção e até revolta. Não vou entrar nos aspectos ideológicos e apenas me ater à administração pública federal. Está evidente que Luiz Inácio não governa e a equipe que ele montou para fazer isso é extremamente incompetente. Não é necessário ser uma inteligência rara para perceber que a decepção popular é notável e a tendência é piorar.
Mas me pergunto com um cenário tão desfavorável ao ladrão de Garanhuns, o Brasil vai se salvar como se o o tribunal de excreção está dando as plavras definitivas? A imprensa chapa branca continua a ser o grande poder das fakenews e nada acontece? Não fosse o dinheiro de nossos impostos já estariam todas fechadas por inadimplência…
O Brasil INFELIZMENTE é um país triste e sem reação…
Há ainda alguma esperança?
Se o descondenado quer melhorar a imagem, Janjolina (janja + Ciciolina) pode pedir à Louis Vuitton ( quem mais, hein? hein?) que confeccione uma cabeça de George Clooney para o Grande Satã usar em público. Ficaria O Astro e a Monstra e a Ancine poderia fazer um longa de terror com a dupla.
ATENÇAO, NA SAIDA ESTAREMOS DISTRIBUINDO TOTALMENTE GRATIS “”RIVOTIRL E SERTRALINA”” FIQUE TRANQUILO QUE FALTAM 3 ANUS,, TRES ANOS. kkkkkkkkk
J Dirceu, o Richelieu tupiniquim, já declarou que serão 16 anos de PT. É!! 16 anos de peixe podre. Talvez como em El Cid, empalhem o de cujus e …vida que segue
O governo do molusco passa pelo mesmo problema quando alguem tenta vender peixe podre em uma feira. Todo o sistema esta podre e exalando o CHEIRO da corrupçao, mentiras, enganos e ate o fim do teatro QUEM MANDOU MATAR MARIELE. Morrem afogados no proprio vomito, e com eles sucumbem juntos a Banda Socialista Comunista da Policia Federal, os militares melancias e a parcela do povo que vive dentro de uma nuvem de peidos ideologicos.
revista bolsominion pqp
Vaza companheiro!
Só não pode acontecer a discussão/desconfiança que houve nas últimas eleições com as urnas eletrônicas brasileiras. Precisamos resolver este problema, provavelmente usando urnas com impressão do voto, como nas eleições argentinas.
Que Ele te ouça. Precisamos que esse pesadelo acabe o quanto antes. Parabéns por seu trabalho em favor do país.
o “modus operandi” desse governo já é muito nítido, eles usam cortina de fumaça pra tentar abafar o que ta acontecendo, e muita gente cai, agora é com o video do Bolsonaro na embaixada da Hungria, chega a ser piada, quanto tempo que eles vao conseguir fazer isso heim? faltam ainda 3 anos kkkkkk
Parabéns pela reportagem ! Desenho perfeito dos fatos !
O descondenado tem três obsessões: ele mesmo, ele mesmo e Bolsonaro. Não adiante a imprensa venal e militante esboçar uma reação, tentar um débil sussurro de “o rei está nu”. Como no mote do Arquivo X – A Verdade está lá Fora – para o Descondenado é A Culpa Sempre Estará lá Fora. Alckimim pedindo entusiasmo a Rui Costa seria o mesmo que Suplici Mogadon pedir entusiasmo ao Picolé de Chuchu. Quanto aos 62 dias a 66 milhões…bem, se poderia calcular o gasto correspondente ao período que resta de desgoverno, pagar o dobro para ele ficar no exterior, não voltar mais ao brasil. Seria infinitamente mais barato. A corrida e os conselhos arfantes: constrangedor!
