O time de basquete americano Boston Celtics esperava havia 16 anos pelo dia em que levaria o próximo título da NBA. Esse momento finalmente chegou na noite da segunda-feira, 17, no TD Garden, em Boston, Massachusetts. Encerrou a série de cinco jogos das finais do campeonato com uma vitória em casa contra o Dallas Mavericks e um placar de 106 a 88. Com a 18ª conquista, o Celtics tornou-se o novo líder histórico da liga, desempatando com seu antigo rival, o Los Angeles Lakers.
Joe Mazzulla, aos 35 anos, também bateu um recorde ao se tornar o técnico mais jovem desde Bill Russell, em 1969, a levar um time ao campeonato. “Você tem muito poucas chances na vida de ser ótimo”, disse, na cerimônia de entrega do troféu.
Jayson Tatum e Jaylen Brown, apesar de jogarem em posições semelhantes no Boston Celtics, provaram que se complementam. Os atletas superaram a pressão dos fãs e da imprensa e foram as principais estrelas do time.
Brown também levou o Troféu Larry Bird MVP (Most Valuable Player, ou “jogador mais valioso”) das finais. O prêmio é conferido ao atleta que teve o melhor desempenho ao longo da temporada.
Brown aproveitou a ocasião para compartilhar o prêmio com o colega Tatum. “Jogamos juntos há sete anos. Já passamos por muita coisa, pelas perdas, pelas expectativas. A mídia disse que não poderíamos jogar juntos, que nunca venceríamos. Ouvimos tudo. Mas simplesmente bloqueamos e continuamos. Eu confiei nele. Ele confiou em mim. E fizemos isso juntos.”
O MVP também agradeceu ao time: “Esta equipe confiou em mim, especialmente nos playoffs. Nesses momentos, apenas por ser quem eu sou. Senti que consegui me sair bem, sendo paciente e mantendo a calma. Essas oportunidades apareceram, e eu consegui aproveitá-las. Mas dou todo o crédito aos meus companheiros de equipe pela confiança que tiveram em mim para me passarem a bola e me permitirem fazer essas jogadas”.
Confira algumas imagens.
Daniela Giorno é diretora de arte de Oeste e, a cada edição, seleciona uma imagem relevante na semana. São fotografias esteticamente interessantes, clássicas ou que simplesmente merecem ser vistas, revistas ou conhecidas.
Leia também “Jornadas de Junho”