teste
Caso vivêssemos em um país sério (comentário atribuído a um presidente francês) Lula estaria preso assim como diversos outros ex-presidentes brasileiros useiros e vezeiros em obter “vantagens ilícitas” muito conhecida como CORRUPÇÃO. Ocorre que vivemos no Brasil um país singular onde basta ser “amigo do rei” para se tornar ministro de um tribunal superior e disparar decisões que chocam um aluno calouro na faculdade de direito. Mais ainda: quando “arranjos jurídicos” são capazes de anular um processo onde a discussão de COMPETÊNCIA já foi ENCERRADA e colocar um detento em liberdade, limpar sua ficha e coloca-lo em um cargo eletivo, estamos diante de algo inusitado até mesmo para nossos padrões de SEGURANÇA JURÍDICA. Montado um governo sem objetivos porque os ventos são outros e não há no horizonte comodities que possam criar um caixa de respeito para gastos e mais gastos, onde redes sociais e seus efeitos não são compreendidos pelo primeiro escalão do governo, onde a INCOMPETÊNCIA impera e ninguém se entende. Agora com a popularidade em baixa e alternativas minguando, LULA somente não será cassado se CÂMARA E SENADO forem suficientemente FROUXOS para aceitarem propina pela via dos CARGOS e EMENDAS DE RELATOR.
Parabéns Silvio acertou em cheio .
Precisão cirúrgica desse texto. É um governo de merda que só agrada aos merdas.
Está no tempo (ou passou dele) de parar de falar mal do Bolsonaro e tentar decorar o nome da multidão de ministros agraciados com cargos, sem terem capacidade, é preciso dize-lo.
Parabéns Silvio Navarro. Texto bem retrata um governo vergonhosamente ridículo, corrupto e ineficiente.
Depois de todas as verdades lançadas pelo Silvio Navarro , apareceu o Larápio e declinou que não gostou. Isto é que é democracia na Oeste.
Parabens pela clareza de detalhes e pelo excelente trabalho de demonstrar o calendário do desastre.
Acredito que o povo pensante precisa recolocar a bandeira do Brrasil nos carros e cobrar que ele peça para sair do cargo que o colocaram…
RENUNCIO AO CARGO DE PRESIDENTE DO BRASIL POR INCOMPETENCIA E TOTAL AVERSÃO DO POVO!!!
Silvio Navarro cada vez melhor e mais preciso, cirúrgico. Todos os colunistas da Oeste são fantásticos. É cada um melhor que o outro. Porém, Silvio vem numa crescente de artigos cada vez melhor. A forma simples, clara e objetiva como organiza os fatos é muito boa. Trás tranquilidade para quem quer a verdade
Não vejo a hora deste maldito governo cair e nunca mais voltar ao poder. Eles merecem cadeia!
choraaaaaaaaaa
Se o L fosse o 1º ministro ele já estaria na lona… mas com o nosso esdrúxulo presidencialismo de coalizão pt-stf anda dando uns respiros mas já estpa entornando o caldo… Quando o Senado (de verdade) vai acordar? As FFAA nem na lata de lixo serve…
Este imbecil irresponsável não sabe que o maior culpado da desgraça brasileira é ele mesmo. Mas, antes de tudo, dos canalhas traidores que infectam o STF. Estes tiraram o pinguço da cadeia para que destruísse o Brasil.
Diante dessa confusão e incompetência do governo, o povo brasileiro é o maior prejudicado. Lamentável!
O esforço do sistema capitaneado pelo STF/TSE e pelo supremo imperador Alexandrus I, o Calvo, demonstra ser impossível o Brasil dar certo.
Em 15 meses de trapalhadas nunca vistas neste país, até seguro desemprego para ministro demitido tivemos, Ana Mozer do esporte, não teremos terra à vista no curto prazo.
O pior é que imaginar que pelas regras eleitorais ainda temos 33 meses pela frente com um Congresso que se ajoelhou ao STF com um presidente como Rodrigo Pacheco que se um dia for lembrado, será como o pior presidente da história do Congresso Nacional.
Silvio Navarro narra com precisão os fatos e tem memória aguçada. Sempre prazer em ler.
Silvio Navarro. Magnifico artigo, ombreando-se aos mestres Guzzo e Augusto Nunes. Parabens.
Lula babá e os 38 assaltantes analfabetos é a reunião do fracasso. O fracasso é Internet que deu transparência a tudo que se passa na política dos ratos e gabirus
Lula viver 120 anos. Quem ele pensa que é? MOISÉS? Mas ele já declarou que o Deus dele é outro! O Capeta provavelmente!
seu Deus é quem o bolsonaro ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alô redação da Oeste, instalem um mata-burro nos comentários porque passou um jumento e tá zurrando aqui.
obviamente o sistema venceu as últimas eleições presidenciais no Brasil.
temos um presidente sem prestígio e a sua condição de “imoralidades” é conhecida de todos, tamanho é o seu devastador curriculum político.
um presidente sem povo (mas com o sistema por trás).
é mentiroso confesso, já foi processado e condenado por roubar recursos público e montar um enorme esquema de roubo e corrupção – processos de condenação reiterados em estâncias superiores mas nada o impediu de virar a mesa, pois o sistema funcionou. Saiu com a ficha limpa. Leis? ora leis.
ele rouba e deixa roubar …. e nós contribuintes pagamos.
POBRE E PODRE BRASIL.
Primoroso Silvio. Meus sinceros parabéns! Deus o abençoe.
A reunião ministrerial de Lula mais parece uma reunião da executivo do PT pela quantidade de pessoas presentes. Como o cara vai conseguir coordenar uma reunião e torná-la produtiva com tante gente, com certeza torcendo para que a reunião acabe logo, pois somando todos os neurônios presentes, não forma um único cérebro.
Lula quer chegar aos 120 anos? Deus me livre! Poderia morrer logo, antes de 2026 até, assim vai junto com ele o PT, pois o PT não conseguirá sobreviver sem Lula.
Guzzo é o mestre de todos nós, Jornalistas ou não. De certo essa gente do ‘governo’ sofre por falha de comunicação, sim. Só é preciso falar a verdade. Claro que a maioria iria ou voltaria para a prisão, mas pelo menos despertaria um pouquinho de compaixão. Em tempo: Foi instituída informalmente a ‘saidinha eterna’.
38 ministros, 38 incompetentes! E todos sob o comendo de um presidente mais incompetente ainda!
Parabéns pela excelente reportagem
O gigantesco e caro bando de inúteis, ou “ministério do Dilmo”, flagrado na emblemática fotografia que ilustra o artigo, finalmente mostra a que veio: servir de platéia amestrada para mais uma longa e repetitiva arenga do impopular mandatário. Vociferante, Luli cobrou dos comparsas mais empenho na divulgação das gloriosas realizações de seu mandato, como a inauguração festiva de Pedras Fundamentais, o lançamento de Planos Mirabolantes e de Projetos Bombásticos, que não vão dar em nada, mas em compensação irão empregar mais uma multidão de cumpanheros. Diante da inércia e falta de reação mais entusiasmada da platéia, o chefe, frustrado, partiu para sua performance infalível: desancar sua nêmesis, o perseguido e popularíssimo Capitão Bolsonaro.
O resultado desse inútil Conclave das Trevas não poderia ser pior. Até o Consórcio Midiático Amestrado se viu obrigado a publicar a verdade (não toda a verdade e somente a verdade) que não quer calar: o desempenho da administração federal é puramente retórico e baseado em blá-blá-blá, mi-mi-mi, nhén-nhén-nhém e “Defesa do Estado Democrático de Direito”.
A reação à queda de popularidade e críticas da Imprensa foi fulminante. O AMoraes mandou prender o Mauro Cid.
Excelente reportagem . Parabéns . Esperemos que mais brasileiros acordem
Excelente reportagem . Parabéns . Esperemos que mais brasileiros acordem
Lula sempre usou essa artimanha de viajar quando aparecia crises e resultados ruins de seus governos, usou isso desde o primeiro governo, que Alencar era o vice, e assim ia empurrando seu governo, em tempos em que a economia mundial vivia dias de vacas gordas e o Brasil tinha inclusive que segurar o capital estrangeiro que estava entrando no país, mas hoje tudo mudou, o lulopetismo foi desmascarado pela Lava Jato e sentenças do STF não conseguiram apagar a imagem de ladrão do Lula, a economia brasileira e a mundial vivem outro momento, a fuga de capital do Brasil bateu no máximo em fevereiro, os números apresentados pelo governo Lula são um desastre, dessa vez não tem artimanha para impedir de escancarar a tragédia anunciada desse governo que já nasceu natimorto.
desgoverno Lula tá como o bateau mouch, só afunda !
como diz o ditado popular, cresce pra baixo ! como rabo de cavalo hahahahahá
A mentira tem pernas curtas.
Cada dia está mais claro, qual foi o verdadeiro golpe que houve no Brasil. A saída de Lul4 da cadeia.
Mas, rapidamente os brasileiros que ainda não tinham entendido, estão começando a entender.
Parabéns, Silvio Navarro pela excelente reportagem.
Excelente matéria Silvio. Parabéns.
Lula não tem povo e faz um governo desastroso, conta com o STF para continuar na perseguição a Bolsonaro e seus apoiadores. O Consórcio Lula/STF está destrído o país. .Vivemos uma ditadura, democracia não tem presos políticos, jornalistas presos e exilados, militares presos ilegalmente e muito mais. Esse é o retrato do país..
lula não tem mais chão para pisar neste país.
Isto é fato!
Excelente matéria. Com a desculpa esfarrapada de ter nojinho do Presidente Bolsonaro, uma parte do povo brasileiro votou em um condenado pela justiça brasileira isso, isso quando aínda existia justiça. Só me resta lamentar.
Eu não me recordo de nenhum outro país, onde um ex governante que tenha sido condenado e preso, com robustas provas de corrupção e ladroagem, tenha retornado ao governo. Realmente não tinha como dar certo. Até que demorou a afundar. E já vai tarde.
O barco não devia ter zarpado pq todos sabiam que ia afundar com toda a suaa imensa tripulação.
Quem nunca poderia estar na PR por tantos crimes cometidos já demorou demais no cargo.
Um desgoverno sem plano para o país, sem interesse no país, apenas interessado em cumprir o poder do Foro de S.Paulo e levar a janja conhecer o mundo com o suado dinheiro do povo. Lula não quer governar, só quer torrar dinheiro e usufruir as benesses do cargo. O plano econômico dessa esquerda falida é do atraso, do desemprego com as explosões dos gastos diárias.
Lula é uma mentira e um desastre absoluto.
Quero que ele se afunde o mais rapido possível e leve toda a corja comunista dele pro fundo do mar sem fim, e devolva o Brasil aos brasileiros.
Parabéns Silvio, sempre muito bem informado e nos oferecendo jornalismo de fato. Sugiro que o jornalismo da Revista Oeste produza no modelo do “direto ao ponto” do mestre Augusto Nunes, um programa de entrevistas no OESTE SEM FILTRO inicialmente com as altas celebridades tucanas que fizeram o “L”, para nos atualizar suas previsões para o futuro de nossa nação com essa atual composição LULA/STF, e da INSEGURANÇA JURIDICA, o que acham do VOTO IMPRESSO como o único meio de AUDITAR e pacificar o pais, sem a necessidade de Lei ou PEC para implementar, já que é um simples aperfeiçoamento tecnológico para dar segurança e transparência das urnas eletrônicas, e também sobre como entendem a FARSA do 8 de janeiro, quando patriotas possivelmente muitos ex tucanos, sempre pacíficos e democratas e sem antecedentes criminais foram levados para uma condenação por LOTE, no STF(ultima instância) para serem condenados até 17 anos de prisão. Iniciaria por convidar FHC celebridade que admirei como ex tucano que fui, e perguntar também se esqueceu de suas confissões em seus “diários da presidência” sobre interferência na PF, IMPRENSA e sobre Lula e Jose Dirceu.
Silvio se recusarem, insistam e publiquem o que fizeram no passado.
Seria interessante personagens da corrupção petista que andam sumidos. Antonio Palocci, Marcelo Odebrecht, Eike Batista, etc.